Sergipe reforça potencial turístico e integra municípios na Abav 2025

A participação de Sergipe na Abav Expo 2025, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro no Rio de Janeiro, reforçou a posição do estado como um dos destinos em ascensão no mapa do turismo brasileiro. Com um estande de 100 m² organizado pela Setur, Emsetur e ABIH/SE, a presença sergipana atraiu milhares de visitantes, apresentou ao público nacional a diversidade de experiências que o estado oferece e apostou em estratégias para ampliar a conectividade aérea e atrair novos viajantes para a próxima alta temporada.

Sergipe na Abav 2025 // Divulgação

Ao longo do evento, o governador Fábio Mitidieri e sua equipe estiveram em reuniões com companhias aéreas — como Gol, Azul e Latam — além de grandes operadoras, a exemplo da CVC Corp, e representantes da Embratur. As conversas tiveram como objetivo ampliar a oferta de voos para o estado e estabelecer parcerias capazes de fortalecer Sergipe como destino competitivo no turismo nacional. A agenda também incluiu capacitações para cerca de 200 agentes de viagem, aproximando ainda mais o trade turístico sergipano do mercado emissor.

A participação foi marcada por uma abordagem que foi além dos tradicionais atrativos de sol e mar. O estado levou à feira roteiros pelo interior, experiências ligadas à cultura popular e à hospitalidade local, além de destacar os principais eventos do calendário turístico — como o Pré-Caju, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Vila do Natal Iluminado, o Réveillon e o Verão Sergipe. Juntos, esses atrativos evidenciam que Sergipe tem muito mais a oferecer do que suas belas praias.

Municípios participam da feira a convite do Estado

Um dos destaques da presença sergipana na Abav foi a integração com os municípios. Representantes das secretarias de turismo de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco, Campo do Brito, Lagarto, Frei Paulo, Estância, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro participaram da feira a convite do Governo do Estado. A iniciativa permitiu que cidades de diferentes regiões apresentassem seus roteiros e atrativos ao lado da marca Sergipe, fortalecendo a ideia de um turismo integrado e diversificado. A estratégia foi bem recebida pelo setor e reforça a importância da cooperação entre estado e municípios para a promoção conjunta dos destinos.

O estande sergipano também apostou em experiências sensoriais para atrair o público. Degustações de produtos típicos — como amendoim cozido, castanha de caju, licores, gin e cachaças artesanais — chamaram a atenção dos visitantes, assim como os itens à base de mangaba e os produtos do Grupo Maratá. O artesanato local teve espaço especial, com peças em crochê, palha, cerâmica, madeira, renda irlandesa e macramê, representando diferentes expressões culturais do estado.

Ao fim dos três dias de evento, Sergipe saiu da Abav Expo 2025 com resultados considerados positivos. A presença na feira ampliou a visibilidade do estado no mercado turístico nacional, fortaleceu parcerias estratégicas e evidenciou o turismo como um importante vetor de desenvolvimento econômico. A expectativa agora é que os contatos firmados durante o encontro se traduzam, nos próximos meses, em maior fluxo de visitantes, novos investimentos e mais oportunidades para toda a cadeia produtiva ligada ao setor.

Hugo Julião é jornalista, radialista, publicitário, diretor do portal Aracaju Magazine e diretor de Captação de Eventos da Setur-SE.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais