Hilário: pesquisas e opiniões que mudam

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

São poucos os jornalistas em Sergipe que podem falar em pesquisas. Muitos silenciaram quando institutos divulgaram pesquisas de todos os tipos e para todos os gostos. O titular deste espaço chegou a ser processado. São diversos exemplos vergonhosos de pesquisas um deles, em 2006, quando na véspera da eleição um semanário deu como certa a reeleição de João, naquele ano. Mais vergonhosa ainda foi a desculpa do semanário que ainda hoje divulga pesquisas, mas sem a menor credibilidade perante os sergipanos.

Se o Brasil tivesse congressistas em sua maioria preocupada com os eleitores já tinha resolvido o problema. Pesquisas só para consumo interno e nada mais. Porém a maioria não quer porque se aproveita também delas. Tem instituto para todos os gostos e credos. E várias metodologias arranjadas para explicar os vexames e os números absurdos.

O interessante é que os mesmos grupos que aplaudem pesquisas em um mês, no outro tentam macular o mesmo instituto quando a pesquisa tem números que não são do seu agrado. É o caso de uma pesquisa divulgada no final de semana pelo Jornal da Cidade onde Jackson aparece crescendo e Amorim  caindo. O blog não  está analisando o mérito dos percentuais, mas a intenção das pessoas. Logo depois da divulgação,  a imprensa do PDI, Partido Dois Irmãos (sigla de autoria do colega jornalista Ivan Valença (portal Infonet e Jornal da Cidade/colunão aos domingos) começou a criticar a pesquisa.

É uma pena que a maioria da classe política não quer acabar com a indústria das pesquisas. Não tem compromisso com a população e gosta da manipulação.

Este espaço volta a repetir. São poucos que podem falar em pesquisas em Sergipe. E este blog encontra-se nesta meia dúzia. No dia que a classe política brasileira for séria pesquisas vão apenas servir para consumo interno dos partidos.

Que o leitor fique em alerta: Pesquisa é feita para manipular e confundir.

Edise lança Dicionário do Nordeste hoje,16
A Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), lança hoje, 16, na Academia Sergipana de Letras, às 17h, o Dicionário do Nordeste, do jornalista e escritor Fred Navarro, com mais de dez mil verbetes da linguagem regional e coloquial nordestina.

Expressões
O dicionário, um conjunto de expressões usadas em todos os estados do Nordeste, fruto de 21 anos de pesquisas, é

para o presidente da Segrase, Jorge Carvalho do nascimento, "uma contribuição para a compreensão da cultural nordestina".

3ª Edição
O Dicionário do Nordeste chega à sua terceira edição – a primeira, com 2500 palavras, foi lançado em 1998 e a segunda, com cinco mil verbetes, editado e lançado em 2004. O dicionário será lançado, ainda, em parceria com as imprensas oficiais dos estados da Bahia e Alagoas.

Trabalho
Fred Navarro é pernambucano, jornalista, e vive em São Paulo desde 1983. O Dicionário do Nordeste, diz o autor, nasceu da necessidade que surgiu de “traduzir” para os colegas certos termos normalmente empregados por ele em seu dia a dia nas redações paulistanas. Ele trabalhou na Folha de São Paulo e na Revista Istoé, entre outros meios, e hoje é sócio de uma empresa de assessoria de imprensa. Paralelamente, escreve roteiros e textos de histórias em quadrinhos com o artista plástico Cavani Rosas e, recentemente, participou da realização do curta Deixem Diana em Paz, do também jornalista pernambucano Júlio Cavani.

Pretensão
Deu na coluna Periscópio do JC, de domingo: Em conversa reservada com a coluna, a viúva do governador Marcelo Déda, Eliane Aquino revelou não ter qualquer fundamento o boato de que estaria disposta a ser candidata a senadora ou deputada federal, ano que vem. Ela informou que permanecerá em Sergipe durante todo o ano, atendendo ao pedido do filho, João Marcelo, que entrará no quinto ano escolar.

Descanso
Continua o JC: No próximo dia 20, Eliane embarca para Brasília com os dois filhos. Por lá, onde moram os seus familiares, pretende ficar cerca de 30 dias. Depois retorna a Sergipe e vê como as coisas vão se encaminhar. Em conversa com a coluna, ela revelou que a sua única preocupação é com a criação dos seus dois filhos, João Marcelo e Matheus, frutos do seu casamento de quase 17 anos com Marcelo Déda.

Três mil pessoas no Natal Solidário da Rede de Postos Presidente

No último domingo, 15, foi realizado a 29ª edição do Natal Solidário da Rede de Postos Presidente. Aproximadamente 3.000 pessoas compareceram a chácara da família Miro. Foram doadas mais de 1.000 cestas básicas, além de uma grande área de lazer com parque de diversões, cinema 6D, lanches, sorteio de bicicletas, apresentação de grupos da comunidade e sem faltar é claro o "Bom Velhinho" Papai Noel, que veio acompanhado da Mamãe Noel para alegria das crianças.

Tradição
"O Natal Solidário que a Rede Presidente realiza todos os anos, transformou-se em uma tradição aqui na comunidade. Procuramos ajudar a essas famílias que mais precisam da nossa ajuda, do nosso apoio, além de preencher a lacuna existente na comunidade do bairro" diz Sandro de Miro.

Inauguração da quadra esportiva da LBV
Um dia de muita festa e alegria que deve ficar marcado na memória de todos que fazem a Legião da Boa Vontade (LBV) em Sergipe, por dois bons motivos. Primeiro, a inauguração,  no último sábado,14, da quadra poliesportiva do seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no Bairro Industrial, Zona Norte de Aracaju, que servirá às cerca de 350 crianças e jovens que são atendidas no centro.

Homenagem
O evento contou com a presença de mais 700 pessoas, entre autoridades, educadores, assistentes sociais e parlamentares, entre os quais o vereador Iran Barbosa (PT).Na solenidade, prestou-se homenagem, com um minuto de silêncio, ao governador Marcelo Déda e ao ex-presidente da África do Sul e militante antiapartheid, Nelson Mandela, como também, às vítimas da seca e das fortes chuvas ocorridas em diversas partes do país.

Título de Utilidade Pública
Parabenizando a todos que fazem a LBV em Sergipe, pela árdua batalha para conseguir reformar a sede e construir uma quadra, o vereador Iran Barbosa deu uma boa notícia aos presentes. Graças à sua atuação, a LBV obteve o Título de Utilidade Pública, em âmbito municipal, projeto encaminhado pelo petista e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju.

Desafio
“Fui desafiado pelos que fazem a LBV em Sergipe a dar os encaminhamentos para o reconhecimento de utilidade pública da entidade. Levei a discussão para a Câmara de Vereadores e conseguimos aprovar, em todas as etapas, a proposta, faltando apenas a publicação no Diário Oficial do município para que a LBV, efetivamente passe a ser um entidade de utilidade pública no âmbito do município de Aracaju”, destacou o petista, sendo bastante aplaudido.

SEEB/SE realiza hoje manifestação em frente à Tesouraria do BB
O  Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) fará manifestação hoje, 16, a partir das 9h, no Calçadão da João Pessoa, em frente à Tesouraria do BB, cobrando a mudança para o novo prédio, que já está pronto, mas não foi inaugurado! Agora a justificativa para não abertura é a falta do alvará de funcionamento.

Cobrança
O Sindicato dos Bancários vai cobrar do Banco do Brasil e da Prefeitura de Aracaju e responsabilizará as instituições que estão contribuindo para o retardamento da abertura da tesouraria por qualquer incidente que ocorrer pelo seu funcionamento no centro comercial.

ACESE promove Concerto Natalino no centro da cidade

Para celebrar a chegada do Natal, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese)  presenteia os aracajuanos com a apresentação do Coral Canarinhos de Aracaju. Na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, as janelas e escadarias do edifício histórico da Associação, que nesta época do ano recebe uma iluminação especial, serão ocupadas pelos meninos e meninas do Coral Canarinhos de Aracaju que cantarão para o  público músicas tradicionais natalinas e sergipanas.   O evento será a partir da 17h,  na Acese, localizado na Rua José do Prado Franco, 557 em frente ao mercado Tales Ferraz. 

A SRTE/SE e o Fórum realizam seminário:  “Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho”
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe – SRTE/SE, realizará amanhã, 17, em parceria com o Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, o Seminário:  “Pessoa com Deficiência e Mercado de Trabalho” – Direitos, Deveres e Acessibilidade, o evento acontecerá no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto  (Anexo à Escola Presidente Vargas – Siqueira Campos), com início programado para 8hs.

Oportunidade
O objetivo do evento é proporcionar à sociedade a oportunidade de aprofundar o debate acerca da inserção do trabalhador com deficiência no trabalho. A programação contém palestras sobre os direitos e deveres trabalhistas, benefício de prestação continuada- BPC e o contrato de trabalho, tecnologias assistivas, que facilitam a integração do trabalhador com o ambiente de trabalho, e a palestra “Superando Barreiras”. Não há necessidade de fazer inscrição para participar do evento.  

Cotas
A SRTE/SE fiscaliza o cumprimento da obrigação legal da cota para pessoas com deficiência prevista no artigo 93 da lei nº 8.213/1991. Visando a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Essa obrigação é para as empresas a partir de 100 funcionários. A fiscalização atua na empresa cuja matriz está sediada em nosso Estado.

Agenda
16 de dezembro, segunda-feira. Faltam 9 dias para o Natal. E 15 para o final de 2013. Hoje é o dia do reservista e do teatro amador.
No ano 70 d.C. os romanos destroem o Templo de Jerusalém e expulsam os judeus da Palestina, o que dá início à segunda diáspora judaica. Eles migram para a Ásia Menor e o sul da Europa, onde formam comunidades em torno de sua religião. Nesse mesmo ano, o judeu fariseu Paulo leva o cristianismo para além das fronteiras da Palestina, fundando várias comunidades cristãs em suas viagens.
No Brasil, em 1994, é lançado o Plano Real, por Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco, no mês de julho. FHC seria, três meses depois, eleito presidente, pelo PSDB, com o apoio do PFL (atual DEM). Em segundo lugar, fica Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
“A ocasião faz o furto, o ladrão já nasce feito.” – Joaquim Maria Machado de Assis, uma das excelsas figuras da literatura brasileira (1839/1908).
Morrem mais dois operários em obras da Copa. Desta feita, na construção da Arena de Manaus. Seminário sobre turismo e esporte é realizado em Aracaju. Ministro do Esporte garante centros esportivos para o nosso Estado, um deles em Aracaju. Plano para áreas de risco no Rio de Janeiro não sai do papel. Anunciado em 2010, após a tragédia de Angra dos Reis, nada foi feito de concreto até o momento. Beyoncé lança o quinto álbum de sua carreira. Ciclovias com problemas espalham-se por todo o país. REDE admite racha com PSB em alguns Estados. Festa de réveillon em Salvador vai reunir Gal Costa, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Briga fora de estádio da National Football League (NFL) deixa quatro esfaqueados. Restrição argentina afeta a produção de carros no Brasil.

Curtas
SEPULTAMENTO DE NELSON MANDELA OCORREU ONTEM, EM QUNU, NA ÁFRICA DO SUL. /// LIVRO “DICIONÁRIO DO NORDESTE” SERÁ LANÇADO HOJE, ÀS 17 HORAS, NA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS. /// PSDB DE SÃO PAULO PRETENDE APELAR PARA O STF NO SENTIDO DE EVITAR QUE O PREFEITO HADDAD REAJUSTE O IPTU. /// FALTAM APENAS DOIS VOTOS PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ACOLHER ADIN PATROCINADA PELA OAB QUE PROÍBE DOAÇÕES DE EMPRESAS A PARTIDOS POLÍTICOS. /// POR FIM DE CRISE, PRESIDENTE DA UCRÂNIA PROPÕE ANISTIA. /// GRUPO DE MARINA SE AFASTA DE CAMPOS EM OITO ESTADOS. /// USINA DE BELO MONTE DIVIDE OPINIÕES EM ALTAMIRA, NO PARÁ.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Real Moitense brilha na Liga
O melhor resultado de uma equipe nordestina na Super Liga de FUTSAL em 9 edições já realizadas foi conseguido pela equipe sergipana da Real Moitense, da cidade de Moita Bonita, sem dúvida o principal polo da referida modalidade esportiva em Sergipe.

Campanha memorável
O quadro comandado pelo técnico Wilson Mendonça e formado por atletas experientes em sua maioria, manteve-se invicto, de ponta a ponta, após 5 jogos disputados.

Semifinal
Pelas semifinais, a Real Moitense derrotou o Goiás, por 4 X 3, no último sábado.

Final emocionante
Ontem à tarde, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, que serviu de palco à competição promovida pela CBFS, Confederação Brasileira de Futsal, a representação sergipana, depois de estar perdendo por 4 X 0, para o Atlântico, de Erechim (RS), promoveu uma reação simplesmente sensacional e acabou registrando um empate, no tempo normal, pelo placar de 5 a 5.

Prorrogação 
A Real Moitense tomou um gol logo no início, mas conseguiu, de forma heroica, virar o jogo para 2 X 1, na fase final. Quando faltavam apenas dois segundos para o término da partida, aconteceu um incrível gol do quadro gaúcho que, beneficiado pelo critério técnico, com o empate de 2 X 2 sagrou-se campeão da Super Liga.

Vice-campeão
O título de vice-campeão invicto do torneio merece o aplauso da torcida sergipana. Contando com um treinador que é hipercampeão pelo número de títulos que já conquistou, Wilson Mendonça, e com uma equipe bastante valorosa, deixou marcado nos anais do futsal sergipano um dos seus capítulos mais significativos. A Real Moitense registrou a melhor campanha de uma equipe nordestina na Super Liga.

Parabéns
Merecem congratulações especiais os seus atletas, membros da comissão técnica, dirigentes e torcedores por essa grande conquista.

Organização
Também é oportuno elogiar os dirigentes da CBFS, que tem o sergipano Renan Tavares como vice-presidente, e Manoel Cruz, atual presidente da FSFS. A competição foi muito bem organizada, sendo alvo de encômios por parte das delegações participantes. O governo do Estado ajudou na realização da Super Liga, especialmente através da SEEL, cujo titular, Maurício Pimentel, foi um baluarte para a consecução dos objetivos colimados pelo salonismo sergipano.

Banese
O presidente Manoel Cruz, não obstante o êxito da competição, declarou à imprensa que pela primeira vez a FSFS não contou com o apoio do Banese, mesmo com a solicitação tendo sido feita com bastante antecedência.

O maior patrocinador
É incontestável que o Banese é o maior patrocinador do esporte sergipano. Justamente por isso, a recusa ao pedido da FSFS soa estranha.

Eleições no Sergipe
Ainda regidas pelo antigo Estatuto, que continua em vigor, serão realizadas, amanhã, 17.12, as eleições para a diretoria do Club Sportivo Sergipe. Ao que tudo indica, Reinaldo Moura e Ari Resende serão proclamados presidente e vice. Já aposentado do TCE, Reinaldo comandará o Sergipe. Em outubro, será candidato a deputado estadual.

Memória esportiva
15 de dezembro – Em 1909, fundado o Borussia Dortmund, clube alemão.
16 de dezembro –  Em 1963, na final do campeonato carioca, 177.020 torcedores assistem, no Maracanã, à decisão entre Flamengo e Fluminense. O resultado final, empate de zero a zero, dá o título ao Flamengo. Em 1996, o Grêmio vence a Portuguesa, no Estádio Olímpico, e é bicampeão brasileiro. Em 2002, o Santos vence o Corinthians por 3 a 2, e conquista o campeonato brasileiro pela primeira vez.

Jogo rápido
Justiça ordena suspensão das obras na cobertura da Arena da Amazônia. /// Kalil pede calma sobre saída de Cuca para a China. /// Bayern faz seu primeiro treino no Marrocos. /// Ronaldinho queixa-se de cansaço muscular e não participa do treino do Atlético. /// Resultados do mundial de clubes: Guangzhou, da China, 2 X 0 Al Ahly, do Egito. Raja Casablanca 2 X 1 Monterrey. Próximos jogos: amanhã (17.12) – Guangzhou X Bayern Munich e quarta-feira (18.12) – Raja Casablanca X Atlético Mineiro. /// A final será disputada no próximo domingo, (22.12), em Marrakech. /// Julgamento do caso Portuguesa/Fluminense pelo STJD será hoje.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Se você gosta de plantas e animais, não tem jeito: VOCÊ É DO BEM!!

www.twitter.com/ThalesBrandao  Quanta imprudência no trânsito – um jovem morrendo atrás do outro. Todos nós somos vítimas. Assustado!

www.twitter.com/Emidio_Costa  2014 será o ano em que as realizações serão postas à mesa. Aí as coisas vão entrar nos eixos. Aguardemos o tempo…

www.twitter.com/olhosdosertao  Argentinos, Brasileiros e Chilenos governados por mulheres. A mudança no mundo está na América do Sul. Uruguai, Bolívia, Venezuela, Equador.

www.twitter.com/esmeraldoleal  A GLOBO está supressa pq médicos atendem em minutos. Descobriram a roda!

www.twitter.com/higorfb  "Tem muita coisa boa pra acontecer ainda. Acredite."

DO LEITOR

Cadê os combatentes do caos na saúde de Aracaju
De Waldir Rodrigues presidente do SINTRASE: “Com todos os problemas e que são muitos, temos que agradecer todos os dias por ter um hospital chamado HUSE, porque a Saúde Municipal de Aracaju está muito pior que a cara do prefeito João Alves e eu espero que melhore muito em breve, se ligue Doutor João Alves  se com Edvaldo a coisa estava ruim o senhor tratou de piorar muito, é uma  vergonha deslavada o que ocorre todos os dias com esses médicos hipócritas  que faltam constantemente ao trabalho, e cadê o tal do Petrônio da SOMESE ( Sociedade dos Médicos Faltosos ao trabalho), e o presidente do CRM José Júlio Seabra Santos (conselho dos Médicos  faltosos ao trabalho), e doutor João/Zé Menezes do (sindicato dos Médicos  faltosos ao trabalho) será que foram pra CUBA? Ninguém ouve falar mais nesses meus amigos que foram peças importantes na eleição do senhor João Alves Filho para prefeito de Aracaju quando na eleição  declararam a falência do sistema de saúde publica municipal de Aracaju e do Estado, esses senhores todos os dias ocupavam os meios de comunicação principalmente os programas de rádios que o povo tanto ouve,  Pois zé  sumiram sem deixar rastro, é uma pena porque quando mais a sociedade precisa de vocês para fazer o bom combate em defesa da saúde publica vocês somem! Sentir na pele ao levar minha Irma para o tal Nestor Piva que os meus amigos Deputados  Venâncio Fonseca e Augusto Bezerra tanto falavam mau, os médicos faltosos trabalham quando quer! Uma vergonha deputados, espero de vocês só 10% das cobranças de antes. Aos médicos que faz jus ao salário por menor que seja, meus agradecimentos aos faltosos que a justiça seja feita.RUA!”

ARTIGO

De Marcos Rolim e a sua síndrome. Por Eduardo Marcelo Silva Rocha

Na obra “A síndrome da Rainha Vermelha”, Marcos Rolim nos apresenta duas inquietantes ilustrações, simbolizando as dificuldades organizacionais da gestão da segurança pública. Problemas crônicos, como a exata colocação das suas instituições no seio da sociedade, são claros. A sua riqueza e pertinência servem como norte a diversos segmentos do Estado (principalmente), por enfrentarem problemas semelhantes. A saúde é um deles.

A primeira é a inspirou o nome ao livro. Ele cita a Rainha Vermelha – personagem de “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carrol. Em dado momento da fábula, a Rainha e Alice correm desesperadamente e, apesar disso, não se afastam um passo sequer do local em que estão; Na segunda, ele sugere a situação de um homem à beira do rio que testemunha a passagem de corpos de crianças arrastados pela correnteza e faz a observação que se esse espectador quiser colaborar com a resolução do problema, precisará seguir o curso do rio, contra a correnteza.

Podemos entender cada um dos exemplos, conforme o que segue:

1 – Junto à Rainha Vermelha, Alice se frustra ao notar que por mais que se esforce correndo não sai do lugar e, para permanecer onde está, precisa manter-se correndo. Algo absurdo, correr pra permanecer onde está ou correr o máximo que puder e não sair do lugar, pois é…

Onde tal ilustração se encaixa dentro da problemática proposta?

Socorramo-nos no que nos trás Luiz Eduardo Soares “[…]Quanto menos funcionam as práticas e os métodos adotados (na segurança pública), mais são privilegiados pelo investimento público e mais são aplicados pelas autoridades da área, que os repetem acriticamente. Isso porque, salvo honrosas exceções, não há qualquer compromisso com a racionalidade, a pesquisa consistente, o acompanhamento crítico dos experimentos nacionais,[…] nem mesmo com os princípios mais elementares de da gestão moderna […] o diagnóstico, o planejamento, a avaliação e o monitoramento corretivo.”

Um forte indicativo, que sustenta o transcrito acima, é confrontar os índices do mapa da violência e do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o volume de investimento público na área nos últimos anos. (http://www.epochtimes.com.br/estudo-aponta-continuo-aumento-da-violencia-e-uso-de-armas-de-fogo-no-brasil/#.Uq5TFtJDuqg ; http://www2.forumseguranca.org.br/novo/ ; http://www.transparencia.gov.br/ ).

Ao que nos parece, não é necessário tecer mais comentários.

2 – Na segunda ilustração, temos as polícias como o observador à margem do rio e o crime como sendo as crianças mortas que seguem rio abaixo. Na hipótese, caso o observador permaneça no local, nada poderá fazer para ajudar a resolver o problema, uma vez que não lhe é possível enxergar a causa onde se encontra. No caso real, no local em que estão – apenas fazendo a repressão do crime – as polícias não conseguem enxergar e enfrentar a razão – que seria a causa do crime/violência. Desse modo, é impossível combater o crime da forma mais eficaz e eficiente: trabalhando de forma a evitá-lo!

Em tais exemplos, Rolim nos sugere seu diagnóstico ao problema do crime/segurança pública. Ele cria o termo “Síndrome da Rainha Vermelha” para realçar a ineficácia do modelo de policiamento reativo. Pois este, por mais intenso e exigido que o seja, não é capaz de trazer resultados satisfatórios e favoráveis à sociedade, uma vez que a ação policial apenas ocorre após o crime. Algo como negligenciar a saúde e somente procurar um médico após estar doente, quando o ideal é dela cuidar preventivamente.

Se anteriormente ele destacou a ineficácia do modelo, no momento seguinte ele já aponta o caminho a ser seguido. Uma vez que está dito ser o modelo reativo insuficiente, existem alternativas possíveis, cabe às forças de segurança deixarem de ser o observador estático e “subirem a margem do rio” adotando os modelos de policiamento possíveis e – por incrível que pareça – já existentes. É preciso ir de encontro à correnteza!

O policiamento comunitário e o policiamento orientado para a solução de conflitos, de natureza totalmente diversa do modelo reativo. E algumas experiências em diversos locais apontam a sua real possibilidade de êxito.

A adoção de um dos modelos apresentados como uma opção a ser implantada não significa, em hipótese alguma, a extinção da polícia reativa, pois não são excludentes. O fato questionável é a adoção do policiamento reativo como único possível e como norte das políticas de segurança. Que reste isto bem claro.

Dada a complexidade do feito, seria carregada de pretensão qualquer proposta redentora. Mas, sem dúvidas, um norte é apontado. Não podemos crer que segurança pública é um caso puramente de polícia. Uma diversidade de fatores contribui com seu sucesso e fracasso. Um simples poste de iluminação pública que tenha sua lâmpada queimada ou quebrada é capaz de alterar os índices criminais em um determinado local.

E sabemos que a manutenção da iluminação pública não cabe às forças policiais.

O policiamento reativo peca, nesse aspecto, por ser fechado quando a segurança pública é dinâmica. Nesse diapasão, e está até descrito na Lei,  a participação de todos é essencial. Obviamente, a função básica de “prender bandido” é essencialmente policial, mas uma série de ações não policiais interferem de modo sensível na segurança pública, como já dito.

A grande vantagem dos modelos sugeridos está no fato de ambos possibilitarem essa interação, a aproximação da polícia com a comunidade. Neles, as polícias atuam de forma mais aberta e  receptiva. Com isso, surge a chance de enfrentar os estigmas e construir-se uma nova relação com as pessoas em cada localidade.

É inquietante a análise das duas ilustrações. Ninguém que busca entender a segurança pública, e com ela contribuir, consegue passar incólume. Tomando-as por base, fica fácil começar a entender sua problemática. Afinal, nenhuma solução será adequada se não souber qual verdadeiro problema que se está enfrentando.

Como reflexão, fiquemos com e excerto do texto de Lewis Carrol que motivou a “Síndrome da Rainha Vermelha.”:

“Alice olhou ao seu redor muito confusa:
– Ora, eu diria que ficamos sob esta árvore o tempo todo! Tudo está exatamente como era!
-Claro que está, esperava outra coisa?, perguntou a Rainha.
-Bem, na nossa terra, responde Alice, ainda arfando um pouco, geralmente você chegaria a algum lugar… se corresse muito rápido por um longo tempo, como fizemos.
-Que terra mais pachorrenta! Comentou a Rainha. Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar.”

Contato: http://eduardomarcelosilvarocha@yahoo.com.br

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases  do Dia
“O desânimo é caminho para a doença. A luta, alimento para a vitória.”

“O amor ao trabalho torna mais leve a carga de dissabores que o trabalho possa trazer.”

Madre Paulina, nasceu em 16 de Dezembro de 1865 e morreu em 1942. Ítalo-brasileira proclamada oficialmente Santa em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais