Governo desnorteado: decretos provocam quebra de hierarquia na PMSE

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governo Belivaldo Chagas está completamente desnorteado, pois chegou 15 de fevereiro e o estado parece que não iniciou a “nova” gestão.

Mas como se não bastasse a falta de gestão, falta respeito com a Polícia Militar, instituição que pertence a todos os sergipanos e com mais de 180 anos de história. A PM, como instituição militar, tem como pilares fundamentais a hierarquia e a disciplina.

Pois bem, caros leitores, o excelentíssimo senhor governador acaba de nomear um soldado da polícia militar para exercer o cargo comissionado de Consultor Técnico Militar, símbolo CCE-09. E caro leitor, o soldado não tem culpa alguma nesta história.

Não haveria nenhum mal nesta nomeação se os tenentes coronéis, o penúltimo posto na hierarquia da PM, comandantes de batalhões, não tivessem sido nomeados para exercer o cargo comissionado de Assessor Extraordinário II, símbolo CCE-05. Ou seja, um Soldado PM foi comissionado com um cargo 3 vezes maior que o cargo de um tenente coronel.

Na PM, apenas o comandante geral e o subcomandante percebem um cargo maior que este soldado.

O blog não sabe se é proposital, mas isso causou indignação de toda a instituição. E não se fala em outra coisa.

 

Ainda a PMSE: notória discriminação É notória a discriminação da Secretaria de Segurança Pública e do governo do estado com a polícia militar. A PM tem quase cinco (5) vezes o efetivo da Polícia Civil, todavia a PC possui mais de cinco (5) vezes o número de cargos em comissão da PM.

Ainda a PMSE: notória discriminação II Como se não bastasse esta discrepância, os cargos comissionados da PC são bem maiores em valor, que os da PM, mesmo para funções similares. Por exemplo, a escola de formação e a corregedoria da PC possuem cargos em comissão quase cinco vezes maiores que as funções correlatas da PM.

Ainda a PMSE: notória discriminação III O Corpo de Bombeiros Militar padece do mesmo sofrimento. Outra prova do privilégio da PC em relação a PM e o BM é a divisão do Fundo Estadual de Segurança Pública, o FUNESP. A PM recebe 45%, a PC recebe 45% e o CBM 10%.

Só lembrando Efetivo maior, implica em custeio maior. Mais viaturas, mais combustíveis, mais manutenção, mais armamento, mais munição, mais coletes balísticos e tudo mais.                                                               

Atenção, diretoria da Emdagro! Escritório da empresa em Riachão fornecendo energia elétrica para obra privada As fotos ao lado foram enviadas por moradores do município de Riachão do Dantas revoltados com a administração da Emdagro no local. O leitor pode notar que um “puxadinho” da energia elétrica da sede do escritório da Emdagro para uma obra privada. E o pior: pelo que os moradores informaram a obra é do irmão do chefe do escritório em Riachão do Dantas. Pode isso? Com certeza a diretoria vai denunciar na delegacia e exonerar o chefe do escritório.

Ninguém quer tirar foto com Jackson Depois das notas de ontem, mostrando que o ex-governador Jackson Barreto, derrotado duas vezes para o Senado (1998 e 2018), está isolado politicamente, o blog foi informado que somente os parentes que depende dos cargos comissionados querem tirar fotos com ele. Ninguém mais quer! Arrepare, Osmário!

Cabelo em pé Um renomado advogado que atua no circuito Aracaju-Salvador está de cabelo em pé. A Oscip Ises do passado em Umbaúba chega nele. Quem viver, verá!

Blog não entendeu essa matéria: “STF julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela OAB Brasil e suspendeu a Lei Estadual que garantia o pagamento de pensão especial…” Se em setembro o STF suspendeu a Lei Estadual que garantia o pagamento de pensão especial. Qual foi a Lei que garantiu o pagamento em novembro? Ou o pagamento foi feito, sem lei alguma que o garantisse estivesse em vigor? 

 

Soa muito grave a denúncia do Ne Notícias contra o judiciário federal em Sergipe. Será verdade que a Justiça Federal está atrapalhando a Operação Marcha à Ré. Por que será? Deixem a Polícia Federal trabalhar!

Giro político pelo interior. Frei Paulo: Família Oliveira terá grandes dificuldades de retomar o poder do estreante prefeito Anderson de Zé da canas.

Propriá: Renatinho Brandão e o secretário Valberto Oliveira querem o apoio da máquina do Estado. Zé João de dona Menininha pensa em disputar a prefeitura. Iokanaan Santana terá dificuldades de reeleição.

Capela: A Silvany Sukita deve migrar para o PSC e ganhar o apoio de André Moura. Deve enfrentar outra Sukita: a Isadora, que já se articula com Fábio Mitidieri. Resta saber para onde vai Ezequiel Leite.

Glória: Chico do Correio jura de pé junto que apoia Sérgio Oliveira. Vai tentar indicar uma mulher do PT e sindicalista como vice. Jairo Santana perdeu força e é uma incógnita.

São Domingos: Venâncio Fonseca e o prefeito Pedro da Silva juntos e misturados. Será que a população vai entender? Quem a oposição vai indicar?

Pirambu: Redutos dos Moura, o município terá novo prefeito a partir de 2021, já que o atual Helinho já foi à reeleição. O clã vai indicar quem? Comenta-se na filha de André Moura.

Estância: Acabou-se o casamento político de Gilson Andrade e Ivan Leite? PT e Psol finalmente sairão juntos? Como se comportará o grupo de Carlos Magno?

Itaporanga: A ex-prefeita Gracinha se prepara para mais uma disputa e agrada a decisão do atual prefeito Otávio Sobral e da família Mandarino para saber quem serão seus principais adversários.

Canindé: Pelo andar das articulações Heleno Silva poderá voltar a disputar o comando da cidade. Kaká Andrade sonha com o cargo. Ednaldo da Farmácia só observa.

Tobias Barreto: em 2018 as duas principais forças políticas saíram fortalecidas: Dilson de Agripino se elegeu deputado e Diógenes Almeida também se fortalece ao levar sua esposa, Diná Almeida, à Alese. 2020 promete.

Matadouros de Estância, Dores e Siriri devem ser fechados Infonet O Ministério Público Estadual (MPE) pretende fechar todos os matadouros que se encontram em situação irregular nos municípios sergipanos. Três ainda estão em funcionamento. Em Estância, os marchantes e a prefeitura têm prazo de cinco dias para recolher os animais e retirar os objetos utilizados para o abate encontrados pela força-tarefa realizada nesta quinta-feira, 14, naquele município.

Fechamento Após este prazo, aquele matadouro será definitivamente fechado em decorrência das condições precárias de funcionamento, que colocam em risco a saúde pública, segundo observações do promotor de justiça Iúri Marcel Menezes Borges, diretor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Urbanismo, Patrimônio Social e Cultural. Toda matéria aqui.

Ação civil pública é impetrada pelo Sintrase O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado (Sintrase) impetrou nesta segunda-feira, 11, uma Ação Civil Pública em face do Governo de Sergipe. O objetivo da ação é cobrar que sejam disciplinados os critérios para pagamento da gratificação por desempenho.

Conquista O adicional em questão corresponde a 20% do salário do servidor e é uma conquista do Sintrase quando da elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCV), em junho de 2014. No entanto, essa gratificação é carente de regulamentação, tendo a necessidade de serem estabelecidos critérios objetivos e metas para o que servidor possa recebê-la. A ação solicita que o Governo encaminhe tais critérios através de Projeto de Lei para Assembleia Legislativa.

Nota de Resposta – Eduardo Amorim: Em resposta ao que publicou o jornalista neste espaço, Eduardo Amorim (PSDB) salienta que jamais sumiu. “Não confunda sumiço com respeito. Eu não sumi, continuei trabalhando. Apenas desmontei o palanque e respeitei a decisão da maioria dos eleitores sergipanos, embora discordasse da escolha. Entendia que nenhum dos dois que foram para o segundo turno mudariam o que aí está. Tanto é que mantive a coerência e não apoiei nenhum deles”, destaca. Eduardo ressalta ainda que após o resultado da eleição seguiu desempenhando seu trabalho no Senado Federal. “Portanto, não sumi. Concluí o meu mandato, a minha missão, com a consciência tranquila de quem trabalhou por um Sergipe melhor. Tanto é que, em meio a tantos caciques do Senado com vários mandatos, fui indicado em 2014 como o melhor Senador do Brasil pelo Ranking do Progresso – avaliação anual objetiva do desempenho de senadores e deputados, feita pela revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP – UERJ). Agora estou retornando à Medicina, minha profissão, e seguirei presidindo o PSDB Sergipe. Estou onde sempre estive e à disposição de todos, inclusive da imprensa. Não há motivos para sumir”, afirma Eduardo Amorim.

Visita Ontem, 14, o diretor Tesoureiro do STERTS radialista Fernando Cabral, representou a entidade numa visita de cortesia ao presidente Desembargador Osório Ramos, que teve como objetivo desejar uma gestão profícua e estendeu o desejo de boa sorte neste segundo mandato que se inicia, Cabral o parabenizou também, por ser o único neste século a ocupar este posto no cargo de comando do poder judiciário do Estado de Sergipe.

Precatório O dirigente sindical aproveitou a oportunidade para saber o andamento do processo de precatório número 2014000109234 em favor dos trabalhadores da Fundação Aperipê de Sergipe, o desembargador afirmou que não sofrerá solução de continuidade nos trabalhos desenvolvidos pelo setor especializado nestas ações, e encaminhou o Radialista Fernando Cabral a equipe técnica que atua na área no TJ/Se. Ao termino da visita Cabral ressaltou: “E u sai satisfeito no diálogo com a equipe técnica do TJ e vamos aguardar a avaliação que está sendo feita e que será comunicada a direção do STERTS posteriormente”, afirmou.

5º Congresso Nacional para Gestores Públicos De 22 a 25 de fevereiro será realizado no município de Paulo Afonso (BA), o 5º Congresso Nacional para Gestores Públicos. O Congresso, que será realizado no Hotel San Marino é uma promoção da ETEC – Empresa de Treinamento, Especialização e Capacitação tem como público alvo prefeitos, vereadores, secretários, servidores e assessores.

Capacitação O congresso que pretende capacitar os agentes públicos tem entre os temas debatidos a relação e a desburocratização dos poderes executivo e legislativo no âmbito municipal. Ricardo B. Fernandes Mota, advogado especialista em direito processual é um dos palestrantes. Já a administradora Maria Cristina Pereira de Moura discorrerá sobre políticas públicas. Mais informações: (79) 99859 – 8847 ou pelo e-mail: contato@etec-treinamento.com.br

Japaratuba: prefeita assina lança cartão servidor A Prefeitura de Japaratuba, lançou ontem, 14 de fevereiro, o cartão servidor JAPACARD. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

Recursos O cartão de crédito permitirá que o servidor possa usar até 30% do valor de seu salário líquido. Esses recursos que serão disponibilizados para compras no comércio do município e descontados em folha, vai movimentar a economia local, gerando mais emprego e renda.

Reabertura do Processo Seletivo para Estagiários de Nível Médio no TRE-SE O IEL-SE (Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional de Sergipe), informa a reabertura dos prazos e retificação de cláusulas que tratam do processo seletivo para preenchimento de 35 vagas e formação de cadastro de reserva do programa de estágio do TRE-SE (Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe) para o nível médio. Os candidatos que tiverem interesse poderão se inscrever no site até o dia 6 de março e o prazo para a entrega dos documentos que compõe a segunda etapa da inscrição para o Processo Seletivo, também foi estendido até dia 08 de março de 2019. Para mais informações acesse o site: http://www.se.iel.org.br/ ou por telefone (79) 3226-7514.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Sergipe no Fundo do Poço Do ex-deputado João Fontes pelas redes sociais: “O Ministério Público Federal ajuizou uma Ação para demolir todas as edificações construídas nas praias do Abaís e Caueira. O pedido do MPF é uma ampliação da ação patrocinada na Praia do Saco! O competente Procurador do Estado, Dr Agripino Alexandre, fez um relato na reunião do Rotary Clube Jardins sobre o momento difícil que vive o Estado de Sergipe com a hibernação da Fafen e as possíveis demolições das edificações nas praias de Sergipe. Só Jesus na Causa!”

De Antônio Moraes, policial civil e ex-presidente do SINPOL: O secretário de governo de Sergipe, FELIZOLA, deixou claro que o grande problema do déficit previdenciário do Poder Executivo sergipano está em ter que pagar as despesas previdenciárias dos outros Poderes (Legislativo e Judiciário) do MP e do TCE. (FONTE: rádio Xodó FM, programa Xodó News, às 7h25, 14/2/2019). Pergunta-se: POR QUE O GOVERNO DO ESTADO SIMPLESMENTE NÃO DEVOLVE A ESSES ENTES SUAS RESPECTIVAS DESPESAS PREVIDENCIÁRIAS, DESAFOGANDO A PREVIDÊNCIA DO PODER EXECUTIVO E RETIRANDO O ARROCHO IMPOSTO AOS SERVIDORES?

Inaugurado o Hospital Sírio Libanês Brasília Com a presença de diversas autoridades e médicos de todo o país foram inaugurado ontem, 14, o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. De Sergipe um dos médicos que participou do evento foi o competente oncologista Nivaldo Farias Vieira uma referência na área não só em Sergipe, mas em todo o país. Com mais de 30 mil metros quadrados, o novo hospital está localizado na Asa Sul, próximo aos já existentes Centros de Oncologia e de Diagnósticos do Sírio-Libanês e trata especialidades como Cardiologia, Neurologia e Ortopedia. O Hospital possui 144 leitos de internação, sendo 31 de UTI, 6 salas de cirurgia e Pronto Atendimento. Conta também com um centro de diagnósticos para análises clínicas e de imagem, com equipamentos de última geração que garantem altíssima precisão nos resultados.O Centro Cirúrgico possui aparelhos para cirurgias robóticas e ressonância intraoperatória, tecnologia capaz de determinar, em exames de imagem, a real extensão de um tumor durante a operação, aumentando a possibilidade de retirada completa dessas lesões em um único procedimento cirúrgico.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

“O Poder e os amigos que torna o líder tudo ou nada” Por João Augusto Botto Nascimento*

O poder cega o consciente chegando a trair o inconsciente do ser humano quando está transitoriamente ocupando cargo público.

Quando aprendiz no exercício da função pública recebi do querido amigo Dr Jadson Barbosa de Matos um dos mais importantes dos seus ensinamentos: “Conheça o poder mas nunca deixe de estar vigilante com os amigos da subida para que possa contar com os verdadeiros amigos na descida”, assim o velho mestre alertava seu discípulo de um dos mais graves defeitos do ser humano que é perder a consciência quando o poder político ou financeiro lhe retira a percepção de que o planalto é passageiro como a planície não é eterna.

A máxima do amigo passou a ser minha companheira de todas as funções públicas que exerci até o presente com a companhia da profunda reflexão de que escolha os amigos da subida para que não receba a solidão da descida, tão bem representada pela anedota moral de Dâmocles que era um cortesão bastante bajulador na corte do tirano Dionísio, de Siracusa. Um certo dia Dionísio ofereceu-se a ceder o poder a Dâmocles por um dia para que o mesmo sentisse o perigo das más amizades que se transformam em espada pendurada como pêndulo sobre o pescoço do poder, presa apenas por um fio de rabo de cavalo ao sempre lembrá-lo de que não deves esquecer dos amigos ao subir e muito menos confiar neles ao ponto de receber a solidão da descida.

O tempo pode ter levado minha juventude, mas deixou a beleza das experiências vividas através das cicatrizes que me lembram sempre a transitoriedade do poder e o compromisso com a verdade e proteção aos amigos que compartilham a confiança do poder.

Mas esse exercício de lealdade tem o preço do policiamento psicológico daqueles que nada tem de compromisso com a confiança em si depositada, tratando a lealdade como um objeto e não como um honrado sentimento humano.

Já não tenho tempo a viver para fritar as relações e muito menos explicar meus princípios que conquistei com tantas dores e cicatrizes que irão comigo para eternidade, apenas me nego habituar-me as relações não saudáveis do poder, assim como outros se habituaram a relações pouco saudáveis. Então, quando eu vejo o uso indevido da confiança passar por mim, sem que minha voz seja ouvida, recorro ao Divino para que conceda um minuto de consciência aos que estão com poder para perceberem que certos amigos da subida jamais lhe acompanharam na solidão da descida.
É muito complexo, porque, a partir do instante em que estou inserido na condição de guardião, não me distancio jamais da confiança depositada.

*Bel em Direito, Pós-Graduado em Direitos Humanos e Seguridade Social, Pós-Graduando em Ciência Política/Membro do Fórum Brasileiro de Direitos Humanos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira Você não fica rico com o que ganha, fica rico com o que poupa!

www.twitter.com/coronelrochase Todos nós conhecemos os táxis clandestinos que rodam nas grandes  cidades, mas táxi aéreo clandestino é a primeira vez. Falta fiscalização no ar, na terra e no mar.

www.twitter.com/jorgearaujo55 O Policiamento que atua durante os jogos no Batistão “inovou” e resolveu proibir o acesso de veículos no estacionamento do lado das cadeiras, prejudicando torcedores que lá estacionam desde que existe o Batistão. Como desportista e em nome dos demais torcedores apelamos para que a PM analise e reveja esta medida que vem causando transtorno. Afinal aquela área representa estacionamento interno do Batistão, previsto desde a sua fundação.

www.twitter.com/Jabbnascimento Somente a mãe ESTADO mantém boi velho da corrupção mamando sem parar.

www.twitter.com/ojoaoaugusto Laranjada enquanto suco é saudável e delicioso. Laranjada quando não é suco faz mal, galera! Já têm muitos Bobolsanarianos sem graça e deve causar a primeira baixa no Governo. Para quem fazia política diferente

www.twitter.com/ciceromendes_ep Triste ver as redes sociais e grupos de WhatsApp inundados de FAKE NEWS. Até que ponto as pessoas chegaram para defenderem a “verdade” dos fatos. Por uma imprensa livre e democrática contra esse golpe à boa e séria informação.

www.twitter.com/tiscsouza Tirando o Senador Alessandro a quem pouco conheço a carreira política os outros formam a velha política que levaram nosso estado a esse caos, são os homens que olham primeiro os favores e depois se der o povo que está sofrendo.

www.twitter.com/gilmarcarvalho Defendo a reabertura de matadouros e a venda de carnes nas feiras livres, que Prédio da União, onde por cerca de 50 anos funcionou a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, antiga DRT. Agora, cedido a Prefeitura Municipal de Aracaju, passa sediar a Fundação Municipal do Trabalho - Fundat. Tem que se assim procurar os prédios públicos sem uso para deixar de pagar os caros alugueis. Exemplo para o governo estadual.estará proibida a partir de março. Sempre comi carnes compradas nas feiras, e nunca tive problema.

www.twitter.com/RicMarques_RM Criminosos aproveitaram-se do jogo Sergipe e Goiás, pela Copa do Brasil, para fazerem confusão nos arredores do Estádio Batistão. Sim criminosos, torcedor de verdade vai ao campo em paz para vê e torcer pelo seu time do coração.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade.” Provérbio Árabe.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais