Forró Business

O espaço publica hoje texto do blog Comunicandus  (http://comunicandus.wordpress.com/2011/06/20/forro-business/) para reflexão neste período junino. Os autores do blog: Dois ocupados desocupados que resolveram se juntar para escrever sobre qualquer coisa que lhes vier à cabeça:

Estamos na semana do São João. Para os nordestinos, é um período bastante especial, afinal, esta é a principal festa da região. O povo respira a sua cultura, a sua tradição. Mas será mesmo. É difícil falar de tradição nesta festa que, a cada ano, deixa uma legião de puritanos cada vez mais nostálgicos pelos festejos juninos de outrem.

Cresci escutando meu pai cantar as letras de Luiz Gonzaga, ouvindo no som as músicas de Jackson do Pandeiro e do Trio Nordestino. Quando pequeno, mesmo morando na cidade, tive a oportunidade de assar milho na fogueira à porta de casa – regado a muito refrigerante. Não sou tão velho assim. Também não tenho saudades de um período que não vivi. No entanto, tenho a impressão de que as pessoas não valorizam mais as suas raízes, as suas tradições.

Estou convencido de que atualmente vivemos uma espetacularização da tradição nordestina, sendo que o seu principal símbolo, o forró, foi totalmente descaracterizado. As festas cada vez mais grandiosas tomaram espaço e relegaram o tradicionalismo para um segundo plano. Não valorizamos mais o forró tradicional – aquele tocado apenas por uma sanfona, um triangulo e uma zabumba. O bom e velho pé-de-serra perdeu espaço para as guitarras, teclados e baterias que tocam o chamado forró eletrônico – um tipo de “lambada-tecnobrega”. Cantoras, com vestes cada vez mais curtas, arrebatam multidões com letras cada vez mais vazias. Cantar suas tradições, cantar a sua gente, parece ter perdido totalmente o sentido.

Esse movimento de mudança, iniciado no Ceará no início dos anos 1990, contagiou a população de forma irremediável. Criou-se então um mercado a partir dessa demanda. Para as festas atraírem um grande público, é necessário trazer as grandes atrações, compostas em sua totalidade por intérpretes do forro eletrônico. Essas atrações são disputadas por governos e prefeituras, enquanto os artistas locais mendigam por um espaço nessas festas. O resultado é uma verdadeira sangria do dinheiro público. Ironicamente, é cunhado um cenário que contrasta com a desigualdade social que assola o país: enquanto as bandas de fora recebem cachês astronômicos e, diga-se de passagem, antecipados, os artistas locais recebem os menores valores e, as vezes até, sem datas de pagamento. É uma disputa cruel e desigual.

As vezes me pergunto se nos dias de hoje um artista como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, teria seu espaço reconhecido e valorizado entre tantas  Calcinhas Pretas, Garotas Safadas e Aviões. Tenho a triste sensação que não. O For All tornou-se o “Forró Business” e não há nada que possamos fazer.

Posts em redes sociais viram provas na Justiça – (Eduardo Anizelli/Folhapress/FSP)

Entre os 23,3 mil seguidores do Twitter do empresário Wagner Ribeiro, agente do jogador Neymar, do Santos, estão torcedores, jornalistas interessados em futebol e advogados.
Além de tratar de temas como a negociação de estrelas como Kaká e Robinho, os tweets de Ribeiro viraram peça de um rumoroso e litigioso processo de separação.
Imagens e informações postadas em redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, estão se transformando em armas nos tribunais.
O caso de Wagner Ribeiro, 52, e sua ex-mulher Patrícia Toledo, 52, é exemplar desses novos tempos.
O duelo judicial do ex-casal passa pelas inconfidências e desabafos tornados públicos nas respectivas páginas na internet.
A ação corre em segredo de Justiça, mas, no meio, é sabido que imagens do estilo de vida glamouroso do empresário foram tiradas de redes sociais e anexadas ao processo para justificar o pedido de pensão milionária e definir a partilha de bens.
Ribeiro, por sua vez, valeu-se do mesmo expediente para mostrar que a ex-mulher já vive muito bem.
"Ela colocou no Facebook uma foto dela, ao lado de 16 malas Louis Vuitton, chegando de uma viagem a Aspen, onde foi esquiar", relata o empresário.
"Isso demonstra que ela tem rendimentos altos e ostenta." Tudo foi devidamente anexado ao processo.
CONTRA OU A FAVOR
"Costumo informar aos meus clientes que os seus perfis no Facebook ou no Orkut podem ser usados contra ou a favor nos tribunais", diz Gladys Maluf Chamma, advogada de Ribeiro.
"Todo mundo está exposto e não percebe o riscos."
Procurada pela Folha, a advogada Cláudia Stein, que representa a ex-mulher de Ribeiro, informou que sua cliente não se manifestaria.
"As pessoas estão produzindo provas contra si mesmas sem se dar conta", constata o desembargador Paulo Dimas, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de São Paulo.
Segundo o desembargador, já existe uma consistente jurisprudência que leva em conta imagens e posts de redes sociais pelo menos como início de prova em processos cíveis e criminais.
Estagiária em um escritório de advocacia, Beatriz Auriemo, 26, tomou uma aula prática dos perigos da superexposição no Facebook.
"Postei no meu perfil uma foto de uma cliente, que é minha amiga, em uma festa de confraternização e fomos surpreendidas com o uso da imagem como prova de que ela trabalhava em nosso escritório", relata a estudante.
Para não pagar pensão, o ex-marido da amiga queria demonstrar que ela tinha uma fonte de renda.
"Jamais pensei que meu perfil pudesse ser usado contra mim ou meus amigos e ainda mais como falsa prova", afirma Beatriz.
A estudante não faz ideia de como a foto foi parar nas mãos do advogado da outra parte. Ela tem cerca de mil amigos no Facebook.
"Passei a ser mais rigorosa na hora de aceitar amigos e também de postar fotos e comentários", conta.

Comunicação X Política I
Um esclarecimento para os leitores e os desinformados: Este espaço não persegue ninguém, muito menos colega de profissão. O problema é que em Sergipe, alguns comunicadores que se tornaram políticos com mandatos (ou sem), querem passar a imagem que separam o trabalho de comunicador do partidário. E isso não existe em lugar nenhum do mundo.

Comunicação X Política I
O comunicador que vira político não pode ser visto como um mero profissional. Ele tem partido, tem mandato (ou não) e faz parte de um grupo político, de oposição ou situação. Ou ainda em cima do muro. Qualquer opinião dele, escrita ou falada, não representa apenas uma análise de um jornalista ou radialista, mas de um político partidário. Essa é a diferença, que alguns insistem em passar uma imagem distorcida para a população.

Transparência
O atual deputado que em pouco tempo vai virar ex-deputado, deve aproveitar os últimos dias no legislativo para apresentar um requerimento pedindo que a SSP, através da Policia Civil, comande uma força tarefa, com o apoio do MP, MPF e PF, para investigar a aplicação das chamadas verbas de subvenção. Arrepare! Osmário, essa “só eu tenho”…

Alterações
Ninguém duvide se o governador resolver realizar uma mini-reforma no secretariado. Além do nome para substituir Iran Barbosa o governador poderá modificar outras pastas.

Caminho certo
O secretário Zeca da Silva, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) tem percorrido diversas indústrias instaladas em Sergipe, especialmente no interior do Estado. Na pauta das visitas, como não podia deixar de ser, Zeca tem ouvido bastante as preocupações do empresariado sobre a possibilidade do fim dos incentivos fiscais. Zeca conseguiu manter o ritmo da secretaria com a implantação de novas ações.

Defesa de SE e do Nordeste
“Os empresários estão apreensivos pela decisão do STF em relação ao fim dos incentivos fiscais. Mas, por outro lado, estão satisfeitos com a atitude do governador Marcelo Deda, que tem estado na linha de frente em defesa de Sergipe e do Nordeste nessa questão. Isso tranquiliza quem trabalha e investe em Sergipe, gerando milhares de empregos, porque se percebe no governador uma atenção e um empenho especiais para garantir que nosso Estado não saia prejudicado nessa questão”, disse Zeca da Silva.

Retificação: PT em Areia Branca
Na última terça-feira, 21, o blog trocou o nome do município numa nota. Na verdade o problema é no PT de Areia Branca, onde alguns filiados estão lamentando que em toda reunião do diretório municipal alguns dirigentes, inclusive o ex-presidente, fazem questão de dizer que o partido no município é tão fraco que não conseguirá legenda nem mesmo para reeleger o vereador Francisco Chagas. E não é responsabilidade do diretório municipal fortalecer o partido e viabilizar uma chapa forte para a Câmara Municipal?

Cabo eleitoral forte I
O índice de 20,7% dos eleitores que dizem votar no candidato a prefeito apoiado por Edvaldo Nogueira no próximo ano é muito bom, ao contrário do que dizem as avaliações apressadas. A pesquisa do Instituto Padrão foi divulgada 16 meses antes da eleição.

Cabo eleitoral forte II
Lembre-se que em março de 2009, quando faltavam 18 meses para a eleição de Dilma Rousseff, em 2010, o índice de quem votaria exclusivamente em um candidato indicado pelo presidente Lula era de 21,5%, segundo pesquisa CNT/Sensus. E Lula, como se sabe, é um fenômeno.Portanto, se neste momento Edvaldo tem mais de 20% do eleitorado de Aracaju dizendo que vota no seu candidato, ele demonstra ter um peso eleitoral que deve ser respeitado.

Estupraram a Lei Orgânica do Município de Aracaju”
A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira, 21 pelo representante do Instituto Socioambiental Acauã e ex-vereador pelo Partido dos Trabalhadores, Antônio Góis, o Goisinho durante coletiva de imprensa na sede do Sindicato dos Auditores Tributários (Sindat).

Emenda
À exemplo do que fez o Portal Infonet no último dia 12 de maio, quando publicou matéria em que o bacharel em Direito e servidor público federal, Luis Abelardo Mota Fontes denunciava inconstitucionalidade no Plano Diretor de Aracaju, com destaque para o artigo 214 da Lei Orgânica do Município, quanto à prévia consulta por meio de plebiscito à comunidade para a aprovação de quaisquer projetos de lei que impliquem mudanças de uso do solo por exemplo, Goisinho denunciou a emenda que a Câmara de Vereadores fez à Lei Orgânica 01/2010.

Rito processual legislativo desrespeitado
Goisinho disse que o rito processual legislativo foi desrespeitado: ““Alteraram o artigo 214 da Lei Orgânica, acabando com o plebiscito que previa ouvir a população sobre o Plano Diretor e o artigo 222 que aumenta o prazo de revisão do Plano de cinco para dez anos. Votaram tudo em apenas um dia [21 de junho de 2010], desrespeitando o regimento interno, a Constituição Federal no artigo 29 e a Constituição Estadual no artigo 13, contrariando a exigência do interstício mínimo de dez dias para aprovação da Lei Orgânica e mesmo no Regimento Interno, exige um interstício mínimo de 24 horas o eu vai de encontro às normas superiores”, enfatiza.

Votação 
Goisinho disse ainda que as alterações foram feitas com os votos de 17 vereadores, já que Robson Viana (PT) e Jailton Santana (PSC) não estavam presentes à sessão. “Aprovaram sem discutir nada. Tirar um plebiscito de uma Lei Orgânica é inadmissível, pois a coisa mais avançada que se tem é um plebiscito. Já existem duas decisões judiciais revogando a Lei Orgânica do Município e a exemplo do que aconteceu em 2008, o projeto deve voltar para a Prefeitura de Aracaju”, enfatiza.

OAB deve ingressar com ação
Durante a coletiva desta terça-feira, 21, Goisinho entregou material dando conta no artigo 222, que o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano deve ser de iniciativa do Poder Executivo e submetido a apreciação da Câmara de Vereadores que o aprovará, pelo voto de 2/3 de seus membros, só podendo ser revisto com mesmo quorum, em períodos mínimos de cinco anos. “A sutileza da mudança é que na originária exigia-se 2/3 para a aprovação e revisão, no artigo 222 passou a sua aprovação a ser com maioria absoluta, ou seja, metade mais um e para revisão, conserva os 2/3. Durante todo o meu mandato como vereador, tentei revogar o artigo 222, para que pudéssemos revisar o Plano, o que não consegui”, lamenta acrescentando que as irregularidades foram levadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) para serem discutidas no Fórum de Entidades. (Infonet).

Projetos de infraestrutura
Para acompanhar e dar mais celeridade aos projetos desenvolvidos de forma integrada entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Marcelo Déda decidiram criar a Mesa Permanente de Acompanhamento de Projetos de Infraestrutura. A reunião de implementação aconteceu nesta terça-feira, 21, no Palácio dos Despachos.

Andamento
O objetivo é acompanhar de forma continuada as obras em andamento, analisando os pontos que precisam de maior atenção e delineando novas metas em reuniões periódicas, assim como já vem acontecendo na área da Saúde. Para o prefeito de Aracaju, a integração entre município e estado é fundamental para o sucesso dos projetos.

Colaboração
"É um grande avanço que estamos estabelecendo, porque há uma necessidade de diálogo e colaboração entre as duas equipes. Existe um trabalho feito plenamente em conjunto entre os dirigentes, e isso não pode estar em descompasso com relação às equipes. Nossa aliança permanece forte e sólida, por isso o espírito de colaboração deve sempre existir", avalia Edvaldo.

CNJ: Advogados devem usar terno e gravata mesmo em cidades quentes
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem,21, que os advogados devem usar terno e gravata nos tribunais, a não ser que haja autorização dos tribunais locais. O CNJ respondeu a um pedido da seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), que pedia que a própria OAB determinasse a forma de os advogados se vestirem.A ação da OAB-RJ pedia o fim da obrigatoriedade do uso do terno e gravata para os advogados do Rio de Janeiro durante o verão, quando as temperaturas atingem 40 ºC.Apesar de fazer referência apenas ao Rio de Janeiro, o pedido era embasado em uma regra geral da advocacia. De acordo com o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, o Estatuto da Advocacia diz que cabe à OAB regular a forma de vestir dos advogados. (FSP).

CNJ dá a juízes benefícios de procuradores
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou ontem uma resolução que estende a juízes privilégios recebidos por membros do Ministério Público Federal.Quando a nova regra for publicada, o magistrado passará a receber auxílio-alimentação, terá licenças remuneradas para curso no exterior e para representação de classe, e licença não remunerada para cuidar de "assuntos particulares".Além disso, receberá indenização de 20% de seu salário, quando, "por absoluta necessidade de serviço", acumular dois períodos de férias não gozadas.O relator da resolução, Felipe Locke, diz que só foram contempladas vantagens já reconhecidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em julgamentos.A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) diz que o impacto nos gastos públicos será mínimo. (FSP).

Antonio Hora Filho apita Atlético-GO x Vasco
O arbitro de Sergipe, Antonio Hora Filho auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ivaney Alves de Lima (SE), vai apitar o jogo Atlético (GO) X Vasco da Gama, do campeonato brasileiro da 1ª divisão, no dmingo, 26, às 16, no estádio Serra Dourada em Goiânia.

Minha Casa, Minha Vida
O deputado Valadares Filho (PSB) destacou na tribuna da Câmara dos Deputados, a importância que o programa Minha Casa, Minha Vida tem para os brasileiros. O parlamentar disse que, só em 2010, o programa do governo federal financiou mais de um milhão de moradias destinadas a famílias de baixa renda. Com a ampliação, divulgada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, a meta é ultrapassar 2 milhões de habitações até 2014. Segundo Valadares Filho, nessa segunda etapa, o foco do programa é beneficiar famílias de baixíssima renda, ou seja, até três salários mínimos, que terão direito a subsídio integral do governo. “A previsão do governo federal é construir 1,2 milhão de habitações para famílias nessa faixa de renda”.

Almeida Lima defende PEC 270
O deputado federal Almeida lima (PMDB) vai pedir que seja incluída na ordem do Dia da Câmara dos Deputados, para votação, a PEC 270/08 que trata do resgate dos direitos constitucionais dos servidores públicos aposentados por invalidez, que voltariam a ter direito a receber o salário integral. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) beneficiaria todos os servidores públicos: da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações.

Defesa dos servidores do MPU
O deputado federal André Moura ocupou a Tribuna da Câmara dos Deputados para defender o Projeto de Lei nº 6.697/2009, de autoria do Ministério Público da União – MPU, que altera a Lei n° 11.415, de 15 de dezembro de 2006 e dispõe sobre a carreira de seus dos servidores, fixa os valores de sua remuneração e dá outras providências. O PL 6.697/2009 adota medidas importantes para o bom desempenho da função institucional dos órgãos que compõem o MPU. Entre elas estão o combate ao nepotismo, visando evitar uma prática altamente condenável que alguns administradores que insistiam em praticá-la. Tal tema mereceu manifestação por parte do Supremo Tribunal Federal – STF, que adotou a Súmula Vinculante nº 13, que proíbe o nepotismo nas três esferas do Poder Público. Coerentemente acompanhada e acatada por todos os poderes.

Jovem do DEM representa partido na Colômbia
O jovem político e empreendedor Carlos Eloy Filho (DEM), genro do ex-deputado federal José Carlos Machado, representará o partido Democratas de Sergipe no Congresso de Marketing Político Latino Americano em Bogotá, capital da Colômbia. O evento inicia hoje, 21, e encerra dia 25 de junho com renomados especialistas em marketing.

Apenas seis brasileiros
Carlos Eloy está entre os seis brasileiros que participarão do congresso. Sendo que, dois deles são da região Nordeste e os demais de outras regiões. O democrata também prestigiará o encontro de presidentes de partidos latino americano.O Fórum Internacional de Marketing Político acontecerá de 22 a 25 de junho; já o Encontro de Presidentes de Partido será nos dias 21, 22 e 23 em Bogotá, capital e maior cidade da República da Colômbia. A cidade possui mais de 7 milhões de habitantes e é considerada a quarta cidade mais populosa da América do Sul, perdendo apenas para São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Renovação
A iniciativa do sergipano visa renovar as estratégias de marketing político eleitoral do partido, de forma a ampliar os horizontes para novas filiações, maior participação de seus membros, aproximação do eleitorado com seus representantes e sucesso do partido nas próximas eleições.

Deu no Blog do Clóvis
Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com: Artigo escrito por Vicki León: Conheça SHIBTU. Agora já podemos dizer: o memorando interno nasceu há mais de um milhão de dias em Mari, uma cidade de luxo situada na região superior do rio Eufrates. Esse reino dos primórdios da região da Suméria era famoso pelos seus tapetes e carroças de madeira de alta qualidade, seus magníficos cantores, suas cervejas com sabor de romã – e pela sua literatura. Rainha durante vinte anos e uma das estrelas da comunicação de Mari, Shibtu e seu marido Zimri-Lim deixaram uma montanha de cartas de amor, arquivos de funcionários e memorandos escritos em argila, oferecendo uma imagem íntima e vívida de suas vidas.

Evento da Maçonaria destaca cultura sergipana 
A cultura e o folclore do município de Canindé do São Francisco e o trabalho de artistas sergipanos a exemplo de Sena e Antônio Carlos do Aracaju serão destaque na programação cultural da XL Assembléia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, realizada em conjunto com a Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe. O evento acontece no período de 2 a 7 de julho, quando mais de 1.500 maçons de todo o Brasil e  de alguns países da América do Sul virão a Aracaju para participar deste, que é considerado o maior evento da Maçonaria Brasileira.

Empregos: Sergipe bate recorde
A quantidade de empregos gerados pelo Estado de Sergipe em maio é a maior da história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), segundo números divulgados pelo órgão segunda-feira, 20. Houve a criação de 1.304 postos de trabalho, impulsionados, principalmente, pelos setores da Agropecuária (com 467 postos), Serviços (com 356 postos) e da Indústria de Transformação (com 332 postos).

Credibilidade conquistada
Fruto do sucesso das quatro edições anteriores, o Salão Imobiliário vendeu em apenas um dia 90% dos stands da edição 2011. Na avaliação de Alexandre Porto, diretor da Êxito Eventos, realizadora do Salão a credibilidade das grandes construtoras que anualmente marcam presença e mais uma vez apostam no evento é fruto do sucesso das edições anteriores, alcançada por conta da organização e certeza da geração de negócios promovidos pelo Salão, que já se consagrou como maior evento do setor imobiliário do estado.

Justiça deve começar em casa!
Na última segunda-feira,20, os servidores do TJSE estiveram reunidos em Assembleia da categoria. A principal pauta encaminhada durante a Assembleia foi o início da Campanha Salarial 2011/2012, aprovada por unanimidade.O mote da Campanha deste ano será “Justiça deve começar em casa” – Servidores do Tribunal de Justiça na luta por salários justos para todos – e tem como principal reivindicação o tratamento isonômico e salários dignos para todos os servidores que fazem do TJSE o 2º melhor Tribunal em eficiência do país, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).A Campanha Salarial é o momento em que o sindicato levanta as bandeiras de luta dos trabalhadores na busca por reajuste salarial com aumento real e avanços nos direitos sociais dos servidores.

PELO TWITTER

www.twitter.com/miltonalves_se  O Governador @MarceloDeda não aceita que negociem com os governadores pensando que eles são crianças capazes de serem levadas por um pirulito.

www.twitter.com/cantoraamorosa    Muitos tem sofrido calados. E esta é a pior dor.

www.twitter.com/oMarioSousa   Passa negão, passa loirinha, só não passa dinheiro na minha conta.

www.twitter.com/glauco_vinicius    Inverno? Aracaju só tem duas estações: quente e quente pra caralho! #opinião

www.twitter.com/cezar_britto    Na caminhada os pássaros cantavam afinadíssimos, arrancando aplausos dos andarilhos. Será que sabiam que hoje é dia dos músicos?

www.twitter.com/othiagooliveira    Estranhamente retiram o nom de @Iran_Barbosa e @analuciavieira das induzidas.Só nao ver quem nao quer. Aceite ou continue a negar arealidade

www.twitter.com/BarataReisJose    @gilmarcarvalho. Nem Déda, Carvalho ou João; Gilmar é a solução!

Merenda Escolar – Nota de esclarecimento do MPF/SE

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) vem através desta prestar esclarecimentos à sociedade acerca de informações deturpadas que vêm sendo divulgadas acerca de sua atuação de fiscal da aplicação dos recursos públicos federais:
1 – Nos últimos dias, o empresário João Marcelo Santos Silva veio a público atacar a atuação do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) no combate a improbidade administrativa. Cabe-nos informar que todas as representações por ele feitas foram recebidas pelo MPF. Duas delas, foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual, por não tratarem de fatos que envolvessem competência federal. Uma terceira representação deu início a uma investigação ainda em curso. É preciso ainda esclarecer que em nenhum momento a Assessoria de Comunicação do MPF foi procurada para prestar informações sobre tais acusações.

2 – É sabido que cabe ao MPF fiscalizar a aplicação dos recursos públicos federais feita pelos agentes públicos e privados, atribuição a que a Procuradoria da República em Sergipe não tem se furtado. De 2009 até o presente momento já foram propostas pelo MPF quase 140 ações de improbidade administrativa. Destas, dezenas tiveram como foco irregularidades em processos licitatórios para aquisição de merenda escolar. Um caso emblemático da atuação do MPF/SE nesta área são as ações civil (0006350-92.2007.4.05.8500) e penal (0002450-04.2007.4.05.8500) que têm como foco o desvio de quase de R$ 1 milhão de verbas federais destinadas à compra de carne para merenda escolar em todo o Estado. Ambas têm como réu o citado empresário.

3 –  O MPF/SE reafirma o seu compromisso em fiscalizar a probidade administrativa em âmbito federal, esclarecendo que qualquer cidadão pode encaminhar representação ao órgão por e-mail (denuncia@prse.mpf.gov.br) ou pessoalmente na sede da instituição (Av. Beira Mar, 1064, bairro 13 de Julho. Aracaju).

ARTIGOS

Homenagem  – O Vôo da Libertação – Maria Angélica (Enfermeira)

Ela nasceu negra, pobre em um país que despreza os diferentes. Cresceu e foi ser Enfermeira em um país que desconhece a profissão e teima em não valoriza-la. Lutou contra o sistema discriminatório da vida universitária que insistiu em lhe dificultar a caminhada. Formou-se e foi cuidar de seus semelhantes na esperança vã de ser reconhecida como igual.

Quis a vida, não satisfeita por te-la premiado com tantas adversidades, pregar-lhe mais uma e lhe tirou inesperadamente alguém que era seu norte, seu apoio e, quem sabe, o único ser que lhe destinou amor além de ter-lhe dado a vida. E ela perdeu seu rumo e se refugiou na mente confusa, cansada de tantos revezes. E ela se mascarou para o mundo não perceber quem ali estava, ainda na esperança de ser acolhida, tratada como igual.

O mundo não seria o mundo se tivesse resolvido ser solidário àquele ser humano por trás da máscara. O mundo seguiu seu ritmo e tornou aquele ser em uma caricatura. Nenhuma surpresa quando jovens e adultos transformaram o ser real em virtual. Criaram-se comunidades na rede mundial para celebrar a estupidez humana no trato com seus semelhantes. Chamaram-na de "Velha" porque o mundo despreza os velhos. No desfile diário de seu desatino ela procurava o templo maior dos humanos na esperança de ser perdoada por não pertencer àquele mundo, por não professar a religião dos que no Shopping vão depositar as oferendas de suas existências vazias.

Ontem ela resolveu dar o salto maior de sua pobre existência no caminho da libertação. Ela não queria morrer, o seu salto foi mais uma tentativa vã rumo a esperança de ser vista, de ser amada, de ser reconhecida como o ser humano que foi. Paira hoje nas nossas consciências e conseguiu que olhássemos para ela esmagada no asfalto negro onde, finalmente, tornou-se igual.

Suicídios em Aracaju – Ney Lucio (Presidente Sindicato dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sergipe)

Aracaju ocupa o 4º lugar em números de suicídio no País. Com dois suicídios no mesmo local em menos de 40h, alguns números do mapa da violência 2011 nos chamam a atenção.

Entre os anos 1998 e 2008, o total de suicídios no país passa de 6.985 para 9.328, o que representa um aumento de 33,5%. Esse aumento foi superior ao da população do país no mesmo período, que foi de 17,8%, ao dos homicídios que cresceram 19,5% e ao dos óbitos por acidentes de transporte, 26,5%%. Destaca-se a região Nordeste de forma preocupante, cujos suicídios passaram de 1.049 para2.199 – mais que duplicaram no período ao crescer 109%. Nessa região, três unidades – Paraíba, Piauí e Sergipe – mais que triplicam seus quantitativos.

Se considerarmos os números na população total em 100mil habitantes Sergipe salta do 24º lugar em 1998, passa para o 11º lugar em 2008, um aumento de 220,6%.

Aracaju que em 1998 ocupava a 18ª posição passou para a preocupante 4ª posição no Ordenamento das Capitais por Taxas de Suicídio (em 100 Mil) na População Total e na População Jovem. Capitais, 1998/2008.

A Idade dos Suicidas – Em todos os anos analisados, o suicídio praticamente inexiste até os 10 anos. A partir dessa idade, inicia-se uma forte escalada, para chegar à sua máxima expressão entre os 20 e os 27 anos de idade. A partir desse pico, começa um suave declínio, caindo progressivamente o número absoluto com a idade. No ano de 2008, surpreende um brusco incremento em idades avançadas, acima dos 80 anos de idade.

Os Suicídios por Sexo – É possível observar aqui, da mesma forma que nos acidentes de transporte e nos homicídios, que a mortalidade por suicídios é notadamente masculina. Uma elevada proporção de homens, 79,1% dos suicidas nas Unidades Federadas e 74% nas capitais pertencem ao sexo masculino. Já entre os jovens, essa proporção masculina é semelhante: 77,8% nas Unidades e 83,7% nas Capitais. Essas proporções vêm se mantendo mais ou menos constantes ao longo do tempo.

Cor/Raça e Suicídios – Vemos que também neste caso o suicídio de brancos cresce 8,6% entre 2002 e 2008, enquanto o de negros aumenta 51,3%.

SMTT/Falta de Sinalização – O que surpreende é que nos Viadutos da Francisco Porto e do Terminal do Dia a SMTT não colocou nenhuma placa proibindo a subida de pedestres, é preciso avisar o lado mais frágil que o poder público não construiu aquele lugar para eles, para desestimular os suicidas seria interessante colocar grades de proteção, com isso as autoridades teriam tempo de chegarem até o local para evitarem o pior.

Delegada Daniella: uma lição de cidadania – João Carlos Maynard

A justiça de Deus não inocentará os culpados. Esse é um principio inquestionável da justiça divina, sem dúvida, a mais democrática do universo, pois transcende a natureza meramente humana. Não importa se vocês tão dentro ou tão fora do alcance das leis dos homens pecadores e mortais. Interessa que a sociedade Brasileira e sergipana, em particular, está mudando.
Faço esse preâmbulo para refletir um pouco sobre a operação "Castelo de Cartas" desencadeada pela competente Policia Civil de Sergipe.
A sociedade Brasileira tem lançado um olhar de repudio sobre a corrupção que subtrai, sangra e fere a cidadania mais elementar.
Nesse sentido, há sinais de combate a essas SANGUESSUGAS DE COLARINHO em todo país e Sergipe não poderia ficar a margem da moralidade e da ética nas ações do Serviço  Público em tempos de democracia.
Coordenada pela delegada DANIELLE e contando com o apoio dos colegas de trabalho e da sociedade sergipana,bem como acatando orientação do Senhor Governador do Estado, por meio do Senhor Secretário de Estado da Segurança Pública,foi defraudada a Operação "" Castelo de Cartas", objetivando apurar evidencias de irregularidades ocorridas em licitações públicas, aqui em Sergipe.
À guisa de esclarecimentos, é oportuno destacar a competência da Delegada Daniella que em muito engrandece e dignifica o papel da mulher na atual sociedade. Competente por  saber que a moralidade dos atos públicos é um dos princípios consagrados pela Constituição de 88. É competente por que tem o equilíbrio e a serenidade da mulher na sociedade do conhecimento e por ser capaz de se indignar diante da fome, da dor da criança de rua, das péssimas condições da saúde pública do país…
É preciso não perder de vistas que a força da Delegada Daniella está, sobretudo, na força da indignação da sociedade, das autoridades constituídas, executando leis justas, cheias de democracia e de vontade política de punir essas sanguessugas de Colarinhos.
Foi o que chamo de varredura cidadã. Há, mas eles estão soltos!… Não interessa se eles estão dentro ou se estão fora. Valeu a ação da Polícia Civil ,valeu o constrangimento e a exposição pública dos prováveis ladrões da coisa pública, valeu pelos processos que irão tramitar na justiça.Valeu, mesmo!
Os acusados, soltos na forma da lei, estão comemorando, mas comemorando  o que? Festejar essa vergonha é uma inversão de valores e fere a decência, a ética e o que é mais grave, o principio da moralidade perante os homens ( a sociedade ) e Deus, o justo juiz.
Comemorar o que, cabra? Que péssimo exemplo para as novas gerações…
Aliás um desses desavergonhados é natural de Santo Amaro das Brotas. Dizem as más línguas que depois do chá de cadeia ele, que andava ruim das pernas, passou promover e patrocinar tudo que é festa, a base de churrasco e cerveja. O "home" de repente virou marajá, provavelmente à custa de nosso dinheiro. O povo bom e justo de Santo Antonio das Brotas tem demonstrado preocupação com relação as crianças e o futuro da ética, da moral e dos bons costumes. Que haja justiça!

DO LEITOR

Força, amigo Cleomar!
Do jornalista e amigo Gilson Sousa: “Mais do que nunca, o nosso amigo/irmão Cleomar Brandi precisa da nossa energia positiva a seu favor. Dias difíceis têm rondado esse guerreiro. Mas ele não esmorece. Não se entrega. E é assim que a gente quer vê-lo. Precisamos unir forças em torno desse que tantas alegrias já nos proporcionou com a sua presença sempre inteligente, bem humorada, cheia de companheirismo e, acima de tudo, lealdade. É hora de torcermos para que a saúde de Cleomar se estabilize. Para que ele possa usufruir daquilo que tanto gosta: a vida. Hoje, nosso amigo está numa cama de hospital, atravessando sua sina. Mas amanhã poderá estar conosco novamente. Quem sabe na mesa de um bar bem bacana. Fazendo poemas para as tantas ‘lobas’ de sua vida; devorando doses de conhaque; intrigando quem não o conhece; aproximando pessoas; promovendo gentilezas sem pedir nada em troca; enfim, nos ensinando a encarar a vida sem lamúrias e desperdícios. Vamos, amigos, nosso mestre precisa de todos nós. Força, Cleomar”.

Governo cancela reajuste do SAMU
De um servidor do Samu Estadual: “Paciência tem limites, os servidores do SAMU Estadual tem dois componentes no salário uma parte fixa cujo valor é baseado na tabela da Administração Geral e uma parte variável relacionada ao valor por plantão, de acordo com a Lei 5.470.Mais o fato é que esse valor é o mesmo desde 2004, ou seja, a dita parte variável é fixa, nunca recebeu um centavo de reajuste. No final do mês passado, depois de 7 anos o valor foi finalmente reajustado,ledo engano, eis que o governo alega que foi um erro e que o reajuste já irrisório de 5,7% não deveria ter acontecido e que já foi cancelado.E o Secretario ainda vem pedir paciência porque "estudos" estão sendo feitos para encaminhar um projeto a Assembléia, e diz que devemos ter paciência e pensar no futuro no Plano de Cargos e Salários que também esta em "estudo", o detalhe Secretario é que esse plano é o mesmo que o deputado Francisco Gualberto garantiu que estava PRONTO e que depois das eleições do ano passado, "para evitar a politização" seria apresentado e votado em novembro de 2010, plano esse que conforme o Secretario reconheceu não existe e ainda será discutido, ou seja, coisa para o próximo ano e olhe lá e se for como a proposta para irmos pra Fundação com aumento de carga horária, diminuição de salário, e transformar o que é salário em gratificação, vocês conhecem o resultado 89% do SAMU não aderiu.Quanto ao reajuste da Parte Variável eu mesma já tinha colocado a questão para Silvani Alves, (a desculpa é que João Alves perdeu a eleição) Rogério Carvalho (a desculpa era a herança maldita), Mônica Sampaio (a desculpa era as Fundações) todos ex Secretários de Saúde e para Antonio Carlos que antes de ser Secretario era Presidente da FHS e já tinha conhecimento da situação.Portanto paciência tem limites, está na hora de irmos pra rua, pois demos vários votos de confiança e o que foi que recebemos em troca?”

Tratamento do lixo
Do leitor José Alcântara dos Santos Júnior: “Assisti em Lagarto uma palestra de um sergipano, engenheiro mecânico, que desenvolveu uma usina que trata o lixo in natura de uma só vez, produzindo um carvão orgânico (que pode ser empregado em usinas termoéletrica, substituindo o óleo diesel, e assim poluir menos) e higienizando todos os outros produtos do lixo com características minerais (latas, fios, vidros, etc) para serem distribuídos para as cooperativas de reciclagem.Fiquei muito impressionado, principalmente quando ele afirma que acabará com os lixões.Considero muito válido profissionais brilhantes como os Srs verificarem esta informação e dá a devida divulgação. Já pensaram no local da lixeira entre Itabaiana e Ribeiropolis uma usina de tratamento de lixo com uma termoéletrica anexa, produzindo energia para cidades com até 40 mil habitantes”.

PT em Areia Branca
E-mail de Marcelo Barberino: “Sobre a matéria "PT em Areia Branca", gostaria de usar este espaço democrático afim de expressar minha opinião. Como membro do diretório municipal do PT em Itabaiana, discordo que o PT é fraco, pelo contrário, o PT seja este de Itabaiana ou Areia Branca, conta com parlamentares (Olivier Chagas e Francisco Chagas) que apesar de atuarem em seu primeiro mandato estão realizando um excelente trabalho, elevando assim a produtividade parlamentar e estreitando o relacionamento entre o cidadão e a gestão pública. Com isso estes parlamentares fortaleceram seus nomes e consequentemente o partido local. Sendo assim, a afirmação destes pseudo filiados de que o PT municipal é fraco, é no mínimo contraditório a não ser que estejam respaldados por pesquisas recentes, ou, apenas não passam de pura fermentação com finalidade de desgastar o partido e seus representantes. Acredito que, todo o trabalho realizado por estes dignos parlamentares não serão ignorados pelos eleitores, e na hora certa irão correspondê-los”.

Atentado ao Português
Do leitor Luiz Brandi: “Não se trata de atentado a qualquer lusitano, e sim à nossa lingua portuguesa.No muro do Cond Cerejeiras, próximo ao Makro, e de frente para a Av. Tancredo Neves, está escrito em letras garrafais 'CONDOMINIO CERE I JEIRAS".Acho que aquela cere i jeira ficou mais triste que a da canção popular: "a cerejeira não é rosa mais, ficou tão triste…."Solicitamos que o condominio repare aquele erro, e caso contrário, o órgão Público deveria tomar providencias, pois está enfeiando a nossa Cidade”.

Sobre desconto de servidores da Prefeitura de Aracaju
E-mail de Larissa Feitosa (Nova concursada e vítima do desconto) Educadora Social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Aracaju: “No dia 07/06 saiu uma nota em seu blog sobre o desconto feito arbitrariamente a alguns servidores da Prefeitura de Aracaju. Nesse sentido, gostaríamos de atualizar as informações acerca desse fato.Saiu o contra-cheque de junho e não fomos restituídos do desconto. Para além disso, há outras questões que nos  intrigam muito. Por exemplo, o desconto foi feito somente aos “novos” servidores, ou seja, os concursados do concurso realizado em 2010; não somos filiado ao SEPUMA; nos informaram (assessoria do SEPUMA) que esse desconto foi fruto de um acordo do sindicato com a Prefeitura e de uma dita assembléia (e olha que não somos filiados). As questões são: Por que somente dos novos servidores? Se não somos filiados, o correto não seria que fosse descontado de nós apenas o imposto sindical que é anual e para todos os trabalhadores formais? E que acordo foi esse a sete chaves?O fato é que o reembolso não veio e a dúvida paira, sendo que o SEPUMA organizou uma festa junina e quem não fosse filiado pagaria R$ 50,00 na entrada…sinto uma onça descontada do meu salário por aí…rsrsrsrs…Ah, o “nome” da festa era: Forró dos F`s……e mal pagos.E nós que além de F`s….e mal pagos ainda fomos roubados?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Sedes minhas testemunhas de que eu morro na fé e pela fé da Igreja de Roma e morro fiel servidor de Deus e do rei, mas primeiro de Deus. Rogai a Deus a fim de que ilumine o rei e o aconselhe”. São Tomás More, santo do dia 22 de Junho. Em 2000, o papa João Paulo II, declarou são Tomás More Padroeiro dos Políticos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais