Imprensa X Debates Eleitorais

A imprensa pode mudar a agenda dos debates eleitorais. É só querer…

Um texto de Carlos Castilho publicado no Observatório da Imprensa e que serve para o eleitor consciente refletir neste ano eleitoral:

      Estamos entrando em mais um ano eleitoral e, como sempre, teremos que enfrentar novamente o velho ritual do desfile de candidatos e siglas prometendo as mesmas coisas, que todos sabemos não serão cumpridas, em sua grande maioria. Os políticos não mudam este script porque é o único que conhecem e controlam. A imprensa  vacila em apostar numa mudança de cobertura eleitoral temendo perder alianças políticas e receitas publicitárias.

É mais ou menos isso que nos espera nos próximos meses, quando assistiremos descrentes e céticos a mais uma dança de cadeiras na política regional bem como uma irritante mesmice na imprensa — cuja estratégia editorial tem mais a ver com cobertura de uma corrida de cavalos do que de um processo de decisão política.

Mas, para mudar, basta um pouco de ousadia — como decidiu a edição norte-americana do jornal inglês The Guardian ao lançar no fim do ano passado o seu projeto Agenda Cidadã, uma parceria com o programa Studio XX, da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Nova York (NYU).  É uma tentativa de mudar a agenda da cobertura eleitoral trazendo para o primeiro plano as preocupações dos eleitores, em vez de priorizar a agenda dos candidatos e partidos, na campanha para a sucessão do presidente Barack Obama.

Ainda é cedo para avaliar se o esforço dará certo ou não, mas até mesmo instituições veneráveis no âmbito do jornalismo norte-americano, como a Nieman Foundation, acham que essa é uma alternativa possível. Os primeiros movimentos da campanha presidencial deste ano mostraram que os norte-americanos terão mais do mesmo, o que para muitos já é um sinal de alarme para quem se preocupa com o crescente distanciamento entre governantes e governados, tanto lá como aqui no Brasil.

Se quisermos que as eleições voltem a ser um processo capaz de gerar uma maior aproximação entre o eleitor e os políticos, a primeira coisa a fazer é mudar a agenda da campanha eleitoral. Não é a primeira vez que isso é tentado. Nos anos 1980 surgiu a idéia de um jornalismo cívico, cuja principal preocupação era quebrar a mesmice das manchetes de jornais e torná-las mais próximas dos problemas de bairros, ruas e pequenas cidades[1].

Alguns jornais norte-americanos e europeus chegaram a convocar assembléias de bairro para que políticos respondessem a perguntas de moradores. A experiência recebeu vários milhões de dólares em financiamentos de fundações internacionais, mas depois sucumbiu às pressões dos grandes jornais e organizações jornalísticas que acusaram o jornalismo cívico de violar a isenção e a imparcialidade da profissão.

Mais de 20 anos depois, a mesma linha é retomada num contexto bem diferente. Em primeiro lugar, a insatisfação do público com a mesmice das coberturas eleitorais é muito maior, o principio da isenção e distanciamento dos fatos já não é mais um dogma profissional e os jornais não são mais tão poderosos como nos anos 1970 e 80.

Isto faz com que, em teoria, os jornais já não tenham mais tanta coisa a perder se resolverem arriscar uma cobertura eleitoral sintonizada com as preocupações expressadas pelos eleitores em dezenas de pesquisas de opinião. Trata-se de inverter a lógica do processo eleitoral que foi desvirtuada ao longo dos anos, quando a imprensa deixou de ser prioritariamente um serviço de utilidade pública para privilegiar atividades comerciais privadas.

O eleitor é o protagonista principal de uma eleição, mas o que vemos hoje é o controle dos políticos e dos partidos sobre a agenda de debates eleitorais. Está na hora de mudar as regras. O público não pode mais ficar relegado à posição de espectador num debate pela TV ou rádio. E a imprensa tem um papel fundamental nessa mudança de foco porque ela ainda tem algum poder de influência sobre o público.

Caso a imprensa opte por promover uma mudança na agenda eleitoral, coisa que depende apenas dela, não há a menor dúvida de que contará com o apoio dos eleitores, reaproximando-se do público consumidor de informações impressas e audiovisuais.  É claro que os candidatos e os partidos não vão gostar disso,  provavelmente usarão o velho argumento de que o jornalismo precisa ser imparcial, algo que perdeu impacto com a histórica ligação da imprensa com o poder político e econômico em quase todo o mundo.

A mudança da agenda das coberturas eleitorais em 2012 não é apenas uma estratégia para ganhar as simpatias de eleitores. É uma tentativa de  correção de uma centenária distorção informativa e uma das possíveis alternativas para a recuperação das tiragens dos jornais.

[1] Para mais detalhes consultar o livro Civic Journalism: haverá um modelo brasileiro? , de Marcio Fernandes.  Editora Unicentro, 2008

Transparência em Sergipe
Essa semana a sociedade sergipana foi alertada, por uma denúncia anônima (?), sobre possíveis irregularidades em pagamento de diárias dentro da Polícia Civil. Penso que as denúncias devem ser apuradas para que não se cometam injustiças. O  site transparência Sergipe ( www.transparenciasergipe.se.gov.br ) é uma ferramenta excepcional de controle externo e de prestação de contas dos gastos públicos do governo do estado. Todavia, ontem, inexplicavelmente foi retirado do referido site a relação das pessoas físicas que receberam diárias do governo de Sergipe. Lemba-se a  meia dúzia de leitores que essa atitude fere o princípio constitucional da publicidade. Espera-se que tenha sido um erro no sistema.

Matéria Itabaiana
Uma parte das informações publicadas ontem, 26, sobre os problemas administrativos na Prefeitura de Itabaiana, foi colhida no site www.nabocadopovo.jor.br comandado pelo radialista Edivanildo Santana.

Inauguração na Atalaia Nova
Nesta sexta-feira, 27, o governador Marcelo Déda inaugura, às 20hs, o Complexo Integrado Dr. Jugurta Barreto, de Cultura, Esporte e Lazer. A obra, através de convênio com o Ministério do Turismo, está sendo investido cerca de R$ 5,2 milhões (21% Governo do Estado e 79% Ministério do Turismo). A obra de urbanização envolve uma praça de eventos, onde será realizado o Verão Sergipe 2012, 45 mil metros quadrados.

Verão Sergipe
Déda também participa da abertura do Verão Sergipe que terá shows no palco principal : The Baggios, Paralamas do Sucesso  e Margareth Menezes.  Na  Arena Multicultural se apresentarão  Karranka, Maria Scombona  e Snooze.

Parceria
Durante todo o ano de 2011 o Poder Executivo Municipal encaminhou para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) alguns Projetos de Leis afim de serem aprovados pela Casa Legislativa. Dentre eles, 10 foram sancionados e asseguram à população aracajuana direitos enquanto cidadãos. As proposituras foram aprovadas pelos parlamentares do Legislativo Municipal, por trazerem benefícios e melhorias para a comunidade aracajuana.

Trabalho para o PD
O Setor de Elaboração de Anais, mais conhecido com Setor de Taquigrafia, da CMA tem trabalhado diuturnamente para dar conta de concluir os trabalhos de transcrição das Audiências Públicas de revisão do Plano Diretor que foram realizadas com instituições e entidades representativas, e ainda as ocorridas nos bairros da capital. No cronograma de trabalho também está a transcrição das Sessões Plenárias do segundo semestre de 2011.

Baixo risco assistencial
A Unimed Sergipe recebeu ofício da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS informando que, com base na metodologia de monitoramento assistencial, referente ao processamento de dezembro/2011, a operadora apresentou indícios de risco assistencial BAIXO (status VERDE), conforme dados disponíveis no site da ANS. Esta é a situação mais segura e confiável que uma operadora de plano de saúde pode apresentar diante da ANS. Essa informação corrobora a solidez da Cooperativa, no sentido de cumprir as exigências legais da ANS como órgão fiscalizador da Saúde Suplementar, bem como reforça o profissionalismo e a transparência com que a Unimed Sergipe tem sido administrada.

HSB aconteceu e a vitória foi da Ação Solidária Almir do Picolé
A primeiro jogo de Handebol Sergipano Beneficente (HSB), idealizado pelos atletas Lucas Coelho e Moniky Bancilon, campeã Pan Americana de handebol, teve vários ganhadores: as crianças assistidas pela Ação Solidária Almir do Picolé.As partidas de handebol feminino e masculino aconteceram no dia 15 no Ginásio de Esportes Charles Moritz, e para prestigiar o evento era necessário doar alimentos não perecíveis. Ao todo foram arrecadados quase 90 quilos.

Mais um evento em dezembro
Na manhã da última sexta-feira (20), os atletas fizeram a entrega dos donativos com o auxílio do Mesa Brasil, que armazenou e fez o transporte adequado dos alimentos. Para o fundador da creche, Almir do Picolé, como é conhecido, os atletas se doaram naquele dia. "Se não fosse essa iniciativa, esse alimentos não estariam aqui. A doação primeiramente foi a dos jogadores. Sou grato por isso", disse Almir. O próximo HSB já tem data programada. "Fizemos esse primeiro, mas ainda foi tímido. Em dezembro pretendemos realizar outro e contamos a participação de um público mais expressivo", explica Moniky Banchilon.

Seminário
Hoje, 27, a Associação de Travestis UNIDAS na  Luta Pela Cidadania, Associação de Defesa Homossexual de Sergipe –  ADHONS, a Articulação Sergipana Na Luta Contra a Aids com o apoio da  Secretarias Estadual e Municipal de Saúde através dos Programas  Estadual e Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais estarão na Câmara  Municipal de Aracaju às 16h realizando o I Seminário Sobre Jovens Travestis e Transexuais de Sergipe.

Livro
Depois, às 19h. no Palácio Museu Olímpio Campos será lançado o livro Educando Para a Diversidade com as presenças  de Liza Minely do Grupo Esperança de Curitiba, o Prof. MSC Marcio  Caetano do RS, da Prof. Dra. Marcia Tavares da UNEB e do Diretor  Adjunto do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais o Sr. Eduardo Barbosa.

Sergipe estará em destaque no programa TV Xuxa
Amanhã, 28 de janeiro, o quadro "Dicas de Verão", do Programa TV Xuxa, na Rede Globo, apresentado pelo ator Bernardo Mesquita, vai destacar dois atrativos turísticos de Sergipe: a lagoa da Lucrécia, em Pirambu, litoral norte e o passeio de escuna pelo lago do Xingó, em Canindé de São Francisco. Os roteiros são promovidos pela Secretaria de Estado do Turismo, em feiras de turismo e material promocional.

Gravações
Em Canindé de São Francisco, o ator global, Bernardo Mesquita e uma equipe formada por 18 profissionais, gravaram cenas para o programa de ‘Verão’, da TV Xuxa, tendo total apoio da MFTur, Restaurante Karrancas e Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento.

Belas imagens
“Esse lugar é mágico. Estou encantado com as belas imagens que fizemos em Sergipe. A lagoa é ótima para prática de esporte e o Lago do Xingó é surpreendente, uma beleza que não vi igual em nenhum outro ponto do Brasil. Quero voltar logo”, afirmou o ator, ganhando o reforço da Diretora da Rede Globo, Ivana Borges.

Assistência
A Secretária Municipal de Turismo de Canindé, Silvinha Oliveira esteve acompanhado a equipe da TV Xuxa, dando toda assistência. “A gravação do Programa TV Xuxa no Pólo Turístico Karrancas aconteceu no momento certo. O Brasil e o mundo vão ter conhecimento que Canindé de São Francisco é o portão de entrada para conhecer o complexo xingó”, ressaltou Silvinha.

Sexta-feira tem Bicicletada de Carnaval
"Já é Carnaval, cidade, acorda pra ver". Assim cantava Gerônimo, lá no início da década de 1990. Como em Aracaju as festividades de Momo começam com o Pré-caju, até o dia 21 de fevereiro, a terra dos cajueiros e papagaios respira Carnaval. E a turma do pedal já está no ritmo.  Hoje, 27, tem a Bicicletada de Carnaval.

Concentração
O passeio terá concentração às 19 horas, no Calçadão da 13 de Julho. O percurso, que tem cerca de dez quilômetros, será feito no ritmo de passeio, nível fácil, acompanhado de uma bike-som, reforçando o compromisso dos ciclistas em preservar o meio ambiente, usando um modal que não gera poluição. Qualquer pessoa pode participar da Bicicletada de Carnaval, é só preparar a fantasia, enfeitar a bicicleta e levar muita alegria.

Espetáculo “Dance Comigo”
Dentro do Programa Criança Luz no Mundo, o Lar Irmã Clarice, instituição filantrópica criada em 2004, apresenta o espetáculo “Dance Comigo”, uma comedia espirita. O espetáculo acontece hoje, 27, a partir das 20 horas no Teatro Tobias Barreto.O Espetáculo traz ao público a reflexão acerca da vida e da norte, despertando-o para os valores espirituais, possibilitando a construção do aprendizado em cuidar de todos os aspectos e expressões do viver com qualidade e constituindo tesouros eternos. Pretende demonstrar que o amor é tudo. E que sem ele não sobreviveríamos aos embates da vida. Seriamos aniquilados pela falta de esperança e desilusões, diante das dificuldades de realizações dos sonhos. Está neste grande momento expressões sublime da arte como modeladora da real excelência da beleza e da harmonia do universo: Dança, musica e teatro.

Curso preparatório para candidato ao exame de suficiência do CFC
Abrangendo os conteúdos de CONTABILIDADE GERAL, CONTABILIDADE DE CUSTOS, CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO, CONTABILIDADE GERENCIAL, CONTROLADORIA, TEORIA DA CONTABILIDADE, LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL, PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE, AUDITORIA CONTÁBIL e PERICIA CONTÁBIL. (Material didático incluso). Metodologia centrada na solução das últimas provas do CFC e realização de Simulados. VAGAS LIMITADAS!Início:   26/JANEIRO/2012. Duração:   40 horas / Dia de Aula:   quinta-feira / Horario:    das 19:00 às 22:00 horas / Local:   CURSO PRIME – Av. Gonçalo Rollemberg, 999 – Centro, Aracaju – SE, (79) 3211-2243. Preço:   3 parcelas de R$ 100,00 ou R$ 250,00 à vista. Inscrições:  no local. Instrutor:  ALAELSON CRUZ DOS SANTOS
Contador (CRC/SE 3283/O-4), Consultor de Empresas, Auditor cadastrado no CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes) sob o nº 1967, Professor Universitário na graduação e pós-graduação, Palestrante e Instrutor de Cursos Preparatórios para Concursos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zedutra13  Como tem viagem na maionese no noticiário sobre Petrobras! Qdo acertam dizem: "como antecipamos…." Qdo erram deviam dizer : "foi mal!"

www.twitter.com/otacilioleite  É triste ver tantos estúdios transformados em palanque político ou igrejas. Tá amarrado em nome de JESUS!

www.twitter.com/marcoap43  @BlogClaudioNun Bom dia, Servidor público só fala em aumento,direito adquirido,plano de cargos,carga horária etc, e o serviço de qualidade?

www.twitter.com/SoSsAnTaMaRiA   @BlogClaudioNun A democracia é um clarão que nos dá a certeza de podermos avançar ainda mais na construção de uma sociedade justa.

www.twitter.com/miltonalves_se  Pelo twitter lemos coisas interessantes, inteligentes. Mas há, infelizmente, muita idiotice !

www.twitter.com/braynerr  Os prédios mais antigos têm que ser vistoriados. O Maria Feliciana em Aracaju é um deles. Trata-se de um barril de pólvora.

www.twitter.com/paullazvdo  Sim é sim! E não é não! Cansei de gente que fica em cima do muro e não se decide! Affff

www.twitter.com/WilliamFonseca  A principal qualidade de um amigo é se colocar na frente do tiro. Conheço poucos, mas eles existem sim.

www.twitter.com/georgelemos1986  Estão me convencendo a ser a favor de dinamitar criminosos confessos e de ficha extensa. Falta pouco pra me convencer plenamente da medida.

ARTIGO

A juventude e a política –  Sérgio Alves*

Muito me dói quando ouço jovens afirmarem que não gostam de política. Ou ainda mais, quando estes associam política com corrupção. A política, essencialmente, é uma arte, é a ciência da organização. Ela modifica nossas vidas diretamente em todas as instâncias. A sua aplicabilidade deve atingir toda a sociedade e promover melhorias sociais profundas.

No Brasil, vivemos num estado democrático, ou seja, vivemos num estado em que representantes eleitos por nós, na tese, por uma ideologia ou uma luta de classe, tomam as rédeas das decisões importantes do nosso país. Estes representantes, eleitos por um determinado período, são postos a prova em novas eleições, quando das suas ações durante o mandato. Em síntese, o poder está conosco, somos nós e a nossa consciência quem define a continuidade ou a tomada de novos rumos. Já pensou se todos nós militássemos em partidos? Tivéssemos ideologia? Saíssemos ás ruas para defender um ideal, um programa de governo? A cobrança seria maior, os avanços obrigatórios, o coronelismo se extinguiria e consolidaríamos ainda mais a nossa democracia.

Eu participo da política e não advenho de uma família tradicional nela. Escolhi participar quando tomei posse de filmes e livros que falavam das lutas que vários jovens travaram ao longo da nossa história. Lutas ideológicas, contra opressão, por democracia, por melhorias num contexto geral. Logo depois, comecei a participar do movimento estudantil, no grêmio de minha escola, seguindo até a universidade, onde presidi o Diretório Acadêmico do meu curso e participei diretamente de gestões do Diretório Central dos Estudantes. Fui às ruas entoar gritos de guerra, combater opressores, lutar por justiça e igualdade. Viajei para pressionar a aprovação de projetos importantes. Enfim, quase que inevitavelmente, me encaminhei para luta partidária, escolhendo um partido que englobasse tudo o que eu acreditava.

Eu costumo dizer que a nossa existência não está fadada a nulidade. Não podemos deixar nossas vidas passarem em branco. Precisamos escolher um caminho e nos propor a transformar, de alguma maneira, a nossa sociedade. Alguns revolucionam na ciência, com descobertas que modificam nossas vidas diretamente, outros na música, cantando os nossos sentimentos. Alguns se tornam ídolos no esporte, orgulho de sua nação, outros escrevem livros, e preenchem o vazio da criatividade e da imaginação. Eu uso a política, em sua essência, como o meu instrumento de transformação, como o caminho para preencher a minha vida com batalhas e conquistas altruístas.

Tenho lado, tenho partido, defendo uma ideologia socialista, mas tudo isto não me isenta de afirmar que temos erros e que temos que avançar ainda mais. Todavia, não há como negar que o Brasil vem crescendo a passos largos, diminuindo a desigualdade, combatendo a corrupção, punindo de fato e consolidando-se como uma grande nação.  Ficaria muito feliz se todos os jovens que lessem este texto, escolhessem participar do meu agrupamento político. Porém, este texto não foi escrito para pregar o que eu acredito, o escrevi com o intuito de trazer a juventude para o debate da política. Estamos evoluindo, propondo discussões importantes e progressistas, renovando os quadros políticos e aumentando a passos largos o número de jovens filiados a partidos, mas ainda não atingimos a forma ideal. Sua participação é vital para avançarmos ainda mais.
Vamos participar da política? Vamos sonhar e lutar por um mundo melhor?                

*Sérgio Alves está secretário da Juventude Petista de Aracaju/SE empossado em janeiro do corrente ano, é geólogo formado pela UFS.

DO LEITOR

Por falar em contradições em Itabaiana, cadê Marcos Aurélio?
Do leitor Joseilton Nery Rocha: E o assessor de comunicação que não trata acerca da gestão pública em Itabaiana. Que os governos Déda e Edvaldo apresentam certas contradições e lentidão, admito. Critico. Então, um rapaz chamado Marcos Aurélio, que num dia estava com Maria e no seguinte com Luciano, ex-integrante do staff dedista, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Itabaiana, praticamente todos os dias faz intervenções em programas de rádio, para baixar o sarrafo na gestão pública estadual e na municipal aracajuana. Também até admito, enquanto o papel da oposição. O estilingueiro entende de tudo: segurança, saúde e educação públicas, meio ambiente etc. Creio ser expert também em astronomia, nanotecnologia, acupuntura, culinária e outras ciências e técnicas. A NASA não sabe o gênio que está se perdendo em Sergipe.
Todavia, o genial, nunca oferece informações e explicações a respeito dos atos da Prefeitura em que exerce o seu ofício. Há poucos dias li na imprensa os problemas enfrentados pela SMTT e os seus agentes de trânsito no município serrano. Precárias condições de trabalho, salários atrasados, inexistência de plano de carreira, má gestão pública. Agora, o próprio secretário municipal de Administração admitiu a péssima gestão dos recursos públicos e os tremendos atos equivocados do Executivo itabaianense com o apoio da bancada da situação na Câmara de Vereadores. A questão da terceirização da limpeza pública, os atrasos de salários do funcionalismo municipal, os empréstimos consignados não repassados aos credores e até comenta-se que o prefeito é refém das dívidas de campanha.
Que competência! Que capacidade! Que gestão da coisa pública em Itabaiana! Hein, Marcos Aurélio? Explique. Faz parte do seu ofício. Feliz os malhadorenses que poderão ter um gênio administrando o seu município!
Êpa, contradição? O rapaz apoiará o advogado de Renan Calheiros, para prefeito de Aracaju. Ah, não, tá certo! O advogado é PPS”.

Abutres querem voar acima das estrelas
De um leitor: “NESTA NOITE O CANDIDATO "ALVISTA" DO PT do B A PREFEITO DE GLÓRIA, SR. JAIRO, POSTOU NO SEU TWITTER A SEGUINTE MENSAGEM “JAIRO DE GLORIA@JAIRODEGLORIA1 Cadê o Sintese, os professores continuam sem receber o piso em N. Sra. da Gloria, e o candidato de Serginho Chico do PT como sempre, omisso.” ATÉ PAREÇE QUE O SR. JAIRO TEM UM PASSADO MARCADO DE LUTA EM DEFESA DOS INTERESSES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E SINDICAIS, ESSE CIDADÃO NUNCA ESTEVE PRESENTE NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E MUITO MENOS NAS ASSEMBLEIAS DOS PROFESSORES OU DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLIC OS MUNICIPAIS, CRITICAR AS AÇÕES DE CHICO DO PT É FÁCIL, DIFICIL É TER UM PASSADO LIMPO MARCADO PELA DEFESA DOS INTERESSES DOS MENOS FAVORECIDOS”.

Greve dos enfermeiros de Aracaju inicia segunda-feira
Comunicado de Flávia Brasileiro, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros: Esta categoria vem sendo negligenciada e quando não massacrada há anos pela gestão municipal, tendo sido desrespeitada e sua auto-estima destruída, entretanto, sendo tolerante, parceira da população e tentando trazer melhoria para o atendimento em saúde de Aracaju aguardou pacientemente por todo o ano de 2011, que as promessas de reconstrução da relação com a gestão municipal e melhorias dos serviços, feitas pelo então Secretário Municipal de Saúde e Vice-Prefeito Sílvio Santos fossem cumpridas, mas o tempo passou sem que houvesse efetiva resposta aos anseios destes profissionais e cumprimento das promessas.

O serviço de saúde de Aracaju vem em franca de…cadência, gerando insatisfação à população e aos servidores, que já não tem motivação para desempenhar suas atividades corriqueiras, uma vez que a gestão municipal não oferece as devidas condições para tal, o que vai desde a falta de estrutura física satisfatória e segurança até a falta de uma política remuneratória capaz de trazer segurança aos trabalhadores da saúde de uma forma geral.

Cansados de esperar e no grande desejo de poder não só oferecer bons serviços, mas ter o devido reconhecimento por seu imprescindível trabalho, os Enfermeiros de Aracaju estarão cruzando os braços a partir do dia 30 por falta de interesse da Prefeitura de Aracaju em dialogar e negociar com os trabalhadores.

Hoje, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Dentistas, Assistentes Sociais, Psicólogos, Fisioterapeutas, Agentes Comunitários e de Endemias, de Consultório Odontológico, Terapeutas Ocupacionais e Farmacêuticos aguardam a abertura de negociações para 2012. Já estamos no final do mês de janeiro, sendo este mês a data base do município de Aracaju e nenhum diálogo foi travado com qualquer destas categorias profissionais, demonstrando total falta de compromisso por parte do Prefeito ou qualquer Secretário com a SAÚDE.

Os profissionais da Saúde vem sustentando os serviços de forma digna em consideração à população, mesmo com inúmeros problemas enfrentados, entretanto, chega um momento de insatisfação de tal monta que a única solução é o exercíco do direito constitucional de greve.

Pedimos mais uma vez a compreensão de todos os Aracajuanos, mas a dignidade dos trabalhadores vem sendo diuturnamente afrontada e não podemos mais tolerar!

Nota Secretaria Municipal da Saúde
Assim como todos as categorias ligadas à Saúde, o Sindicato dos Enfermeiros também foi recebido pelo secretário municipal.  Por várias vezes, Silvio Santos se reuniu com a presidente do Sindicato, Flávia Brasileiro, atendendo inclusive várias reivindicações da categoria quanto à jornada e condições de trabalho, por exemplo.
Quanto à questão salarial, essa decisão foge da alçada  da Secretaria Municipal da Saúde. O assunto será tratado com a mesa de negociação da Prefeitura que vai abrir agenda para tratar do assunto com todos os Sindicatos.
Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal da Saúde

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Fogo eterno prá afugentar
O inferno prá outro lugar
Fogo eterno prá consumir
O inferno, fora daqui”

Trecho da música Palco, de Gil, regravada pelo cantor nordestino (AL) Djavan que completa hoje, 27 de Janeiro 63 Anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais