Festival de promessas

De hoje até o próximo 4 de outubro, o eleitor vai assistir um verdadeiro festival de promessas vazias feitas pelos candidatos a prefeito, vice e vereador. Eles terão uma hora por dia no rádio e na televisão para prometer o céu e a terra. Vão acabar com a violência, fome, desemprego, analfabetismo, congestionamentos, resolver o déficit habitacional, oferecer ônibus com ar refrigerado, salários justos aos servidores, etc e tal. Ao eleitor que deseja eleger representantes comprometidos com a cidade, cabe identificar aqueles que apresentarão propostas concretas e ter consciência que a maioria dos candidatos vai aproveitar o horário eleitoral gratuito para, como diz o poeta Jessier Quirino, cerca-se de “meia dúzia de corrupto/ E acunhar na promessa/E a pisadinha é essa:/Três promessa por minuto”.

Vereadores

O 1º programa eleitoral no rádio e na televisão será ocupado apenas pelos candidatos a vereador. Os prefeituráveis estreiam na telinha somente amanhã. Não esperem muitas novidades no 1º dia, pois os candidatos vão se apresentar ao eleitor e dizer os motivos que os levaram a disputar a prefeitura de Aracaju. A coisa só deve começar a esquentar no final desta semana ou início da próxima.

Pesquisa

Ainda não há data definida para a divulgação da pesquisa feita pelo Ibope em Aracaju e que foi proibida pela justiça eleitoral a pedido do partido do prefeiturável Almeida Lima (PPS). O recurso para liberar a consulta de opinião feito pela TV Sergipe foi atendido em parte, porém o Ibope não aceitou e recorreu da decisão. Agora é esperar.

Palestra

A Energisa está promovendo uma série de atividades dentro da Semana Sócio-Ambiental. Como parte da programação, Mariane Marinelli Pintor, do Instituto Estre/SP, proferiu ontem palestra sobre o Consumo Consciente e a Geração de Resíduos. Ela fez uma breve reflexão sobre a relação do consumo com a geração de resíduos, da quantidade de resíduos que geramos e a diferença entre a destinação para lixões e aterros sanitários.

Abra o olho

A coluna Periscópio do Jornal da Cidade publica hoje que “os amigos do governador Marcelo Déda (PT) estão alertando para que ele abra o olho para o comportamento de alguns deputados estaduais. É que tem parlamentar dizendo ser da base aliada, mas no interior se comporta como um adversário ferrenho, subindo nos palanques dos candidatos da oposição liderada pelos irmãos Amorim”. Cruz credo!

Oportunidade

A “Feira de Estágio, Emprego e Oportunidade” foi promovida pela Faculdade Estácio FASE em parceria com empresas, agentes de integração e pesquisa. O evento teve como objetivo fomentar a inserção dos alunos da faculdade no mercado de trabalho. “Queremos que nossos alunos tenham mais acesso a informações sobre mercado de trabalho, possibilidades de treinamento, estágios e empregos”, explica Bruno Santos, analista de estágio e emprego da faculdade.

Pontapé inicial

O prefeiturável Valadares Filho (PSB) garante que a campanha eleitoral em Aracaju vai começar agora, com o início do horário eleitoral gratuito. Segundo ele, os candidatos vão poder expor suas propostas no rádio e na televisão, convidar o povo para as suas manifestações e entusiasmar o eleitorado, exibindo programas de boa qualidade. Tomara!

Debate

O último candidato a prefeito de Aracaju a expor seu programa de governo para os lojistas será Almeida Lima (PPS). Ele vai falar às 12h da próxima quinta, dentro do programa “Conversando com o Lojista”, que acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os prefeituráveis João Alves Filho (DEM) e Valadares Filho (PSB) já almoçaram com os empresários do varejo.

Desafios

Reportagem da Agência Brasil sobre as eleições em Aracaju mostra que o futuro prefeito terá que administrar os R$ 129,2 milhões que a cidade recebe por ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além dos recursos arrecadados por meio de impostos e taxas. Por outro lado, o futuro prefeito terá desafios como a criação de empregos e a melhoria das redes de saúde e de ensino. Em 2009, o PIB da capital chegou a R$ 7 milhões.

Do baú político

O primeiro candidato do Partido Verde a prefeito de Aracaju foi o jovem Paulo Dantas, o “Paulão”. Oriundo do PT, onde participou da tendência ecológica “Fel”, ele se diferenciava dos demais prefeituráveis pela defesa da flora e da fauna. Já no final da campanha, Paulão foi participar de um debate no auditório da então Escola Técnica Federal de Sergipe. Liderando todas as pesquisas de intenção de votos, Jackson Barreto (PMDB) evitou o confronto de idéias, tendo sido representado por seu candidato a vice, o advogado Viana de Assis (PMDB), que quis saber do candidato verde o que ele faria para impedir a devastação das dunas de Aracaju pela construção civil. ‘Paulão’ fitou demoradamente o peemedeista de cima abaixo, ajeitou-se calmamente na poltrona e, quando o tempo para a resposta já estava findando, saiu com essa: “Viana, você é muito cara de pau!”. O auditório não entendeu patavina, mas gargalhou demoradamente.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais