Frutas à mesa

Formalmente, quando for saborear uma fruta num evento, deve-se atentar para os devidos procedimentos, a fim de evitar que a fruta escorra e pingue ou suje você ou a mesa.  Em almoços e jantares, as frutas são apresentadas como sobremesa e muitas delas podem ser comidas com as mãos e outras, utilizando faca, garfo ou colher. Saboreie a fruta sem a ansiedade de um eventual incidente que possa provocar nessas ocasiões.

Banana
Come-se bem diferente do ambiente de sua casa ou como os primatas fazem, descascando em forma de flor. Para descascá-la, usam-se a faca na mão direita e garfo na mão esquerda. Espete a banana e faça um corte no sentido longitudinal para cortar a casca no sentido do cumprimento. Em seguida afaste a casca e use o garfo para cortar a fruta e trazê-la à boca à medida que for sendo cortada.

Abacaxi.
É geralmente servido em fatias ou rodelas; come-se com garfo e faca para frutas. Pode ser deixada a parte dura do centro no prato.

Abacate
Como sobremesa é sempre apresentado sob a forma de creme, servido em taças. Coma com colher de sobremesa.
cortada

Mamão
Se servido já cortado e em pedaços, use o garfo para cortá-lo e comê-lo. Se vier com a casca, espete o mamão e corte com a faca os pedaços à medida que for ingerindo. Se for apresentado cortado ao meio do tipo mamão papaia, use a colher de sobremesa mas não retire a fruta do pratinho.

Laranja
Segure com a mão e corte as extremidades. Espete a fruta com o garfo e corte com a faca de cima para baixo. Separe os gomos e leve à boca com o garfo.

Manga
Se servida descascada e cortada, usa-se o garfo, mas se for pegar a fruta inteira com casca, espete a fruta com o garfo e com a faca descasque por inteiro. Corta-se em pequenos pedaços à medida que são ingeridos.

Melão e Melancia
Se for servido em fatias e com casca. Espete o garfo e faça um corte longitudinal, mas sem completá-lo e vá cortando os pedaços à medida que for ingerindo. Como a melancia tem a polpa alta o corte longitudinal será cortado duas vezes até aproximar-se da parte mais clara da polpa.

Morangos e cerejas
Se forem servidos com sua pequena haste ou pedúnculo, deve-se puxá-los para retirá-los e pegos com as mãos. Não cuspa as sementes. Pegue com os dedos na mão em concha e deposite na beira do prato. Se servidos com nata ou chantili usam-se garfo e colher. A colher na mão direita para aparar e cortar e o garfo na mão esquerda para espetar e trazer o fruto à boca.

Uvas
Quando apresentada em cachinho sob o prato, retire a baga, uma a uma e leve à boca com a ponta dos dedos. As sementes são devolvidas à mão em forma de concha e depositadas no pratinho.

Caqui, figo e Kiwi
Prende-se a fruta com a mão esquerda e corta com a faca a fruta ao meio. Com a colher de chá ou café pega a polpa da fruta e leva à boca.

Frutas em calda
Coma com colher de sobremesa. Se precisar cortá-la, firme a fruta com o garfo e corte com a colher.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais