Há 51 anos: golpe, tortura e censura

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A tortura é o contrário do discurso livre. Ela só pode existir na medida que não é, nem falada, nem exposta. A tortura se alimenta do sudário de silêncio que envolve o sujeito humano destruído.”

A frase acima do escritor Hélio Pellegrino é para lembrar aos jovens de hoje que a liberdade de ir às ruas, de se manifestar contra tudo e contra todos e até contra a democracia, não existe num regime ditatorial.

Há 51 anos, o Brasil entraria no período mais nefasto da sua história política. Com o apoio dos Estados Unidos os militares deram um golpe instalando uma ditadura de perseguição, tortura e censura nunca vista. Pensando até numa possível resistência os Estados Unidos desencadearam a operação “Brother Sam”, para apoiar o golpe enviando uma força militar do Caribe para próximo do Brasil.

O blog perdoa os jovens que não sabem do passado triste, onde muitos foram torturados e morreram para que a democracia voltasse ao Brasil. Porém não perdoa os mais velhos, aqueles que sabem o que foi o período militar e hoje, não  só idolatram, mas vão às ruas defendendo um golpe como solução para a corrupção no país.

Os corruptos e seus corruptores devem ser presos, processados e punidos. A corrupção existe em todos os partidos. Aliás, tem saudosista do “pau de arara” dos militares que diz que na ditadura não tinha corrupção. Tinha sim! E mais do que hoje. Só que ninguém podia investigar e muito menos denunciar. A rodovia transamazônica, a ponte Rio-Niteroi, usinas e o alto crescimento da divida externa, entre outras, foram corrupções que ficaram escondidas da censura.

Em meio às corrupções do PT e do PSDB a imprensa golpista só mostra um lado. Vocês jovens, que defendem a democracia, que têm o direito de bradar e manifestar tudo que desejam reflitam: na ditadura, ou você fica calado, ou foge ou vai para os porões dos torturadores.

Guarde sua revolta para a próxima eleição. Deposite na urna o que deseja, mas jamais peça um golpe.

A ditadura não tira só a democracia, tira também o direito de ser gente, através da tortura desumana e cruel. Pense nisso!

OAB/SE pode questionar concurso TCE/SE na Justiça
Uma luz no fim do túnel. Um advogado renomado disse ontem que tenta mostrar aos colegas da OAB/SE a necessidade de questionar na Justiça o concurso do TCE/SE para médicos, enfermeiros e dentistas para atender os conselhos, servidores e dependentes. Um dado que chama a atenção é que as provas têm apenas 40% das perguntas na área médica e 30% para português e os outros 30 para informática. A carga horária do edital também é questionada porque só funciona 20 horas semanais. Aliás nenhum município sergipano tem uma estrutura de assistência a saúde como  o TC.

João Alves e Fábio Mitidieri tranquilizam moradores do 18 do Forte
Por conta da construção da nova Avenida que passará pelo bairro 18 do Forte, o prefeito de Aracaju, João Alves e o deputado federal Fábio Mitidieri estiveram no local para informar a população do Alto do Manoel Pereira, que a avenida passará por uma área do 28º BC e não será necessária a desapropriação de casas. “Não vãos desapropriar ninguém", afirmou o prefeito.

PSD quer jogar Eliane nos braços de João Alves?
E ontem, 30, dois assessores diretos do governador Jackson Barreto disseram que as conversas no Palácio no fim da tarde foram sobre a ida do prefeito João Alves ao bairro 18 do Forte acompanhado do deputado federal do PSD, Fábio Mitidieri. “Convidaram Eliane para o partido para depois apoiarem João Alves?”, questionou um assessor.

Jony Marcos destaca “o partido dos sonhos”
O deputado federal e presidente do PRB em Sergipe, Jony Marcos, ao participar da posse do líder da Juventude PRB Sergipe, Wolney Silva destacou o atual interesse dos jovens em se somarem ao PRB. Segundo ele, o partido tem atraído a juventude a debater novas ideias para o país, e tem mostrado disposição de incluí-la nos lugares de decisões políticas.

Jony Marcos destaca “o partido dos sonhos” II
“O PRB tem sido o partido de sonhos. Vem crescendo muito rápido, tanto que saiu de oito para 21 deputados federais só na última eleição, acredita nos sonhos das pessoas, e os republicanos se engajam na realização desses sonhos”, disse o parlamentar.

Codise atrai três novas indústrias
Três novas indústrias vão se instalar em Sergipe este ano no município de Nossa Senhora do Socorro. A sua instalação no Estado foi aprovada na manhã de ontem, 30, pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial da Codise (CDI). As três novas indústrias serão instaladas no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro.

Ramos
Segundo o diretor presidente da Codise, Sérgio Reis, essas indústrias são do ramo de produtos alimentícios, centro de distribuição de medicamentos, e fabricação de fios e cabos.  Revela que elas representam um investimento no Estado de R$ 8.153.450,00 e a geração de 109 novos empregos.

Reajuste do funcionalismo
O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC), o “Valmir da Madeireira”, cobrou do Governo do Estado uma posição a respeito da proposta de reajuste salarial para o funcionalismo público de Sergipe. O parlamentar também cobrou a ida do secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, à AL para que o mesmo faça a exposição dos dados financeiros referentes ao terceiro quadrimestre de 2014 (setembro,outubro, novembro e dezembro).

Mérito farmacêutico
O líder do PSC, André Moura foi homenageado com a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília/DF. O deputado sergipano foi o único parlamentar a receber a honraria, este reconhecimento se deu pelo apoio a proposta dispondo sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas.

Expansão e gargalos
Segundo Sérgio, a expectativa é até o final do governo Jackson Barreto conseguir dobrar o número de empresas instaladas no Estado com relação aos últimos quatro anos. “Para isso vamos trabalhar para melhorar a infraestrutura do Estado para captar novos investimentos. É preciso resolver dois grandes gargalos: a interiorização do gás natural e a melhoria da infraestrutura portuária”, afirmou.

Rede Social
Vereadora Lucimara Passos (PC do B) usou a rede social para desabafar sobre as ocorrências da doença Chinkungunya. De acordo com a parlamentar, a situação é preocupante. “Aqui em Aracaju temos muitos casos não notificados por falta de exame laboratorial”, postou.

Lançamento do Documentário “Comandante José Souza: presente”
A Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE) e o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) convidam você para o coquetel de lançamento do documentário “Comandante José Souza de Jesus: presente!”. O evento será realizado hoje, 31, às 18h, data de nascimento do ex-presidente na sede do SEEB/SE. Morto em 21 de outubro de 2104, Souza faria 57 anos.

Unidades de saúde em Capela
O prefeito de Capela, Ezequiel Leite, e a secretária municipal de Saúde, Josélia Santana, inauguram nesta terça-feira, 31, obras de ampliação de 03 Unidades Básicas de Saúde (UBS): Vila Miranda ( 9h); Povoado Cruz do Congo (10h30) e Povoado Pirunga (15h). Na quinta-feira passada (26), a prefeitura de Capela entregou à comunidade da zona urbana 04 Unidades de Saúde totalmente ampliadas.  Foram aplicados nessas obras recursos no valor de R$ 414 mil (MS).

Comerciários – Sindicato levará pauta de reivindicações ao setor patronal
Comerciários de diversos segmentos elencaram em assembleias, sob coordenação da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (Fecomse) e sindicatos filiados, a pauta de reivindicações para a campanha salarial 2015/2016 que tem como data base 1º de maio. O presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, Ronildo Almeida garante que a pauta será encaminhada esta semana ao setor patronal.

Negociação
“As cláusulas foram sugeridas e aprovadas por todos. Queremos que a partir de abril que o processo de negociação avance com o setor patronal”, explica o presidente da Fecomse, Ronildo Almeida.Entre as reivindicações destacam-se além de reajuste salarial, a ampliação das cláusulas econômicas como triênio, quebra de caixa, produtividade. As cláusulas sociais como jornada de trabalho, horas extras, necessidade de proibição de compensação de horas também são alguns dos itens que serão negociados com o setor patronal.

Desrespeito
“Nós temos cláusulas que precisam ser analisadas e discutiremos amplamente. O mais interessante é que as empresas menores têm respeitado mais o comerciário do que as grandes empresas, muitas destas com incentivos do Governo, incentivos e apoio, o que é um absurdo. Queremos respeito a todos os trabalhadores do comércio do Estado de Sergipe e estamos prontos para conseguir as conquistas que a categoria almeja e merece”, avisa Ronildo.

Projeto Tamar Pirambu: Coleção Inverno/Verão vai atender dez lojas no país
Já está praticamente pronta a Nova Coleção Inverno Verão 2015, produzida pela Loja de Confecções do Projeto Tamar, sediada no município de Pirambu.A loja de confecção que é a segunda maior do Brasil, estará dentro em breve entregando cerca de 17 mil peças que serão distribuídas entre dez lojas espalhadas por todo o País a exemplo de: Praia de Forte/BA, Fernando de Noronha/PE Ubatuba/SP, Costa do Saupí/BA, Salvador, Vitória do Espírito Santo/ES, Florianópolis/SC, Aracaju/SE, além de outras.

Produtos
De acordo com a Assistente Social, Juliana Sucupira Rodrigues, a Nova Coleção traz novidades nas confecções a exemplo de blusas masculina e feminina, bolsas retornáveis, embalagens, sacolas, kits avental, além de outros produtos.Toda a produção que teve início agora no mês de março se estende até o próximo mês de agosto, disse Juliana, ressaltando que os maiores pedidos continuam sendo feito pela Praia do Forte seguida Fernando de Noronha, que são os maiores consumidores da base aqui de Pirambu.

Horário Semana Santa
Quem não realizou as compras para a Páscoa deve se atentar aos horários dos supermercados do grupo Cencosud em Sergipe. As 32 lojas da rede GBarbosa e o atacarejo Mercantil Rodrigues, na Av. Tancredo Neves, estarão fechados nesta sexta-feira da Paixão, 3. Na quinta-feira, sábado e domingo, os supermercados estarão abertos, funcionando no horário habitual.

Novo projeto terá dois domingos ao mês, segundo e quarto domingos cuja estréia será dia 12 a partir do meio-dia em Solar Entre Amigos, SAMBA, CHORINHO & AMOR.
idealizado pelo cantor/compositor Nino Karvan e a cantora Silvina Aquino, é uma nova opção que surge no cenário do entretenimento musico-cultural em nosso estado. Serão duas atrações a cada edição, além da presença de personal dancing, venha curtir, venha dançar, venha passar uma tarde agradável na companhia desses valorosos músicos de nosso estado… faça sua reserva através do celular (79) 9977-3304. Além de termos um cardápio variado iremos disponibilizar transportes (Vans). Apoio de Nova Schin, Sindifisco, Vange Produções, Sergipe Eventos e este Blog. Clique no link e saiba a origem do chorinho no Brasil:https://www.youtube.com/watch?v=7R4z_MLwElg

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais  “Quem quer rir tem que fazer rir." Sargento Rocha, Tropa de Elite.

www.twitter.com/alanbarretoso  "Quem é do mar não enjoa"

www.twitter.com/higorfb  De saco sempre cheio e bolso vazio…

www.twitter.com/palmeriodoria  Golpe 51 Anos. Globo, a Filha do Golpe, 50.

www.twitter.com/prof_rosivaldo O Bitcoin chegou pra ficar? Aracaju já opera com a moeda virtual, controlada apenas pelo mercado e pelas especulações.

www.twitter.com/RealKajuru  Quero estar vivo para ainda ver o 17/1 RICARDO Teixeira na cadeia comendo quentinha.

www.twitter.com/josafaneto  Sem Nordestão e Copa do BR, Itabaiana e Sergipe deixam de arrecadar, só de cotas, quase meio milhão de reias. É o preço da mediocridade!

ARTIGO

Trustnorth: desrespeito aos direitos trabalhistas e concorrência desleal no setor têxtil de Sergipe 

por Thiago da Silva Santana e Emanoel Alesandro Lopes*

O ano de 2015 tem se caracterizado por uma crise econômica profunda e estrutural. Tanto os entes públicos quanto o empresariado anunciam ajustes com os objetivos de demonstrar solidez econômica, preservando os pagamentos das dívidas, e manter o crescimento das taxas de lucros. Essas medidas empurram necessariamente o ônus da crise aos trabalhadores, visto que resultam em contenção dos investimentos sociais e retiradas de direitos.

Em Sergipe, essa equação já se reflete no fato dos políticos, em geral, já terem assumido o discurso da “falência” das prefeituras, da redução orçamentária do governo e das dificuldades financeiras das empresas. Quanto a essas últimas, é importante ressaltar que, se é verdade que foram substancialmente afetadas pela crise econômica, é verdade também que o governo federal ampliou os setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento, o que possibilitaria justamente, ao menos, manter os direitos trabalhistas já conquistados. Um desses setores beneficiados com a desoneração foi o setor têxtil, com previsão, para 2015, de crescimento de 0,3% e faturamento de US$ 51,5 bilhões, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Rafael Cervone. Ou seja, apesar de diminuta a taxa de crescimento, ainda é positiva e com números absolutos expressivos.

Passado pelo crescimento negativo de 2014 (cerca de -5%) e por quase todo o primeiro trimestre de 2015 – o qual era anunciado como bastante temeroso –, e mesmo tendo se beneficiado com a desoneração, há poucos dias a empresa têxtil Trustnorth comunicou ao sindicato dos empregados  (SINDITEXTIL-Sergipe) que iria suspender o fornecimento de alimentação aos seus funcionários.

Certamente, no jogo das negociações, está implícito nessa comunicação o recado de que os ajustes da empresa recairão sobre os empregados, agora através da suspensão no fornecimento das refeições e, depois, por meio da retirada de outros direitos ou de demissões coletivas. Acontece que, além de reduzir direitos trabalhistas, a medida adotada pela Trustnorth significa uma tentativa de estabelecer uma concorrência desleal no mercado, visto que todas as empresas do setor, em Sergipe, são obrigadas a atender a essa demanda dos trabalhadores, por ser essa uma norma coletiva contida nas Convenções Coletivas de Trabalho da categoria. Ao suspender o fornecimento das refeições aos empregados, a Trustnorth reduz seus custos de produção e se sobressai ante as demais empresas do setor têxtil.

Essa decisão da empresa não condiz com as diretrizes de responsabilidade social – tão valorizadas pelas atuais propagandas empresariais. Infelizmente, as marcas Brooksfield, TNG e Daslu, por exemplo, beneficiárias dos produtos da Trustnorth, silenciam ante esse problema, que é público, aflige cerca de 600 empregados e, indiretamente, afeta toda a categoria dos empregados têxteis. Em ação ajuizada pela assessoria jurídica do sindicato, através do escritório Jane Tereza Advocacia e Consultoria, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Sergipe, Marta Cristina dos Santos, na última sexta-feira, já determinou que a empresa deve manter o fornecimento das refeições.

Mesmo o Judiciário tendo garantido o direito trabalhista nesse caso, essa prática da Trustnorth será cada vez mais utilizada pelo patronato. Portanto, o recado já está dado aos trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais: ou se unificam para enfrentar os efeitos da crise econômica, inclusive apontando saídas políticas, ou os direitos trabalhistas serão suprimidos, uma a um, categoria por categoria, empresa por empresa, sob o fundamento – oportunista ou não – das dificuldades financeiras.

*Advogados do SINDITEXTIL- Sergipe e do escritório Jane Tereza Advocacia e Consultoria.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A tortura destrói a totalidade constituída por corpo e mente, ao mesmo tempo que joga o corpo contra nós, sob a forma de um adversário do qual não podemos fugir, a não ser pela morte.” Hélio Pellegrino, escritor.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais