Frustrando gerações

"Portanto, não se deve falar em governo de Déda, mas em governo das forças democráticas de Sergipe. E por isso mesmo, não teria o direito de falhar"

Quando o atual governador, Marcelo Déda, venceu as eleições em 2006, no primeiro mandato, não foi apenas mais uma vitória da chamada “esquerda” contra a “direita” (se é que hoje tudo não passa de farinha do mesmo saco), mas a vitória de algumas gerações de sergipanos que lutaram, foram presos, torturados e em alguns casos deram suas próprias vidas lutando por valores como a liberdade e a igualdade social.

Uma geração que quase chegou lá em 94, com Jackson Barreto derrotando Albano Franco no primeiro turno, mas sendo derrotado no segundo turno em uma batalha para a qual a “direitona” mobilizou recursos e apoios de toda parte.A vitória de Déda em 2006 fez explodir um grito que estava preso na garganta dos sergipanos há 42 anos. Não foi a vitória de um candidato, mas de gerações que lutaram durante décadas até alcançar um sonho acalentado com suor, lágrimas e até o sangue dos que foram violentados nas masmorras da Ditadura.

Apesar de baiano por nascimento, o titular deste blog conhece um pouco da história do movimento operário em Sergipe, não só através da leitura, mas porque ainda jovem, militante estudantil teve a oportunidade de conhecer velhos comunistas, como Gervásio (Careca), Manuel Vicente, Lourival, Burguesia, Lídio da Cocada, José Nunes, Agonalto Pacheco e os ainda lúcidos Antônio Bittencurt e Asclepíades José. Todos operários que discutiam a política nacional e internacional, do marxismo a outras doutrinas. Outros como Robério Garcia, Pedro Hilário lutaram muito neste Estado. Depois chegou outra geração ainda na clandestinidade, da qual fez parte Wellington Mangueira, Faustino, Marcélio Bomfim, Cerivaldo Pereira, Mário Jorge Vieira, Laura Marques, Bosco Rolemberg e muito outros. Em dado momento, na década de 70, estes sonhadores eram representados pelo então MDB, nos mandatos de Jackson Barreto e Jonas Amaral. Jackson representou por muito tempo uma geração que lutou nos bastidores por conta do regime militar.

Déda teve a felicidade de ser a liderança melhor posicionada no momento histórico reservado para a derrota da direita atrasada e corrupta que vinha governando Sergipe há tanto tempo. Portanto, não se deve falar em governo de Déda, mas em governo das forças democráticas de Sergipe. E por isso mesmo, não teria o direito de falhar.

Será que ninguém imagina que o atual governo, que começou este ano, mas parece o último ano, caminha para um acordão, como ocorreu no passado em Sergipe, onde as principais forças se uniram em detrimento do povo? Parece que passa pela cabeça do governador Marcelo Déda apenas se eleger senador da República, sem muito esforço e para isso não importa o destino que dará ao pequeno, mas valoroso Estado de Sergipe. As gerações que cada uma de seu jeito, ajudaram na eleição de Marcelo Déda em 2006, estão se revirando nas páginas da história de Sergipe.

É claro que não se pode comparar esse governo com os anteriores, sobretudo os últimos, patrimonialistas, onde imperaram escândalos de corrupção que até hoje envergonham a gente sergipana. Mas, lamentavelmente, vem deixando muito a desejar, menos pelos erros e mais pela leniência do primeiro mandato e pela "heterogeneidade" da coalizão desse segundo. Essa coalizão, que atraiu setores gerados no ventre da mesma direita derrotada em 2006, foi necessária para garantir uma vitória apertada em 2010.

Quem diria que o último Estado a ter um governo de esquerda desde 64 (até a Bahia teve bem antes, em 86 quando elegeu Valdir Pires, contra o comando forte de ACM), seria desta forma, uma verdadeira decepção, que para se reeleger em 2010 precisou fazer acordos de todos os tipos.

E agora paga o preço caro dos compromissos. E ao invés de levantar a cabeça e tentar dar a volta por cima, simplesmente se acomoda sonhando com uma cadeira no Senado Federal.

PMDB de SE buscará mandato na Justiça?
E ontem, 25, o blog foi informado que só estão esperando a filiação do deputado federal Almeida Lima, em outro partido, para que membros do PMDB em Sergipe ingressem na Justiça Eleitoral por conta da fidelidade partidária. Um jurista ouvindo ontem diz que a suposta carta que Almeida recebeu da Nacional, não tem valor jurídico nenhum, se o Diretório Estadual não aceitar a saída do partido.

E o suplente, Fábio Reis, foi consultado?
E o primeiro suplente da coligação, que também é do PMDB, Fábio Reis foi consultado? Assinou algum documento em cartório assumindo que não reivindicará o mandato para ele? Pelo jeito Almeida Lima enfrentará uma batalha jurídica com a saída do PMDB. É só aguardar.

PSDB “repartido” em Sergipe
E o grupo comandado pelo ex-governador Albano Franco ficará comandando o PSDB em Sergipe, mas o diretório de Aracaju, ficará sob o comando do grupo de João Alves, com o advogado Emanuel Cacho na presidência. O empresário Adierson Monteiro que assumirá a presidência, assegurou a direção nacional o compromisso de, em sendo João Alves candidato a prefeito de Aracaju nas próximas eleições, dedicar total apoio do partido ao Democratas.

Aterro Sanitário da Estre Ambiental: audiência dia 30
No próximo dia 30, às 9h30, no Ministério Público Estadual será julgada o recurso do  Instituto Sócio-Ambiental Acauã e do SINDIJOR contra a decisão do promotor de núcleo, que não aceitou a reclamação das duas entidades contra o aterro sanitário da Estre Ambiental, em Rosário.As entidades entraram com o recurso porque a reclamação só poderia ser rejeitada pelo promotor da Comarca, neste caso de Carmópolis.

Aterro sanitário privado para lixo doméstico não existe na legislação
Se o recurso for aprovado a reclamação das entidades será enviada para a comarca de Carmópolis. A alegação é que a legislação brasileira não prevê aterro sanitário privado para lixo doméstico, apenas para lixo comercial e industrial. Em Sergipe, o próprio MP já tem decisão sobre o assunto quando rejeitou o aterro sanitário que estava sendo viabilizado pela empresa Torre na área do Ibura.

Crescimento não alivia caixa de Estados do Nordeste
Matéria do jornal Valor Econômico, fez um diagnóstico das arrecadações dos Estados Nordestinos. Em Sergipe, apenas 35% da receita corrente líquida foi gerada com arrecadação de impostos estaduais no ano passado, o menor índice do Nordeste. Os royalties do petróleo ainda possibilitam algum investimento próprio, que neste ano deve ficar em torno de R$ 120 milhões.

Dependência
Ainda assim, a dependência dos repasses federais é elevada e permanente. De acordo com o secretário estadual de Fazenda, João Andrade Vieira, o governo está contendo os gastos em alguns setores, porém admitiu que reduções significativas "são muito difíceis de serem implementadas".

Crise de 2008 e 2009
Para o secretário de Fazenda de Sergipe, João Andrade Vieira, o movimento ainda reflete a crise financeira de 2008 e 2009. "No ano passado, a arrecadação do Imposto de Renda sofreu o impacto dos prejuízos que as grandes empresas tiveram durante a crise. Agora é que os repasses estão retomando", explicou. O FPE é composto por receitas provenientes do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Leia em:www.valor.com.br/brasil/987172/dependencia-de-repasses-volta-crescer

Bravos bombeiros
E o blog parabeniza a atuação dos bombeiros de Sergipe no incêndio ontem, 25, em um edifício no bairro Salgado Filho. Mostraram competência e bravura. Fizeram um belo trabalho. Parabéns a corporação.

Reunião com o Incra
Na última quarta-feira, 24, em Brasília, o governador Marcelo Déda recebeu do presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, a constatação de que Sergipe tem servido de modelo para outros estados – a exemplo da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – que pretendem implementar a reforma agrária em seus territórios.

2.411 famílias contempladas
No Governo Déda, até o momento, 2.411 famílias sergipanas foram contempladas pela reforma agrária. Durante a audiência, o governador solicitou a Celso Lisboa a assinatura de um novo convênio no valor de R$ 70 milhões, com o objetivo de assentar mais 1.400 famílias, abrangendo assim cinco territórios (Centro Sul, Leste, Médio Sertão, Sul e Agreste Central).

Governo de SE e Codevasf
Uma das mais importantes iniciativas para erradicar a pobreza absoluta do estado, com foco no semiárido sergipano – onde se concentram os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) de Sergipe – está em fase de elaboração. Nesta quarta-feira, 24, em Brasília, o governador Marcelo Déda esteve reunido com técnicos da Codevasf para a definição do faseamento (divisão da obra em fases) da proposta que criará o Canal de Xingó.

Pecuária leiteira
A obra permitirá o fortalecimento da pecuária leiteira, o desenvolvimento da agricultura irrigada, de agroindústrias, da apicultura e da piscicultura, além da exploração do potencial turístico proporcionado pela região do cânion do São Francisco.

Conversas do PPS em Sergipe
Diante das últimas declarações, reforçadas por manchetes impactantes, o que é absolutamente normal no jornalismo, a manchete é para chamar a atenção dos leitores, o Secretário Geral do Partido Popular Socialista em Sergipe, Marcos Aurélio, esclarece que “todas as conversas que estamos mantendo com lideranças políticas em nosso Estado, inclusive com o deputado federal Almeida Lima, são do conhecimento da Executiva Estadual e da Nacional, através do Presidente Roberto Freire e do Secretário Geral, Rubens Bueno”.

Relação
Marcos informa também que em relação ao ex-deputado federal João Fontes, “por quem temos profundo respeito, tanto é que o convidamos para retornar à vida política”, o mesmo foi informado de todas as tratativas com Almeida Lima, que tem sido feita em torno da construção de um novo projeto político para Aracaju.

Novos filiados
O Secretário Geral do PPS esclarece que “todas as pessoas que não concordem com os desmandos existentes em Aracaju e no Estado de Sergipe são muito bem vindas a integrar o projeto do PPS”, e finaliza, “Essas pessoas podem ingressar no PPS, ou em qualquer outro partido político que tenha esse compromisso. Mas também podem contribuir sem que estejam necessariamente filiados a partidos. Esse é um projeto que vai resultar no respeito ao cidadão sergipano”. Conclui Marcos Aurélio

CPI em Monte Alegre
Os vereadores de Monte Alegre podem abrir a qualquer momento uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar os empréstimos concedidos aos servidores da prefeitura junto às instituições financeiras. O problema no município já vem se arrastando algum tempo, e agora os vereadores resolveram tomar uma atitude para resolver o problema dos servidores municipais que desde 2009 não podem efetuar operações financeiras devido o não repasse da prefeitura dos valores retidos nos salários. De acordo com informações o débito está em aproximadamente em R$ 1 milhão.

Celi parabeniza corretores
Amanhã, 27, é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Uma data mais que especial para a Construtora Celi, que possui parceria há mais de 10 anos com a D&M Imóveis, empresa que vende com exclusividade empreendimentos Celi. Como parte das comemorações deste dia, no início do mês, alguns corretores foram presenteados com um Ipad2, pelas excelentes vendas no pré-lançamento do Living Residence.  E para finalizar, a Construtora preparou um almoço especial para todos esses profissionais que trabalham com muita dedicação, ética e profissionalismo. Além disso, para provar o quanto os corretores são admirados pela empresa, a Celi criou peças publicitárias comemorativas ao dia deles, cujo tema é: “Você: o ponto de partida para o nosso sucesso”. Parabéns!

Vanessa da Mata amanhã em Aracaju I
Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias é o quarto álbum de estúdio da cantora mato-grossense Vanessa da Mata. Todas as faixas do álbum foram compostas por Vanessa da Mata, sendo que duas delas contaram com a ajuda de Lokua Kanza e Gilberto Gil, que também canta no álbum. Originalmente, o álbum seria produzido, gravado e lançado em 2011. Entretanto, Da Mata disse que surgiu uma oportunidade de parceria com a Natura e ela aceitou. Isso fez com que ela se retirasse para um sítio, onde começou a compor as canções; a cantora e compositora mato-grossense disse que era hora de fazer um novo álbum, pois as canções começaram a tomar sua cabeça.

Vanessa da Mata amanhã em Aracaju II
Segundo a própria, "as músicas pedem para ser gravadas". Nessa turnê de apresentação do seu mais recente trabalho, a cantora incluiu no repertório as mais conhecidas músicas dos discos anteriores. Os shows mais recentes aconteceram em Natal (RN) e Cascais (Portugal), e o encontro marcado com o público sergipano será neste sábado, 21h, no Emes.

Curso de direito da Pio Décimo  é reconhecido pelo Mec
A Faculdade Pio Décimo, recebeu avaliadores do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP)  que vieram a Sergipe avaliarem e reconhecer o curso de direito da faculdade. Além dos alunos e professores os inspetores visitaram todas as instalações da faculdade.
O curso conquistou nota 4, e assim foi reconhecido pelo MEC/INEP.

Nota conquistada
Segundo o professor doutor e coordenador geral do curso de direito da faculdade Frederico Cianni essa é uma ótima nota, o MEC não dá uma nota muito alta logo de início, mas pelo trabalho desenvolvido, pelo corpo docente e toda estrutura que conseguiram  implantar foi possível para conquistar  a melhor nota do Estado de Sergipe.  "A maior nota que o Mec dar é 5 e ficamos com a 4, sendo o único curso de direito no Estado a conquistar esta nota, estamos muito felizes afinal é muito trabalho para chegar até aqui. Agora começamos uma nova etapa temos muito trabalho pela frente, preparar os alunos para novas avaliações e não nos acomodar, para aumentar ainda mais a nota", concluiu.

Filme e Música na Sexta Cultural do SINDISERJ
Nesta sexta-feira (26), a Diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (SINDISERJ) dá continuidade ao projeto Sexta Cultural. A atividade acontece na Sede Cultural do SINDISERJ, a partir das 18:30h.Nesta sexta, os presentes assistirão ao filme brasileiro Ilha das Flores. Em seguida, os participante poderão apreciar uma boa música popular brasileira na voz dos sergipanos Silvio Swani e Chico Pitanga.

Projeto Chorinho no canal 5, no Augusto Franco
Ocorre nesta sexta-feira, 26, a partir das 20hs. mais uma edição do projeto 'Noite do Chorinho', que reúne os amantes deste estilo musical, especialmente aqueles da geração das décadas de 60 e 70, época em que o gênero viveu uma grande fase de redescoberta. O show ocorre sempre na Praça da Canal 5, no conjunto Augusto Franco, e é comandado por Egnaldo Bandolim. O evento é uma promoção da Casa Cultural Careca e Camaradas e tem o apoio do Rei do Caldinho.

I Fórum de Advocacia Pública acontece dias 8 e 9 I
Focada em também trazer eventos profissionais de qualidade, a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe promove o I Fórum de Advocacia Pública, dias 8 e 9 de setembro, na sede da OAB, secção Sergipe, na Praça Camerindo (próximo ao Iate Clube). Serão desenvolvidos oficinas de trabalho e fóruns de debates pela manhã e tarde, tendo como público alvo profissionais da área jurídica, além de acadêmicos, sempre com temas atuais e palpitantes nas diversas vertentes jurídicas.

I Fórum de Advocacia Pública acontece dias 8 e 9 II
Abrilhantarão o evento autoridades e renomados palestrantes, como Hélio Silvio Ourém Campos, Juiz Federal de Pernambuco, com o tema "O poder da lei versus a lei do poder", e o mineiro Luciano ferraz, professor da UFMG e autor de diversos livros, que falará sobre "Teto remuneratório e responsabilidade dos parecistas jurídicos". Mais informações na APESE, no fone 79-3213-7760 ou no site www.apese.org.br.

Norcon Rossi promove convenção de corretores
A Norcon Rossi, nome da parceria entre a Rossi, uma da principias incorporadoras e construtoras do País, e a Construtora Norcon, líder do segmento na região Nordeste, realizou ontem (25), no Hotel Radisson, uma Convenção de Corretores para a apresentação do seu segundo lançamento no mercado sergipano. O evento contou com a participação da diretoria das duas empresas, que falaram sobre a tipologia do novo produto, que assim como o primeiro lançamento, o Jardins da França – 100% comercializado na fase de pré-lançamento -, promete ser um sucesso de aceitação. Um quizz eletrônico sobre as características do novo produto promoveu muita interação entre os profissionais e os corretores ainda participaram de uma premiação pelas vendas alcançadas no Jardins da França.

Talk Show-Sarau Entre Amigos
Com o apoio do Banese-Card, Nova Schin, Aribé Motos, Postos Presidente, Toldos Déda, Sebrae, Sindifisco, Gleide's Buffet e Vange Produções, o Sarau Entre Amigos (Talk Show Sergipano) terá neste sábado a partir do meio dia as presenças da deputada Conceição Vieira (PT), o empresário Sandro de Miro e o ex-deputado João Fontes, os âncoras Ludwig Oliveira e Nivaldo Cândido agradecem as presenças  de cerca de 30 convidados que irão interagir com os entrevistados.  Acesse o site/blog. www.entreamigosnatv.com.br
 
PELO TWITTER

Raposa no galinheiro
www.twitter.com/antoniaamorosa Filiação partidária: não se põe no mesmo puleiro galos que não se batem: sempre sobra para o galinheiro.

Quem não chora não mama
www.twitter.com/Gilbertotv Político famoso quando perde o cargo nunca cai pra baixo, só cai pra cima. A Lei da Gravidade para eles funciona no sentido inverso.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra
www.twitter.com/andersonrosaSE Um dia todos saberão o que se passa na cabeça de uma mulher. O problema será parar de rir……KKKKKKK….

Quem avisa amigo é
www.twitter.com/Claudomir21 Na tentativa de se eleger Senador (cruz, credo) em 2014, @MarceloDeda acenderá "uma vela para Deus e outra para o Diabo".

Homem prevenido vale por dois
www.twitter.com/miltonalves_se Por onde anda Muamar Kadafi? Dizem que o destituiram do poder, ai ele aparece com mensagem ao povo líbio. Na sede do governo já não está.

Boi em terra alheia é vaca
www.twitter.com/douglasrafanele tem gente que chega no hospital ai diz sou filho da prefeita ou prefeito de tal lugar e já quer ser atendido já vai entrando de casa dentro.

Paga o justo pelo pecador
www.twitter.com/riltonmorais Bom dia para quem sabe que existem neurocirurgiões do bem e existem neurocirurgiões do mal. É hora de separar o joio do trigo.

Um burro carregado de livros não é um doutor
www.twitter.com/_LeilaneBarbosa por marcospovoas E esse Almeida Lima ein?! Deve ser dificil pra ele ser rejeitado nos partidos né?!? Jájá vai ter q fazer análise esse moço!

DO LEITOR

Emurb esclarece sobre novo Calçadão da Beira Mar
Em resposta ao leitor J.R. Torquínio, que em nota publicada nesta coluna questiona a substituição das pedras portuguesas por cimento, a assessoria de comunicação da Emurb informa que a substituição é necessária para obedecer aos padrões de acessibilidade, regulamentados na “Cartilha Calçada Livre” da Prefeitura de Aracaju.
Além de não serem acessíveis, as pedras portuguesas exigem manutenção permanente, porque, com o tempo, tendem a se desprenderem do pavimento com facilidade. Elas são indicadas preferencialmente para pavimentação ornamental.

Cartilha Calçada Livre
O novo calçadão segue as normas da “Cartilha Calçada Livre”, que é uma instrução normativa seguida como parâmetro para execução de obras urbanas na capital. Entre essas  normas estão incluídas a utilização do piso táctil, rampas de acesso, faixa de serviço (espaço entre o piso e o meio-fio), utilizada para proteção dos pedestres, principalmente dos portadores de deficiência.

Neurocirurgiões e os diplomas latinos
Do leitor Messias Gonçalves: “Esta semana, Sergipe ouviu através do programa radiofônico Jornal da Ilha, ancorado pelo radialista Gilmar Carvalho, o que muitos já sabiam e que não tem coragem nem compromisso publico, que é o corporativismo do jaleco branco, que perdura neste país, chamado Brasil.A maioria dos médicos brasileiros forma-se nas universidades publicas e depois partem para fazerem residências e não dá nada em troca pelos estudos, nas redes de atendimentos, como o SUS. Sendo que eles fazem parte da classe mais rica deste país. Ocupam as vagas das pessoas mais carentes.Temos políticos que tem se formaram em medicina, ocupando os mais diversos cargos, como presidentes, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, distritais, prefeitos e vereadores, além de secretários municipais, estaduais e até ministros da saúde. E nenhum deles, em nenhum momento dos seus mandatos e exercícios, quisera solucionar de uma vez, a carência, e o desinteresse de determinados profissionais da medicina, quando o assunto é medicina publica.Na época, os médicos demissionários, tentaram influenciar para que outros profissionais não viessem de outros estados para trabalharem aqui em Sergipe. Com isso, forçariam o governo a ceder às chantagens e pagar o que eles pretendiam.Quem acompanha os meus artigos, sabe que defendo as carreiras de estado, diferente das de governo. Defendo também que essas carreiras de estado, deveriam ser federalizadas. Todos servidores do governo federal, com salários iguais. Com alguns incentivos extras para os que escolhessem dedicar-se nas regiões mais distante.Outra tese que defendo sozinho é a legalização por parte do governo brasileiro, dos diplomas cursados por brasileiros e latinos, nas universidades latinas, como a de Cuba, Chile, Venezuela, entre outras. A incoerência brasileira é enaltecer a qualidade da medicina cubana, principalmente a chamada básica, como a melhor do mundo.Parabéns Gilmar por ter dado esse furo e espero que a partir disso, as pessoas possam entender duas coisas. Primeiro, os políticos não tem interesse em pelo menos amenizar o déficit de profissionais da saúde.  Quem já viu alguma autoridade neste país, defender a legalização desses diplomas? Ninguém. E por quê? Para não se chocarem com as entidades que representam os médicos.  Segundo, as próprias entidades medicam não aceitam, justamente para não perderem o seu peso, nas barganhas.  Com a palavra os envolvidos e os responsáveis por durarem essa realidade. É preciso entender está em jogo são vidas e não mercadorias, como infelizmente são tratados os brasileiros que por falta de sorte, necessitam diariamente do sistema único de saúde, SUS”.

Indignação com a SMTT na Faculdade Pio Décimo
Da leitora Régia Gomes, estudante do 7º período de Psicologia: “Ontem (24) fiquei indignada com a atitude de alguns guardas do SMTT, na frente da faculdade Pio Décimo, não deixando os estudantes de carro entrarem na faculdade, alegando que já estava cheio, sem falar nos arredores da faculdade, cheios de placas "proibido estacionar". Ou seja onde vou estacionar o meu carro, para eu ir estudar? Qual o objetivo da SMTT, naquele espaço, qual o argumento usado? Vou ficar rodando? Conclusão: Parei mais na frente, falei com os porteiros da faculdade, como tenho um bom relacionamento de mútuo respeito com todos os funcionários da faculdade, eles me deixaram entrar, ou seja tinha vaga no estacionamento.Quero saber qual a função do SMTT neste tipo de comportamento? O cidadão está saindo de casa, ou do seu trabalho para ir ESTUDAR!, não está indo pra balada não, está indo ESTUDAR!!!!!!!, Quando não encontra lugar para estacionar, o cidadão às vezes estaciona na faixa de pedestre, pedestre este que não existe no horário, por ser um local ermo, escuro, não existe PEDESTRE naquele local, levam o carro do cidadão que está ali ESTUDANDO, ele não está vagabundando não, ele está ESTUDANDO, aí vem autoridade de PORRA NENHUMA, leva o carro daquele cidadão que está ali ESTUDANDO. Mas, como EDUCAÇÃO não é prioridade neste país, existem estas arbitrariedades e estes abusos do poder inexplicáveis, sem argumento algum, alegando que estacionou em faixa de pedestre. Não existe pedestre NAQUELA HORA. Simplesmente, é um abuso e falta do que fazer.Continuo perguntando, qual a função do SMTT, em frente as FACULDADES, À NOITE?”

Morte dentro de uma delegacia
E-mail de um Oficial da PM: "olha as ponderações que ele fez a cerca das declarações da Delegada sobre a morte dentro da delegacia: “Fiquei surpreso ao descobrir, em matéria jornalística, que uma nobre delegada de polícia, da Cidade de Pedrinhas, atribuiu a responsabilidade da morte de um detento, à PMSE. Do que recordo, a alegação  dava conta que a responsabilidade pela delegacia era da PM nos finais de semana. Ou seja, foi definido  de forma indireta que se o detento morreu, foi por culpa da PM, especificamente dos PM´s lotados naquela delegacia, uma vez que mesmo se tratando de uma Delegacia de Polícia Civil, que compõe a estrutura da Polícia Civil do Estado, na qual a PM não possui nenhum nível de ingerência, deve ficar sob responsabilidade da PM e pronto: lavam-se as mãos…
Ora, caro leitor, me permita: qualquer que seja a pessoa que tenha um mínimo de inteligência, há de se fazer um questionamento básico, ou mais de um:
1 – se é uma delegacia de polícia, porque fica em algum momento sob a responsabilidade da PM?
2 –  Em acontecendo isso, porque exatamente ocorre nos finais de semana, será que é porque os responsáveis de verdade não querem trabalhar?
3  Se então nos finais de semana não fica um policial civil sequer na delegacia, então será que o policial que lá fica, militar, pode executar os atos de polícia que a referida delegacia tem por obrigação prestar à comunidade?
4 – Frente à essas indagações, como fico eu enquanto cidadão?
Vamos aos fatos:
1 – a PM fica trabalhando na delegacia porque ninguém quer trabalhar no interior, poderia desenvolver o raciocínio, mas pensemos somente no seguinte: são mais de 1100 policiais civis, se fizer uma conta seca, considerando o número de municípios do estado, têm-se uma média superior a 12hom/municípios, o que garantiria não o ideal, mas tranquilamente  dava para ter ao menos um policial todos os dias nas delegacias de todas as cidades. Isso também ocorre na PM. Logo alguém vai dizer que essa conta é fria e não reflete a realidade prática, ok! Mas por À disposição foge À técnica.
2 – complementando a resposta anterior, apesar de tudo, historicamente a PM sempre foi responsável por tudo, até pelo exercício da polícia judiciária, o que só começou a mudar nas últimas décadas. De ranço, para dar folga aos outros, restou a continuidade do ato de tomar conta de delegacias, logo, quem o deveria fazer não o faz. Os próprios policias civis dizem que não são vigias, mas como lhes é conveniente, não defendem a retirada dos PM´s das delegacias, pois independente de serem vigias, as delegacias são deles, e a responsabilidade, de uma forma ou de outra, cabe à insituição polícia civil.
3 – não, porque os PM´s lá ficam para tomar conta da delegacia (sendo os vigias que os civis não querem ser).  Mais o interessante disso tudo, é que ao mesmo tempo que não acham ser nada demais, lutam impiedosamente, mas de forma discreta para tomar o Termo de Ocorrência Circunstanciado que a PM já confecciona. Veja o paradoxo, para quem fala em integração quando vai inaugurar reformas em delegacias chamando de  centro integrado: não querem que os “irmãos” façam o TOC porque acham que somente eles devem fazer, mas querem que esses mesmos irmãos tomem conta de suas delegacias que eles não querem tomar conta.
É por isso que todos os problemas de segurança que saem na mídia, são mostrados por esses irmãos como sendo da PM”.

ARTIGO

O sonho de uma nova geração  – Bruno Elias *

Uma nova política de uma nova geração

"Vocês não nos deixam sonhar. Nós não os deixaremos dormir"

O Brasil vive um momento desafiador. Ao mesmo tempo em que é palco de conquistas sociais reconhecidas pelos seus e pelo mundo, possui a maior geração de jovens de sua história: somos aproximadamente 50 milhões de brasileiros, com idade entre 15 e 29 anos.

Por muito tempo, ao se falar de juventude, era comum o recurso ao saudosismo. Em oposição aos engajados da "geração de 68", a nova geração de jovens seria apática, despolitizada e quando muito teria tido seu último suspiro político nas mobilizações estudantis do Fora Collor. Desconstituía-se, assim, não só a memória de ações reais de toda uma década, como a própria idéia de participação, organização e ação coletiva contemporânea.

A Geração Coca-Cola, cujos heróis "morreram de overdose" e perguntou "Que país é esse?", lutou e participou ativamente das mudanças políticas dos anos seguintes. Nas eleições, votou em sua maioria pela mudança em 2002 e por sua continuidade em 2006 e 2010. De estatística das desigualdades sociais nas décadas perdidas passaram a ser alcançados pelas políticas sociais e pelo crescimento econômico dos últimos anos.

É com este país em mudança que uma nova geração de jovens entra em cena. Contrariando o senso comum de certos formadores de opinião e meios de comunicação, a estabilidade democrática e as novas tecnologias potencializaram novas formas de participação da juventude. Conectada ao mundo a partir da internet, percebemos nas redes sociais, na ação comunitária ou nas marchas libertárias dos últimos meses, uma atuação coletiva cada vez mais diversificada.

Batalhando no trabalho e nos estudos, a atual geração de jovens é otimista em relação ao país, mas quer muito mais. Vivendo uma fase da vida em que o indivíduo processa de maneira intensa seus conflitos, decisões e sua inserção na vida social, os jovens estão cada vez mais atraídos por novas bandeiras. Tendo parte da agenda de inclusão social atendida pelos avanços dos últimos anos, ganham força as reivindicações ligadas à liberdade, autonomia e experimentação.

Parte importante desta juventude já não se enxerga no jeito "tradicional" de fazer política. Contando com poucos representantes nos espaços de poder e atenta às denúncias de corrupção, deseja mais do que ações pontuais contra malfeitos com a coisa pública. O anseio é por mudanças mais profundas, algo que um grande debate público sobre a reforma política – para além dos gabinetes dos beneficiados pelo atual modelo – poderia mobilizar.

Entre os próprios partidos políticos, são poucos os que levam o tema juventude a sério. Quando não são tratados como meros tarefeiros, a visão dominante e instrumental encara a juventude como "celeiro de quadros", a serem formados para o futuro. A compreensão do jovem como sujeito político do presente, capaz de participar da renovação do projeto político dos partidos, permanece como um grande desafio.

Um partido como o PT, por exemplo, não entende porque tem quase 30% da preferência do eleitorado, mas perde apoio nas novas gerações. O fato é que para grande parte dos jovens, o partido já é visto como igual aos demais partidos tradicionais. A crescente institucionalização, o refluxo do debate ideológico e a ausência de discurso e diálogo com as novas redes da juventude reforçam este estigma.

Querendo ou não, os partidos políticos serão chamados a fazer esse debate nos próximos anos. Nas próximas disputas eleitorais, a mera estratégia de comparar os governos petistas com os governos tucanos, apesar de importante, não será suficiente. Aos jovens será fundamental que os partidos apresentem uma agenda de conquistas e mudanças para o futuro, já que muitos pela idade não vivenciaram com tanta nitidez o contraste entre um e outro modo de governar.

Ao ser fundado, o PT promoveu um grande encontro entre a geração de jovens que lutou contra a ditadura e a jovem classe operária presente nas mobilizações da década de 1970 e 1980. É hora do PT surpreender mais uma vez, apostando nas suas novas gerações e na afirmação de um projeto democrático e popular que ganhe corações e mentes da juventude.

(* Bruno Elias (@_brunoelias) é estudante de Serviço Social da Universidade de Brasília e Coordenador de Relações Internacionais da Juventude do PT (Publicado no jornal O Globo).

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Há de surgir, porém, um 1º de Maio, promissor de alegria, não somente para os operários, mas para contentamento de todos. A solidariedade, a abundância e a harmonia social. E este dia será o da nossa festa. A festa máxima dos povos, dando-se as mãos  através dos espaços, por cima das fronteiras…” José Nunes da Silva (avô do titular deste espaço), presidente do Centro Operário Sergipano, no artigo “A posição do Operariado de Sergipe”, publicado no Almanaque de Sergipe de 1934.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais