A Residência Pedagógica e a 9ª SEMAC da UFS

Profa. Dra. Ana Azevedo

Professora do Departamento de Educação da UFS

Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFS

Cartaz do IV Seminário Institucional Pibid-Residência Pedagógica-Prolice.

 

Seguindo o planejamento institucional e incorporada à programação da 9ª Semana Acadêmica-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (SEMAC/UFS), no período de 28 a 29/12/2023 foi realizado o IV Seminário Institucional Pibid-Residência Pedagógica-Prolice. A mesa-redonda na abertura do evento contemplou as interfaces da política de formação de professores, tema abordado pelas Professoras doutoras Suzane Gonçalves, presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), e Mônica Ribeiro, da Universidade Federal do Paraná, promovendo em suas falas reflexões essenciais para um diálogo sobre o papel das universidades, das políticas de formação com um panorama crítico do percurso histórico dessas políticas e da legislação brasileira. O evento está previsto no Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe/UFS, submetido ao Edital 24/2022 CAPES/MEC.

Na UFS, o Programa Residência Pedagógica é composto de 31 núcleos envolvendo cursos de licenciaturas da instituição, distribuídas nos campi (São Cristóvão, Itabaiana), para a promoção do aperfeiçoamento da formação inicial docente de acordo com a Política Nacional de Formação de Professores, reconhecendo a valorização do magistério e a importância da escola pública de Educação Básica como lócus de construção do conhecimento na formação docente. O público expressivo, com mais de 600 participantes, que assistiu de forma remota à apresentação da mesa com as professoras Gonçalves e Ribeiro, participou ativamente com questões e comentários problematizadores da realidade das instituições educativas, ultrapassando o horário inicialmente previsto, demonstrando um claro interesse no tema.

Já no dia 29/11, dando continuidade ao evento, tivemos relatos de experiências das ações desenvolvidas, nos campi de São Cristóvão e Itabaiana, em distintas salas e auditórios da UFS com participação de discentes, docentes, gestores, em atividade igualmente significativa.

O evento, que se propôs a socializar conhecimentos e fazeres pedagógicos, vinculou-se à importante jornada de fortalecimento do processo inicial de formação profissional, na perspectiva de proporcionar aos Residentes uma efetiva oportunidade para experimentar vivências pedagógicas propiciadoras de conhecimento e competências sobre as relações que se constituem no cotidiano escolar. Buscou-se, nessa troca compartilhada das atividades realizadas dos 19 subprojetos e 31 núcleos, responder às necessidades e aos desafios das escolas de educação básica, centralizando esforços para assegurar um processo de formação profissional capaz de dar conta das questões e problemas que envolvem e interferem na qualidade da educação básica. Destacamos que a responsabilidade social inerente à UFS aprofunda-se, uma vez que somos em Sergipe a única universidade pública entre as instituições formadoras. O evento, como todo o projeto do Residência Pedagógica, tem contado com o apoio técnico-politico-pedagógico da gestão e de todos os envolvidos na UFS e das escolas-campo. Os depoimentos que ouvimos durante o evento são reveladores da importância desse processo que requer compromisso político e ação refletida cotidianeamente. Nesse sentido, os eventos do programa referido também se constituem como parte do processo de avaliação do Projeto Institucional Residência Pedagógica, que se realiza através de múltiplas ferramentas para identificação da qualidade das ações executadas. Parabéns à UFS pela bela jornada formativa, parabéns aos professores, alunos e gestores do processo que viabilizam o registro, a sistematização das ações desenvolvidas no programa, com a produção de publicações que evidenciam diferentes contextos e práticas da educação básica.

Ação que orgulha a UFS e todas e todos nela envolvidos, a Residência Pedagógica oportuniza o protagonismo dos professores/preceptores, como co-formadores dos residentes, que vivenciam cotidianamente, no chão da sala, ações de reflexão crítica sobre a própria prática e valorização da docência.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais