Governo insiste em tirar PM`s das ruas

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É de conhecimento de todos,  até porque os próprios representantes da Instituição PM/Se fazem questão de mencionar quando tentam justificar a insegurança crescente no Estado, a escassez de policiais militares no Estado de Sergipe.

E os motivos são os mais diversos:  lapso temporal muito grande entre concursos; Militares indo para a reserva (aposentadoria), afastamentos temporários, por motivos de doença, licenças, férias, problemas judiciais dentre outros.

Analisando o Boletim Ostensivo da PM encontra-se a razão. Por exemplo, a última quinta-feira,  9 (nove) Militares entraram de férias e não voltaram mais a desempenhar suas funções, para que possam aguardar suas transferências para a reserva remunerada (aposentadoria). Mais 21 (vinte e um) foram para a Reserva nos seguintes casos: 5 Sgt's para a reserva remunerada; 12 Sgt's para a reserva a pedido; 02 Sgt's para a reserva "ex-ofício"; e 02, sendo 01 Sgt e 01 Cabo para a reforma por invalidez "ex-ofício".

E como se não bastasse tudo isso, no mesmo BGO do dia 07, 4 (quatro) militares foram cedidos para ficarem a disposição da Prefeitura Municipal de Aracaju. Tendo como mais agravante, que dois deles saíram da 3ªCia/1º BPM, companhia essa no Bairro Leite Neto, que teve a poucos dias atrás, o PAC – Posto de Atendimento ao Cidadão do Conjunto Médici desativado definitivamente por falta de efetivo.

Agora pergunta-se: É justo que os demais policiais militares trabalharem dobrado, e até triplicado, para os serviços dos "Nobres" colegas desviados de função? É justo que seja pago generosas gratificações aos "Nobres" colegas, para desenvolveram funções burocráticas, afastando-se da função que prestaram concurso? Será que na Guarda Municipal de Aracaju não existe profissionais qualificados para exercerem tais atribuições administrativas?

E o governador? O que diz de tudo isso? Acha normal continuar retirando PM`s das ruas?

Parece brincadeira, mas parece que a PM de Sergipe tem sobra no seu efetivo.

Frei Paulo. Missa 7º Dia, Wanderson Dantas Souza. Hoje, 10
Familiares e amigos comunicam que a Missa de Sétimo dia de Wanderson Dantas Souza, será realizada hoje,10,às 19:00 horas, na Igreja Matriz de Frei Paulo, mais uma vez a família Dantas Souza agradece a cada um pelas palavras de apoio e pela força positiva que toda família está recebendo. Que Deus abençoe cada um de vocês.

Veículos nas areias das praias
Parece que a CPRV nem a SMTT de Aracajuj trabalharam ontem na fiscalização das praias. Vários veículos estavam na areia da praia da Aruana. Sem falar dos quadriciclos. Pelo jeito os frequentadores das praias tem que continuar torcendo para que não sejam atropelados. Aliás,  se um turista for atropelado vai ajudar em muito o turismo sergipano…

Unegro comemora aniversário em Sergipe
Esse último sábado, 8, foi de celebração para os integrantes e apoiadores da União de Negros pela Igualdade (Unegro) em Sergipe. Com quatro anos de forte atuação e conquistas inéditas no Estado, a associação busca para os próximos anos a ocupação dos espaços por seus representantes a fim de dialogar e efetivamente construir políticas públicas para o negro.

Avanços
"Adquirimos direitos, o governo tem avançado, mas é importantíssimo atuarmos em várias frentes para garantir a igualdade racial", afirma Andrey Roosewelt Lemos, professor de História, fundador da Unegro em Sergipe, coordenador nacional LGBT da Unegro e membro do Fórum Estadual de Sergipe.

Debate
Na comemoração, que aconteceu na sede cultural do Sindicato do Servidores do Poder Judiciário (Sindijus), foram debatidos os 125 anos da Lei Áurea e organização do povo negro pela igualdade de direitos. A mesa foi composta pelo professor de História e doutor em Educação Fernando Aguiar, pelo também professor de História e mestre em Educação Manuel Alves do Prado Neto, pela vereadora Lucimara Passos (PCdoB) e pelo secretário estadual de Direitos Humanos Luiz Eduardo Oliva. Ao final, todos os participantes puderam desfrutar de um prato típico brasileiro e criado pelos escravos nas senzalas, a feijoada..

Departamento técnico da TV Sergipe, será que existe?
No sábado passado esse espaço divulgou uma nota do sindicato dos radialistas denunciando maus tratos da TV Sergipe com os funcionários da empresa. Na nota, os dirigentes do sindicato disseram que o engenheiro da emissora disse não saber de nada o que estava ocorrendo. O blog, por telefone e e-mails recebeu informações de quatro pessoas da TV Sergipe. E todos foram unanimes em informar que a resposta do engenheiro pode ser verdadeira porque ele também não deve saber dos inúmeros problemas que envolvem o departamento técnico daquela TV.

Problema com o som
Em vários telejornais os erros técnicos são gritantes, o apresentador chama uma reportagem e ela não entra, chama de novo e nada, noutro dia chama uma reportagem e essa entra sem o som e por aí vai. Para provar que esse engenheiro desconhece os fatos um relato interessante repassado por um funcionário e que está aparecendo todos os dias no jornal do meio dia, o São João da gente com o ator Pierre Feitosa:  “Até agora eles não mostraram um programete que não tivesse problema com o som. É impossível entender como um departamento que deveria primar pela qualidade de som e imagem deixe isso acontecer. Será que Albano Franco, dono da TV Sergipe, sabe disso?”

Mal produzido
Diante da falta do conhecimento específico da área que compete ao engenheiro responsável é bem provável que ele realmente não saiba o que aconteceu nas salas dos funcionários e foi denunciado pelo sindicato da classe. Se o que é ligado ao departamento técnico ele desconhece  imagine outras coisas. Para encerrar um breve comentário: “Eita São João da gente ruim da gota, mal produzido, mal apresentado, som horrível,filmagem cheia de cortes, um verdadeiro sarapatel de coruja. Pierre você é um belo ator mas, perdoe, a coisa tá abaixo da crítica. Converse com quem escreve os roteiros para melhorar os textos e a forma de mostrar as histórias, repito a coisa tá muito feia, tá jogada, tá igual à cantiga da perua " é de pior a pior".

Carmópolis realiza 28ª Reunião Ordinária do FORTUR
Na tarde de hoje, 10, será realizada em Carmópolis a 28ª Reunião Ordinária do Fórum de Turismo de Sergipe (FORTUR). O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), e conta com o total apoio da Prefeitura Municipal de Carmópolis.

Local
O Monte Carmelo, ponto turístico da cidade que foi totalmente reformado e ampliado, foi escolhido como local para a realização do evento. O Fórum contará com a participação de mais de 100 pessoas, dentre membros do fórum, Secretários Municipais de Turismo, Empresas de Turismo do estado e pessoas ligadas à área.

Ações
O objetivo do fórum é discutir as ações que estão sendo realizadas no estado visando beneficiar o turismo, além de debater novas estratégias que poderão ser aplicadas para um desenvolvimento maior do turismo em nosso estado. O FORTUR terá início às 14h e está previsto para terminar às 17h.

Agenda
10 DE JUNHO – Hoje é o dia da ARTILHARIA, uma das armas do Exército, ao lado da Infantaria e da Cavalaria, de excepcional importância em batalhas como as travadas pelo Brasil na Guerra do Paraguai, afinal vencida pela Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, pelo Uruguai e pela Argentina. Segundo alguns pesquisadores/estudiosos desse tema, houve um verdadeiro massacre da população paraguaia. Milhares de jovens foram mortos, muitos deles com uma idade que variava de 11 a 15 anos. A derrota foi consumada em 1870, com um dado mais trágico ainda: a metade da população do Paraguai foi dizimada. O motivo da Guerra do Paraguai era obter uma saída para o mar. Os livros de história do nosso país nunca contaram a verdade sobre a Guerra do Paraguai. Como se sabe, a história é sempre relatada pelos vencedores. A artilharia pesada utilizada pelo Brasil em batalhas como a de Tuiuti, a maior da Guerra do Paraguai e de todo o continente, fez com que o 10 de junho ficasse sendo o dia da ARTILHARIA. Frase – “Toda guerra é ganha pelos GENERAIS e perdida pelos SOLDADOS.” – Carlos Drummond de Andrade, em O AVESSO DAS COISAS (1902).

CURTAS
JOSÉ GUIMARÃES, LÍDER DO PT NA CÂMARA, AFIRMA QUE A OPOSIÇÃO VAI AJUDAR A APROVAR A REDUÇÃO DAS CONTAS DE ENERGIA E A DESONERAÇÃO DE SETORES DA ECONOMIA. /// INFLAÇÃO PERDE FORÇA EM MAIO. /// PRESIDÊCIA MANTÉM SOB SIGILO DADOS SOBRE AS VIAGENS DE DILMA ROUSSEFF. /// COMISSÃO NO SENADO DISCUTE PERMISSÃO À PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA EM HOSPITAIS E CLÍNICAS. /// UNICAMP DOBRA BÔNUS PARA CANDIDATO DA ESCOLA PÚBLICA. /// PARA O STJ, NOIVOS DEVERÃO PAGAR TAXA À ECAD PELA EXECUÇÃO DE MÚSICAS NAS SOLENIDADES DE CASAMENTO. /// MUSEUS TERÃO VERBA PARA ‘TRADUZIR’ OBRAS PARA CEGOS E SURDOS. /// RECURSO DE BELIVALDO CHAGAS TERÁ DECISÃO MONOCRÁTICA, OU SEJA, POR UM DESEMBARGADOR. /// TENDÊNCIA DO TJ É ACOLHER O PEDIDO DE LIMINAR. /// VEREADOR BATIZADO DE BRUCUTU POR ATITUDES QUE FEREM O DECORO PARLAMENTAR. /// CRESCEM OS PROTESTOS CONTRA OS ABSURDOS PRATICADOS POR AGAMENON SOBRAL, QUE É DA BASE ALIADA DO PREFEITO JOÃO ALVES FILHO. /// A QUEM INTERESSA TANTA INTOLERÂNCIA? /// ROGÉRIO CARVALHO, DEPUTADO FEDERAL E PRESIDENTE ESTADUAL DO PT, REPELE ALIANÇA COM JAF E DIZ QUE PREFEITO DE ARACAJU QUER PRIVATIZAR A SAÚDE DO MUNICÍPIO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Esporte sergipano de luto, morre José Américo Beata
O esporte sergipano está de luto. Faleceu na última sexta-feira e foi sepultado no sábado, à tarde, no cemitério COLINA DA SAUDADE, JOSÉ AMÉRICO BEATA RODRIGUES, ou, simplesmente, Américo Beata, militar reformado do Exército Brasileiro, entusiasta do esporte e ex-árbitro da Federação Sergipana de Futebol. Beata foi uma das pessoas mais educadas que eu conheci. Lhaneza de trato era sua principal característica. Difícil ouvir o Beata erguer o tom de voz, em qualquer situação. Militar dotado de rara capacidade de relacionamento humano, nunca apelava para o autoritarismo. Por isso, era querido por todos. Conheci Américo Beata na década de 70. Anos depois, ele foi transferido para a cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Vários anos depois, ele, que já era árbitro da FSF, voltou à atividade e acabou por assumir, posteriormente, o cargo de diretor do departamento especializado em arbitragem da mentora sergipana, no qual sucedeu a José Ailton. Fui instrutor das duas primeiras turmas da Escola de Árbitros que depois seria batizada com o nome de Zé Gogó. Na época do regime militar, tínhamos em atividade quatro árbitros que pontificavam como árbitros de futebol em Sergipe: Francisco de Aguiar Siqueira (já falecido), Antônio Góis, Laerson Ribeiro e José Américo Beata. Dedicou-se o saudoso desportista, também, à liderança dos quarentões, presidindo a associação que congrega os antigos praticantes do esporte bretão. Residia, ultimamente, na Barra dos Coqueiros. Exerceu, também, o cargo de supervisor de segurança do Shopping Jardins, claro que após sua reforma como militar. Ao seu sepultamento, no último sábado, às 14 horas, compareceram vários árbitros sergipanos, dentre eles Sidrack Marinho, Antônio Hora, Francisco de Assis, Erivan Pessoa (ex-árbitros), o ex-dirigente da FSF, Custódio Santana, familiares e amigos dessa figura humana excepcional chamada AMÉRICO BEATA. Quando tomei conhecimento da notícia de seu falecimento, dirigi-me ao Colina da Saudade, mas o enterro já tinha ocorrido, às 14 horas. Valeu, porém, a intenção de despedir-me, pessoalmente, daquele que foi um exemplo de profissional e de desportista. Vieram, então, à minha mente, as imagens da simples solenidade na qual, em 2001, se não estou enganado, o militar AMÉRICO BEATA era reformado, ou seja, aposentado, na linguagem civil. Ele agora foi premiado por DEUS com uma nova REFORMA, certamente para cumprir novas tarefas em outros mundos. Lembremo-nos, todos, das palavras de Cristo: “No reino do meu pai há muitas moradas.” Descanse em paz, grande amigo Américo Beata. Em tempo: também foram levar seu último adeus a Beata inúmeros ex-companheiros de carreira militar. A solenidade a que me refiro, neste texto, teve como local a CR – Circunscrição do Serviço Militar. Assim como eu, diversos colegas e amigos estiveram presentes.

Sergipe empata na Paraíba
O Mais Querido sergipano conseguiu um bom resultado, no último sábado, em João Pessoa. Empatou em 1 a 1 com o Botafogo local. O gol rubro foi assinalado por Leandro Kivel, no início da etapa final. Agora com 4 pontos, o Sergipe lidera o seu grupo. Não podemos nos precipitar, mas já dá para pensar, firme, na classificação para a fase seguinte. A série D só terá jogos após a Copa das Confederações.

Wilson Tavares
Já recuperado de uma cirurgia de catarata, volta hoje ao batente o experiente e eficiente apresentador e plantonista Wilson Tavares, uma das principais peças da equipe comandada por Carlos Magalhães.

Frase
Que é uma piada pronta, sobre o Flamengo, acabou sendo superada, pois o MENGÃO já venceu a primeira no Brasileirão: “E diz que o Flamengo vai contratar um técnico de basquete. Pra ver se consegue fazer 3 pontos.” – O autor é o colunista José Simão, da Folha de São Paulo.

Festa dos Melhores
Confirmada para o dia 18 de junho a festa organizada para homenagear os melhores do campeonato sergipano de 2013.

O rádio por dentro
A Rádio Panamericana de São Paulo, atualmente Jovem Pan, foi a primeira do país a apresentar uma programação l00 por cento esportiva. Isso aconteceu no começo da década de 1950. Darci Reis era o grande comandante da referida emissora paulistana.

Nada justifica
Não há nada que possa justificar um adiamento na execução da reforma do Batistão. Quem acompanha o nosso futebol sabe que, no segundo governo de João Alves Filho, uma reforma em nossa principal praça esportiva foi abortada, a pedido dos clubes, porque ela iria prejudicar o campeonato e o nosso futebol. O pedido foi aceito. Uma comissão, liderada por Carivaldo Souza, e integrada por vários presidentes de clubes sergipanos, foi recebida pelo governador, na Secretaria da Fazenda. A solicitação foi aceita. A reforma, adiada. Não podemos correr um novo risco. A propósito, a ordem de serviço para início das obras será assinada amanhã, às 8 horas, pelo governador em exercício, Jackson Barreto. Será oferecido um café da manhã à imprensa e aos tradicionais “penetras”.

TV Aperipê
A convite do estimado companheiro Cristiano Prado, estaremos participando, hoje, do programa esportivo semanal da TV Aperipê, Canal 2, às 20 horas.

Fiori Gigliotti
Um dos mais emblemáticos profissionais do rádio esportivo brasileiro, FIORI GIGLIOTTI, faleceu no dia 09 de junho de 2006. Faz, portanto, sete anos. O programa do Milton Neves, na Rádio Bandeirantes, homenageou, ontem, o grande narrador esportivo, que viveu momentos de glória no rádio paulistano, em especial na Rádio Bandeirantes, emissora que realizou inesquecíveis jornadas esportivas, comandando a famosa cadeia verde-amarela.

Campeonato brasileiro – Série A
Quinta rodada – Flamengo 3 X 0 Criciúma – Cruzeiro 2 X 2 Internacional – Vasco 1 X 1 Bahia – Corinthians 0 X 0 Portuguesa – Botafogo 2 X 0 Ponte Preta – Fluminense 2 X 1 Goiás – Coritiba 1 X 0 Náutico – Vitória 3 X 2 Atlético do Paraná. A quinta rodada será complementada na próxima quarta-feira, com os jogos: Santos X Atlético Mineiro, na Vila Belmiro, e Grêmio X São Paulo, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

Classificação
G-4 – 1. Coritiba – 11; 2. Vitória – 10; 3. Botafogo – 10 e 4. Fluminense – 9 (com um jogo a menos). Z-4 – 1. Ponte Preta – 3; 2. Portuguesa – 3; 3. Santos – 2 e Atlético Mineiro – 1 p.g.

Próximos jogos
Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho: Na Vila Belmiro – Santos X Atlético Mineiro e na Arena Grêmio, em Porto Alegre – Grêmio X São Paulo.

Brasil 2 X 0 França
Finalmente a seleção brasileira quebrou um tabu de mais de 20 anos sem vencer a França. O quadro nacional, comandado por Felipão, derrotou, ontem, por 3 X 0, o selecionado francês, com todo o placar sendo construído na etapa complementar: aos 8 minutos, Oscar fez 1 X 0. Aos 39, Hernanes marcou o segundo gol. E finalmente aos 47, cobrando penalty, Lucas assinalou o terceiro gol do Brasil. Os franceses caíram muito de produção, na fase complementar. O técnico Luiz Felipe Scolári já tem o time ideal para estrear, no próximo sábado, em Brasília, pela Copa das Confederações, contra o Japão. Mas admitiu que poderá utilizar, eventualmente, David Luiz como líbero. O resultado contra os franceses foi muito importante para levantar o moral da seleção. Contudo, a equipe está longe de produzir o futebol que se espera para conquistar a Copa das Confederações. Felipão tem, agora, uma semana, para dirimir suas últimas dúvidas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rosangeladoria  Tanta tecnologia e não inventam uma 'bixiga' de um liquidificador que não faça barulho!

www.twitter.com/Gilbertotv  Nunca deixe de dizer que você gosta pra quem você gosta, e que ela é uma pessoa muito importante em sua vida. Viva o hoje, sempre o hoje.

www.twitter.com/Machu_Veio  De repente vc pode achar até o amor da sua vida no posto Ipiranga.

www.twitter.com/ManuSanthiago Lua, lua, lua amiga vai dizer pra ela, que eu não quero outro amor, eu só gosto dela… Bom dia para aqueles que sabem valorizar a amizade!!

www.twitter.com/dilsonramoslima  Sergipe ainda vai ser conhecida como a 'terra do quebra-mola'. Não vejo em outros estados, nas rodovias, tantos quebra-molas como aqui!

www.twitter.com/Castilhogevi  O que tem de dondocas e secretarias q levam os cachorros p/ fazerem coco no calcadão não tá no gibi a ideia de mandar o coco p casa é ótima.

DO LEITOR

Atalaia Nova pede socorro
Do leitor Manoel Domingos: “Atalaia Nova precisa de mais atenção Caro Jornalista Cláudio Nunes mais uma vez recorro a seu espaço para pedir socorro para Atalaia Nova.Em Atalaia Nova foi iniciado uma obra na Av. Beira Rio margeando as pedras, mal colocadas por sinal, onde seria feito uma avenida asfaltada e por falta de um planejamento adequado a obra foi paralisada edevido devido diversas falhas, entre elas as ondas que estão passando sobre as pedras e consequentemente ,fazendo erosão no material colocado: subiram o nível da Av. demasiadamente e quando a água passa entra em algumas casas.Na curva próximo ao bar Zé da Ilha breve breve carro não passará.Gostaria de saber por que a Mídia não divulgou esse fato, pois gostaria de ver a mesma ênfase que foi dado ao ocorrido na Praia 13 de Julho, são casos semelhantes, com apenas diferenças sociais, ambas são obras prioritárias, cartão postal de Sergipe.O Ministério Publico da Barra dos Coqueiros já se pronunciou sobre a manutenção do Molhe de Atalaia Nova e solicitou a manutenção, no entanto foi feito um paliativo de péssima qualidade”.

Levanta Poeira da TV Sergipe! Quanta desorganização
Do leitor Anselmo Souza: “Sábado passado aconteceu a final do concurso de quadrilha da TV Sergipe na cidade de Rosário do catete. Como sempre muita gente mas, um detalhe chamou a atenção de todos, a falta de cuidado com um evento de tamanha grandeza. Antes de começar o concurso a turma da TV Sergipe que cuida da organização saiu as pressas procurando alguém conhecido para compor o corpo de jurados e no meio da multidão encontrou uma moça que estava lá prestigiando uma das quadrilhas que iria se apresentar. Ela, mesmo sem querer participar, foi convencida pelos “organizadores” e começou a julgar as agremiações. Eis que durante o desenrolar do concurso, integrantes de outras quadrilhas foram questionar aos” organizadores” que a moça escolhida as pressas e no meio do público teria postado no facebook a vontade de ver a sua quadrilha preferida campeã do evento. Os “organizadores” então resolveram deixar a moça julgar até o final e na hora da apuração decidiram  anular as notas dela colocando-a numa situação de extremo constrangimento perante o público, um verdadeiro assédio moral ocasionado pelos membros da TV Sergipe, um fato lamentável e sem precedentes na história do concurso. A moça, pelo que se sabe, é uma pessoa honesta e está muito abalada com toda a situação provocada pela TV Sergipe e pelos “organizadores” do evento”.

Sugestão para local do Pré-Caju e área Multi-Eventos
Do leitor Carlos Olivier: “Com tantas polêmicas sobre o melhor local para o Pré-Caju, segue minha sugestão.Uma pista

começando no Kartódromo da Atalaia indo até em frente ao antigo Hotel Parque dos Coqueiros.Seria uma pista de no máximo 40 metros de largura. Suficiente para instalação de arquibancadas e camarotes que ficariam de costas para o mar e com espaço suficiente para a "pipoca".Bom para o turista. bom para os donos de bares e restaurantes, proporcionando assim uma recuperação da famosa ORLA. Mudando para Atalaia, não haveria problemas de fechamento de avenidas.Ao longo do ano, a pista poderia ser usada para atividades esportivas funcionando como quadras poliesportivas”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frases  do Dia
“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho”.
Theodore Roosevelt.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais