“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Será o lema de Gama?
Na última reunião do secretariado com o governador, o secretário de Planejamento, João Gama, foi um dos que mais cobrou ação efetiva dos colegas e compromisso com o governo.
Na última quarta-feira, Jackson Barreto preocupado com o pagamento da folha de pessoal deste mês teve uma reunião com o secretário da Fazenda, Jeferson Passos e mandou chamar o secretário João Gama para analisar as alternativas para pagamento da folha de pessoal em dia.
Para surpresa do governador, ele foi informado que o secretário João Gama encontra-se no exterior, nos Estados Unidos, em viagem particular. Para quem cobrou compromisso dos colegas viajar sem informar o governador em outros tempos era demissão na certa.
João Gama hoje é o secretário mais próximo de Jackson. Este episódio mostra que algo está errado no atual governo. A contramão está clara, só não percebe quem não quer.
Para deixar clara a posição do blog:
Quem nasce para Sukita jamais chegará a um Francisco Gualberto. Aliás, num país sério todo mundo sabe onde estaria o Sukita daqui, o de lá e todos os outros.
Sugestão de charge para Edidelson
E o chargista Edidelson, do Jornal do Dia, bem que poderia fazer uma charge com o Agiota sergipano que Convoca todos para ir às ruas contra Corrupção. Ele na frente com os bolsos cheios saindo dinheiro do bolso com a frase “Faça o que eu Digo, mas não faça o que eu faço”. Para ele, Agiotagem não é Crime. Aliás, de quebra, no fundo a filha do ex-prefeito preso na Operação Fox (puxando o pai algemado), que pelo jornal convoca também para a passeata. A repercussão sobre o agiota é grande. A maioria manda e-mail acertando na mosca.
As práticas nocivas na PM e na PC de SE, parte II
E por conta do artigo de ontem, 09, o blog recebeu diversos e-mails. Está checando todas as denúncias. Uma delas já foi confirmada: outro onde os policiais pegam o lanchinho é na pizzaria Primo Giuseppe na Av. Acrísio Cruz. Mande a corregedoria lá, comandante.
As práticas nocivas na PM e na PC de SE. E o Detran e o Ipes?
Outros dois e-mails pediram para que o comandante da PM, envie a corregedoria no Detran, onde PM (e também da PC) fazem extra de despachante no órgão, usando os próprios carros da SSP. No Ipes é todo dia: basta ficar no local por dez minutos para parar uma viatura com policial que vai resolver problema particular.
Prevaricação. E ainda tem deles que vão para às ruas gritar contra corrupção
E o desabafo de um leitor: “É um absurdo a vista grossa que esses "gestores" fazem. Enquanto isso a prevaricação rola solta!” E ainda tem destes, que tem coragem de ir para às ruas gritar contra Corrupção. E muita cara de pau.
Centenário de Neuzice Barreto
O governador Jackson Barreto participará hoje de alguns atos em Santa Rosa de Lima, terra natal dele, que terão muita emoção. Ela inaugura a urbanização da pra que receberá o busto da professora Neuzice Barreto, mãe dele e após a inauguração de outras obras, a noite participará de uma missa na Igreja Matriz pelo centenário de nascimento da mãe.
Inauguração
O Prefeito João Alves Filho convida a imprensa e toda a população aracajuana para a solenidade de autorização das obras de reurbanização da Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, que será realizada nesta sexta, 10 de Abril, às 7 horas.
Fiscalização em postos de saúde. Cruzada de Agamenon
E o vereador Agamenon Sobral (PP) continua a cruzada nos postos de saúde, fiscalizando a presença dos médicos. Essa conduta dele vem ganhando respaldoa da população. Ontem, 09, ele levou para a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nomes de médicos que deveriam estar atendendo aos pacientes e, de acordo com ele, não estavam e pediu providência do secretário.
Os nomes
“Doutora Denise, que deveria estar trabalhando no posto João Oliveira, no Santos Dumont, mas ela quase não aparece e o povo fica lá sofrendo. Tem o doutor Lúcio do posto Francisco Fonseca, ele tinha que chegar lá às 8h, deixei um assessor meu lá na porta e até às 9h30 ele ainda não tinha aparecido para atender os pacientes. Doutor Jean do posto Amália Pina no bairro Almirante Tamandaré, também não aparece, disseram que está de licença, mas ninguém me apresentou o atestado de licença dele”, relatou.
Os nomes II
“Recebi uma reclamação de que o Nestor Piva estava com atendimento demorado, mas todos os médicos estão trabalhando nos plantões, o problema é que com essa febre chicungunha o número de demanda aumenta, além disso, duas médicas da unidade Fernando Franco do Bairro Augusto Franco, não têm ido trabalhar, são a doutora Laísa e Lorena. Já recebi várias reclamações que tinha uma fila de paciente e essas médicas não aparecem, isso acaba prejudicando o bom funcionamento do Nestor Piva”, disse Agamenon.
OAB/SE coleta assinaturas
Em busca da Reforma Política Democrática, a Comissão de Combate a Corrupção Eleitoral da OAB/SE promove neste sábado, 11, mais uma coleta de assinaturas no Calçadão da João Pessoa, Centro da Capital. Se você ainda não colaborou, participe e ajude a mudar a “cara” do país.
Audiência Pública
Em discurso na sessão plenária de ontem, 9, a Deputada Silvia Fontes (PDT) comunicou a todos que o relator da Comissão Especial da Reforma Política, Deputado Federal Marcelo Castro (PMDB-PI), confirmou sua vinda, dia 8 de maio, à assembleia legislativa, para participar da audiência pública sobre o tema.
Importância
A deputada destacou a importância de toda sociedade participar do evento. "Vamos convidar toda classe política, toda a sociedade, para debatermos com o presidente da comissão sobre o tema. É importante que todos participem", disse. A deputada também agradeceu ao Deputado Federal Fábio Reis (PMDB-SE) pelo apoio.
Erradicação trabalho infantil
Ontem, 09, a Secretária Municipal de Educação de Canindé, Eliane de Moura Morais, esteve reunida com a Secretária Municipal de Bem Estar Social e do Trabalho Maria Leila dos Santos, para tratar de assuntos sobre o Plano de Ação do Projeto de Erradicação do trabalho Infantil nas Escolas.
Prevenção e combate
O objetivo desse projeto é sensibilizar a comunidade escolar e os diversos segmentos da sociedade em geral sobre o cuidado e a proteção das crianças e adolescentes, proporcionando reflexões e ações sobre o tema e os direitos fundamentais dos mesmos, constituindo-se como referencia de boa prática de prevenção e combate ao trabalho infantil do município.
Nova edição do Guia Aracaju Delivery
Já circulando na cidade na sua 5ª edição guia Aracaju delivery é uma publicação anual onde divulga os serviços de disk entrega
Capa da 5ª Edição do Guia Aracaju Delivery |
ou serviços em domicilio, os assinantes do semanário CINFORM estarão recebendo nesta segunda-feira, 13, a publicação da REMACRE COMUNICAÇÃO.
Curso de Capacitação de Membros de Conselhos Estaduais e Municipais
Sabendo da importância do conhecimento sobre a legislação nacional acerca do funcionamento dos Conselhos como instrumento de controle social, a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos (idosos e pessoas com deficiência), realizarão o Curso de Capacitação de Membros de Conselhos Estaduais e Municipais.
Apoio
O evento conta ainda com o auxílio de três outros Centros de Apoio, em áreas de atuação ministerial que preveem os Conselhos como importantes atores de sua atuação, quais sejam, os CAOps. da Infância e Adolescência, Direitos da Mulher, e o do Terceiro Setor.
Público alvo
O evento será no dia 13 de abril (segunda-feira), na Sede do MP/SE e será voltado para todos os interessados, principalmente os Conselheiros Municipais e Estaduais, e terá como objetivo principal a explanação de temas como: Legislação Nacional sobre conselhos, os Fundos públicos, o Projeto para Captação de Recursos, e a Prestação de Contas.
Forró para todos os gostos
Adelmário Coelho, Luan Forró Estilizado e Rojão diferente irão fazer uma mistura neste São João da gente, fazendo você dançar a noite inteira no Forró dos Advogados 2015. A OAB/SE está organizando um mega evento que vai entrar para a história, no próximo dia 15 de maio, no espaço Mansion, situado na Rodovia José Sarney. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 15 de abril, nas salas da OAB/SE e na sede da Ordem, com o valor de 30 reais para advogados e estudantes de Direito e 60 reais para o público em geral. A compra dos ingressos também pode ser feita via cartão de crédito nas bandeiras Visa, MasterCard e American Express.
PELO TWITTER
www.twitter.com/anterogreco Tenho bloqueado gente agressiva. Antes olho no perfil e, em grande parte, encontro "amo minha família, Deus, liberdade". Imagino se odiasse.
www.twitter.com/AntonioSamarone A fluidez da Tancredo Neves foi reduzida com o excesso de semáforos. O transito se arrasta no principal corredor da cidade.
www.twitter.com/palmeriodoria A Globo está uma arara com a Shell, que deu pra falar maravilhas do Brasil: "Já não se fazem petroleiras como antigamente".
www.twitter.com/freire_amorim Condicionar a realização de um sonho a um evento futuro e incerto é o mesmo que aprisioná-lo conscientemente.
www.twitter.com/higorfb Já dizia um velho sábio: Se benze porque a sua felicidade vai ofender muita gente.
www.twitter.com/riltonmorais O servidor que soltou ratos no Congresso Nacional foi demitido. Esqueceu que só podem entrar lá através do voto.
DO LEITOR
Municipalização das Escolas – Um exemplo
E-mail recebido de um servidor: "Desafio qualquer cidadão desse estado a dizer uma escola que deixou de ser estadual para ser municipal…." Jorge Carvalho, Secretário de Estado da Educação no programa de George Magalhães esta semana. Ou o professor, Jorge não tem um diagnóstico da rede de ensino que comanda ou seus auxiliares andam passando informação incompleta. A Escola Estadual Marcílio Dias, localizada no povoado Cruz das Graças, município de Nossa Senhora Aparecida, foi cedida recentemente para a Prefeitura local. E mais: eventualmente falta merenda escolar. Por exemplo, desde a última segunda-feira que os alunos não dispõem de merenda naquela unidade educacional.
Nota de Esclarecimento –Sema e Emsurb
Em virtude do agressivo desenvolvimento de vegetação exótica invasora na faixa de praia-mar da Rodovia José Sarney, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em conjunto com Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), programaram a realização de uma poda nessa vegetação, começando das intermediações da passarela do caranguejo até as intermediações do local conhecido como Banho Doce.
O objetivo foi desbastar e controlar essa vegetação invasora e exótica, a fim de possibilitar o desenvolvimento da vegetação rasteira nativa da área (tipicamente de restinga), como também por motivos de segurança pública.
No período da Semana Santa, houve uma queimada no local, a qual não foi realizada e nem autorizada pela Sema ou pela Emsurb. Nesse mesmo dia, funcionários da Emsurb realizavam a poda no local, conforme as orientações e autorizações emitidas pela Sema, deixando claro que em nenhum momento atearam fogo no local. Técnicos da Sema foram até lá realizar uma avaliação dos danos ocasionados, com o objetivo de tentar identificar as causas do incêndio, porém não foi possível identificar a origem, se foi natural ou intencionalmente provocado.
A poda da vegetação ainda não foi concluída. Estamos realizando o afastamento da vegetação, em uma distância de 2 metros a partir da calçada, onde circulam os pedestres. Após a conclusão dessa etapa, as atividades serão temporariamente interrompidas.
A espécie que se estabeleceu na área tem apresentado um alto potencial de ocupação, de estabelecimento e de regeneração, sendo extremamente agressiva. As podas que estão sendo realizadas não são suficientes para o controle do seu desenvolvimento. Ainda não foi possível identificar a espécie botânica devido à falta de material botânico reprodutivo (flor e fruto). Essa identificação é fundamental para que possamos avaliar qual a melhor estratégia de controle, considerando o comportamento natural dessa vegetação. Serão coletadas amostras da espécie de vegetação (Exsicatas) para que possamos enviar para laboratórios (herbários) a fim de realizar a sua identificação. Até lá, manteremos o afastamento da vegetação das áreas de circulação de pessoas (passarelas e calçadas) sem demais intervenções em outras áreas.
ARTIGO
Belo estádio e horror na gestão. Mais um capítulo de desorganização por Joseilton Nery Rocha
Mais uma vez, passei um tremendo sufoco para prestigiar o Sergipão/2015 e ver o jogo AD Confiança e Estanciano EC, ontem no Batistão. Quando cheguei ao estádio, nas bilheterias da entrada principal, pela Rua Campo do Brito, não havia ingresso. Tumulto formado. A revolta dos torcedores canarinhos era enorme. Com razão. Alguns sugeriam até depredar as instalações. Mas poucos indivíduos isoladamente. Seria uma atitude irracional. Após um certo tempo, por perder a paciência, resolvi dirigir-me ao setor de acesso dos azulinos, pela Rua Cedro. Adentrei o estádio, por volta dos 30 minutos de jogo.
Como entender a falta de ingressos, se o estádio não apresentava grande público? Aliás, um parênteses, esperava mais torcedores no Batistão. A gente ainda ousa chamar isso de futebol profissional! Absurdo! Afinal, de quem seria a responsabilidade pela falta de ingressos? Da FSF? Da administração do estádio? Da AD Confiança, mandante do jogo? Do Estanciano, como já li hoje nas redes sociais, pois a ele caberia estimar o número de ingressos para aquisição dos seus torcedores? Teriam subestimado a presença da torcida?
Também, como entender a demora no acesso ao estádio, mais uma vez, pelas filas quilométricas, nas bilheterias e nas catracas, para um público de 3.100 pessoas? Ano passado, em agosto, pelo Brasileirão, para assistir meu Botafogo versus o Fluminense, com um público de 30 mil pessoas, acessei o Mané Garrincha, em Brasília, num tempo bem inferior ao que tenho registrado aqui, em alguns jogos no Batistão. Antes, em junho, durante a Copa do Mundo, quando vi a partida entre Costa do Marfim e Grécia, no Castelão, em Fortaleza, com um público de 59 mil pessoas, o acesso foi ágil e tranquilo.
Sei que algumas soluções, para evitar as imensas filas, passam pelo aumento de custos, mas em determinados momentos, certos jogos, não há como não se proceder ao aumento de bilheteiros e de catracas, entre outras providências.
Que, neste Quadrangular Final, os dirigentes do nosso futebol adotem as medidas necessárias, para evitar os transtornos que os torcedores sergipanos vem passando na entrada dos estádios, em especial no Batistão.
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”. Cora Coralina, escritora brasileira, que nasceu em 20 de Agosto de 1889 e morreu em 10 de Abril de 1985.