Fundo do poço

Sergipe quebrou na solda, está no fundo do poço e terá grandes dificuldades para sair do atoleiro em que lhe meteram ao longo dos anos. Sem dinheiro nem mesmo para pagar em dia os salários dos servidores e com um baita rombo na previdência, o estado compromete 60% da receita anual com uma mega dívida de R$ 4,6 bilhões. Para agravar a crise, grandes empresas, como a Petrobras e a Vale, reduziram drasticamente seus investimentos por aqui, enquanto centenas de outras menores simplesmente fecharam as portas, aumentando o terrível exército de desempregados. O governo chora miséria, mas não abre mão de contratar apadrinhados para bem pagos cargos em comissão. Também não possui uma consistente política de redução dos gastos e de arrecadação de impostos, faz vistas grossas para o contrabando, não vai atrás de novos investimentos, nem convoca a sociedade para, às claras, debater a crise e buscar alternativas. Em vez disso, os governistas preferem discutir as próximas eleições e fechar acordos eleitorais para se manterem no poder. Lastimável!

Violência em debate

“Atlas da violência 2017: genocídio do povo brasileiro” é o tema da do debate marcado para quinta próxima, na Assembleia Legislativa. Promovido pela Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento visa discutir as variáveis que interferem no crescimento da violência e os perfis das vítimas, como taxa de escolaridade, moradia, renda, idade e etnia. Participe!

Pés juntos

Nos últimos seis meses, 50 pessoas foram assassinadas em Itabaiana, o que significa uma morte a cada quatro dias. Embora assustadora, a onda de violência naquele município é coisa antiga: em 2016, ocorreram ali 100 homicídios. Neste ano, o crime que mais chocou os itabaianenses aconteceu dentro do hospital da cidade, onde um paciente e seu acompanhante foram abatidos a tiros. Misericórdia!

Patrimônio livre

O deputado federal Adelson Barreto (PR) e as ex-deputadas estaduais Conceição Vieira (PT) e Angélica Guimarães estão rindo de orelha a orelha. É que o desembargador Alberto Romeu Gouveia desbloqueou os bens dos três. Eles respondem processo por terem, enquanto membros da mesa diretora da Assembleia, firmado contrato de R$ 456 mil com a Rede Ilha de Comunicação sem a devida licitação. Homem, vôte!

Haja promessa

O Diário Oficial da União publicou o aviso de licitação para as obras de reforma, ampliação e modernização do aeroporto de Aracaju. A abertura do pregão está marcada para o dia 29 de setembro e, se não houver imprevistos, as obras no campinho de pouso devem começar em 2018. Esta é mais uma das tantas promessas feitas por este governo temerário, na tentativa de ganhar os votos dos deputados federais sergipanos. Em Sergipe, Michel Temer (PMDB) só é simpático ao seu líder no Congresso, André Moura (PSC). Aff Maria!

Torra nos cobres

Enquanto promete melhorias para o aeroporto de Aracaju, este governo temerário estuda torrá-lo nos cobres. Segundo publica hoje o jornal Valor Econômico, o Ministério dos Transportes já incluiu o nosso campinho de pouso no Programa de Parcerias de Investimentos. A proposta prevê que no Nordeste serão entregues à iniciativa privada os aeroportos de Aracaju, Maceió, Teresina, João Pessoa, São Luís, Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI), Paulo Afonso (BA) e Imperatriz (MA). Crendeuspai!

Conta gotas

E o governo estadual começa a pagar amanhã a folha de pessoal referente a este mês. Deve botar a mão na grana quem trabalha na Secretaria de Educação e está lotado em escolas, Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev. Quanto aos demais servidores, só Deus sabe quando terão os salários de julho depositados. Que perrengue!

Interiorização

Nos primeiros seis meses deste ano, o Ipesaúde prestou quase 45 mil atendimentos no interior sergipano, com um crescimento de 30% ante o mesmo período de 2016. Segundo o presidente do instituto, médico Christian Oliveira, a interiorização das atividades ocorre porque grande parte dos beneficiários está no interior. “Esta é mais uma meta cumprida”, festeja Christian.

Chave de volta

Após quase 20 dias de merecidas férias, o governador Jackson Barreto (PMDB) reassume hoje a chefia do executivo sergipano. Receberá o governo do vice Belivaldo Chagas (PMDB), que se saiu muito bem no comando político e administrativo do estado. Foi um bom teste para quem sonha em se candidatar a governador no próximo ano.

Lampião vive

Lampião, Maria Bonita e seu bando de cangaceiros serão lembrados hoje, com a celebração de uma missa na Grota do Angico. Ali, na divisa entre Poço Redondo e Canindé, os bandoleiros foram fuzilados pela Polícia, num confronto que não durou pouco mais de 10 minutos. A 20ª Missa do Cangaço marca os 79 anos da morte de Virgulino Ferreira da Silva, sua mulher Maria Bonita e 11 comparsas de crimes. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 29 de julho de 1938

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais