Hoje à tarde a posse dos deputados na AL

…e chegamos hoje ao primeiro dia do mês de fevereiro. O que há de novidade nesta data, exatamente neste ano? A posse dos parlamentares eleitos em outubro do ano passado. São dois Senadores (fica só agora a Senadora Maria do Carmo Alves, cujo mandato será renovado em 2022), oito deputados federais, e vinte e quatro deputados estaduais. Além da posse dos senhores parlamentares, teremos ainda hoje a eleição para a Mesa Diretora do Senado Federal (a pergunta que não quer calar é: e o senado vai eleger o embrulhado senador alagoano Renan Calheiros?), da Câmara dos Deputados (se sair como manda o figurino, o deputado carioca Rodrigo Maia consegue mais dois anos à frente da Câmara Federal) e das Assembleias Legislativas estaduais. Aqui em Sergipe são 24 deputados, sendo que metade deste número é de deputados novatos e o sexo feminino é representado por seis deputadas. Quem será o Presidente da Casa pelos próximos dois anos? É lícito mandar o querido leitor apostar no nome do deputado Luciano Bispo que foi presidente por dois mandatos seguidos. Mas, é aquela história: poderá haver surpresas. Afinal, o deputado Zezinho Guimarães alardeou dispor de pelo menos onze votos garantidos. O deputado Garibaldi Mendonça, até ontem vice-presidente da Casa, também se balançava candidatar-se à Presidência. Ele foi “expulso” da chapa de Luciano Bispo, para abrir vaga na vice-presidência para o deputado Francisco Gualberto, o mesmo que está deixando a liderança do Governo, possivelmente para o deputado Zezinho Sobral. As atividades na Assembleia estão marcadas para se iniciar as quinze horas, inicialmente com a posse dos 24 deputados. Em seguida, ocorre a sessão para a eleição da Mesa Diretora. São quatro chapas em disputa, lideradas pelos deputados Luciano Bispo, Jeferson Andrade, Garibaldi Mendonça e Zezinho Guimarães. Mas há quem aposte eu somente Luciano Bispo vai manter integralmente a sua chapa para disputar os postos da Mesa. Se houver só uma chapa, a sessão não vai demorar, mas se algum outro deputado resolver conferir e bater chapa com Luciano Bispo aí a coisa pega. As portas da Assembleia vão se abrir as quatorze horas, para a sessão começar as quinze horas. Que horas vai terminar esta primeira sessão, a preparatória? Vai depender do número de oradores inscritos. Quantos deputados vão querer usar a tribuna para saudar o público presente? Serão providenciados aparelhos de televisão no ‘lobby” da Assembleia para aqueles que não puderem entrar no plenário, acompanhar a sessão. O acesso ao plenário só vai ser permitido para quem for portador de convite impresso, distribuído já há alguns dias. Quem não puder entrar no plenário, acomoda-se no lobby e acompanha dali mesmo a sessão. O problema é que o prédio da Assembleia está em reformas e não vai ser possível acomodar tanta gente que foi convidada. Ademais, são 24 deputados a serem empossados e muitos evidentemente levarão a família. Para a sessão de hoje.

***

Tomam posse hoje para um primeiro mandato na Assembleia Legislativa os seguintes parlamentares: Adailton Martins, Dilson de Agripino, Diná Almeida, Doutor Samuel, Ibrahim Monteiro, Iran Barbosa, Janier Mota, Kitty Lima, Maisa Mitidieri, Rodrigo Valdares, Talysson de Valmir e Zezinho Sobral..

Os deputados que retornam para um novo mandato são os seguintes: Capitão Samuel, Francisco Gualberto, Garibalde Mendonça, Georgeo Passos, Gilmar Carvalho, Goretti Reis, Jeferson Andrade, Luciano Bispo, Luciano Pimentel, Maria Mendonça, Vanderbal Marinho e Zezinho Guimarães.

O líder da situação deverá ser o Deputado Zezinho Sobral. O da Oposição deverá ser Georgeo Passos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais