De olho grande na cadeira ocupada hoje pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), o vereador governista e presidente da Câmara Nitinho Vitale (PSD) ensaia pular a cerca pras bandas da oposição. Há dias, o pessedista fustiga a gestão do pedetista. Ele foi, inclusive, o principal articulador da derrota sofrida por Edvaldo na eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo municipal. Para surpresa de outros parlamentares governistas, Nitinho passou a criticar auxiliares do prefeito com frequência. Seus alvos principais são a Superintendência de Transportes, a Secretaria da Saúde e a Empresa de Serviços Urbanos, estas duas últimas dirigidas por prováveis candidatos à sucessão de Nogueira. Talvez por perceber que não será escolhido como o candidato da preferência do pedetista, o presidente da Câmara estuda trocar o barco governista pela canoa da oposição. As criticas feitas à gestão municipal são vistas como estratégia de Nitinho para se cacifar como o postulante a prefeito capaz de derrotar o nome indicado por Edvaldo para disputar sua sucessão em 2024. Misericórdia!
Expediente meia boca
Os bancos, comércio e órgãos públicos funcionam hoje com horário especial por conta da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. O jogo do Brasil contra a Sérvia será às 16 horas, mas desde sempre o país só pensa nele. Portanto, quem possui alguma coisa pra resolver nas repartições públicas é bom se apressar. Também não esqueça que os bancos só abrem até as 14 horas. Mas se você já entrou no clima da Copa fique tranquilo, pois bares, bodegas e restaurantes abrem o dia todo e com televisão ligada para ninguém perder um único lance do jogo. Creindeuspai?
Título fake news
Como perguntar não ofende: alguém sabe dizer se o ainda ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já devolveu o título de cidadania de mentirinha? Concedida pelo vereador Pastor Diego (PP), a falsa homenagem não foi votada em plenário pela Câmara Municipal de Aracaju. Segundo a vereadora Linda Brasil (Psol) e seu colega Anderson de Tuca (PDT), o cartucho de papel que Queiroga recebeu não tem qualquer serventia. Ou seja, dependendo desse título fake news, o ministro não é cidadão aracajuano coisíssima nenhuma. Home vôte!
Use máscara
A covid-19 voltou a fazer vítimas a três por dois em Sergipe. Maior prova disso é o boletim epidemiológico liberado diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde. Para se ter uma ideia do crescimento da doença, no último dia 13 não foi registrado qualquer caso de infecção pelo Coronavírus no estado. Já nessa quarta-feira, a Saúde contabilizou 497 pessoas infectadas, além de uma morte causada pela Covid-19. Diante disso, o conselho dos médicos e enfermeiros é evitar aglomerações. Caso não consiga, use máscara e álcool gel. Quem avisa, amigo é!
Maior idade
O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Sergipe atingiu a maior idade. Para satisfação dos policiais civis, o DAGV completou 18 anos de atuação contra vários crimes. Aquele Departamento da Secretaria da Segurança Pública é composto pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher; à Criança e ao Adolescente Vítima; aos Idosos e Pessoas com Deficiência; e aos Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa. Além de Aracaju, há unidades de Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis em Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, Estância, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Supimpa!
Defesa da Petrobras
O deputado federal João Daniel (PT) garante que o governo Bolsonaro causou um grande mal à Petrobras. A revelação foi feita enquanto o petista presidia uma audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara. O encontro tratou sobre os riscos socioambientais da exploração de petróleo nas regiões Norte e Nordeste. Segundo Daniel, os riscos são maiores devido os problemas causados pela destruição da Petrobrás. Segundo o deputado, o futuro governo Lula vai devolver a responsabilidade pública à estatal, além de retomar a defesa do meio ambiente. Aguardemos, portanto!
Nogueira com Alckmin
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Articulado pela Frente Nacional de Prefeitos, presidida pelo gestor aracajuano, o encontro aconteceu em Brasília e visou entregar uma carta contendo as principais demandas dos municípios, especialmente em áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e mobilidade urbana. “Conseguimos aprofundar o diálogo sobre temas que são considerados urgentes para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Nogueira. Então, tá!
Educação em site
Em fim de mandato, a senadora Maria do Carmo Alves (PP) lançou o site Educa-Sergipe. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de diagnóstico da educação municipal sergipana. Na plataforma online e interativa os cidadãos podem baixar a publicação ‘Panorama Educacional dos Municípios Sergipanos – Indicadores e Recomendações’ e ter acesso a informações e análises atualizadas. Segundo a parlamentar pepista, o site é uma contribuição do mandato dela para que a comunidade e os gestores possam continuar tendo um Raio X da educação, e assim nortearem as suas iniciativas. Legal!
Ameaça dos espigões
E o vereador Breno Garibalde (UB) anda preocupado com a demora em se fazer a revisão do Plano Diretor de Aracaju. Arquiteto e urbanista por formação, o parlamentar teme principalmente pelo futuro da Orla de Atalaia. Sem um controle da gestão municipal, aquela área pode ser invadida por grandes prédios, afetando sobremodo a ventilação de quem ficará atrás deles, além de sombrearem a praia. Breno questiona até quando a capital sergipana vai permanecer sendo vítima da especulação imobiliária? Com a palavra a Prefeitura de Aracaju. Marminino!
Coisas de amor
Numa encruzilhada de Aracaju, um pequeno despacho chamava ontem a atenção dos transeuntes. Uma garrafa de cidra barata, alguns cigarros espalhados pelo chão, uma caixa de fósforos aberta e uma rosa vermelha largada. Quem entende de macumba jura que aquele tipo despacho é para resolver coisas de amor, dores de coração rejeitado. Resta saber se os “santos” aceitaram a prenda. Ora aye yê mamãe Oxum!
Recorte de jornal