As sucessivas greves de servidores públicos estão tirando o sono do governador Jackson Barreto (PMDB). Ele admite que tem usado boa parte do tempo para negociar com as categorias e fez um apelo aos professores para não abandonarem a sala de aula, pois o vestibular vem aí e os estudantes não podem ser prejudicados. De fato, são muitas as paralisações que têm pipocado no Estado, porém elas ocorrem porque há três anos o governo não aumenta os salários da maioria dos servidores, particularmente dos que ganham menos, a chamara arraia miúda. Para estes, Jackson voltou a prometer anunciar nas próximas horas o reajuste linear visando, pelo menos, cobrir a inflação do período. Quanto às reivindicações salariais de categorias como professores, delegados e agentes prisionais, só quando Deus der bom tempo e, pelo visto, vai demorar.
Banco dos réus
E quem senta hoje no banco dos réus é o tenente coronel da Polícia Militar, José Sérgio Campos. Ele será julgado por desacato a autoridade. A audiência vai acontecer às 11h na Justiça Militar. Em abril de 2013, após se envolver em um acidente de trânsito em Aracaju, o oficial se recusou a fazer o teste de bafômetro, desacatou os policiais que faziam a ocorrência e disse cobras e lagartos contra o comando da PM. Levado à delegacia plantonista, pagou fiança de R$ 1.356 e foi liberado, mas agora será julgado por desacato.
Não apura
O Tribunal de Contas do Estado só discute administrativamente as acusações contra o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro se o denunciante apresenta-las oficialmente àquela Corte. Pelo menos foi o que garantiu o presidente do TCE, Carlos Pina. Ribeiro é acusado pelo deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) de trocar assessoria processual por votos para o filho e também deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD). O conselheiro nega a acusação contra ele, taxando-a de leviana e inconsequente. Então, tá!
Mulher na vice
O governador Jackson Barreto pode ter uma mulher como parceira de chapa. Pelo menos foi o que insinuou o vereador aracajuano Robson Viana (PMDB). Segundo ele, o candidato a senador da coligação governista será mesmo o deputado federal Rogério Carvalho (PT). “O nome do vice deve ser anunciado na semana quer vem e pode ser de uma mulher”, afirmou Robson, sem adiantar detalhes. Aguardemos, portanto!
Preço salgado
O preço dos principais produtos e serviços procurados pelos consumidores no Dia dos Namorados, comemorado ontem, subiu acima da inflação dos últimos 12 meses. Levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas mostra que no período, o Índice de Preços ao Consumidor teve alta de 6,57%, enquanto a média desses preços subiu 7,13%. Mesmo assim, os pombinhos apaixonados não deixaram de comprar presentes.
Grana falsa
O contribuinte já pode fazer uso do aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Para usá-lo é preciso aproximar a cédula da câmara do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a pessoa possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o Banco Central, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida. Legal, né?
Data fatal
Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem à Justiça o requerimento de registro de candidatos a cargos eletivos nas eleições deste ano. No entanto, se por omissão o partido deixa de registrar alguém que tenha sido escolhido na convenção, o prejudicado pode, individualmente, apresentar à Justiça Eleitoral toda a documentação necessária para demonstrar que foi escolhido. Neste caso, ele tem o prazo de 48 horas para fazer a solicitação.
Máquina inchada
despesa da Prefeitura de Aracaju com pessoal cresceu quase 20% no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo o vereador Iran Barbosa (PT), este crescimento se deveu basicamente à contratação de comissionados e ao reajuste dos salários destes contratados. O inchaço da máquina foi criticado pelo petista ontem, quando o secretário municipal da Fazenda, Luciano Paz, apresentava na Câmara o balanço do orçamento da Prefeitura e das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2014.
Destemido
“Não tenho medo e o estado tem governo”. Com esta frase dura o governador Jackson Barreto (PMDB) reagiu ontem contra a greve dos agentes penitenciário, que resultou na fuga de presos em dois presídios de Sergipe. Segundo o peemedebista, a paralisação foi resultado de manobras políticas. Jackson garante que certas pessoas estão tentando fabricar protestos, criar o caos, colocar a população em perigo por motivos meramente eleitoreiros. Misericórdia!
Dá-lhe Brasil!
Depois do susto com aquele gol contra de Marcelo, a Seleção Brasileira entrou no ritmo e derrotou a difícil Croácia. Neymar marcou duas vezes e Oscar, que jogou demais durante os 90 minutos, fez o terceiro gol no finalzinho da partida. Agora, que venha o México!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe em 29 de agosto de 1907 Resumo dos Jornais |