Há quatro anos nascia este espaço

O leitor que acompanha este blog há alguns anos já sabe a história do nascimento deste espaço em 15 de maio de 2006, como foi difícil trilhar este caminho e chegar aos quatro anos. Volto a pedi a permissão do leitor para escrever na primeira pessoa: obrigado a todos, como costumo brincar, a meia dúzia de leitores que se transformou em uma dúzia. Não cito os números, mas garanto a todos que são crescentes e modestamente, são referenciais de que o trabalho está no caminho certo apesar dos percalços.

Há algumas semanas, precisamente no dia 19 de abril prestei alguns esclarecimentos aos leitores, por conta de alguns processos que foram ajuizados contra mim no intuito claro de não apenas perseguir, mas também intimidar. Foram dezenas de e-mails e telefonemas de leitores, preferi apenas refletir.

Acredito que a missão principal de um jornalista é informar e servir ao público. Como já escrevi aqui, o jornalista tem que passar de maneira honesta as informações e opiniões, mesmo sendo parcial (e não existe imparcialidade quando se trata de ser humano), mas não manipulador ou mentiroso. A opinião deve ser passada para o leitor da melhor forma, ou melhor, com a versão mais fácil da verdade e nada mais. Agora, num blog opinativo cabe ao leitor avaliar e analisar se minha opinião é correta ou não no seu ponto de vista.

Aqui se cobra a responsabilidade dos gestores com o interesse público. E o jornalista também tem que ter responsabilidade com o interesse público. Seu papel é importante no contexto social. Nestes quatros anos o espaço denunciou diversas irregularidades, algumas foram apuradas, outras deixadas de lado pelos responsáveis. A certeza é que o caminho está sedimentado e forte.

Este ano o aniversário não é de comemoração. Não tem adesivos para os leitores ou outro tipo de brinde. Quero que o leitor faça sua reflexão e avalie os quatro anos deste espaço, desde 2006 até agora. Tenho a convicção de que errei nestes quatro anos, mas também acertei muito. Ninguém é perfeito e nenhum dos erros foi proposital.

Sou humilde o suficiente para reconhecer e pedir desculpas, como já fiz neste espaço. Sou apenas mais um brasileiro, baiano, adotado por Sergipe, que faz apenas o que gosta. “Escolha o trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida”. A frase de Confúcio é o espelho deste espaço, por isso ele é dividido com os leitores, que aprenderam a interagir diariamente com ele. Obrigado a todos.

 

Cargos comissionados de Déda e João

Não tem sentido esta polêmica da situação e da oposição sobre o número de cargos comissionados no governo atual e no passado. O mais interessante seria perguntar a Venâncio e a Gualberto: se João Alves retornar ao governo quantos dos atuais cargos comissionados continuarão ou serão apenas remanejados? Este jornalista responde: muitos, mas muitos mesmo. A melancia de 2006 vai virar kiwi este ano. Déda sentirá o amargo da fruta que foi doce para ele em 2006.

 

Almoço com lideranças

O governador Marcelo Déda almoça este sábado com diversas lideranças políticas de todo o interior.  Duas delas, disseram que não sabem o teor do que será debatido no almoço, mas que o convite partiu da secretária do deputado federal Jackson Barreto.

 

PRB permanecerá apoiando o grupo comandado por Déda

Uma importante liderança do PRB, garantiu ontem, 14, que o ex-deputado federal Heleno Silva é candidato a Câmara dos Deputados e que o partido permanecerá no mesmo grupo que está desde 2002.

 

Plantando notas

A verdade é que o jornal do ex-governador João Alves publica diariamente nas colunas políticas notas sobre o PMDB, o PSC e agora o PRB que não refletem a verdade, tudo no intuito de tumultuar o processo eleitoral junto aos aliados governistas.

 

Prefeito anuncia programação do Forró Caju 2010

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lançou na manhã da última sexta, 14, no Bar e Restaurante Cariri, a programação do Forró Caju 2010, que acontece de 18 a 29 de junho. Nesses 12 dias, a festa vai reunir 125 atrações em mais de 187 horas de show e um público estimado em mais de um milhão de pessoas. Este ano, o evento terá como tema central a Copa do Mundo da África, que começa no dia 11 de junho.

 

Volta do arraial

 A programação vai contar pela primeira vez com as participações do cantor e compositor Gilberto Gil e do Forró do Muído, uma das bandas de maior sucesso do momento. Outra novidade é a volta do arraial montado para a apresentação de quadrilhas e trios de forró pé de serra, onde professores de dança estarão à disposição do público para ensinar os passos do ritmo mais tradicional do nordeste. A programação completa você encontra no site da PMA (www.aracaju.se.gov.br)

 

Convênio na prefeitura de Socorro

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, assinou na manhã de ontem um convênio com a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Núcleo de Apoio ao Trabalhador (Nat) para a capacitação de profissionais para trabalharem na indústria Altemburg, que está sendo implantada no município.

 

Qualificação profissional

“Preocupo-me com a qualificação profissional dos socorrenses para que eles possam concorrer igualmente ao mercado de trabalho. O Nat de Socorro fez um  acordo com a prefeitura e o Fies para capacitar as pessoas. Mas, quem vai empregar é a Altemburg. E é a empresa quem vai decidir quem vai contratar. Nesse momento, o município está fazendo sua parte, que é dar oportunidade de qualificação para que a mão-de-obra socorrense seja competitiva”, declarou o prefeito Fábio Henrique.

 

 

Registrada pesquisa para Sergipe

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, até a sexta-feira, 14, quatorze registros de pesquisa de intenção de voto nas eleições deste ano. As pesquisas são de âmbito estadual e vão apurar intenção de voto dos eleitores da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do norte, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraná, Minas gerais, Paraíba, Sergipe, Goiás, Pernambuco e São Paulo para presidente e vice-presidente da República, senador e governador.

 

Institutos

As dez primeiras pesquisas foram feitas pela empresa Vox opinião pesquisa e Projetos Ltda., a pedido da Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda., que ouviu os eleitores do dia 8 a 13 de maio. A  segunda empresa a fazer pesquisa foi a Sensus Data World pesquisa e Consultoria Ltda., por solicitação da Confederação Nacional de Transportes (CNT). O período de realização é do dia 10 ao dia 14 de maio.A décima terceira pesquisa foi feita pela Fortiori Pesquisa Diagnótico e marketing Ltda, a pedido da WCR Produção Comunicação Ltda., que ouve os eleitores do dia 12 ao dia 16 de maio.O Instituto Maurício de Nassau foi o quarto a fazer pesquisa, por solicitação do mesmo. O período de realização será nos dias 17 e 18 de maio.

 

TJSE premia Desembargador Edson Ulisses por desempenho

 O Tribunal de Justiça de Sergipe premiou desembargadores, juízes e servidores por seu desempenho na garantia da agilidade nos trâmites judiciais. Uma das unidades vencedoras foi o Gabinete do Desembargador Edson Ulisses de Melo que recebeu o PRÊMIO PRODUTIVIDADE  referente ao julgamento de processos da Câmara Criminal.O Gabinete do Desembargador Edson Ulisses foi o campeão em celeridade processual nos julgamentos da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

 

Sem processos em espera

De acordo com o magistrado, não há processos em espera no gabinete, já que as novas apelações são apreciadas de imediato. “Para se ter uma noção da agilidade com a qual trabalhamos, hoje estamos julgando os processos do ano de 2010. Os processos de 2009, que por ventura venham a existir, são frutos de diligências normais ao decorrer do processo”, avaliou. Ainda para o Desembargador Edson Ulisses, que assumiu a desembargadoria em 2008, como representante do Quinto Constitucional, a celeridade nos processos é uma resposta aos anseios e questionamentos da sociedade e dos advogados.

Esforço da equipe

 “Este prêmio é resultado de um esforço conjunto e integrado dos servidores que compõem este gabinete. Há uma necessidade de dar à sociedade uma resposta rápida e é nesse sentido que estes servidores trabalham”, comemorou o Desembargador. Fazem parte do Gabinete do Desembargador Edson Ulisses: Márcia Menezes Nascimento, Viviane de Almeida Souza Rabelo, Lorenoy Machado Mascarenhas, Paulo André Correia Santos, Ana Carolina Lima Gonçalves,  Fábio Araújo de Carvalho Silva, Lara Ribeiro Prata Leite Barros,  Tatiana Santana Monteiro, Carla Cristina Nascimento, Milena Ribeiro (estagiária) e Paulo Sérgio Ferreira de Barros Filho (estagiário).

 

Estratégias de desenvolvimento para o Nordeste

Pensando em ampliar as discussões sobre políticas que contribuam para o desenvolvimento do Nordeste, o Rotary Clube de Sergipe promoveu nesta sexta-feira, 14, no Centro de Convenções, uma sessão plenária com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana. A atividade faz parte da XVII Conferência Internacional Distrito 4390, evento que conta com o apoio do Governo de Sergipe e prossegue até o próximo domingo, 16. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, foi o mediador do debate.

 

Vereador defende servidores

“É inadmissível que os servidores de Sergipe sejam os piores remunerados em todo o  Brasil”. A declaração foi feita pelo vereador Danilo Segundo (PSB), que acompanhou na manhã de terça-feira, 11/5, a assembléia e manifestação realizadas pelos servidores da Justiça Estadual, em frente ao Fórum Gumecindo Bessa. “Eu apoio a luta de vocês pela implantação do plano de carreira e que ele seja elaborado baseado no topo, no salário de  juiz”, enfatizou o parlamentar, ao falar aos manifestantes. Danilo pediu inclusive o apoio da OAB/SE à causa dos servidores do TJ. “É inadmissível que os servidores de Sergipe sejam os piores remunerados em todo o  Brasil”.

 

Pena de morte no trânsito de Aracaju

De um leitor: Você que tanto reclamou das políticas de Antonio Samarone deve tremer nas bases. Já pensou se o Yuri Shuster for nomeado para a SMTT? Será adotada a pena de morte para as infrações de trânsito consideradas gravíssimas. Claro que as faltas receberão uma escala de valores até chegar à pena capital. Um exemplo foi dado: estacionar em vaga destinada a deficientes físicos, idosos, pode ser pena de morte. Passar sinal vermelho? Que tal a perda de um braço ou uma perna? E assim por diante.Difícil mesmo vai ser estabelecer qual a pena para aqueles que não dão o mínimo valor à vida humana; que tentam resolver qualquer rusga à bala, na certeza de que no dia seguinte estarão livres, leves e soltos.

 

Faleceu João Marcelino, do Bar Amendoeira

Faleceu na última quinta-feira, 13, e foi enterrado na sexta-feira, no cemitério Colina da Saudade, o senhor João Marcelino da Silva Perfurador do DNOCS (João da Máquina) 82 anos de parada cardíaca. A família enlutada ( doze filhos noras, 24 netos genros e  8 bisnetos) agradece o carinho e a atenção de todos os amigos e clientes do Bar Amendoeira (conjunto Medici). O blog deseja paz e saúde a toda família.

 

Grupo São José mostra seu trabalho na FITEC 2010

Quem visitar o pavilhão da FITEC no Centro de Convenções de Sergipe de 27 a 30 de maio também conhecerá a linha de produção do Grupo são José. Fundado em 1978, o grupo produz mais de 10 mil toneladas mensais de tijolos para vedação, tijolos estruturais e canaletas. Gerando 300 empregos diretos no município de Itabaianinha, onde o grupo está instalado, e de onde sua produção é distribuída para todo o Estado de Sergipe, Bahia e Alagoas. Quem visitar a FITEC conhecerá o processo para fabricação dos tijolos da Cerâmica São José. Visite o pavilhão da maior Feira do setor industrial sergipano e descubra grandes produtos que fazem parte do seu dia-a-dia e são fabricados bem pertinho de você, aqui em Sergipe.  

 

 

ARTIGOS

Parabéns pra nós sergipanos – Messias Gonçalves

Há exatos quatro anos, os sergipanos passaram a degustar através do blog do jornalista Cláudio Nunes, hospedado na Infonet, da mais pura informação, dentro de uma linha pautada pela lisura, imparcialidade e coerência. O blog do Cláudio é de muito o mais lido e o mais comentado nos meios aonde se discute política e políticas sociais.

O que mais admiramos em Cláudio Nunes, é que mesmo sendo jornalista político, ele mostra que tem convicção política e que mesmo assim, não se deixa levar para a subserviência. É crítico quando necessário, e conselheiro quando convém.

Eu particularmente só tenho a agradecer a você Cláudio, por ter-me dado a visibilidade que hoje tenho no estado, devido a inúmeras publicações dos meus artigos, dos meus comentários. Acho que abuso às vezes. Mas é o hábito de escrever. Sou inquieto por natureza. Certo dia, conheci outro jornalista, e quando me apresentei, o cara ficou pasmo. Não acreditou que estava frete a frente com Messias Gonçalves.  Ele jurava que “Messias Gonçalves” era uma personagem criada pelo próprio Cláudio.

Desejo a você Cláudio toda a felicidade do mundo, e que não esmoreça com as perseguições sofridas, quando defende e divulga a verdade. Infelizmente certas pessoas ao cometerem abusos e crimes, sabem que estão a praticá-los. Ma não aceitam que vocês jornalistas abordem os delitos, praticando com isso, a brilhante função da carreira jornalística, que é a de levar a informação para a população. O que nos chateia é que mesmo praticando os crimes, ainda buscam a justiça para condenar quem divulga fatos reais.

Não esmoreça. Continue assim que vale a pena lutar. “A verdade um dia, mesmo que demore, prevalecerá”. E obrigado por escrever todos os dias. Só temos que agradecer. Messias Gonçalves  (Só lamento não haver uma comemoração).

Bezerra e o desejo latente de levar uma surra –  Gilson Sousa*

Nos últimos três anos, acompanho com faro de animal felino, olhar de ave de rapina e percepção de bicho roedor todas as sessões plenárias da Assembleia Legislativa. Isso na condição de assessor de imprensa do líder governista, deputado Francisco Gualberto. No entanto, nada me impede que lance minha atenção ao comportamento e atuação plenária sobre os demais 23 parlamentares daquela Casa. Coisa de jornalista.

Pois bem. Dentre tantos aspectos, os que mais chamam a atenção é a astúcia do líder da oposição, Venâncio Fonseca, e a perspicácia de Gualberto para defender um governo mergulhado em falhas miúdas que se transformam em grandes armadilhas para o bom andamento da administração pública. Mas no fim, esse embate político/ideológico entre os dois parlamentares acaba sendo saudável para o parlamento.

Agora, o que não dá para engolir com quietude é o comportamento do senhor Augusto Bezerra. Um homem com nível de cinismo pouco visto na vida real. Um parlamentar altamente qualificado para praticar o mal. Legítimo representante da política do ‘quanto pior, melhor’. Uma espécie de baluarte da imoralidade. Mas esse senhor quer, a todo custo, servir de referencial aos ideais da ética na política. Um acinte à inteligência do povo sergipano.

E escrevo isso para mostrar um pouco da minha indignação por conta do episódio lamentável da quarta-feira no plenário da AL, quando por muito pouco dois parlamentares sérios, Gualberto e Rogério Carvalho, não perderam a cabeça e partiram pra cima de Bezerra. Isso após uma serie de provocações feitas por ele, que o que mais deseja nesse momento crucial de sua carreira política é ser agredido fisicamente e sair como vítima nessa história.

Isso mesmo. Para Augusto Bezerra, levar um tapa na cara seria o equivalente a conquistar um belo troféu. Isso poderia até garantir sua reeleição. Mas só que os deputados do governo jamais irão chegar a esse ponto. Irão, sim, engrossar o discurso contra ele. Mostrar cada vez mais que ele mente descaradamente e pratica uma política rasteira contra o atual governo. Mas tapa na cara dele quem vai dar é o povo. É só aguardar para ver.

Foi lamentável sim o ocorrido durante a sessão, mas admito que é duro de engolir as provocações rotineiras de Bezerra. Creio que até Jó, o personagem bíblico, perderia a paciência diante de um homem desses. E posso afirmar que foi unanimidade entre os jornalistas que presenciaram o fato, que bastava um simples toque no ombro para que ele se jogasse no chão, em cena semelhante às praticadas por jogadores de futebol que sempre tentam ‘cavar’ pênaltis inexistentes. Por sorte ninguém encostou um dedo nele, por mais que ele procurasse.

E antes que eu esqueça, quero dizer ainda que tenho colegas, ex-professores do Unificado, que possuem em mãos um bombástico e horripilante dossiê de maldades praticadas pelo cidadão Bezerra. Aguardam somente ele perder a prerrogativa da ‘imunidade parlamentar’ para tomarem providências judiciais.

E assim vai se desenhando o futuro desse senhor, que carrega no peito o desejo de ser vítima de uma agressão física, mas só que a surra que o deixará cambaleando e gemendo de dor, muito provavelmente, virá das urnas eletrônicas em outubro próximo. Isso tão somente porque pratica uma política equivocada, longe de ser considerada uma ação opositora a um projeto de governo em vigência. É o denuncismo pelo denuncismo, prática que não se sustenta num mundo ideológico. Portanto, façam suas apostas.

*Jornalista e ex-bancário.

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A hora do encontro é também despedida a plataforma desta estação, é a vida”. Milton Nascimento e Fernando Brant.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais