O Brasil já se destacou como um dos maiores exportadores de turistas em busca de experiências com cannabis no exterior, agora começa a perceber e valorizar seu próprio potencial como destino para esse tipo de turismo.
A realização da primeira edição da Expo Cannabis Brasil, em setembro de 2023, marcou um ponto de virada, trazendo à luz um cenário que antes se mantinha no “underground”. O evento, realizado no prestigiado São Paulo Expo, consolidou o país como um novo polo de turismo canábico, abrindo caminho para que esse mercado emergente ganhasse maior visibilidade e relevância no Brasil.
A seguir, transcrevemos alguns trechos do artigo de Anita Krepp, publicado no site Poder360, que aprofunda essa transformação e os avanços da cannabis no cenário nacional.
O Brasil entrou no mapa do turismo canábico
Guilherme Boulos declarou, há poucos dias, para a rádio Eldorado, que se dizia a favor da legalização da maconha quando disputava o pleito federal, mas que como prefeito não quer se posicionar a respeito, pois, segundo ele, a prefeitura não tem nada a ver com o assunto. Engana-se Boulos! São Paulo é a cidade que mais recebe eventos canábicos no país, e isso, trocando em miúdos, significa movimentação de milhões de reais e arrecadação para te ajudar a pagar as contas, companheiro.
Seja quem for, o próximo prefeito da capital paulista vai precisar se informar a respeito da cadeia produtiva e da criação de empregos que a indústria canábica promove em uma crescente, ano após ano. Os últimos dados levantados por um estudioso do tema, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Turismo de Droga da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj), Thiago Pereira, dão conta de que só em 2023 foram realizados 127 eventos sobre cannabis no Brasil inteiro, 90% deles, de forma presencial.
O Brasil, primeiro se destacou entre os principais exportadores de turistas em busca de experiências com cannabis, mas, mais recentemente, passou a criar, ou talvez a perceber, a própria riqueza de opções de viagens para esses fins. Sem dúvida, o advento da 1ª edição da Expo Cannabis Brasil, em 2023, exatamente em setembro, foi o ponto de convergência para que a cena saísse do underground e ocupasse um dos espaços de eventos mais nobres da cidade, o São Paulo Expo.
De lá pra cá, pode-se dizer que o Brasil entrou de vez no mapa-múndi do turismo canábico. Os organizadores das principais feiras estão, inclusive, começando a conversar para decidir juntos sobre o calendário, para que possam se beneficiar em vez de se canibalizar.
Está interessado no assunto? Então vale a pena ler a íntegra do artigo O Brasil entrou no mapa do turismo canábico, no site Poder360.