Gramado Encantado

0

Estar em Gramado é viver um sonho encantado diante de tanta beleza, simplicidade, harmonia e tranquilidade. Gramado é um município brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul. Fica a 115 Km de Porto Alegre, sendo muito fácil e aprazível chegar lá, inclusive pela rota romântica que tem paisagens fascinantes.

Subindo a serra gaúcha você encontra um relevo acidentado indo em direção a  área urbana que fica a 830 m de altitude. Passa por muitas matas de araucárias e sente no verão temperatura amena em torno dos 22ºC.

  

    

Você pode sentir um friozinho em Gramado. A cidade apresenta hoje, 19/11, mínima de 7ºC e máxima de 24ºC.

Segundo o IBGE, a população de 2010 é de 31.811 habitantes, sendo estes de influência alemã e italiana, imaginem a deliciosa culinária diante dessa origem.

Com uma área de 237,019  km² , é fácil alugar e dirigir uma carro em Gramado. Apesar de poder se locomover e passear à pé, existem muitos lugares com atrações turísticas que necessitam de condução. Entre elas estão:

Rua Coberta (Cenário de eventos e apresentações, compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva).                               


Apresentação de um grupo de Capoeira

As Capoeiristas Índia e Tamara 

O poeta Elias Vidal Sobrinho

  

   
                                     

 

Lago Negro ( suas margens têm árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha e flores coloridas como azaléias e hortências.  Sua maior atração é andar ao redor do lago sentindo a tranquilidade e beleza do lugar além dos pedalinhos)

  

Mini Mundo (cidade em miniatura com réplicas de castelos e ferrovias)

 

Igreja São Pedro (inaugurada em 1942, com estrutura em pedra basáltica e lindos vitrais).

Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel (morada do papai Noel).

Green Land (natureza onde você encontra um lago com  trilhas suspensas  na ponte pênsil).

Palácio dos Festivais – Cine Embaixador (sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro).

Outras atrações: Praça das Comunicações, Rótula das Bandeiras, Lago Joaquina Rita Bier, Museu do Perfume – Fragram, Museu do Chocolate, Hollywood Dream Cars, Museu Medieval – Brasões e Cutelaria em Geral, Cristais de Gramado e mais e mais…

Agora, Gramado vive o NATAL, comemorando os 25 anos do maior evento de Natal do Brasil.

               

       

Já começou desde o dia 4 de novembro essa festa encantada que tem o seu término no dia 24 de janeiro de 2011.

Quem chega aqui encontra o espírito natalino em toda cidade, que está muito decorada e iluminada para encantar os visitantes. São 20 diferentes atrações e 500 exibições em uma temporadade 74 dias.

A comunidade gramadense participa integralmente do evento e existem ações sociais relevantes de moradores, escolas, instituições, empresas e autoridades de município. Dentre essas ações está o Projeto pet com reciclagem de garrafas de pláticopara a preservação do meio ambiente. A decoração natalina de Gramado éfeita com essas garrafas que se transformam em enfeites,  guirlandas, bolas e flores. Algumas entidades são beneficiadas como o Instituto do Cancer Infantil.

Alguma atrações: Fantástica Fábrica de chocolate, Grande desfile de Natal, Arca de Noel, Vila de Natal e Povo da Vila de Natal, Cine Magia D, Show de Som e Luzes, Exposição de Renas Decoradas, Parada de Natal, Natal Gaucho.

O grandioso espetáculo Nativitaten (Produzido às margens do Lago Joaquina Rita Bier, onde cantores líricos posicionados em balsas remontam a origem do natal. Chamas de fogo saem de dentro do Lago, chafarizes de água desenham formas em meio a raios laser, fogos de artifícios costuram os temas do início ao fim, numa comovente e única apresentação e um coral com 100 vozes).


                                              

Grande Desfile de Natal

Grandioso cortejo com a participação de atores, patinadores, dançarinos, crianças da comunidade e o Papai Noel.

Cerca de 400 pessoas, entre elenco e equipe de apoio, integram esta super produção que tem a grande maioria formado por alunos da Escola das Artes Pedro Henrique Benetti do Natal Luz e por pessoas da comunidade.

São armadas arquibancadas ao longo da Av. das Hortências, onde muitas pessoas podem assistir mais acomodadas a esse maravilhoso espetáculo de luz, arte e beleza que deixam todos encantados.

As alas do desfile vão revelando um mundo lúdico por meio dos atores, artistas e bailarinos sendo anjos, reis magos, bonecos gigantes, brinquedos e o Papai Noel, além de música, luzes e fogos.

É um momento mágico e também de muito frio, como relato no dia 11 de novembro com temperatura de 5ºC. Por mais que o público estivesse preparado, ainda estava sentindo frio, principalmente quando a ala branca entrou com suas rainhas de neve e foi acionada a máquina que fazia cair espuma de sabão nas pessoas, ficando impraticável ficar no local devido ao frio deixando muitas crianças molhadas.

 

 


O   casal  Francisco  e Loni Soares sentiram muito  frio  mas  acharam  que   valeu  a pena vir de São  Lourenço do Sul para conhecer esse desfile mágico

A baiana Fátima se divertiu bastante com os bonecos gigantes
   



Encontrei um grupo de Sergipanos      
  que 
veio viver o Natal Luz   

João Bosco Cruz surpreendeu-se  com o esmero  da organização do desfile e  sua esposa, Crismara Diniz, ficou  encantada com o Carro Trenó, onde estava o Papai Noel


            

                                                      


Eugênio Dezen achou que a melhor atração do Natal Luz foi o Grande Desfile, com o grandioso cortejo de artistas  e bonecos.

 

 

 

Maria Auxiliadora Rosa Cruz ficou fascinada com a Ala Doces, onde viu um brinquedo de pudim, com uma linda criança ascenando. “Foi inusitado demais, foi mimoso!”, disse Tuca, como é conhecida pelos amigos.

Camila Dezen, recém formada no curso de Pós-graduação em Gestão Hoteleira na Casteli ( Escola Superior de Hotelaria), aproveitou o desfile na companhia dos pais.

O casal Albérico Ferreira e Edinéia Sobral estavam em clima de lua-de-mel. O desfile fez ele viver um sonho de infância, relembrando o tempo em que ainda acreditava em papai Noel. Ela adorou a Ala Brinquedos, com marionetes, soldadinhos de chumbo e bailarinas.

 

 

  
Os proprietáriosda Pousada di Bergamo (de camiseta branca), proporcionam
conforto e tranquilidade junto a exuberante natureza da Serra Gaúcha.

Roswita,  proprietária da  Pousada  Micolay,   está  desde 1974  no ramo da hotelaria  e acolhe muito  bem  seus
hóspedes. Ela diz que é “uma casa de amizades”. 

                                                                                                           

   
As delícias gastronômicas, como os famosos chocolates, queijos, salames, geléias, pães, sempre presentes no Café Colonial de Gramado, também encantam os turistas.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários