O roteiro pelo litoral Norte de Sergipe começa ainda em Aracaju com a travessia da ponte João Alves sobre o rio Sergipe. A vista do bairro Industrial e do centro da capital é um convite à contemplação. Ao chegar ao município de Barra dos Coqueiros, as plantações do fruto faz jus ao nome da localidade.
Caso queira ganhar tempo, siga pela rodovia que liga a ponte à Ilha de Santa Luzia sem precisar passar pelo centro da cidade. A estrada está totalmente recuperada e ganhou melhorias no entroncamento, além de iluminação e canteiros. Ao chegar ao povoado Atalaia Nova, percebe-se que a sede não tem tantos encantos, mas é na pequena faixa de areia onde o turista faz do passeio uma agradável surpresa.
O traçado arquitetônico de Aracaju revela-se na boca da barra entre o mar e o rio Sergipe, numa visão privilegiada. Os bares da localidade são rústicos, mas não falta mordomia. Uma moqueca de robalo, um peixe frito ou até mesmo uma carne do sol com pirão de leite são regalias oferecidas pelo tradicional Zé da Ilha, bem no estilo à vontade da Atalaia Nova. Relaxe e contemple a natureza.
Durante a estada no local, é de praxe hippes oferecerem artesanatos, vestígios da época em que a localidade era reduto “bicho grilo”. Num puxado pela memória, lembrar que a Atalaia Nova já foi também reduto de famílias tradicionais, fazendo-a um dos principais balneários de Sergipe é vivenciar os tempos áureos do tradicional fim de semana na localidade.
Aos poucos a praia perdeu o status de reduto hippe e de veranistas, mas ganhou na preferência de quem gosta do rústico e de privilégios, como relaxar e se divertir. Vale a pena deliciar-se com a bela vista da capital e não se engane. É bem fácil chegar a Aracaju e se deparar com o pôr-do-sol visto da Atalaia Nova, estampado em cartões-postais.
Com o aporte de pousadas e um resort, a Atalaia Nova tenta se reerguer, mas a direção dos olhares volta-se, para a praia da Costa. Vizinha a Atalaia Nova, a praia da Costa apresenta bares mais estruturados e um mar mais agitado para o banho, mas propício aos esportes radicais. O turista não tem como fugir de uma das características do litoral sergipano: a larga faixa de areia na maré baixa. É na praia da Costa onde fica um dos resorts de bandeira mais popular da rede Superclubbes.
O dia está completo. Siga o destino do sol e divirta-se conhecendo um pouco do litoral Norte de Sergipe, privilegiado pela natureza, bem pertinho de Aracaju. Ilha de Santa Luzia é seu próximo destino.
Dicas de Viagem
ü Vizinho as praias da Atalaia Nova e da Costa fica o Jatobá e logo depois Pirambu, reserva de proteção ambiental e ponto de desova das tartarugas marinhas.
ü No verão, a Atalaia Nova é palco do Verão Sergipe e recebe bons shows, além de gente bonita. Bares abrem para temporada.
ü Na praia da Costa há restaurantes e bares que também são pousadas. Um deles possui até piscina e outro há sempre programação com música ao vivo nos finais de semana.
ü A melhor hora para contemplar a vista de Aracaju é perto do pôr-do-sol. O espetáculo é bem interessante e torna o passeio uma surpresa, tamanho a beleza.
Registros
Fotos: Silvio Oliveira e Ricardo Araújo
Na Bagagem
BNT – Mercosul será tema das próximas edições da coluna Guia de Bolso/Infonet. Vale a pena conferir. O evento está sendo realizado no Balneário de Camboriú (SC) e é considerado a principal bolsa de turismo do gênero, atraindo mais de 5 mil pessoas em cada edição.
O turismo adaptado tem ganhado força em todo o país e começa a expandir também para as praias do Nordeste. Em Porto de Galinhas (PE) o projeto Rodas da Liberdade leva acessibilidade a cadeirantes com passeios de jangadas, de buggy, caiaque, todos adaptados aos turistas portadores de necessidade. A associação também desenvolve natação, jet ski e dança. Maceió (AL) e a praia do Leblon (RJ) também estão atentas as modificações necessárias para abarcar o turismo adaptado.
O hotel do Velho Chico, em Propriá (SE), necessita urgente de uma intervenção e reforma. Em tempos áureos, o estabelecimento hoteleiro chegou a ser considerado um dos hotéis mais atraentes do interior do Estado, sendo ponto de parada obrigatória de turistas em viagem pelo Baixo São Francisco.
O Arraiá do Povo acontece na orla da praia de Atalaia no período de 9 de junho a 11 de julho e terá como atração principal a cidade cenográfica, tipa do interior nordestino. O Forrocaju acontece de 18 a 29 de junho, na praça Hilton Lopes, centro de Aracaju com grandes atrações musicais.
Os visitantes da orla de Atalaia ainda podem usufruir do acesso gratuito à Internet nas zonas Wi-Fi. Basta um dispositivo capaz de captar o sinal, como notebook e smartphone, e o cidadão estará conectado à web. São quatro zonas distribuídas na extensão da Orla: Passarela do Caranguejo, Monumento aos Formadores da Nacionalidade, região dos Lagos (atrás do Oceanário) e na praça de eventos da orla.
O Palácio-museu Olímpio Campos será entregue a população totalmente restaurando no dia 21 de maio. Depois da inauguração, o palácio estará aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. As escolas e excursões terão que agendar previamente através do telefone (79) 3198-1452.
Ponto positivo para a gravação do programa 50 por 1 em Sergipe. O apresentador Álvaro Garneiro divulgou bem o estado em visita ao Oceanário de Aracaju, as rendeiras de Divina Pastora, ao Canion de Xingó. Faltou as belezas da capital. Visite o blog.
Passaporte
Assis – Itália
Assis ou em italiano Assisi atrai anualmente milhares de turistas ávidos por conhecerem a história de São Francisco de Assis e de Santa Clara de Assis. A cidade fica numa região montanhosa da Umbria e sua principal construção é, sem sombra de dúvida, a basílica do santo, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial.
De rara beleza, o templo deixou de ser apenas cristão para ser visitado por turistas de todas as religiões, tamanho o interesse arquitetônico, com a basílica superior e inferior, e por resguardar relíquias da vida de Assis, como suas vestes, um pedaço da sua pele, cartas, documentos, e os restos mortais. Na basílica há também cenas da vida de São Francisco de Assis pintadas por Giotto e Cimabue. Tão grandiosa quanto a basílica, a arquitetura da cidade chama atenção por suas casas construídas de tijolinhos aparentes e balcões com flores nas janelas.
Fotos: Silvio Oliveira
Entre em contato silviooliveira@infonet.com.br