Há quem diga que JB já decidiu: Zezinho e Eliane

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há quem diga, entre os assessores mais próximos do governador Jackson Barreto, que ele já escolheu a chapa em Aracaju. Será Zezinho Sobral como candidato a prefeito pelo PMDB e Eliane Aquino, como candidata a vice, pelo PT.

Alguns motivos o levaram a não apoiar nem Edvaldo, nem Valadares Filho. A questão de Edvaldo, reforçada por dois assessores, são magoas guardadas após à reeleição dele, em 2008, quando vários indicados por Jackson perderam seus cargos. E o outro motivo é o discurso de renovação pregado por Jackson. Já Valadares Filho, o problema passa pelo quadro nacional e o afastamento do PSB e também magoas do passado entre ele (Jackson) e o senador Valadares.

A única preocupação de Jackson que pode mudar a decisão até maio é se o impeachment realmente acontecer. O PMDB já saiu do

 governo do PT e um novo cenário nacional pode desencadear novas composição e inclusive refletir diretamente nas eleições municipais em várias capitais.

Mesmo com o trabalho de marketing desde o ano passado  e não sendo um gestor novo (passou oito anos no governo Déda) e mais recentemente na saúde, o nome de Zezinho Sobral não cresceu como deveria. Mas Jackson, com o aval dos marqueteiros acredita que a campanha e o nome de Eliane com toda militância do PT pode gerar os percentuais necessários para chegar ao segundo turno eleitoral.

O problema é o acirramento natural da campanha e os possíveis problemas que serão criados com os adversários Edvaldo e Valadares Filho. Uma grade ferida pode ficar aberta para o segundo turno e prejudicar a eleição.

Por outro lado Jackson sonha em realizar os feitos de 1988 e 1996 quando optou pelos neófitos na política eleitoral elegendo-os prefeitos, respectivamente Paixão e Gama. Paixão foi uma vitória estrondosa e Gama venceu o segundo turno contra o PT, na época com Ismael Silva candidato.

Muitos garantem que hoje, Jackson quer a chapa Zezinho e Eliane. E já arregaçou as mangas.

Robson foi para João e Jackson não tirou cargos. Outros também não apoiarão Zezinho
Se alguém conversar com a maioria dos deputados da base de Jackson, vai notar uma insatisfação com o governador. É porque Robson Viana, deixou o PMDB e ainda levou gente para apoiar João Alves e continua com todos os cargos e trânsito livre no governo. Anote: quando Jackson anunciar seu candidato em Aracaju terá surpresa. Até no PMDB tem gente que votará em João. E Jackson, pela inércia com Robson terá que ficar calado.

Lideranças garantem que Yunes e Pedrinho Barreto não serão candidatos na chapinha
Depois da ameaça de rebelião entre os pré-candidatos a vereador da chapinha que será formada no grupo do PSC, os lideres, André Moura,  Eduardo e Edvan Amorim, garantiram que coronel Yunes e Pedrinho Barreto não serão candidatos pela chapinha. Segundo o pré-candidato, José Carlos, presidente de Centro Acadêmico na UFS, todos agora estão tranquilos porque poderão disputar em pé de igualdade. “Confiamos na palavra dada dos nossos líderes”, disse.

Ex-diretor de transportes é agora representante da Coopertalse junto ao governo estadual
O blog noticiou que um ex-diretor de transportes na Seinfra, do governo estadual, indicado pelo deputado Garibalde Mendonça tinha ligações com a Coopertalse, e com isso, seria conflitos de interesses e nada ético, já que a pasta fiscalizar o transporte intermunicipal. O caso foi negado na época, mas agora o ex-diretor, Adriano Carvalho Cabral, foi apresentado a Seinfra (onde foi diretor) como representante da Coopertalse através de ofício do presidente, Valdenes Ferreira. Ou seja, comprovado que no passado Garibaldi indicou um diretor de transportes com trânsito na Coopertalse. Feio, muito feio…

Governo precisa priorizar pagamento pequenas e médias empresas
Um problema grave vem causando sérios prejuízos a economia sergipana. A demora do governo estadual em pagar o que deve a pequena e médias empresas, principalmente prestadoras de serviços. São muitas, inclusive dividas do ano passado ainda.  É um desgaste que não aparece na mídia como os servidores públicos, mas mexe no dia a dia de muitas pessoas. O governador Jackson precisa priorizar o pagamento a este setor. Que emprega muita gente.

Partido Pátria Livre realizará ato em AJU  em defesa de eleições gerais já
Amanhã, 08, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, a direção do Pastido Pátria Livre – PPL, em Sergipe realizará um ato suprapartidário em defesa das eleições gerais já. Segundo o ex-vereador Marcélio Bomfim o ato contará, além da militância do PPL, com a presença de lideranças de outros partidos e de diversas entidades populares. “Nem Dilma, nem Temer, Eleições gerais já”, é o lema.

Santo Amaro das Brotas: atentado contra rádio Brotas FM
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Fernando Cabral e demais membros da diretoria, solicitaram uma reunião com o secretário da SSP, João Batista, pedindo agilidade na apuração de um atentando ontem, 06, a rádio Brotas FM, de Santo Amaro das Brotas. Jogaram água em todos os equipamentos, danificando toda estrutura da emissora comunitária.

Novo Código comercial
“Nesse momento de crise econômica é fundamental que o Brasil passe a ter mais segurança jurídica nas relações de trabalho. Existe um ranking mundial de países onde os investidores fazem as suas ações empresariais e encontram um ambiente jurídico confortável. Ou seja, se um empresário quer investir em um país, vai procurar o que tenha uma melhor segurança jurídica, um ambiente favorável ao seu produto ou aquilo que vai produzir. O Brasil está em 178º lugar neste ranking porque não tem um Código Comercial”, explicou o deputado Laércio Oliveira, durante a reunião da Comissão Especial que trata do (PL) 1572/2011, realizada na Câmara dos Deputados.

Insegurança
“Nós não temos isso hoje no país. Quem compra, quem vende, quem investe, vive num ambiente de incerteza e de insegurança. Não existe um ambiente confortável onde as pessoas que façam negócios. Por algum litígio que venha a acontecer, não existe um ambiente seguro, genuinamente empresarial e o Código Comercial vem para corrigir isso”, explicou o parlamentar, que é presidente da comissão.

PDT realizará Convenção de Socorro no sábado
O diretório do Partido Democrático Trabalhista – PDT – de Nossa Senhora do Socorro realizará a sua Convenção Municipal no próximo sábado (dia 09), às 16h, no Fest Clube, localizado no Marcos Freire III. Na oportunidade, o partido apresentará os seus novos filiados e empossará a direção municipal.

Lideranças
O PDT continua sendo o partido mais forte em Socorro. Em suas novas filiações estão: seis vereadores, vários ex-vereadores e suplentes, além de muitas lideranças comunitárias. “Faremos um ato para filiações e de apresentação dos novos filiados para a sociedade; bem como a eleição e posse da diretoria municipal, que será presidida pelo jovem socorrense Klewerton Siqueira”, destacou o presidente estadual do PDT, Fábio Henrique, que abordará o posicionamento político do partido no município.

Grupo
O presidente municipal Klewerton Siqueira fala com orgulho da história do PDT no município. “Assim como o presidente Fábio Henrique, também sou um homem de grupo. E foi esse grupo, do nosso partido, que mudou a cara de Nossa Senhora do Socorro, promoveu o desenvolvimento, gerou empregos e promoveu a estima dos socorrenses”, reforçou Klewerton Siqueira.

Ipes saúde: mudança penaliza maioria dos servidores
A deputada estadual Maria Mendonça (PP) deixou claro ontem, 06, o voto dela contra o Projeto de Lei, encaminhado pelo Governo do Estado, que obriga os servidores usuários do Ipes Saúde a pagar contribuição para até quatro dos seus dependentes. “Voto contra porque, no meu entender, esse Projeto penaliza os servidores públicos de Sergipe”, justificou a parlamentar, ressaltando que “a maioria dos trabalhadores do Estado ganha salário mínimo, sem contar que há três anos, sequer, tiveram garantida a reposição das perdas inflacionárias e, ainda, são obrigados a receber os seus vencimentos no dia 11 ou 12 do mês subsequente”.

Prejuízo para os trabalhadores
Para Maria, cobrar contribuição de dependentes de quem ganha salário mínimo, é prejudicar ainda mais a classe trabalhadora que há meses vem sendo obrigada a pagar faturas com juros e multa, uma vez que os seus salários – por decisão do Governo – estão sendo pagos com considerável atraso.  “E cadê o cunho social da instituição Ipes Saúde? Aprovar esse projeto é penalizar mais uma vez uma considerável gama de trabalhadores que vêm perdendo o seu poder de compra, justamente, em virtude do achatamento dos seus salários. Aprovar esse projeto é cortar, mais uma vez, na carne do trabalhador, pois descontar R$ 100,00 de quem já ganha salário mínimo, é provocar um enorme desfalque no orçamento familiar”, argumentou Maria Mendonça, ao apelar que os colegas fossem sensíveis e, também, votassem contra.

Projeto prejudicial
Para a deputada Ana Lúcia, PT, o projeto prejudica os servidores que aderiram ao plano no formato original e não podem ser penalizados com a mudança da forma de cobrança. “O projeto propõe a queda na qualidade do serviço e o aumento do custo ao dependente. E nós sabemos que nenhuma relação de consumo pode ser alterada para pior no que diz respeito às condições de prestação dos serviços para os servidores, isso está garantido pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor”, afirmou.

Apelo
Durante o seu discurso, a parlamentar ainda fez um apelo para que os seus colegas deputados não votem a favor de projetos que são nocivos à classe trabalhadora. “Essa casa precisa ter a sensibilidade de que não se deve tirar os direitos conquistados pelos trabalhadores. Se a gente não pode ajudar a melhorar a sua vida, piorar a sua situação é a última coisa que devemos fazer”, defendeu Ana Lúcia.

Invasão na Barra dos Coqueiros
O blog já denunciou, inclusive com fotos de carros caros, mas nem a Adema, nem o MPE, nem o MPF se pronunciaram sobre a invasão de uma grade faixa de terra na Barra dos Coqueiros, na área próxima ao parque eólico. Já tem ruas e casas com alvenarias e luxuosos carros. Tem gente grande na história.

Sindicato denuncia cobrança de taxa extra para Plano de Previdência
Os trabalhadores da Energisa farão um ato público hoje, 7, em protesto à iniciativa do Fundo de Pensão Inergus de cobrar uma contribuição extraordinária dos inativos como forma de cobrir o déficit financeiro estimado em R$ 77 milhões, segundo informações do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de Sergipe (Sinergia), Sérgio Alves.

Contribuição
O ato deve ser iniciado às 7h com participação de inativos e também daqueles que estão na ativa. De acordo com o presidente do sindicato, os eletricitários aposentados receberam comunicado sobre a cobrança da taxa extraordinária, que corresponde a 51% da contribuição. A circular foi emitida no dia 18 do mês passado, informando que a cobrança será feita no dia 20 deste mês. “O documento tirou o sono daqueles que lutaram para construir a quinta maior distribuidora de energia do Brasil”, ressaltou o presidente.

Assembleia geral
O presidente do Sinergia convocou assembleia geral dos trabalhadores para analisar a questão. A assembleia aconteceu na terça-feira, 5, quando a categoria deliberou para não aceitar a cobrança da taxa extraordinária, entendendo que a responsabilidade de manter o Fundo de Pensão seria da Energisa. “Quando a Energipe foi vendida ficou estipulado que a Energisa manteria o Fundo de Pensão e garantir condições de proporcionar uma vida digna aos trabalhadores, que é a previdência complementar”, comenta o presidente do Sinergia.

Aracaju: lançamento Bolsa Atleta e homenagens
A Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp) da PMA, lançará hoje, 07, a partir das 18h no Centro Administrativo o programa Aracaju Bolsa Atleta deste ano. O programa atenderá a 67 esportistas, de 18 modalidades, divididos em dois grupos. Na solenidade também serão homenageados alguns desportistas. Entre eles uma justa homenagem a Carivaldo de Souza ex-presidente da FSF e que fez muito pelo esporte em Sergipe.

Newsletter da TV Sergipe
Uma boa mídia a newsletter da TV Sergipe que está sendo produzida semanalmente  enviada pelas redes sociais e e-mails. Ontem, 06, saiu a quinta edição.

TJSE indeferiu ação apresentada pela Adema contra Cavo
E o TJSE, indeferiu a medida apresentada pela Adema contra a decisão liminar obtida pela Cavo para manter a operação de coleta e transporte de resíduos em Aracaju. O TJSE entendeu que a Cavo venceu procedimento simplificado de contratação direta por oferecer a proposta mais vantajosa à administração pública e atender às exigências contidas na convocação da EMSURB, além de não ter constatado risco de danos à saúde e ao interesse público, em função da empresa possuir autorização para transporte de resíduos expedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e cadastro ambiental emitido e fornecido pelo IBAMA. “Estando amplamente amparada pelas legislações em vigor, a Cavo aguarda decisão da Adema a respeito das licenças estaduais que já solicitou”, explicou a empresa através de nota.

Potencial
Na contramão da queda de 1,5% no número de beneficiários dos planos de saúde no Brasil no último ano, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o Hapvida Saúde superou em 143% a meta de vendas no varejo, em janeiro de 2016. Os dados comprovam o potencial de crescimento do Hapvida. A operadora detém 31% de todo o Market Share das regiões Norte e Nordeste.

Academia de Letras de Aracaju elege seus novos membros
Em reunião na tarde da quarta-feira, 6, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) elegeu seus novos membros, que agora se juntam aos fundadores da Casa como acadêmicos efetivos.

Nomes
Após ampla análise, a Academia escolheu os seguintes nomes, que tomarão posse solene em julho próximo:Geraldo Dantas Bezerra – médico, memorialista e escritor; Pascoal Maynard – jornalista e poeta; Sônia Maria Azevedo Viana – professora, poetisa e pesquisadora da História da Educação; Rangel Alves da Costa – jornalista, escritor e advogado; Paulo Sérgio da Silva Santos – professor universitário e pesquisador de Linguística; Ana Maria Leal Cardoso – doutora em Literatura e professora universitária; Sandra Maria Natividade – jornalista, escritora e memorialista; Pedro Henrique Varoni – doutor em Linguística, jornalista e escritor; João Paulo Gama de Oliveira – doutor em Educação, professor e escritor; Carolina Angélica Dantas Naturesa – mestre em Dança, professora e pesquisadora; Manoel Messias Rodrigues Santos – doutor em Literatura, professor e pesquisador; Antonia Amorosa – jornalista, poetisa e escritora; Waldefranklin Rolim de Almeida Silva – doutor em História e professor universitário; Antônio Bittencourt Júnior – mestre em Comunicação, historiador e professor universitário; Antonio Porfírio de Matos Neto – escritor, poeta e memorialista.

Novos rumos
A Casa de Santo Souza saúda os novos acadêmicos que se integram ao projeto institucional de movimentar, valorizar e promover a cultura aracajuana. Segundo Gustavo Aragão, presidente da ALA, a sessão para eleição se deu de forma tranquila e serviu para definir novos rumos ao movimento da instituição. “Estamos felizes por completar a Casa com novos e ilustres membros, que, com certeza, serão peças fundamentais no andamento das ações da Academia”, ressaltou Gustavo.

Patronos
Também foram escolhidos os nomes dos patronos para as novas cadeiras, como forma de homenagear intelectuais que marcaram a cultura sergipana. São eles: Acrísio Cruz; Alina Paim; Araripe Coutinho; Célio Nunes; Emilia Rosa de Marsillac Fontes; Epifânio Dória; Fausto Cardoso; Fernando Porto; Genolino Amado; Gizelda Morais; João Ribeiro; José Maria Fontes; José Sampaio; José Silvério Leite Fontes; Manoel Bomfim; Maria Lígia Madureira Pina; Ofenísia Freire; Regina Lúcia Spinelli; Yara Veira; Amando Fontes.

Faça a sua Declaração de Imposto de Renda gratuitamente
Com o intuito de ajudar os contribuintes a preencherem a declaração do Imposto de Renda/2016 de forma correta, alunos do

 curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), sob a orientação de professores da área, realizam mais uma versão do projeto “IRPF Solidário”.

Assessoria gratuita
A ação visa oferecer assessoria gratuita, orientando e tirando dúvidas apresentadas pela comunidade.  A iniciativa, idealizada pelo Setor de Ciências Contábeis desta instituição de ensino, acontecerá no Campus Edgard Freitas, no bairro Industrial. A orientação ocorrerá no período de 12 a 15 de abril, entre 14 e 17 horas, no laboratório H do bloco A.

Projeto
De acordo com a coordenadora do curso e responsável pelo projeto, professora Luciana Matos Barreto, o “IRPF Solidário” busca, também, mostrar a importância do profissional da Contabilidade no desempenho das suas funções, especialmente no que diz respeito à confecção do IRPF, contribuindo para que os discentes saiam da teoria à prática, comprovando o conhecimento adquirido em sala de aula.

Clube Karatê União preparado para o XXIII Campeonato Sergipano Interestilos
No próximo sábado, 09, no colégio “Nossa Escola” no bairro Coroa do Meio em Aracaju, será realizado o XXIII Campeonato

A equipe pronta para a disputa no próximo sábado, 09.

 Sergipano de Karatê Interestilos numa organização da Federação de Karatê Interestilos de Sergipe – FKISE. O Clube de Karatê União já está preparado para a disputa, com um elenco renovado.

A equipe
O técnico e atleta Yoacan Jócelis disse que a equipe está preparada com muita garra e determinação e espera uma excelente colocação por equipe. Os atletas: Geraldo Silva, Jonh Robert, Valdir Santos, José Cláudio, Romário Ferreira, Emerson Taislan, Camila Bispo, Gladson Henrique, Jamisson Ferreira, André Luiz, David França, Gilmara Adriana, Anselmo Lessa, Eduardo Correia, Breno Juan, Luiz Gustavo e Pedro Henrique.

Desporto em Aracaju
O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) continua realizando ações para estabelecer o estado como grande destino turístico mesmo em época de baixa estação. Entre diversas ações, está o apoio à Liga de Desporto Universitário (LDU), sediada pela capital sergipana até o dia 9 de abril.Cerca de 900 atletas estão  em Aracaju disputando os jogos, em quatro diferentes modalidades desportivas (futsal, basquetebol, voleibol e handebol – masculino e feminino). São delegações de toda a região nordeste, juntamente com Pará e Amazonas representando a região norte, movimentando o mercado desportivo e  turístico do estado.

Destino
O secretário Adílson Júnior salientou a importância de sediar uma competição deste nível. “O ato de sediar a competição promove o nome do estado, possibilitando o estabelecimento do estado como um ótimo destino turístico. Por isso o Governo do Estado, juntamente com a Setesp, investe em infraestrutura turística, para que a ação resultante da promoção do turismo se transforme em satisfação para o visitante que estiver em Sergipe”.Os jogos começaram a ser disputados no último dia 4, e a fase preliminar vai até dia 7. A partir daí, os confrontos eliminatórios determinarão os vencedores de cada categoria em cada esporte. No dia 9, as últimas delegações se despedirão da capital sergipana.

Ações
“Acolher a Liga de Desporto Universitário é apenas uma das ações da Setesp e do Governo, que continuará promovendo o nome de Sergipe ao longo de 2016, já que teremos a realização dos Jogos Olímpicos no país, divulgando o  nome do estado em nível nacional e mundial, sendo abrigo para aclimatação de diversas seleções ao redor do mundo que disputarão os jogos”, completou Adílson.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  Sou hinduista-budista-xintoísta.A morte é uma libertação.Assim que nascemos assumimos a condição de mortais.A morte é parte da vida .

www.twitter.com/tarsogenro  Quando as forças em confronto não tem condições de se impor uma contra a outra o que não se pode deixar deteriorar é o convívio democrático.

www.twitter.com/Pontifex_pt  O Senhor pede-nos para sermos homens e mulheres que irradiem a verdade, a beleza e a força do Evangelho que transforma a vida.

www.twitter.com/RealKajuru  Tivessemos um povo mais politizado, certamente iria nas ruas, exigir eleições gerais  mas tem BBB, e 11 novelas por dia. País vazio!

www.twitter.com/sargentoedgard  Enquanto houver um voto em troca de esmola, corruptos e aproveitadores da miséria alheia, se perpetuarão no poder.

ARTIGO

Repúdio e tristeza. Uma instituição esquecida no Estado de Sergipe  Por Comissão dos Aprovados

Inicialmente, falo um pouco da minha agonia e vergonha do meu Estado, o qual, infelizmente, ainda não existe uma Perícia Criminal atuante e forte. Não desmerecendo os guerreiros que ali estão, mas sim o descaso do Estado. Hoje, aqui, se perguntar para o que serve a perícia criminal, muitos não sabem responder. Triste, porém é isso mesmo!

A Perícia Criminal ou Criminalística ou ainda Polícia técnica é um órgão que auxilia diretamente a Justiça – por meio de profissionais, como, Agente Técnico de Necrópsia, Papiloscopista, Perito Criminalístico, Peritos Médico e Odonto-legal.. No mais, ajuda inocentar ou incriminar um suspeito utilizando as mais diversas áreas de conhecimento técnico-científico (Contabilidade, Engenharia, Física, Química, Biologia, Farmácia, etc.). Por exemplo, sabe aquele caso de desvio de dinheiro público e corrupção da Operação Laja-Jato? Pois bem, a perícia criminal estava diretamente auxiliando nas investigações e desvendando a participação de cada pessoa. Num passado não tão distante, quem se lembra do caso da menina Isabela Nardoni, em São Paulo? É… Mais uma vez a perícia criminal foi o fator primordial na solução e na conclusão do caso, mostrando que o pai e a madrasta foram autores da morte da criança. Vale ressaltar que, em ambos os casos citados, o sentimento de Justiça prevalecem!

A Perícia Criminal tão importante e vital no conjunto de provas policiais e judiciárias, aqui em Sergipe, está esquecida, ou melhor, como sempre esteve – desde a sua criação pela Lei Complementar nº 05, de 29 de janeiro de 1991, em conformidade com o artigo 131 da Constituição do Estado de Sergipe. Falo em esquecimento não à toa, vejam bem:
• Sabem quando foi realizado o 1º Concurso público para preenchimento dos cargos do órgão? (Espantem-se…) após 23 anos de criação do órgão, ou seja, apenas em 2014.
• E mais, nesse concurso, sabem quantas vagas foram preenchidas? Somente 34 vagas (8 Agentes técnicos de necropsia, 10 Papiloscopistas, 10 Peritos criminalísticos, 5 Peritos médicos-legistas e 1 Perito odonto-legal).
• Ainda mais, sabem quantos profissionais foram treinados no Curso de Formação da Academia de Polícia Civil e que, à época, todos receberam 50 % do salário das carreiras? Foram cerca de 170 profissionais capacitados e que aguardam há mais de 1 ano para entrar em exercício.
• Por fim, sabem quantos profissionais estão faltando, conforme a Lei Complementar nº164/2009)? Há 76 % de déficit (das 242 vagas previstas em legislação, há absurdamente 184 vagas não preenchidas). Na figura 1 pode visualizar o déficit de profissionais para cada cargo.

Figura ao lado – Percentagem dos cargos vagos e ocupados das carreiras periciais de Sergipe, conforme o Portal da Transparência

 (março – 2016) e a Lei complementar nº 164/2009.

No caso dos Peritos Criminalísticos, formaram 50 Peritos Criminalísticos, em 2014, nas diversas áreas de conhecimento, destes o Estado nomeou apenas 10. Tal carreira exige 40 vagas na 3° classe e só há 10 preenchidas. Além disso, há 30 vagas na 2° classe e nenhum preenchimento; já na 1º classe, há 20 vagas com 8 preenchidas, as quais são ocupadas por cargos de direção. Totalizando-se em 18 Peritos Criminalísticos para todo o Estado. Esse quantitativo é ínfimo, prova disso que, não especialidades na perícia sergipana, visto que não há profissionais para executar os exames e os setores encontram-se fechados, inclusive com equipamentos estratégicos parados e encaixotados, os quais seriam para o desenvolvimento da perícia que tiveram investimentos oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ) por meio do programa Brasil Mais Seguro.

O Estado alega motivos financeiros para a não convocação de mais peritos, entretanto da formação e homologação o certame já houve convocação de mais uma turma de policiais militares e um concurso para policia civil, é claro que o estado esta precisando a sociedade clama por mais segurança e essas convocações são de enorme importância, mas a Pericia Criminal é um órgão também muito importante para a Segurança Publica, precisamos também de mais peritos criminais de uma maior valorização dessa área no nosso Estado, pois essa carreira esta escassa tendendo para o esquecimento e vamos continuar com provas testemunhais onde a testemunha muda a cada minuto seu depoimento, como incriminar ou inocentar sem a prova técnica, sem usar o DNA, sem usar as marcas deixadas por aquele delinquente na cena do crime.

O Brasil esta evoluindo chegando a resolver crimes complexos com a ajuda desses profissionais, no entanto nosso estado ainda não tem um laboratório funcionando nessa área ou pior não temos peritos suficientes para atuarem e os equipamentos continuam encaixotados, equipamentos que são utilizados para a comparação do DNA, equipamentos caros que o Governo Federal repassou para o nosso Estado e sobre as constantes renovações com a Forca Nacional, isso também gera gasto para o estado, pois estão aqui ocupando nossas vagas e gerando gastos para o estado e ainda em se falando de uma convocação de todos os formados e aprovados em todas as etapas do certame. Fazendo os cálculos do impacto na folha salarial o valor seria em torno dos R$250.000,00(duzentos e cinquenta mil reais) mensais, impactando na folha 0,08%, esse seria o motivo para o descaso com uma instituição tão importante para a sociedade para a justiça sergipana, só para ter uma ideia Pernambuco abriu um novo concurso para as áreas de pericias, saiu por esses dias o edital, e não é o primeiro concurso lá naquele estado para esta área, pois bem eles vão convocar de início pós-curso de formação mais de 40 peritos criminais isso mesmo e aqui pós primeiro concurso na área só foram convocados 10(dez) peritos criminais e os laboratórios continuam fechados e não existe a interiorização da pericia e só existem 2(dois) peritos por plantão em escalas de 24h para atender no nosso estado do sul ao norte do leste ao oeste sendo que só atendimento a crimes contra a vida.

Crimes contra o patrimônio não temos peritos suficientes, mas nesses Estados onde a pericia existe verdadeiramente a criminalística é dividida em local de crime contra a vida e local de crime contra o patrimônio, ou seja, têm peritos para atender estes dois tipos de ocorrências básicas, onde o MP existe a presença de um perito criminal. Sem contar peritos que vão a acidentes de transito peritos que vão investigar um incêndio, sem contar os peritos que atuam nos diversos laboratórios,  mas aqui temos só 10(dez) peritos atuando diretamente e outros 8(oito) em final de carreira ocupando cargos de chefia, como atender as diversas ocorrências, mal atendem as solicitadas, ai você agora deve esta se perguntando, então agora eu sei o por que da demora para aquele corpo sem vida, lá em Canindé do São Francisco, vitima de um assassinato ou de um acidente, passar horas no relento aguardando o perito criminal junto com o IML chegar ao local e periciar aquele crime liberando assim a vitima.

Chega a ser cômico e agoniante, ao mesmo tempo, pois o Estado diz que o quantitativo é suficiente. O Distrito Federal com a mesma população que o nosso Estado tem cerca de 10 vezes mais Peritos Criminais. Você cidadão que paga seus impostos – que tem sua casa e seu comércio diversas vezes arrombados e não tem Peritos para deslocar, buscar vestígios do crime e depois averiguar no laboratório -, o que fazer nessa situação? Vale lembrar que o Estado sequer laboratório tem para a perícia.

No nosso Estado, existem 2 Peritos Criminalísticos plantonista diários (24 h) que trabalham em condições desumanas, haja vista longas viagens saindo de Aracaju ao interior. Ademais, nesse período ainda tem que elaborar o laudo pericial, contudo, devido à falta de tempo e pessoal, não o preparam ou não ficam prontos em 10 dias, conforme estabelece o Código de Processo Penal. Por isso, também, vive nessa insegurança com tantos casos violentos e impunes.

Quantas vezes a sociedade deparou-se com um cadáver na rua, horas e horas, aguardando a perícia e após que este chega ao IML (Instituto Médico Legal) demora também horas para a liberação? Quantas vezes os exames de DNA demoraram, meses ou anos, para serem confeccionados? Quantas vezes uma casa arrombada ou um acidente de trânsito com vítima não são periciados? Sem falar, naquelas vezes que veículos adulterados não são periciados! Ahh…e os casos de degradação ambiental? Alguém no Estado não enxergar isso?

Conforme o diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil, a perícia criminal de Sergipe: estava entre os 05 (cinco) Estados que não possui interiorização da atividade; possuía um dos piores quantitativos de efetivos; atendia a demanda de apenas 32 % dos exames de confrontos balísticos; atendia somente 73,33 % da demanda de dos exames de locais de crimes violentos; tinha  uma  grande  quantidade  de  passivos  de laudos  de  local  de  crimes  contra  a  pessoa  e  patrimônio,  de  acidentes  de  trânsito,  de identificação  veicular,  de  drogas,  de  documentoscopia/grafoscopia,  de  armas,  etc.

De 2014, após o concurso, até hoje, o cenário não foi alterado significativamente. Então, como se pode reduzir a criminalidade e a impunidade com toda essa precariedade? Sem infraestrutura e efetivo, não se podem reduzi-las!

Hoje, após o 1º concurso da história de Sergipe, repito apenas em 2014, parabenizo o atual Governador pela realização desse concurso. Entretanto, não adianta fazer o concurso, formar pessoal e não colocar para trabalhar. Até agora só vimos esquecimento desse governo.

Por fim, o dever da perícia é dizer a verdade, não importando qual seja!

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O dinheiro é em alguns aspectos, o fogo da vida. É um excelente servo, mas um mestre terrível.” P. T. Barnum, empresário de circo, morreu em 07 de Abril de 1891. (n. em 05 de Julho de 1810).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais