Greve muda de mãos

0

Em greve há uma semana, os trabalhadores da construção civil de Sergipe não seguem mais a orientação da Força Sindical. Agora a turma da pá e da colher é orientada pela CUT. A mudança ocorreu porque a base da categoria não concordou com a primeira central sindical, que achou satisfatório o acordo firmado sob sua orientação com o sindicato dos empresários. Em nota, a Força Sindical explica que “alguns indivíduos insistem maldosamente em continuar o movimento para atender interesses políticos”. Entre os grevistas, porém, o pensamento é outro. Eles acham que a Força Sindical perdeu o controle da greve, fato que levou o Sindicato a recorrer à CUT. Apesar da mudança de orientação política, segue robusto o movimento que paralisou pela primeira vez os canteiros de obras de Sergipe.

Privatização

No próximo dia 3 tem audiência no Ministério Público Estadual para discutir a ‘privatização’ da saúde de Aracaju. A promotora de Justiça Euza Missano instaurou inquérito para analisar essa história de a Prefeitura entregar as unidades de saúde à classe empresarial. O projeto permitindo a contratação de Organizações Sociais (OS) para gerir a saúde dos aracajuanos foi aprovado pelos vereadores. Isso ainda vai dar panos pras mangas. Aguardem!

Sujeita

As bolsas femininas têm mais micróbios do que a maioria dos vasos sanitários. Segundo estudo da  empresa Initial Washroom Hygiene, as mulheres colocam a bolsa em tudo que é lugar, pegam nela o tempo todo e ficam passando micróbios da mão para a bolsa. O professor Maulori Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, garante que o fato não põe em risco a saúde humana. “Isso tudo é injeção de pânico”, disse ele à Agência Brasil. Ainda bem, né?

Pelo ralo

O governo de Sergipe e de outros 10 estados podem ser processados por não terem usado mais de R$ 103 milhões para construção e reforma de presídios. Em ofício aos procuradores de justiça estaduais, o Conselho Nacional da Justiça pede que se apure porque os estados não utilizaram os generosos recursos federais. Desde 2011, os 11 estados abriram mão de 29 contratos para melhorar o sistema penitenciário.

Por um fio

A secção de Sergipe da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil é uma entidade destinada a se acabar. A conclusão é do jornalista Eugênio Nascimento. Segundo ele, nos tempos áureos a entidade já era pequena, reunia apenas os 292 sergipanos que foram para a 2ª Guerra Mundial. Hoje, tem apenas 30 dos 55 sobreviventes como filiados e eles estão na faixa etária entre 85 e 96 anos. Segundo Eugênio, a saída honrosa para garantir uma sobrevida à Associação seria o Brasil ir para uma nova guerra.

Coroa do Meio II

Decididamente, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), não gosta do rio Sergipe. Há cerca de 40 anos, ele autorizou o aterro de enormes áreas de dunas e mangues para fazer o bairro Coroa do Meio. Represado, o rio causou enormes destruições em Aracaju e na Barra dos Coqueiros. Agora o demista quer aterrar parte daquele corpo d’água no bairro 13 de Julho. Será o Projeto Coroa do Meio II?

Guerra aberta

Contrariado com as criticas que lhe foram feitas pelo radialista David Leite, assessor político dos Irmãos Amorim, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) partiu para o ataque. O demista postou ontem no twitter que vai publicar “todos os processos de Edvan Amorim e mostrar que o líder do senador Eduardo Amorim é um frequentador assíduo do Judiciário”. E mais: “Esses que fazem o PSC, réus em vários processos, sonham em governar Sergipe. Imaginem!”. Misericórdia!

Droga mortal

O aquecimento de dois componentes que formam o crack, o éster metilecgonidina (Aeme) e a cocaína, aumenta em 50% a morte de neurônios em usuários, quando comparado ao consumo isolado das duas substâncias. Foi o que conclui estudo feito pela Universidade de São Paulo. O crack é produzido a partir da mistura da pasta de cocaína, bicarbonato de sódio e água, sendo que o Aeme é um produto da queima.

Luto

Será sepultado às 10h de hoje no cemitério Calina da Saúde, onde está sendo velado, o corpo da senhora Elza Guimarães. Ela era mãe da amiga jornalista Sacuntala Guimarães. O blog solidariza-se com a família enlutada.

Até que enfim!

Parabéns à torcida do Clube Sportivo Sergipe pela conquista do campeonato sergipano. Em jogo disputadíssimo, a equipe vermelhinha derrotou o River Plate de Carmópolis por 3 a 2. Também, se não ganhasse de um time genérico, ia ganhar pra quem?

Do baú político

O blog recorre mais uma vez às reminiscências do experiente jornalista Luiz Eduardo Costa para alimentar o baú político. Ele conta que, certa vez, um senador disse a Lourival Baptista (Arena) que não se sentia bem ser chamado por ele de colega. “Eu fui eleito pelo voto popular e o senhor é senador biônico”, disse o queixoso parlamentar. Lourival, tarimbado em eleições diretas, tendo conquistado o primeiro mandato de senador num disputado pleito em 1970, sendo o mais votado de Sergipe, apenas sorriu e, sem acusar a indelicadeza sofrida, respondeu: “Quem de nós aqui não gostaria de ser senador vitalício?”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários