São dois anos de conversa com você leitor. Mensagens, comentários, reclamações, mas sempre apresentando um Sergipe possível turisticamente e um Brasil cheio de contrates e locais bem especiais. E por que não o mundo? Em janeiro de 2010 cumprimos o dever de casa proposto em 2009 e publicamos um pouco do Velho Mundo, em viagem realizada por Lisboa, Cascais, Roma, Florença, Assis, Londres, Paris e o carnaval de Madri. Roteiro sobre Gararu foi a segunda publicação mais lida em 2010.
Foram 49 quintas-feiras do ano, sempre trazendo um roteiro, um destino, um lugar e mais dicas de viagem, além das sessões “Na Bagagem” e “Passaporte”; a primeira, com a proposta de trazer notícias sobre o trade; a segunda, informando uma curiosidade, fato ou foto internacional.
Os destinos de Sergipe prevaleceram, mas não deixamos de trazer roteiros interestaduais, além da matéria com
ponto de vista, tais quais “Dever de férias com roteiro especial” e “Pontes de Aracaju – Encurtar, acessar, desenvolver”, falando sobre a inauguração da Ponte Joel Silveira e as demais pontes de Aracaju. Escrevemos sobre a Praça São Francisco, em São Cristóvão, e sobre o Palácio-museu Olímpio Campos, em Aracaju, mesmo antes de ser inaugurado. Realçamos a ideia de um turismo possível para todos na matéria sobre as “Dez opções para o feriado do 12 de outubro”, além do “Dezessete motivos para viver Aracaju”. Paris também esteve presente nos destinos de férias.
Viajamos da Vila de Santo Antônio (BA) ao Balneário Camboriu (SC). Para Brasília em seus 50 anos, para o Rio de Janeiro antigo e seus prédios históricos, Maceió (AL), Cataratas do Iguaçu (PR) e Natal (RN). Fizemos
matérias especiais direto da BNTM, em Porto de Galinhas (PE); da BNT Mercosul, em Penha (SC); do Minastur, em Belo Horizonte (MG) e da ABAV, no Rio de Janeiro (RJ). Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade em São Cristóvão.
Falamos sobre novos roteiros e descobertas, além de feiras, workshops, encontros e eventos voltados para o turismo, mas Sergipe é o destaque. A matéria mais linda continua sendo do Estado. Intitulada “Sergipe – Vinte lugares imperdíveis”, a publicação está no topo do ranking, seguida de “Gararu – Passeio de barco e trilha ecológica” e logo depois as “Dez opções para o feriado do 12 de outubro”, porém, desbravamos a renda de Divina Pastora, a festa do vaqueiro em Porta da Folha, a Barra dos Coqueiros e Ilha de Santa Luzia, entre outros.
Mercados de Aracaju
Os mercados centrais de Aracaju foi tema de matéria especial e uma das mais comentadas e lidas no curso de Guia de Turismo do Instituto de Federal de Sergipe (IFSE). Mostramos que Estância não é só praia e Santana do São Francisco tem um dos finais de semana mais concorrido do Estado, na praianha da Saúde.
Falando em comentários, a publicação “Pontes de Aracaju – Encurtar, acessar, desenvolver” e “Dezessete motivos para viver Aracaju” foram as matérias mais comentadas.
Fizemos amigos, melhoramos, reclamamos e sugerimos; 2010 foi um ano promissor para o turismo, e, conseqüentemente, para a coluna Guia de Bolso. É hora de agradecer a Emsetur, além da Impacto Turismo,
Edsontur e Sindicato dos Guias de Sergipe, parceiros da coluna, e a todos que contribuíram e contribuem de forma direta ou indiretamente nesta realização. Agradeço a você leitor pelo feedback e por acompanhar com mensagens, sugestões, reclamações. Desvendamos o centro do Rio antigo aliado ao moderno.
Dois mil e onze fechamos mais uma vez com você. Acreditamos no turismo de Sergipe e no compromisso de publicar o melhor dos roteiros, das descobertas, ou seja, de um espaço voltado para que o Estado esteja aberto ao turismo viável e sustentável. Na certeza de acertamos, contamos com você. Um feliz destino chamado Sergipe.
Fotos: Silvio Oliveira
Contato: silviooliveira@infonet.com.br