Imprensa: madura e livre

Quando há pouco mais de cinco anos este espaço nasceu, hospedado na Infonet, foi com o objetivo de não só informar, mas de analisar os fatos que ocorrem em Sergipe, principalmente na área política mostrando algumas ações que acontecem nos bastidores e muitas vezes não são reveladas para a sociedade.

O titular deste espaço é um ser humano, e como tal, erra (e muito) e não é o dono da verdade. A participação do leitor foi (e é) vital para o fortalecimento deste espaço. Ao longo dos anos o crescimento do número de acessos é um forte indicio que o caminho está certo.

O leitor que acompanha diariamente este espaço sabe que aqui o sensacionalismo e a chamada “notícia sangrenta”, do quanto pior, melhor, não faz parte da pauta diária. Os objetivos deste espaço são claros, noticiar, esclarecer e informar, nada mais. Já o sensacionalismo tem como objetivos confundir, iludir e enganar, nada mais.

Todo mundo sabe que no Brasil, os jornalistas são livres para escrever, analisar um fato e publicar. Num país oficialmente livre das amarras da censura de imprensa, os interessados em impedir que uma informação venha a público encontraram, no entanto, outras maneiras de fazê-lo: processos judiciais. Quando do nascimento deste espaço este instrumento foi usado por algumas autoridades de plantão. A sorte é que elas passaram e o espaço ficou cada vez mais forte.
O titular deste blog não quer confronto com nenhuma autoridade ou mesmo cidadão. Quer apenas informar. E acredita que a Justiça seja célere, não só no sentido de tramitação dos processos, mas, sobretudo, de proteger a imprensa e o trabalho de cada cidadão.

Alguns poucos ainda não perceberam que algo mudou na comunicação com o advento da Internet: Não só a imprensa está mais madura, mas o cidadão comum tem nos blogs e portais espaços abertos para não só denunciar, mas debater os problemas de suas comunidades, do seu trabalho, do seu circulo de vida.

Como bem disse o ministro sergipano Carlos Britto: “A imprensa é irmã siamesa da democracia, com a qual mantém uma relação de unha e carne. Quanto mais se serve a imprensa livre, mais se aumenta a democracia”.

Déda e o PSD
Em conversa ontem com o titular deste espaço o governador Marcelo Déda disse que aposta no sucesso do PSD em Sergipe e vem acompanhando a organização do partido desde início. Ele disse que o partido surgiu para acomodar alguns políticos que estão na base aliada, mas em outros partidos. Cita como exemplo em Sergipe os deputados Luiz Mitidieri (PSDB) e Gustinho Ribeiro (PV), que estavam descontentes com suas siglas. E alguns outras lideranças, como prefeitos, preocupados com o “caça bruxas” por conta das eleições passadas estão aderindo ao partido.

Déda e o PDT
Marcelo Déda deixou claro que não deu um telefonema para nenhum membro do PDT ingressar no PSD. Disse que o deputado Jefferson Andrade demonstrou interesses por conta de problemas internos no partido. “Tive uma conversa franca e de lealdade com o presidente nacional do PDT, Carlos Luppy”, afirmou.

Sobre o Ciretran de Itabaiana
Questionado sobre a demissão do coordenador do Ciretran de Itabaiana, Déda disse que o novo presidente do Detran, Bosco Costa, tem carta branca e como no município foi votado por todo o grupo dos Teles de Mendonça é natural a mudança. “É uma relação de companheirismo dele com o grupo”, reforçou.

Crise no ministério dos Transportes
Sobre a crise no ministério dos Transportes, o governador avaliou que pode ocorrer em qualquer governo, mas o fundamental é que Dilma mantém o estilo rigorosamente fiel aos princípios que sempre defendeu. “Quando se tem um escândalo, uma acusação, ou indícios, se tira para arrumar a casa”, explicou.

Comenda do Anhangüera
Na próxima segunda-feira, 25, o governador participará em Arapiraca (AL) do lançamento de alguns programas pela presidente Dilma ao lado de outros governadores. De lá vai para Goiás Velho, primeira capital de Goiânia, onde receberá  do governo estadual Comenda do Anhangüera.

Comenda do Mérito Judiciário
No próximo dia 13 de agosto, o governador Marcelo Déda receberá em Brasilia a comenda do Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho a mais alta comenda do Tribunal Superior do Trabalho.

Associação dos Militares do Estado de Sergipe
Nota: A AMESE se solidariza com o jornalista Cláudio Nunes, pois entende que a imprensa não pode ser calada. É lamentável atos dessa natureza, principalmente porque devemos aprender a viver com o contraditório e com as críticas, pois é com isso que aprendemos a crescer como pessoa e avaliar os erros e acertos.

Solidariedade dos leitores e amigos
O blog agradece a solidariedade dos leitores e amigos por conta dos processos impetrados por um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Sergipe pela veiculação de uma denúncia de um bombeiro militar sobre a separação de mesas no refeitório. O texto da denúncia , assim como as fotos, foram do bombeiro e mesmo sem nenhuma opinião do blog, o oficial resolveu abrir dois processos: um civil e um criminal.

Advogados enviaram processos
Por conta das notas alguns advogados que fazem a leitura diária do blog, enviaram decisões da Justiça (em vários Estados) em processos parecidos, onde os jornalistas ganharam os processos porque têm o direito de preservar a fonte da notícia. No processo civil é pedida uma indenização de R$ 21.800,00. Só restou ao blog colocar como testemunhas de defesa o secretário João Eloi e o governador do Estado, Marcelo Déda, já que a ação foi “de governo” e não individual.

Nota de comandante
Ontem, 20, o blog publicou um comentário do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel onde ele diz que as portas da corporação estão abertas para qualquer cidadão e não tem “medo de qualquer intimidação”. Parece que o comandante entendeu como intimidação a nota do blog afirmando que continuará publicando e-mails e comentários dos bombeiros mostrando a situação da corporação. Isso é intimidação? E o que estão fazendo com o blog, deve-se chamar como? Aliás, se nada está errado dentro do Corpo de Bombeiros não precisa se preocupar antecipadamente.

Voz dos bombeiros
Repete-se: o blog não irá se intimidar com nenhum processo. E continuará aberto para os bombeiros militares que têm um rígido regulamento interno. Por isso, a “fonte” que enviou o e-mail que resultou nos processos do oficial está tranqüila: sabe que este espaço enverga, mas não quebra.  Os bombeiros são verdadeiros guerreiros em todo país, e em Sergipe não são diferentes. Por isso o blog recebeu ontem dezena de manifestações de vários deles. Obrigado a todos.

Da maturidade de Olivier
Enquanto setores ligados ao prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, fizeram um estardalhaço com a saída de Ednaldo, o Naldinho, da direção da Ciretran de Itabaiana, o vereador Olivier Chagas, do PT,disse ontem na Ilha FM, que foi um fato corriqueiro e por isso viu com naturalidade já que a direção do Detran foi mudada. Olivier disse que não acredita que teve alguma questão política e se tivesse e se ocorresse desta forma entenderia também com naturalidade já que é um novo governo.

Eleições 2012
Sobre as eleições 2012 em Itabaiana, Olivier disse que ainda não tem nada firmado de coligação com o PMDB ou outro partido e que tudo está indefinido já que é cedo. O vereador petista disse afirmou que todas as possibilidades devem ser analisadas e inclusive a de candidatura própria. Ele explicou que tem o desejo de ser prefeito de Itabaiana e já deu sua contribuição como vereador.

Novo método
O prefeito Edvaldo Nogueira homenageou ontem 377 servidores municipais que trabalharam na desocupação das invasões do Canal Santa Maria. “Essa é uma obra que não tem placa, mas é mais importante do que o viaduto, porque dá dignidade às pessoas”, disse, lembrando que “o método antes era retirar das invasões e jogar no parque de exposição ou deportar para o interior de Pernambuco”. O vice-governador Jackson Barreto, presente à solenidade no auditório do Banese, arrematou: “O trabalho dos servidores da Prefeitura evitou que uma tragédia acontecesse”.

Estre ambiental
E o radialista Gilmar Carvalho promete para hoje revelações sobre a instalação da empresa Estre Ambiental em Rosário. Ontem, 20, Gilmar chegou a anunciar que um deputado e um prefeito receberam ajudas financeiras da empresa. Ele deve divulgar os nomes hoje.

Vale
A coluna Painel da Folha noticiou que o novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, tem hoje seu primeiro encontro oficial com a presidente Dilma Rousseff. Vão discutir o projeto de exploração de potássio em Sergipe.

Inaugurações
Nesta quinta-feira, 21, o município de Tobias Barreto será contemplado pelo Governo do Estado com quatro inaugurações. Às 15h30, o governador Marcelo Déda entregará a rodovia Deputado Antônio Nery do Nascimento (SE-492); às 17h, será a vez da Quadra de Esportes coberta no Colégio Estadual Maria Rosa de Oliveira; já às 17h30, o município receberá o Centro Regionalizado de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência “Emereciana Maria de Menezes”; e por fim, às 18h, o governador irá inaugurar a Clínica de Saúde da Família (CSF) “Doutora Zilda Arns”.

Polícia
Foi notícia no Estadão a ação da Polícia Civil sergipana que prendeu, na terça-feira, um homem de 34 anos suspeito de aplicar golpes em concessionárias de veículos do Nordeste. Ele teria praticado os crimes nos Estados do Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe.

Pirataria
Marcelo Araújo Silveira Filho foi preso por agentes do Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria quando chegava de viagem do Rio de Janeiro e se dirigia para uma casa alugada no bairro Atalaia. As investigações tiveram o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).

Comparsas
O preso contava com o apoio de comparsas que emprestavam as suas imagens para retirar os carros financiados dos estabelecimentos comerciais. Ele escolhia o tipo de veículo, montava a documentação falsa, mantinha contato com as concessionárias, recrutava os ''laranjas'' e chegou até a negociar os veículos frutos dos golpes. A quadrilha começou a ser desarticulada em abril deste ano com a prisão de três integrantes em Maceió.

Foragido
Marcelo é foragido da Justiça do Estado do Ceará desde o ano de 2002. O suspeito foi indiciado pelos crimes de estelionato e falsificação e uso de documentos falsos. A polícia também investiga a participação dele em crimes de pistolagem.

Blog do Clóvis
Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com/: Conheça KIYA. Ela viveu no Egito nos anos de 1.320 antes de Cristo. Ela era filha do rei Tushratta, de Mitani, distante das fronteiras do Egito na Mesopotâmia. Ela casou com o rei Akenaton do Egito e era conhecida como “Esposa Muitíssimo Amada”.  Em “O que estou lendo”, a obra do filosofo Immanuel Kant, à Paz Perpétua, Neste ensaio, Kant ressalta não só como alcançar a paz perpétua, como também. esboça o projeto de um órgão responsável por promover a união entre as nações, o papel que hoje cabe à Organização das Nações Unidade (ONU). O que será que se perdeu pelo caminho.

Zé Franco lança site
Todas as ações do deputado estadual Zé Franco (PDT) já poderão ser acompanhadas pelos internautas através do site www.zefranco.com.br. Além de notícias diárias sobre a sua atuação, o site possui galeria de fotos e serviços, como a legislação estadual e federal. Também é possível obter informações gerais sobre o Estado de Sergipe, sua história, cultura, gastronomia e turismo, e um link direto para o contato com o parlamentar.  Zé Franco também está nas redes sociais, como o twitter (@depzefranco), facebook e Orkut.

Desconto de militares sob custódia será parcial
Em audiência com o secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, o comandante da polícia Militar de Sergipe, coronel Aelson Resende Rocha, solicitou que a Secretaria não aplicasse imediatamente a legislação que impõe a dedução de parte do soldo dos militares custodiados no Presídio Militar, face a existência de consulta jurídica sobre a aplicabilidade integral do desconto a todas as situações de custódia.

Esclarecimento
Na ocasião o secretário esclareceu que de acordo com o artigo 5° da lei n° 5.699/2005 os militares afastados do cargo para cumprimento de pena privativa de liberdade tem a sua remuneração subtraída em 50%. Por isso, no mês de junho a SEPLAG encaminhou ofício ao comando da polícia Militar e à secretaria de Segurança Pública- SSP para informá-los da aplicação da lei na elaboração da folha de pagamento do mês de julho.No entanto, para evitar cortes indevidos, o Comando da PM solicitou exame de todas as hipóteses legais de aplicação da Lei, mediante consulta à Procuradoria Geral do Estado, e esta solicitação foi acatada pela SEPLAG.

Conferência em Santa Rosa
Aconteceu na última terçca-feira, 19, a IV Conferência da Assistência Social do município de Santa Rosa de Lima. O evento, que atraiu vários representantes da comunidade, foi realizado no Salão Paroquial da cidade e teve como tema principal "Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores". A sigla, na ocasião, significa Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Comunidade
A frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) há dois anos, Gilná Souza Xavier, destaca a importância do evento. "É um momento para fazermos uma análise desse tempo de trabalho junto à comunidade. Um dia para avaliarmos o que foi feito de certo e errado, e quais foram os avanços para podermos dar continuidades aos trabalhos que, realmente, suprem as necessidades da população", observa a secretária.

Homologada a elevação do Capital Social da Segrase
Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe do dia 12 de Julho de 2011, o Decreto de nº 27.931, homologando a Resolução nº 009/2011, de 20 de Julho de 2011, do Conselho de Administração da Segrase que dispõe sobre a elevação do Capital Social do órgão de R$ 2.722.840.45 ( dois milhões, setecentos e vinte dois mil, oitocentos e quarenta e cinco centavos), para R$ 9.000.000,00 ( nove milhões).

Reserva de lucros
O aumento se deu em decorrência do saldo da reserva de lucros, no valor de R$ 6.995.022,80 (seis milhões, novecentos e noventa e cinco mil, vinte e dois reais e oitenta centavos) e créditos de acionistas no valor de R$ 259.433.75(duzentos e cinquenta e nove mil, quatrocentos e trinta e três reais e setenta centavos e cinco centavos), conforme estabelece o artigo 199 da Lei Federal 6.404 de 1976 e suas alterações.

Estacionamento nos shoppings
A ACESE apóia a decisão do governador Marcelo Deda em sancionar o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Venâncio Fonseca que proíbe a cobrança de estacionamento em estabelecimentos privados no estado. "A sansão da Lei tranqüiliza os empresários dos shoppings da capital que estavam preocupados com a possível redução do fluxo de pessoas nos shoppings se a cobrança fosse efetivada", pontua o presidente Alexandre Porto.

Seinfra revitaliza sinalização da ponte Aju/Barra
Para oferecer maior segurança aos usuários, a Secretaria de Estado da Infraestrutura está revitalizando, via DER, a sinalização horizontal sobre a ponte Aracaju- Barra dos Coqueiros. O trabalho consiste na pintura das faixas laterais e centrais das quatro vias, das travessias de pedestres e dos seis redutores de velocidade.

Extensão
Ao todo, serão sinalizados 4.000m, sendo que 1.800 sobre a ponte e os outros 3.200 dos acessos que ligam a ponte a SE-100 na Barra dos Coqueiros. Para reforçar a segurança dos motoristas que utilizam o local no turno da noite serão colocadas 2.700 taxas refletivas nas faixas divisórias das quatro pistas da ponte.

PMA e BID assinam contrato de empréstimo
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Fernando Carrillo Flórez, vão se reunir na manhã desta sexta-feira, 22, para a solenidade de assinatura do Termo Contratual de Empréstimo, que formalizará o repasse de recursos para a realização de obras estruturantes na capital sergipana. O evento acontecerá às 10h, na sede do BID, em Brasília (DF). A contratação da operação de crédito externo, já aprovada pelo Senado Federal, será no valor de U$ 30,2 milhões, com igual contrapartida da Prefeitura de Aracaju.

Novo eixo viário em Aracaju
O principal projeto a ser executado com os recursos advindos do empréstimo é a abertura de um novo eixo viário, que passará pela ponte Ponte Procurador Gilberto Vila Nova de Carvalho, sobre o Rio Poxim, ligando os conjuntos Inácio Barbosa e Augusto Franco. O novo eixo vai integrar a zona de expansão e o bairro Santa Maria à zona sul e ao Centro, desafogando o tráfego em importantes vias da cidade.

Mais obras
Outras obras previstas são a dragagem do canal Santa Maria, continuação da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Infantil Dom Avelar Brandão, construção da Casa da Cultura (no prédio da antiga Alfândega) e ações voltadas à geração de emprego e renda. Os recursos também vão viabilizar a construção de escolas e Centros de Referência da Assistência Social nos bairros Coqueiral e 17 de Março, além de obras de infraestrutura nos bairros Cidade Nova (Getimana), Santa Maria e loteamentos Nova Liberdade e Senhor do Bonfim.

Comitê Gestor Estadual da REDESIM
O presidente da Junta Comercial Sergipe (Jucese), Vinícius Baudouin Mazza, ficou muito satisfeito com a participação e comprometimento na reunião ocorrida no dia 18 de julho, a qual congregou o Comitê Gestor Estadual da REDESIM no Estado, e contou com a participação de importantes parceiros na reunião do Comitê Estadual que visa desburocratizar a abertura de empresas em Sergipe.

Membros
O comitê é composto pelos representantes da Receita Federal, da Diretora da Vigilância Sanitária Municipal, da Diretoria da Vigilância Sanitária Estadual, Sefaz, Adema, a Amurces, Ambarco, o Diretor da Secretaria Municipal de Finanças, do CBM/Se, do Secretário Geral da Jucese. "Vale ressaltar o apoio dado pelo Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) Aécio Prado Dantas, José Américo dos Santos do Sebrae e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva", salientou Vinícius Mazza.

Curta do NPD Aracaju é selecionado no Maior Festival da América Latina
O Do outro lado do Rio, um dos vários curtas gerados nos cursos promovidos, em 2010, pela Fundação Municipal de Cultura e Esportes/Prefeitura Municipal de Aracaju, em parceria com a Secretaria do Audiovisual/MinC, através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira/Olhar Brasil, foi selecionado para o 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que acontece de 25 de agosto a 02 de setembro em São Paulo, SP. O Do Outro Lado do Rio é o primeiro filme sergipano a participar da Mostra Brasil do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Kinoforum
É o maior festival de curta da América Latina, exibe o que há de mais recente na produção latino-americana e internacional, promovendo o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem. Além de comportar a maior projeção anual da produção brasielira.

O curta
Do Outro Lado do Rio conta a história de um pescador embrutecido pelas circunstâncias da vida e retrata o dia a dia com sua filha, uma menina tímida e cheia de sonhos. A gravação foi feita, ano passado, em Aracaju e na Barra dos Coqueiros, durante o curso de Realização em Audiovisual do NPD Orlando Vieira, ministrado pela equipe do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina – Kinoarte, composta pelos professores Anderson Craveiro (direção de fotografia), Bruno Gehring (produção), Felipe Almeida (direção de arte) e Rodrigo Grota (direção e roteiro).

Encontro da Aseopp com secretário
A Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) recebeu o Secretário de Estado de Infaestrura, Valmor Barbosa, no tradicional almoço com os associados e convidados. O objetivo do encontro foi discutir algumas faturas em atraso que são de responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

Bloqueio
A Cehop tem passado por uma fase difícil por conta do não pagamento de alguns funcionários que em função disso brigam judicialmente. Esse processo tem gerado bloqueio no pagamento de faturas de obras de responsabilidade da Companhia.

Custo de uma obra
O Presidente da Aseopp, Luciano Barreto, afirmou que é favor de que essa situação seja regularizada e que os colaboradores precisam receber, bem como as faturas das obras precisam ser pagas. “É preciso que os gestores públicos conheçam todos os custos de uma obra. Sugiro que procurem os empresários e que os canteiros de obras fossem visitados pelos contratantes para ter um conhecimento profundo de quanto custa uma obra. O poder público precisa estar a par disso”, afirmou o presidente.

Preços realistas
“Ressalto mais uma vez a importância dos preços realísticos e justos. Sergipe tem avançado muito nessa questão, apesar de ainda estar longe do ideal. Os preços devem ser tecnicamente corretos e os editais devem estar de acordo com todos os custos”, enalteceu Luciano.

Soluções
Valmor Barbosa, por sua vez, lembrou que a Aseopp é pioneira e, desde a sua fundação, tem lutado pela prática de preços justos tentando buscar soluções para isso, distribuindo artigos em Sergipe e em todo o país, que tratam deste assunto. Ele lembrou também do seminário promovido pela própria Aseopp, ‘Preço justo, obra concluída, sociedade atendida’ e também reconheceu que Sergipe avançou em alguns aspectos, mas ainda há muito que mudar.

Educação 
Crescimento empresarial com responsabilidade social. Cada vez mais empresas adotam este lema, promovendo ações em prol da cidadania. A Construtora e Incorporadora Cosil é um exemplo. Apostando na educação, o grupo implantou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na comunidade Beira Rio, no bairro de Boa Viagem, onde está sendo construída uma de suas obras, o Riviera Boa Viagem. O curso tem duração de dois anos e, ao final, os alunos saem com certificado de conclusão do Ensino Fundamental II (6°ao 9°ano) e mais capacitados para o mercado de trabalho. O projeto tem o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e é reconhecido pelo MEC.

Consumo imobiliário em alta
O empreendimento Jardins da França, primeiro Norcon Rossi em Aracaju, alcançou 90% de comercialização em apenas uma semana. As informações são do diretor Regional Nordeste da Rossi, Fernando Motta, que participou de entrevista na última terça-feira no Sergipe Notícias. Quando questionado sobre os próximos projetos pelo jornalista André Barros, Motta afirmou que outros investimentos “estão no forno”, como um próximo empreendimento a ser apresentado no Jardins, direcionado para classe de alta renda. O executivo também aproveitou a oportunidade para ressaltar que a Rossi está completando 30 anos de atuação e está presente em 90 cidades, aliando esta expertise aos 53 anos da Norcon e seu profundo conhecimento no negócio imobiliário do nordeste.

Novidade
Outra novidade apurada foram os resultados alcançados pela Rossi neste 2º trimestre do ano, ao alcançar uma meta histórica em lançamentos, na ordem de 1,3 bi, número que a deixa 67% acima do mesmo período do ano anterior. Das vendas contratadas deste semestre, houve crescimento na ordem de 20% em comparação ao 1º semestre de 2010 e um valor consolidado de R$ 2,1 bi.

Crea-SE amplia discussão do PDDU com ADEMI-SE
Um Plano Diretor que reflita o que é melhor para todos. Este é o objetivo que levou a Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe – ADEMI-SE, seus associados e parceiros a discutirem na tarde da última terça-feira, 19, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe – Crea-SE, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Aracaju – PDDUS.

União de forças
A reunião teve a finalidade de unir forças e discutir questões ligadas a responsabilidade ambiental e social, novas perspectivas de modelo de cidade, parâmetros urbanísticos, a verticalização como resposta ao processo acelerado de urbanização, dentre outras problemáticas inseridas no PDDUS.  O encontro teve como convidado o arquiteto e urbanista baiano Luiz Roberto Sobral, para explorar pontos ainda pendentes na legislação. “Fazemos um esforço para mantermos interlocuções entre vários segmentos do setor imobiliário, sobre questões mal compreendidas do PDDUS”, registra Sobral acrescentando que desenvolve o trabalho juntamente com a ADEMI-SE, há três anos.

Interesses
Para o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Silveira, a ADEMI-SE é a maior interessada por ser responsável de grande parte do setor imobiliário de Sergipe. “Mas todos estão interessados em discutir a melhoria do PDDUS, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe – UFS, a Universidade Tiradentes – Unit, o Instituto de Arquitetos do Brasil, seccional Sergipe – IAB/SE, a Prefeitura Municipal de Aracaju, as construtoras e a sociedade. Vamos discutir com todos interessados até chegarmos num consenso e assim ordenar o espaço da nossa cidade”, explica Silveira.

PELO TWITTER

Mordaça
www.twitter.com/george_wos    @BlogClaudioNun É a velha indústria do "dano moral" agindo pra calar a imprensa (livre)… só vai vc contratando uma banca de advogados!

Na frente
www.twitter.com/GracceMelo    Se houvesse uma nova premiação para o melhor do twitter, dessa vez @marcelodeda iria perder pro perfil da @SMTT_AJU. Belíssimo trabalho!

É a pura verdade
www.twitter.com/Gilbertotv    Um amigo de verdade é aquele que depois de quarenta anos sem ve-lo, você tem a nítida impressão que o tempo não passou. Feliz Dia do Amigo!

Replay
www.twitter.com/radialistaalex P… TUITEIROS,PAREM DE NARRAR O JOGO PORQUE EU TAMBÉM TENHO TELEVISOR!

O troco
www.twitter.com/antoniooviedo1    Ri agora de um tweet. Eu narro o jogo porque quero, unfollow tá aí pra ser dado, de boa. Quero ver discussão sobre o jogo.

Vale e Petrobras acertam megaprojeto de potássio – Valor Econômico de hoje,21

A Vale e a Petrobras estão em entendimentos finais para destravar a instalação de um megaprojeto de fertilizantes em Sergipe, avaliado em até US$ 4 bilhões. O empreendimento será integrado, com uma mina de carnalita, minério do qual se extrai cloreto de potássio, e uma unidade química de processamento de adubos, com produção prevista de 2,2 milhões de toneladas por ano, a partir de 2015. Esse volume vai permitir redução da dependência brasileira de matéria-prima estrangeira.

O assunto foi discutido ontem no Planalto entre a presidente Dilma, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, Murilo Ferreira, presidente da Vale, e Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras. A pauta tratou do arrendamento ou cessão para a Vale da jazida de carnalita que a Petrobras tem em Muruim (SE). Isso é fundamental para se montar o megaprojeto. A Vale já tem uma mina de potássio em Rosário do Catete, também em Sergipe, em fase final de vida útil. Para a empresa desenvolver o novo projeto é crucial que seja selado o acordo com a Petrobras para exploração da jazida de carnalita. Falta a Petrobras decidir se vai optar pelo arrendamento ou cessão da reserva.

O projeto da Vale é estratégico para o país, razão pela qual Dilma quis acompanhar a reunião de ontem. O potássio é insumo imprescindível na produção de fertilizantes e o Brasil é dependente em 90% de importações – 6 milhões de toneladas. Hoje, a Vale produz 600 mil toneladas ao ano de cloreto de potássio na mina de Sergipe, também arrendada da Petrobras nos anos 90.

Os encontros entre as duas empresas já ocorrem há algum tempo. Não se trata de joint venture. O projeto é 100% da Vale. O ex-presidente da mineradora, Roger Agnelli, chegou a se reunir com o governador de Sergipe, Marcelo Déda, em 2010, para buscar um entendimento que garantisse o investimento. A indefinição da Petrobras era o último obstáculo.

A mineradora tem a produção de fertilizantes como prioridade. No ano passado, a Vale comprou ativos da Fosfértil e da Bunge, por US$ 5 bilhões. Recentemente, a companhia optou por fechar o capital da Vale Fertilizantes por causa do grande portfólio de projetos no setor. No momento, a companhia desenvolve o projeto de potássio de Rio Colorado, em Mendoza, na Argentina, que deve entrar em operação em 2014. Também está trabalhando no projeto de Regina, no Canadá, que começa a produzir em 2015 e tem sob análise o projeto de Salitre, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro.

 
Megaprojeto deve criar 5 mil vagas em Sergipe – Valor Econômico de hoje, 21

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, passou anos recorrendo à imagem da ostra que sofre as consequências da briga do rochedo contra o mar para falar dos efeitos, para o Estado, do impasse entre a Vale e a Petrobras a respeito da exploração de potássio.Déda buscou a ajuda do governo federal nos últimos anos para resolver o imbróglio, que também tem potencial para impulsionar a cadeia produtiva de fertilizantes do país.

Há cerca de 40 dias, o governador reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff e reforçou o pedido de ajuda. O encontro de ontem de Dilma com a direção da Vale, da Petrobras e com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi um desdobramento dessa iniciativa."Esse investimento é decisivo para o desenvolvimento de Sergipe. O sucesso desse projeto é vital para a nossa política industrial", afirmou o governador, que ainda não tinha conhecimento do desfecho da reunião realizada no Palácio do Planalto. "É o maior investimento privado da história de Sergipe."

O governador dá uma dimensão da importância do extrativismo mineral para a economia do Estado: 40% do Produto Interno Bruto industrial local é resultado das atividades do setor. Segundo Déda, o projeto da Vale deve gerar 5 mil empregos durante sua fase de implementação e outras 700 vagas permanentes quando entrar em operação.

O empreendimento também deve impulsionar a cadeia produtiva de fertilizantes instalada no Estado. Além da produção de potássio feita pela Vale, a Fafen produz nitrogênio e há oito misturadoras de fertilizantes funcionando na região. "Só importamos o fosfato", comentou o governador.

DO LEITOR

Contra fatos, não há argumentos
Do leitor Messias Gonçalves: “Vez por outra, em Sergipe tentam punir os que criticam ou denunciam ao invés de punir os responsáveis pelos descasos e desmandos. Lembro que ano passado, salvo engano, a TV Sergipe mostrou as reais situações com que passava o quartel dos bombeiros e a base na praia de Atalaia e nem por isso, tentaram condenar Albano Franco e a sua cunhada, proprietários da emissora global. Minha solidariedade ao companheiro e amigo, jornalista Cláudio Nunes”.

José Eugênio merece uma homenagem digna
Do jornalista e radialista Fernando Pereira (www.twitter.com/pereiraesporte): “Quando será que as autoridades  governamentais de Aracaju e de Sergipe, irão prestar uma homenagem digna ao cronista esportivo  José Eugênio de Jesus, o mais velho profissional em atividade  na imprensa sergipana? "Não estamos falando de placas ou medalhas e sim, de denominar uma praça ou uma rua, de preferência  ainda em vida, para que o ilustre  cronista assisita a inauguração e veja que está sendo reconhecido. Com certeza irão dizer que existe uma lei proibindo que haja este tipo de denominação com a pessoa viva, porém esta tese cai por terra, quando  vemos ruas, prédios, rodovias etc. com o nome de pessoas que estão vivinhas da silva."Este blog parabeniza o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, o radialista Fábio Henrique, que tomou a decisão de homenagear o melhor comentarista esportivo de Sergipe e um dos melhores do Brasil, Wellington Elias da Paixão, dando o seu nome ao belo estádio de futebol que existe naquele município. "Foi uma festa emocionante e bonita, quando com os olhos marejados de lágrimas, o velho cronista  teve o prazer de ver o seu nome exaltado pelos torcedores presente. Isto sim é homenagem séria  e não as que estamos acostumados a ver, como por exemplo a que foi prestada ao jornalista”

Edital de Convocação – SINPOL-SE
A Diretoria do SINPOL Sergipe – Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe, através do seu presidente, no uso de suas atribuições estatutárias vem, CONVOCAR os seus associados, para a ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA a realizar-se no dia 25 de JULHO de 2011, no auditório da ACADEPOL/SE – Academia de Polícia Civil do Estado de Sergipe, localizada na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Novo Paraíso, Aracaju/SE, com primeira chamada para as 16 horas, para deliberar o que segue:  Esclarecimentos dos fatos que culminaram na destituição do presidente deste sindicato. Aracaju, 20 de julho de 2011 – A direção.

Barra dos Coqueiros – Lixão a céu aberto
Da leitora e moradora da Barra, Sandra Reis: “É revoltante andar pela Barra e ver tanta sujeira, tantos buracos, sem contar que não temos uma Praça descente, uma oficina para resgatar os jovens, reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes e jovens em relação ao HIV/Aids e ao uso abusivo de drogas por meio de cursos e oficinas, produzir material informativo e preventivo para ser utilizado nas escolas e na comunidade…Não vejo um trabalho nesse sentido e em outros,  e com certeza nao deve ser por falta de recursos, mais sim, por falta de responsabilidade e compromisso com a população..É inaceitável um municipio feito Barra dos Coqueiros esta completamente abandonado, disto que  deveria ser o municipio mais bem estruturado por estar localizado num litoral belissimo e por este ser o mais próximo da capital…Acredito eu que a cidade esta abandonada, como tudo mundo sabe e todo mundo vê, acredito eu que não seja por falta de verba ou poder político ate porque na outra gestão passada tinha o Presidente e um Governador que podia muito bem ajudar o nosso município. E ai?? Fica a pergunta: Por que o municipio de Barra dos Coqueiros esta COMPLETAMENTE ABANDONADO?”.

OAB seu exame e o congresso!…
Do leitor Dinho Santana: “Lendo no último dia 19, na coluna do seu xará Cláudio Humberto com Teresa Barros e Leandro Mazzini, duas Broncas referentes aos exames da Ordem; ao discordar e questionamento do senhor Rubens Bachmann de Pomerode-SC; ?QUANDO NOSSOS CONGRESSISTAS E NOSSOS MINISTROS DO STF IRÃO ADMITIR QUE ESSE EXAME DE ORDEM, ELIMINATÓRIO E NUNCA SELECIONADOR, COM ESSAS 40 QUESTÕES?. Peca o senhor Marcolino N. Queiroz de Natal-RN, ao defender argumentando que: "somente aquelas pessoas reprovadas ou que tem familiares idem discordam do processo. Face a enorme quantidade de "faculdades" vagabundas,e não Faculdades existentes torna-se necessário o exame, que faz uma depuração eficiente". Insisto que sendo partidário do voto facultativo, tomo a liberdade "democrática" de fazer o comparativo ao que sugere o título da Bronca! Sendo nossos congressistas aprovados… Na obrigação do comparecimento as urnas, de parte da população, uma vez  que a outra metade já não se dá ao trabalho de ir, preferindo o pagamento da exorbitante multa de R$ 3,51 imputado pelo nosso totalmente desnecessário Tribunal Superior Eleitoral – TSE, desmoralizado no episódio dos  "Fichas Limpas", pela outra Corte Suprema, ao considerar inconstitucional ,momentaneamente a aplicação… A exemplo dos nossos ditos homens probos, mas que supostamente envolvidos nos mais diversos escândalos de corrupção a Ordem dos Advogados do Brasil ?OAB, sentencia que necessário se faz o exame na contenção dos maus advogados, esquecendo de a exemplo dos nossos políticos sempre livres, leves e soltos de punir seus pares de "Fichas Sujas", os quais blindados pela intocável OAB!… O exame da OAB, é tão eficaz na depuração dos advogados "Fichas Sujas", quanto a obrigatoriedade do voto???”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Quando a imprensa não fala, o povo é que não fala. Não se cala a imprensa. Cala-se o povo”.William Blake.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais