“Filosofia” de Almeidinha

O TSE decidiu que a eleição municipal de Aracaju foi normal para desespero do senador Almeida Lima que tinha ingressado com um recurso pedindo a anulação da mesma. A verdade é que o senador Almeida Lima não assimilou bem a derrota eleitoral do ano passado quando teve toda estrutura que um grande candidato deseja. Além do dinheiro e o apoio de Renan Calheiros e companhia, Almeida Lima recrutou centenas de cabos eleitorais, montando comitês em diversos bairros, como nunca tinha ocorrido numa eleição em Aracaju. Almeida pensava que, no mínimo, levaria a eleição para o segundo turno, e lá, com o apoio de João Alves Filho conseguiria ser vitorioso.

Mas ele esqueceu de contar seus planos para o eleitorado, que não só rejeitou toda campanha dele – copiada da campanha de Obama – mas o deixou em terceiro lugar, perdendo também para o candidato Mendonça Prado. Ele pirou literalmente e encontrou na desculpa de uma eleição fraudada para consolar seu subconsciente. A derrota de Almeida foi tão forte que levou alguns familiares dele ao hospital. Ele tinha feito uma lavagem cerebral tão grande que as pessoas que estavam ao seu lado tinham certeza na vitória.

 

Este espaço, faltando duas semanas para o primeiro turno do ano passado, “cantou a pedra” e escreveu que Mendonça poderia passar Almeida Lima. Não deu outra. Resta saber qual será a próxima desculpa de Almeida para o pleito de 2010. Ele não terá coragem de ser candidato à reeleição e, se tiver coragem de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados terá que suar muito. Talvez vença para a Assembléia Legislativa, mas neste caso o ego e toda vaidade dele não deixarão que seja  rebaixado de tal forma.

 

Parece que as pessoas não entendem a “profunda filosofia”  do pomposo e inteligente Almeida Lima: se ele for vitorioso, a eleição foi limpa e honesta, a exemplo de quando ganhou para o Senado (com a ajuda essencial de João e Maria) ou quando ganhou para vice-prefeito e depois assumiu (com a ajuda também essencial de Jackson). Mas se ele perder, a exemplo da última eleição para prefeito de Aracaju, aí a eleição foi fraudada. Mas não se sabe porque não entendem isso e ficam questionando suas razões. Que incompreensão com Almeidinha…

 

Serra desiste do Pré-Caju para não contrariar JAF

Na FSP, de hoje, 30, numa matéria com o título “Serra discute com presidente do PSDB palanques estaduais”, foi publicado o seguinte parágrafo: “Num mapeamento que invadiu a madrugada de terça-feira, os tucanos identificaram os Estados onde há trepidações entre aliados. É o caso de Sergipe, de Rio Grande do Norte e da Bahia. Serra até deixou de participar de uma festa em Aracaju para não contrariar o democrata João Alves, incomodado com a relação entre PSDB e PT em Sergipe. Mas mereceu afagos do petista Marcelo Déda, com quem se reuniu recentemente. “Serra se transformou num político habilidoso”, disse Déda”.

 

Volta de Maria do Carmo

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 30: “Inflação. Com a volta, ainda que só para o dia da eleição, de Maria do Carmo (SE) ao Senado, o DEM ampliou sua bancada para 14 integrantes, o que serviu de argumento para pedir a Sarney uma cadeira a mais na Mesa. Além da primeira secretaria e da Comissão de Constituição e Justiça, o partido quer Adelmir Santana (DF) na terceira secretaria.

 

Posse na ACESE

Foi bastante concorrida a solenidade de posse ontem à noite, 29, da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – ACESE e do Conselho de Jovens Empreendedores de Aracaju. A nova diretoria tem como presidente o empresário Sadi Gitz que no discurso de posse relembrou do passado histórico da entidade e a necessidade da união do empresariado e do poder público para enfrentarem juntos a atual crise econômica.

 

Justa homenagem

Na solenidade, o ex-presidente da ACESE, Josias Passos foi homenageado com uma placa comemorativa. Josias Passos completou 95 anos na última quarta-feira e é um referencial da história empresarial de Sergipe, sendo o pioneiro da implantação de uma rede de televisão no Estado.

 

Crise financeira

Na solenidade, o governador Marcelo Déda, ressaltou que conhece Sadi Gitz desde 1981, quando ingressou no CREA e sabe da dedicação do mesmo com a causa empresarial e a trajetória em prol do desenvolvimento de Sergipe. Aproveitou para afirmar que o governo está preparado para a crise e todo secretariado está trabalhando com base no orçamento executado em 2008, esquecendo o de 2009, para que os investimentos continuem sendo priorizados. “A crise passará, que ela passe deixando os menores prejuízos financeiros e que, empresários e o poder público possam ter condições de recuperar o tempo perdido”, disse.

 

Usina Nuclear

Sobre o pleito da maioria do empresariado para que uma Usina Nuclear seja instalada em Sergipe, o governador afirmou que não trará a mesma para o estado sem um amplo debate com a sociedade. Lembrou que Sergipe está habilitado junto ao Governo Federal, mas sabe que a decisão só sairá no próximo governo. Déda disse ainda que não atua com preconceitos, mas atua com cuidado e pode avançar também em outras fontes alternativas. O governador anunciou que ele e o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, farão uma parceria visando um trabalho estratégico para instalação da Usina Nuclear.

 

Conversa demorada com Lula

O governador revelou que após a reunião do presidente Lula com os governadores do Norte e Nordeste na última quarta-feira, ao final da mesma, depois das 23h30 foi chamado por Lula, juntamente com o governador da Bahia, Jaques Vagner e tiveram uma conversa de cerca de duas horas com o presidente da República sobre diversos assuntos.

 

Luciano Barreto apóia Francisco Costa

O presidente da Construtora Celi e da Associação dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto, apóia a candidatura do empresário Francisco Otoniel Mesquita Costa, diretor-presidente da Teccol, à presidência do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Sergipe (Sinduscon/SE). As eleições da entidade acontecerão no dia 27 de fevereiro e Francisco Antoniel lidera a chapa ‘A força da Pequena e Média Empresa’.

 

Assembléia dos militares

Foi realizada ontem, 29, à tarde, no Instituto Histórico de Sergipe (centro de Aracaju), uma assembléia unificada dos policiais e bombeiros militares de Sergipe. Mais de dois mil militares participaram do ato e decidiram reivindicar do Governo do Estado a isonomia entre os servidores da segurança pública, a definição de uma carga horária para os policiais militares e a implementação do nível superior para ingresso na carreira militar. No próximo dia 3 será retomada a mesa de negociação com representantes da SSP.

 

Jovens aplicam golpe em Sergipe

Atenção! Três jovens, que se apresentam como ex-viciados estão usando o nome de pessoas importantes da sociedade e entidades sérias, para venderem livros e receberem cheques (seis de R$ 266,00), a título de uma ajuda (adoção) para jovens que estão em tratamento contra drogas. A polícia já tem conhecimento do fato através de um autoridade que percebeu o golpe. Para algumas pessoas eles pedem os cheques para contribuição e para outras eles vendem livros ao preço de R$ 200,00.

 

Quem são os baderneiros

Ao conceder entrevista ontem,29, o superintendente da SMTT, Samarone disse que tem um grupo de baderneiros entre os taxistas que fazem lotação da Barra para Aracaju. Só um detalhe: seria também baderneira a autoridade que não cumpriu com sua obrigação e por conta do ano eleitoral (2008), aceitou com conivência explicita que os taxis transitassem livremente através de um acordo verbal para não prejudicar seus candidatos nos dois municípios?

 

Exoneração de Juquinha

O petista Juquinha, de Lagarto, foi realmente exonerado do cargo de assessor que tinha na Secretaria da Educação. Juquinha em nenhum momento foi nomeado para a Diretoria Regional da Educação. Não tinha mais clima para ele conviver pacificamente com o secretário José Fernandes de Lima. Este jornalista está ouvindo e analisando todas as informações sobre este episódio para emitir sua opinião.

 

Eleição da Fetase em Simão Dias

O blog recebeu alguns e-mails de pessoas do sindicato rural de Simão Dias questionado as ações do vereador Rael e defendem a candidatura de Carlos, o filho de José Vieira para o sindicato daquele município.

 

Programa de Apadrinhamento para crianças e adolescentes

A Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargadadora Célia Pinheiro e a Juíza Coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Vânia Ferreira de Barros, convidam a sociedade sergipana para o lançamento do Programa de Apadrinhamento Ser Humano, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 02, às 10 horas, no Auditório José Rollemberg Leite, no Palácio da Justiça. O Programa de Apadrinhamento é uma iniciativa que envolve diversos segmentos, órgãos governamentais, não-governamentais e sociedade civil, para dar cumprimento ao dever moral e legal de proporcionar às crianças e adolescentes institucionalizados, cujos vínculos familiares estejam rompidos (parcial ou totalmente), as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento, a partir do apoio material e afetivo, além de resgatar sua cidadania.

 

Dia do Aposentado nesta sexta-feira

Além das faixas parabenizando os aposentados, em comemoração ao seu dia, 24 de janeiro, hoje, 30, a partir das 8 horas, o Sindicato dos Bancários oferecerá um café da manhã. Logo após, no auditório do Sindicato, serão realizadas palestras sobre o ‘Estatuto do Idoso’, com a mestra e professora da UFS Noêmia Lima Silva; ‘Fator Previdenciário’, com o advogado e assessor jurídico do Sindicato dos Bancários, Thiago D’Ávila;  e ‘Saúde do Idoso’, com o médico Antônio Cláudio, presidente da Sociedade Sergipana de Geriatria. O secretário de Relações Sindicais do Seeb/SE, José Renato Carvalho, informa que na oportunidade será inaugurada a Sala dos Bancários Aposentados, que funcionará na Casa do Bancário, anexa à sede do Sindicato.

 

DO LEITOR

 

Falta de compromisso com a educação

Do leitor Nairson A. Machado: “Todos nós sabemos que o problema da educação não está nos salários dos professores embora, estes tentem fazer deste item a principal bandeira de luta, só por direitos e deveres nada, a exemplo dos seus comentários sobre os professores faltosos que se protegem nos sindicatos ou no exemplo de Messias cujo filho volta da escola, devido aos professores faltosos. Na verdade não têm compromisso com a educação, trabalho e profissionalismo. A greve deve ser o último recurso que qualquer categoria deve usar. No caso dos professores é o primeiro, sem o menor respeito ou escrúpulo por quem precisa estudar. Lembro que os que lideram as greves são bem remunerados têm seus filhos estudando nas escolas privadas e os outros que se danem.  Não podemos esquecer de valorizar, parabenizar e agradecer aos profissionais responsáveis, que gostam do que fazem e têm conhecimento da sua razão e de sua importância para a sociedade, estes com certeza não têm concordado com essas greves sistemáticas. Assim, ficamos na esperança que o Governo Deda siga os caminhos dos Governos de São Paulo e Pernambuco conforme seus comentários.

 

Lixo em Itabaiana

E-mail recebido: “Achei interessante a nota sobre o mutirão de limpeza na cidade de Itabaiana, principalmente quando se afirma que terrenos baldios estão sendo limpos com dinheiro público. A retirada de lixo das ruas deve ser realizada pelo poder público, mas terrenos particulares devem ser limpos pelos respectivos proprietários. A limpeza de terrenos baldios que não sejam de propriedade do município, pode configurar uso indevido dos recursos municipais, estejam sobrando ou não”.

                                                                                                                                                                      

Preguiça dos técnicos da SMTT

Um leitor enviou a foto ao lado tirada na pracinha de entrada do conjunto dos Motoristas (Av. Hermes Fontes), ao lado da farmácia. Recentemente a SMTT fez uma mudança no trânsito (até louvável), mas a preguiça dos técnicos que efetuaram o serviço salta aos olhos. Observe que a faixa amarela foi interrompida por conta de um pequeno monte de lixo que o sujeito que estava pintando não teve a boa vontade de afasta. Serve de alerta até para Samarone: Não adianta ser tão rígido, multar quem estaciona em vagas de idosos dos shoppings (por exemplo), se o pessoal dele não faz o dever de casa. Que acha?

 

Educação e os governantes

Do professor José Esteve: “Li ontem a matéria e concordo que alguns colegas de trabalho abusam com a situação de funcionário publico. Porém acredito que ao invés de mais fiscalização , os nossos representantes (Presidente , Governadores , Prefeitos , Senadores ,  Deputados Federais e Estaduais , Vereadores , e os Secretariados ) deviam ser obrigados por lei durante seus mandados, a matricularem seus filhos e netos na escola pública mais próxima a sua residência, bem como seus familiares até 2º grau , deveriam ser obrigados por lei durante seus mandados , a só utilizarem a rede publica de saúde, segurança e transporte,  pois só assim, talvez , eles promovessem mais ações concretas e menos ações que só ocorrem nas campanhas publicitárias. Ser publico no Brasil é sinônimo de ser desacreditado tanto na Educação, como na Saúde e pior ainda é na Segurança Pública que mata inocentes e coloca a culpa nas balas perdidas.     Ao invés de espetar os que ainda aguentam o fardo que é manter-se no magistério, pergunte aos nossos representantes o porque dos seus queridos familiares não utilizarem  os serviços públicos que eles administram e fazem questão de abrir o bocão nas grandes e pequenas mídias, dizendo que é de 1º mundo e coisas desse tipo?”

 

Conselho Administrativo da Cehop

De Waldir Rodrigues, coordenador do Sintrase: “O Governador Marcelo Deda no uso das suas atribuições legais fere o passado do Marcelo Deda petista militante que construiu um histórico democrático e de luta, ao nomear o terceiro colocado nas eleições para o Conselho Administrativo da CEHOP (Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas). A Direção do Sintrase  lamenta profundamente essa posição palaciana  levada a cunho por um governante que sem duvidas e corretamente nomeou seu cunhado Desembargador  numa lista tríplice,  em virtude do mesmo ter sido o primeiro colocado numa eleição. Hoje num mesmo caso temos dois peso e duas medidas e até terminar o mandato quantas mais virão para desrespeitar o desejo da maioria, esperamos que o caso seja revisto, e a que esses  acontecimento sejam enterrados para sempre do nosso cotidiano político”.

 

Sobre o MPF

E-mail do leitor Gilson Costa enviado ao deputado Gilmar Carvalho: “”Essa posição de se dar ao bem público apenas o que é do interesse público, nos termos colocados diante do que ocorreu na sede do MPF, não passa, no meu entendimento, de mais um exercício de hipocrisia galopante. Vejamos meu caro deputado se você já fez alguma contestação às várias festinhas de aniversário e confraternização que acontecem na assembléia legislativa ou em qualquer órgão público. Ou festejar o aniversário de Zé dos Anzóis em algum gabinete atende ao interesse público? Gasta-se energia elétrica, toma-se o tempo de serviços de vários servidores, come-se, bebe-se, no estrito interesse de quem mesmo? Então que se retome o debate sem tais manifestações hipócritas, com o simples objetivo de colocar o MPF numa posição defensiva, e não com o propósito de se fixar regras que combatam o mau uso dos recursos públicos.”

 

Frase do Dia

“A vaidade dos outros só vai contra o nosso gosto quando vai contra a nossa vaidade”. Friedrich Nietzsche.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais