Greve, não: férias fora de época

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) constatou que, no ano passado, os servidores públicos fizeram mais greves do que os empregados do setor privado. Em 2011, o número total de mobilizações no País foi de 554, 24% a mais do que em 2010, com 446, e o maior volume desde 1997, quando o total de greves chegou a 631. Com 325 ocorrências, os funcionários responderam por 58,7% das paralisações no ano passado e as greves no serviço público duraram muito mais: 10% delas ultrapassaram 61 dias. Enquanto isso, os trabalhadores das empresas cruzaram os braços 227 vezes no ano passado, respondendo por 41% do total. As greves restantes foram feitas em conjunto por trabalhadores de ambas as esferas.

A maior disposição dos servidores públicos de parar de trabalhar para exigir reajustes salariais não chega propriamente a ser uma novidade e apenas mantém a tendência registrada no ano anterior: em 2010, a proporção foi de 60,3% de empregados das diversas instâncias de governo e 39,5% de trabalhadores de empresas privadas.

Trabalhadores comuns correm riscos – Esta tendência deriva basicamente da diferença da relação de custo e benefício existente entre os dois casos. Os trabalhadores comuns correm alguns riscos quando se dispõem a cruzar os braços. Apesar das garantias dadas pela legislação trabalhista, eles não podem se dar ao luxo de parar indiscriminadamente e têm de medir as consequências antes de darem o passo decisivo. Empresas dependem de lucratividade para funcionar e o atendimento de cada reivindicação da classe laboral tem de ser negociado cautelosamente para que não sejam provocados danos à atividade econômica.

Desde a redescoberta da força de pressão da mão de obra nas greves deflagradas a partir das décadas de 1970 e 1980, as lideranças sindicais têm aprendido a não contar apenas com esse tipo de pressão para atingir seus objetivos. A classe operária já percebeu que pôr o patronato contra a parede não é a única – e pode não ser a melhor – forma de conseguir salários mais justos e melhores condições de trabalho. Há outras formas de alcançar seus objetivos e muitas delas dependem menos da luta de classes do que de um trabalho em conjunto do qual podem sair lucrando a higidez econômica das empresas e a qualidade de vida dos assalariados.

Servidores tem assegurada a estabilidade – Os trabalhadores têm de obedecer às normas da lei que rege a greve e negociar, por exemplo, o recebimento dos dias parados, que pode lhes ser negado. Este não é o caso dos funcionários públicos. Com a autoridade de quem liderou greves de metalúrgicos no ABC em plena ditadura militar e depois fundou a CUT com predominância de servidores do Estado na composição de seus quadros, Luiz Inácio Lula da Silva comparou as paralisações destes com férias remuneradas. Fê-lo quando chefiava o Poder Executivo federal, o que favoreceu sua compreensão da realidade do fenômeno. Ao contrário dos trabalhadores comuns que podem sofrer a consequência nefasta do desemprego numa paralisação malsucedida, servidores têm assegurada a estabilidade. E, em praticamente todos os casos, são remunerados pelos dias em que não trabalharam. A diferença se completa numa questão capital: ao direito à greve que adquiriram na Constituição de 1988 não corresponde uma legislação complementar que a regule.

Lei específica para servidores – Apesar da crítica contundente às greves do funcionalismo, o ex-presidente Lula não se aproveitou da maioria parlamentar que seu governo teve ao longo de oito anos para fazer aprovar uma lei específica para greves de servidores. Mais não fez sua sucessora, Dilma Rousseff, embora disponha de um apoio ainda maior no Congresso. O STF fez o que pôde em sua alçada ao orientar as instâncias do Poder Judiciário a, sempre que possível, recorrer no trato com greves públicas às normas legais usadas para julgar movimentos de paralisação nas empresas privadas.

Já passou da hora de o Executivo encaminhar ao Congresso um projeto de lei que ponha fim ao gozo de férias fora de época no serviço público, pelo qual o cidadão paga, mas do qual não usufrui. (Editorial jornal o Estado de São Paulo, 09/12/2012)

Magistério
Um exemplo é o magistério em Sergipe. Somente em 2012 foram 58 dias de greve e mais 12 de paralisação. Sem mais comentários…

Denúncias contra Lula
O governador Marcelo Déda encontra-se em São Paulo realizando novos exames de saúde. Ontem, 11, pelo twitter ele reagiu as denúncias de Marcos Valério contra Lula: “Inaceitável que as calúnias de Marcos Valério ganhem status de verdade.Ódio das elites contra o Lula só se compara ao amor que o povo lhe tem. Defender o Lula e denunciar essa manobra de vazamentos seletivos de declarações de um meliante é dever de nossos militantes e aliados”.

Incentivo Fiscal: quase mil empregos em jogo
Um dos projetos que o governo enviou a Assembleia Legislativa e deve ser votado esta semana diz respeito a prorrogação dos incentivos fiscais a fábrica da Ambev em Estância. A fábrica tem 678 funcionários e em frente tem a fábrica da Crown que produz latinhas e tampinhas, com 580 funcionários. Uma depende da outra. Este projeto deve ser aprovado sem problemas pelos deputados.

Esclarecimentos deputado Gualberto
Do jornalista Gilson Sousa, responsável pela assessoria de imprensa do deputado estadual Francisco Gualberto (PT):  “Camarada Cláudio Nunes, em relação ao comentário de abertura de sua coluna de ontem, dia 11, intitulado “De uma derrota para outra”, esta assessoria se sente na obrigação de esclarecer um dos pontos de vista apresentado pelo nobre colunista. Não é verdade que os posicionamentos do deputado Gualberto, então líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, tivessem prejudicado os entendimentos na Casa sobre a votação do famigerado Proinveste. Pelo contrário. Francisco Gualberto tem lado político bem definido, diferente de muita gente que compõe o atual governo”.

Esclarecimentos deputado Gualberto II
Continua Gilson Sousa: “Portanto, dizer que “já o posicionamento do deputado Gualberto somado às declarações do vice-governador Jackson Barreto, só acirram os ânimos e dificultam ainda mais qualquer possibilidade de entendimento”, não corresponde à verdade. Francisco Gualberto tem sua formação política calcada nos debates da luta social e sabe enfrentar certos tipos de dificuldades nesse sentido. Não foge à luta. Identifica os pontos negativos e ataca com coerência e objetividade. Portanto, se alguém no governo não concorda ou não sabe o que isso significa, melhor deixar os parlamentares atuarem da maneira que lhes convêm. Afinal, foi para isso que foram eleitos com o voto do povo, e não de Palácio algum”.

Câmara Aracaju: Vinicius Porto defende consenso
Afirmando que é natural que todos os vereadores eleitos pleiteiem a presidência da Câmara de Aracaju o vereador eleito, Vinicius Porto (DEM) disse que vem conversando com os colegas, não só na defesa da unidade do grupo que elegeu o prefeito João Alves, mas também com os eleitos pelos partidos adversários no sentido de fortalecimento do parlamento.

Nome
Vinicius defende que o nome escolhido seja do bloco dos partidos que elegeu João Alves através do consenso entre as lideranças partidárias e principalmente o prefeito eleito. Ele lembra que com a experiência do mandato conquistado na legislatura 2005/2008, inclusive ocupando a vice-presidência, sabe que a presidência do Legislativo precisa ser afinada com o prefeito, mas não pode ser subserviente. “Temos que pensar no Legislativo e no desenvolvimento de Aracaju”, explicou.

Acidente  na Beira Mar: morte e tentativa de ludibriar a Justiça
Pelo que se comenta nos bastidores o acidente na Avenida Beira Mar, onde a senhora Adriana Menezes da Cunha Vaz, faleceu após sofrer atropelamento pode ter uma reviravolta nos próximos dias. O inquérito foi aberto e as investigações estão a cargo da delegada Daniela Ramos, da Delegacia de Delitos de Trânsito.

Acidente  na Beira Mar: morte e tentativa de ludibriar a Justiça II
A delegada não adiantou nada para não atrapalhar as investigações, mas nos bastidores e em conversa com algumas pessoas a informação é que outra pessoa (talvez um menor) e não o senhor Valmir Artur de Andrade que se apresentou como o responsável, estava conduzindo o automóvel que colidiu na senhora. Não só testemunhas, mas filmagens de câmeras no local mostram que outra pessoa dirigia o veículo. Se comprovado, além do indiciamento do verdadeiro responsável, o senhor Valmir Artur poderá responder processo por tentativa de ludibriar a Justiça.

Processo contra grupo Samam repercute na Assembleia
O deputado João Daniel repercutiu ontem,11, na AL, a matéria divulgada pelo blog sobre a Ação Civil Pública impetrada pelo MPF contra a empresa Agroindustrial Capela Ltda, do grupo Samam, por crime ambiental na região do Baixo São Francisco.

Recuperação
A ação movida pelo MPF visa garantir a recuperação do meio ambiente degredado em virtude da destruição da vegetação nativa em área de preservação permanente do rio São Francisco. A área foi degradada devido ao cultivo irregular de cana-de-açúcar, conforme publicado no dia hoje no Blog do jornalista Cláudio Nunes.

Licença
“A ADEMA já havia indeferido licença ambiental ao empreendimento, determinando que seria necessário fazer o desmembramento dos lotes do imóvel respeitando os 20% da área de preservação permanente. O fato é que as recomendações da ADEMA não foram atendidas pela empresa Agroindustrial Capela Ltda., que continuou o cultivo de cana-de-açúcar sem autorização”, disse o deputado.

Gravidade

João Daniel alertou para a gravidade do fato de que, no dia 24 de agosto deste ano, o Juiz federal Edmilson Pimenta determinou, através de liminar, que a empresa apresentasse ao órgão ambiental, no prazo de 30 dias, o plano de recuperação da área. A empresa deveria se abster de realizar qualquer tipo de atividade ou intervenção até a decisão final do processo. A Agroindustrial Capela Ltda. não apresentou a defesa no prazo determinado, desrespeitando a justiça.

Comissão para visita a área
O deputado propôs, em nome da Frente Parlamentar Ambientalista, a formação de uma Comissão de Deputados para realizar uma visita ao local a fim de verificar o problema. “Entendemos que este Poder Legislativo não pode ficar omisso em relação a um fato tão grave como este e esperamos contar com o apoio dos companheiros parlamentares para que possamos formar esta comissão com a maior brevidade possível e nos dirigirmos ao local”, disse João Daniel.

Refis
O Plenário da Câmara Municipal de Aracaju aprovou ontem, 11, em três sessões consecutivas, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2012, que trata sobre o parcelamento de débitos municipais. A propositura prevê a possibilidade de pagamento à vista ou parcelamento em 120 vezes dos débitos tributários administrados pela Secretaria Municipal de Finanças e pela Procuradoria-Geral de Aracaju, inclusive o saldo remanescente dos débitos consolidados no Programa de Recuperação, o Refis. O projeto segue agora para ser sancionado pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Orçamento 2013
Também foi aprovado em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 168/2012, que estima receita e fixa a despesa do município de Aracaju para 2013. O PL que trata do Orçamento do Município de Aracaju para 2013 foi entregue na Casa Parlamentar no dia 20 do mês passado e votado em 1ª discussão esta tarde. A propositura deve ser apreciada até o dia 15 deste mês, em 2ª e 3ª discussões e em redação final, e poderá receber emendas ao texto original. O orçamento para o próximo ano teve um aumento de cerca de 20%, comparado ao de 2012. O prefeito eleito João Alves Filho, terá em caixa, R$ 1.485.934.353,00.

Senador Valadares defende o Proinveste em Sergipe
O senador Valadares (PSB) ocupou o Plenário do Senado ontem,11,para defender o Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal – (Proinveste), do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), no estado de Sergipe. “Esse empréstimo oferecido visa o enfrentamento da crise internacional, que obrigou a presidenta Dilma a fazer renúncias fiscais que causaram quedas na arrecadação dos estados”, explicou. Leia todo discurso em: http://twextra.com/bh13h6

Candidato eleitos de Carmópolis serão diplomados nesta quinta
Após a conquista da vitória nas urnas de forma democrática, os candidatos eleitos no último pleito na cidade de Carmópolis se preparam para serem diplomados e assim ficarem aptos para assumirem suas funções a partir de 2013. A solenidade de diplomação acontecerá às 17 horas desta quinta-feira, 13, no Centro de Excelência e Atendimento a Crianças, Adolescentes e Trabalhadores (CECAT), no centro da cidade.

Os diplomados
A cerimônia será conduzida pelo juiz Rinaldo Salvino do Nascimento. Os diplomados em Carmópolis. Vereadores: Décio Neto (PPS), Gladson Araújo (PSD), Manoel Mendonça (PT) Adilson (PMDB), Márcio de Louro (PSD), Luizinho (PSB), Aercio (PMN), Alexandre Magalhães (PC do B) e Derval Ferro Velho (PSC). Prefeita: Esmeralda Cruz (PT) e vice-prefeito João Gilberto Oliveira Cruz (PSB).

São Cristovão: Rivanda Batalha é diplomada
O juiz da 21ª Zona Eleitoral, Manoel Costa Neto, diplomou na manhã de ontem,11, a prefeita eleita de São Cristóvão, Rivanda Batalha (PSB). A solenidade ocorreu no auditório do Fórum Desembargador Gilson Soares e, na oportunidade, o juiz eleitoral ressaltou a lisura e legalidade do pleito no município. A diplomação representa o ato jurídico conclusivo das eleições de outubro desse ano.

Transparência e ética
Em seu discurso, que foi reforçado pelas palavras do promotor eleitoral, Alexandro Sampaio, Manoel Costa frisou que as eleições em São Cristóvão transcorreram num clima de total transparência e ética, sem a existência de fraudes, com respeito à legislação em vigor e que, ao final, prevaleceu a vontade popular. Ambos refletiram sobre a importância da nova gestão focar suas atitudes também na transparência e ética, principalmente em virtude do atual quadro político e administrativo em que o município se encontra.

Momento delicado
Bastante emocionada, Rivanda Batalha disse que fará uma administração em sintonia com os anseios do povo e do próprio Judiciário. "Sei da importância de administrarmos São Cristóvão nesse momento tão delicado. Mas quero dizer que iremos pautar essa gestão no compromisso que assumimos com a população, respeitando as leis e sendo transparente em todos os nossos atos", frisou a prefeita diplomada.

Julgamento
Hoje, 12, acontecerá o julgamento do processo contra Rivanda Farias no TRE/SE. O processo foi movido pela oposição pela substituição do nome de Armando Batalha pelo de Rivanda nas últimas horas.

Encontro Nacional de Conselhos foi fundamental
O presidente do Conselho da Comunidade Penal em Sergipe – CCEP/SE, José Raimundo de Sousa disse que o 1º Encontro Nacional dos Conselhos da Comunidade realizado em Brasília na semana passada foi de fundamental importância para traçar novas ações para os conselheiros em todo país. Participaram do evento cerca de 210 conselhos que ao final escreveram “A Carta de Brasília”, que será encaminhada como proposta de emenda a lei 7210/84.

Conselho de Campo Grande é exemplo para o país
Um dos exemplos de Conselho mais produtivo, segundo José Raimundo, foi o de Campo Grande (MS), onde 280 presidiário do sistema aberto participam de cursos de capacitação e trabalham, tanto na iniciativa privada como na pública, como por exemplo, em parques e jardins. “Eles estão felizes porque tiveram a oportunidade de reiniciar suas vidas com dignidade, clareza, oportunidade e respeito”.

Apoio do poder público e da iniciativa privada
José Raimundo explica que o CEEP/MS conta com o apoio do poder público e da iniciativa privada e hoje o conselho gera receita para o Estado e o município além de dar toda assistência as famílias dos presos, através de salário integral, assistência médica, cesta básica a cada 15 dias e a garantia do retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho.

Presidiária virou empresária
Um dos exemplos citados por José Raimundo, foi da presidiária Marina que hoje é empresária com nove empregados. “Ela aprendeu corte e costura em um curso e hoje sua oficina cresceu tornando-se uma pequena indústria, onde confecciona fardamento dos 280 empregados alocados no mercado de trabalho pelo Conselho, além de receber encomendas de fora”, explicou.

Um dos cinco mais atuantes do país. Reincidência caiu para apenas 4%
O CCEP/MS tem hoje um patrimônio de R$ 700 mil e está construindo a nova sede de 300 metros quadrados, com dois veículos e mobiliários. “É um dos cinco conselhos mais atuantes do país”, destaca Raimundo.  “Isso  aconteceu porque seus fundadores e  as autoridades sentiram logo de cedo que necessitava desta força, para atingir tais coeficientes, a criminalidade lá em Campo Grande, sempre foi grande por conta das fronteiras, mas a reincidência de delitos hoje é oficialmente de 4%, a menor do país”.

Visita ao CCEP/MS
José Raimundo disse que o conselho de Sergipe fará uma visita ao CCEP/MS quando tiver condições. O CCEP/MS é presidido pelo juiz de direito da Vara de Execuções porque o presidente não pode ser remunerado. “E assim o Nereu Ramos, que fazia tudo virou o secretário executivo remunerado, dando resultados altamente positivos para a comunidade”, disse afirmando que uma das funções do secretário executivo é procurar o preso quando ele resolve fugir. “Sem arma e sem porrada o preso sabe que ali tem um amigo e obedece, se apresentando espontaneamente”, explicou.

Realidade do CCEP/SE. Uma bela ação de Natal. Ajude o Conselho
Enquanto em alguns Estados brasileiros a sociedade organizada e o poder público se atentaram para importância de

Uma boa ação neste período natalino. Ajudar quem trabalhar com seriedade. O CCEP/SE.

fortalecer o CCEP em Sergipe a realidade é triste. Até mesmo um veículo doado para o conselho não chegou porque o presidente do TJ/SE não assinou. Hoje o CCEP/SE está instalado em salas alugadas e com poucos recursos para pagar as contas de água, luz e telefone. Agora o conselho luta para estruturar uma escola de informática, mas só tem poucos computadores velhos doados por amigos. Quem desejar ajudar o CCEP/SE a conta está aí ao lado. O blog assina embaixo para um trabalho sério, dedicado e sem fins políticos, comandado pelo presidente José Raimundo de Souza.

I Congresso de Direito Militar da PMSE acontece dias 13 e 14 de dezembro
A Polícia Militar de Sergipe promove, nos dias 13 e 14 de dezembro, o I Congresso de Direito Militar da PMSE, que será realizado no Mercure Aracaju Del Mar Hotel, localizado no bairro Atalaia, zona sul da capital. O evento, com início às 8h, tem como finalidade discutir temas atuais e relevantes no contexto do Direito Penal, Processual Penal e Administrativo Militar entre os Oficiais Policiais Militares do Estado de Sergipe e convidados. Em: http://www.pm.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=6279

Em Sergipe, jornalista tem direito à liberdade de expressão atacado
Os processos movidos pelo desembargador do TJ/SE, Edson Ulisses de Melo, contra o jornalista Cristian Góes, por conta de um texto fictício ganhou repercussão nacional. Leia em: http://direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=9523

13º salário começa a ser pago p/ servidores do Estado
Os servidores do Governo do Estado receberão a segunda parcela do 13º salário dentro do calendário estipulado anteriormente, ou seja, de hoje, 12 até o dia 14. "Apesar da situação financeira do Estado ainda ser de dificuldades devido às quedas nos repasses da União, a prioridade está em honrar os compromissos com o funcionalismo", disse o governador Marcelo Déda.

Recursos injetados na economia
Com o pagamento da segunda parcela do 13°, o Governo do Estado injeta mais de R$ 200 milhões na economia sergipana, que somados aos mais de R$ 300 milhões que serão aplicados pela folha de pagamento de dezembro, serão mais de R$ 500 milhões.

Socorro: pagamento do 13º e salário de dezembro
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro continua honrando o compromisso com os servidores. Prova disso é o pagamento salarial efetuado tradicionalmente no último dia útil do mês. Mantendo a tradição neste final do ano, todos os servidores municipais irão receber o 13º e o pagamento do mês de dezembro no próximo dia 20.

Esforço
“Foi com muito esforço e seriedade que, em reunião com a Secretaria de Fazenda, estamos garantindo o pagamento do 13º salário dos servidores de Socorro. No dia 20, todos os servidores irão receber o décimo e o salário de dezembro”, afirmou o prefeito Fábio Henrique.

Valorização
O prefeito ainda  ressalta a política de valorização de todos aqueles que integram a administração pública de Socorro. “Fecharemos  o nosso primeiro mandato com os salários absolutamente em dia. Nunca pagamos um mês dentro do outro, sempre no próprio mês, e nos quatro anos pagamos o décimo e o salário de dezembro antes do Natal. Hoje vou poder dormir tranquilo, pois estamos com tudo assegurado. Parabéns aos nossos servidores, que terão um Natal com dinheiro no bolso”, completou Fábio Henrique.

3º Encontro de Gerações do Colégio Costa e Silva, dia 15/12
O Colégio Estadual Presidente Costa e Silva será palco do 3º Encontro de Gerações do Costão. Com o objetivo de confraternizar, reencontrar e reunir amigos, o ex-aluno Max Prejuízo convida a todos os egressos que estudaram no Costa e Silva para participar de mais uma edição deste encontro.

Atração
O evento acontecerá no Colégio Costa e Silva, no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 16h e terá a banda Samba Carioca como atração. O acesso é livre e o consumo individual."É uma oportunidade de rever os amigos. Seremos eternos alunos do Costa e Silva. Nesses encontros fazemos crescer o espírito de cooperação entre os profissionais formados  pelo Costão", disse Max Prejuízo.

“Mãos Amigas”. camisas autografadas do Fla e do Flu doadas pela Auto Plus serão sorteadas
Os integrantes da Equipe Verde do projeto “Mãos Amigas” da TV Sergipe receberam duas importantes doações da Oficina Auto Plus, uma das estruturadas de Sergipe.  Vão sortear, no próximo dia 16, duas camisas autografadas pelos jogadores do Flamengo e do Fluminense. O primeiro (com todo respeito aos outros torcedores), o Flamengo, é o time com a maior torcida do país (uma Nação) e o segundo, o Fluminense recentemente conquistou o merecidamente o campeonato brasileiro e tem hoje o melhor elenco do país.

Ganhar uma camisa autografada com apenas R$ 10,00. Bilhetes no Chopp 13
E a promoção ainda é melhor por conta do preço. Comprando o bilhete, no valor de R$ 10,00 além de concorrer a uma camisa autografada você ajudará as 10 entidades que serão beneficiadas nesta edição do projeto “Mãos Amigas” da TV Sergipe. Os bilhetes estão à venda no Chopp 13, na Avenida Beira Mar (em frente ao Mirante da 13 de Julho). O sorteio das duas camisas autografadas acontecerá no dia 16 de dezembro no clube da Caixa (APCEF, Av. Melício Machado) a partir das 5hs durante a festa do Fluminense. Detalhe: não é necessário que o dono do bilhete vencedor esteja presente. Os números sorteados das duas camisas serão divulgados na segunda-feira pela TV Sergipe.

Atenção! Torcedores do Fluminense! Grande Feijoada, dia 16, domingo
1º Encontro da Torcida Fluminense de Sergipe em comemoração ao TetraCampeonato, dia 16/12 (domingo), a partir das 12h, no Clube da Caixa Econômica com a presença da musa  do tricolor  Bianca Leão, do ex-jogador Marinho Chagas, entre outros. Animação com as bandas:A Rapaziada e Gota D'Água. Adquira o seu ingresso por R$ 50,00 nas seguintes lojas:Ponto da Pizza – Rua Edezio Vieira de Melo;Barreto Colchões – Rua Estância;Churrascaria D. Pedro – Rua Alagoas, Siqueira Campos;Loja Canoas – Calçadão da João Pessoa;Shopping Riomar – Mr. Beer.

Aperipê FM no Centenário de Luiz Gonzaga
Durante os dias 13, 14 e 15 de dezembro, a Aperipê FM 104,9, em parceria com Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB transmitirá ao vivo o Festival Alumiar, para comemorar o Centenário de Luiz Gonzaga, que acontecerá na Praça do Arsenal, da cidade de Recife.

Aperipê FM no Centenário de Luiz Gonzaga II
Em Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga, se apresentarão os artistas Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil entre outros, a partir das 20 horas. Durante a semana do Centenário, a Aperipê FM 104,9, transmitirá programetes especiais, que contarão a história do Rei do Baião. A final do Festival Alumiar, sucederá no dia 15, com transmissão ao vivo, direto da Orla de Atalaia, a partir das 20 horas.

SMTT não multa veículo estacionado em Avenida
Alguém pode explicar porque a SMTT de Aracaju e seus eficientes agentes de trânsito deixaram (por dois dias) um veículo com um out door eletrônico estacionado na Avenida Adélia Franco (em frente a Emgetis) atrapalhando o trânsito sem tomar as devidas providências? Qual o motivo para a SMTT no mínimo multar o responsável pelo veículo? Quem é o responsável pela omissão?

Ouvidoria da SMTT não existe. É melhor fechar as catracas, ou melhor, as portas
O titular deste espaço já fez algumas denúncias de abuso de motoristas de ônibus no trânsito e a ouvidoria “ouviu” e não tomou providencias. Ontem o motorista da Viação Modelo, veículo 9261 (Fernando Collor/Atalaia) em plena 11h15 parou no meio da avenida (no sinal próximo a Junta Militar e ao JC ao lado do mercado central) para que um “colega” de profissão descesse do veículo. Enquanto isso os veículos do outro lado com o sinal verde tentaram passar e nada. Um absurdo! Também o motorista sabe que não será punido. E viva a impunidade graças a omissão da SMTT.

Academia Gloriense será instalada hoje
Nesta data emblemática – 12.12.12 – às 19,12 h, será realizada a solenidade oficial de instalação da Academia Gloriense de Letras, assim como de posse de seus membros fundadores. O importante ato vai acontecer na Escola Estadual Padre Leon Gregório, no progressista município de Nossa Senhora da Glória.Várias autoridades ligadas ao mundo cultural sergipano deverão prestigiar esse importante acontecimento, que também deverá ser abrilhantado pelos mais diversos atores culturais, como escritores, professores, jornalistas, pesquisadores e promotores da cultura sergipana. O presidente Anderson Nascimento, da Academia Sergipana de Letras, estará presente, acompanhado de vários membros dessa entidade. A Academia Gloriense de Letras é a primeira instituição da espécie instalada no interior de Sergipe.

Futebol
Dois grandes jogos, nesta quarta-feira. Pela manhã, às 7,30 (hora de Brasília) – CORINTHIANS X AL AHLY, do Egito, pelo mundial de clubes promovido pela FIFA. /// À noite, às 22 horas, no Morumbi, em São Paulo, o tricolor paulista decidirá a Copa Sul-Americana com o TIGRE, da Argentina. No primeiro jogo, realizado no estádio LA BOMBONERA, em Buenos Aires, houve empate sem abertura de contagem. /// O Santos considerou alta a pedida do MILAN da Itália e desistiu de contratar seu ex-craque ROBINHO. /// GINÁSTICA – A sergipana LUCIENE CACHO RESENDE foi reeleita presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, tendo, assim, o reconhecimento das federações estaduais ao seu trabalho à frente da ginástica brasileira. É mais um exemplo que comprova a competência dos sergipanos também na área esportiva. /// Confiança fecha a realização de quatro amistosos antes da estréia na Copa do Nordeste. /// Dia do “Mais Querido“ foi marcado por protestos. /// COMENTÁRIO: A torcida tem o direito de protestar. É indiscutível. Mas o momento não foi oportuno. O fato é que a situação no Sergipe continua complicada. E a torcida exige um time competitivo para a temporada 2013.

Curtas
JOAQUIM BARBOSA defende que LULA seja investigado pelo Ministério Público. /// ROBERTO JEFFERSON, delator do escândalo do mensalão, criticou as denuncias feitas por MARCOS VALÉRIO. /// “Usar a delação premiada para salvar o próprio coro é coisa de canalha.” – Declarou à imprensa o presidente nacional do PTB. ///STF decide hoje a polêmica sobre a cassação, pelo judiciário, dos parlamentares condenados no processo do mensalão. /// CELSO DE MELO, o decano da corte suprema, vai proferir o voto decisivo. /// A votação está empatada, com placar de 4 X 4. /// MARCO MAIA, presidente da Câmara, reafirma que só o legislativo pode cassar, de acordo com a Constituição. /// Governo prevê prazo maior para garantir redução das contas de luz. /// HUGO CHÁVEZ é operado em Cuba. /// DILMA defende austeridade e crescimento para vencer a crise. /// STEPHEN HAWKING ganha prêmio de 3 milhões de dólares por descobertas. /// Presidente do Banco Central admite que preços da energia e da gasolina são altos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ProfAndreyLemos Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem.

www.twitter.com/betocego Diz o ditado "que as paredes têm ouvidos",tem dias que eu eu queria que meus ouvidos tivessem paredes pra não ouvir tanta besteira.

www.twitter.com/Joscivanio O Banco me ligando para me oferecer dinheiro "a juros especiais"? Agora acredito: é mesmo o fim do mundo!!!

www.twitter.com/Anselmocosta_Se Gilmar Carvalho diz que assina embaixo da matéria de Claudio Nunes. Então é natallllllllllllll.

www.twitter.com/clovis_silveira O pior sentimento do mundo é o de inveja, porque você não consegue crescer preocupado com o sucesso dos outros.

www.twitter.com/ffariajr Eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que os outros me enxergam. Bom dia!

www.twitter.com/JoseRaimundos Ha muita barata morta nos poderes, a preguiça é quase generalizada. Querem ganhar rios de dinheiro, mas trabalhar, produzir nada.

DO LEITOR

Natal e a Campanha da carroça. Entrega dia 22.
Do leitor Messias Gonçalves (mameangon@bol.com.br) “Já arrecadamos R$ 630,00 para a campanha da carroça e pretendemos fazer a entrega dia 22 às 13 horas no Augusto Franco. Para doação: Agência 028-BANESE, tipo 01 c/c 006.208-4. Contatos 98960462/88675851”

Convite – Título de Cidadania Aracajuana do Dep. João Daniel,amanhã,13
Da assessoria do deputado João Daniel, convite para o título de cidadania, amanhã, 13, às 18h, na Câmara de Aracaju: O deputado estadual João Somariva Daniel nasceu em São Lourenço D'Oeste, Santa Catarina, em 1967. João Daniel iniciou a militância política na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica aos 17 anos. É um dos fundadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Estado de Santa Catarina e em outras regiões do país, inclusive no Nordeste. Em Sergipe, fincou raiz há cerca de 20 anos. João Daniel participou das articulações iniciais do MST, junto com lideranças da Diocese de Própria; do Pólo Sindical; do Comitê de Apoio a Luta pela Terra; da Centra Única dos Trabalhadores (CUT), do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). À luta e à organização do MST somam-se as experiências de outros movimentos sociais urbanos e rurais, de moradia, juventude, pequenos agricultores, cooperativas, sindicatos, etc. É com muito orgulho que o deputado João Somariva Daniel convida a todos para participar de cerimônia em que é agraciado com o Título de Cidadania Aracajuana pela Câmara Municipal de Aracaju. É amanhã, dia 13 às 18h”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“O segredo de uma vida empolgante não está em descobrir maravilhas, mas em procurá-las”.
Augusto Ruschi, cientista, agrônomo, advogado, ecologista e naturalista brasileiro, Patrono da Ecologia no Brasil, nasceu em 12 de Dezembro de  1915 e morreu em 1986.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais