Imprensa X Demagogia Eleitoral

Mais um ano eleitoral. E com ele serão debatidos nas campanhas dos principais municípios brasileiros temas como saúde, educação, segurança, entre outros.

Boa parte da imprensa sempre cobra da maioria do eleitorado a chamada “consciência eleitoral” para melhorar a qualidade dos políticos com mandato em todo país. Porém, muitas vezes, boa parte da imprensa – incluindo este espaço – não cobra com veemência e não desmascara os discursos demagógicos de muitos políticos que já tiveram suas oportunidades e nada fizeram.

Ou seja, a imprensa, abre espaços para muitos oportunistas. Tudo bem que são políticos e candidatos, mas cabe ao profissional da imprensa não ouvir calado suas respostas demagógicas, mas inquirir com firmeza e mostrar suas incoerências. Essa tese serve para todos, de todos os partidos, principalmente porque hoje no Brasil, as chamadas grandes “legendas”, estão todas no mesmo “saco”.

O blog sabe que vai “cutucar” alguns colegas, mas a verdade é que, setores da imprensa – alguns de forma ingênua e outros irresponsavelmente mesmo –  alimentam certas atitudes de alguns, esquecendo da sociedade. Não são capazes de exercerem os seus verdadeiros papeis, de “informar”, já que desfrutam de espaços públicos, via concessões. Ou seja, pelos programas de rádio e TV.

Muitos sabem da realidade orçamentária e dos limites que os estados tem, para gastar com pessoal. Mas, infelizmente preferem a omissão. Quando alguém levanta determinados temas num programa de radio ou televisão, os apresentadores têm a obrigação de se contrapor, quando são conhecedores dos assuntos abordados.

E alguns “colegas”, quando questionados porque não fizeram uma pergunta ou se contrapôs a uma declaração do entrevistado, tem como resposta que “seria deselegante para com o entrevistado”. E mentir, distorcer os fatos, desinformar a sociedade é o que?

Este ano, vamos ter eleição para prefeito e vereador. O blog alerta aos eleitores de todos os municípios para observarem aqueles candidatos que vão “prometer” pra vocês saúde de primeiro mundo. Não acreditem. A verdade é que não existem médicos suficientes.

Corram desses candidatos. É fácil para alguns jogar para a platéia.

Fica o alerta, não só para o eleitorado, mas para alguns formadores de opinião. Deselegante  é não se contrapor a um entrevistado. Deselegante é não deixar claro para o eleitor quem é o candidato.

Blog
Este espaço fará a sua parte. Sabe que muitas vezes alguns amigos que viraram políticos (ou vice-versa) gostam de elogios, mas não aceitam criticas. Quem entra na vida pública, quem bota seu nome para o referendo popular tem que se preparar para ser questionado, cobrado e criticado. Se não aceita, abra mão de ser político, do poder, das mordomias…Epâ! Aí é querer demais…

Ainda sobre saúde
Quando um candidato prometer algo sobre saúde, analise se ele vai citar algo sobre a falta de médicos e outros profissionais da área.  Por exemplo, tem  um problema que vem sendo discutido há muito tempo, mas continua estagnada. A questão dos diplomas de medicina de brasileiros e dos latinos, cursados nas universidades de Cuba, Chile e Venezuela, entre outros.

Legalização dos diplomas latinos
Enquanto vocês não ouvirem de algum deles, dizer, por exemplo, que vai defender a legalização dos diplomas latinos, a saúde vai continuar como está e cada vez mais piorando, infelizmente. O Brasil precisa de médicos, de muitos médicos. E muitos brasileiros que se formam em outros países latinos não podem legalizar seus diplomas na sua terra.

Sintese perde na Justiça I
O desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, em decisão monocrática indeferiu a medida cautelar pleiteada pelo Sintese na ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei Complementar Estadual nº 213/2011, que dispôs sobre a reestruturação do Quadro Permanente do Magistério Público Estadual. Para a Justiça não há nenhuma ilegalidade no trâmite nem na lei.

Sintese perde na Justiça II
Na decisão o desembargador Osório Ramos Filho considerou a participação do deputado Zeca da Silva, na 144ª Sessão Ordinária, realizada em 15 de dezembro do ano passado, pela Assembleia Legislativa, foi legal. O desembargador viu que os trâmites administrativos foram legais, pois o deputado não estava mais licenciado, já que foi exonerado do cargo em comissão de Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, a partir de 14, conforme publicação ocorrida no Diário Oficial do Estado de Sergipe, motivo pelo qual poderia parti cipar das votações ocorridas no dia 15.

Lei da Ficha Limpa é constitucional, define STF
Por maioria de votos (7X4), prevaleceu o entendimento em favor da constitucionalidade integral da lei, que poderá ser aplicada nas eleições deste ano. "O povo cansado, a população saturada, desalentada, se organizou sob a liderança de mais de 60 instituições da sociedade civil, entre elas CNBB e OAB. O povo tomou essa iniciativa. […] Essa lei é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à coisa pública", disse o ministro Carlos Ayres Britto ao proferir o voto.

“Abre alas que eu quero passar”
Para quem vai brincar pra valer o Carnaval e para quem vai aproveitar o período para descansar e passear com a família, muita saúde e Paz. Se beber não dirija. Lembre-se a vida vale mais do que qualquer Carnaval. O blog só retornar na quinta-feira, 23.  Excelente Carnaval para todos.

Salário PM/SE: as últimas linhas
O blog cansou de tentar explicar para “alguns poucos” que não deseja alimentar nenhum conflito entre um percentual da PM com o Governo do Estado. Entende apenas que o salário pago hoje é bem melhor do que no passado recente. Um diferencial que “alguns poucos” acham que não devem reconhecer.

PC X PM
O blog lamenta que “alguns poucos” insistem em comparar o que ganham hoje com a Polícia Civil. Esquecem que a estrutura de carreira da PC tem apenas o agente, o escrivão e o delegado. Algo bem mais fácil. Já a PM todo mundo sabe que começa com o soldado não engajado e vai até o coronel. E para acertar essa carreira somente a LOB que deve ser enviada para a AL ainda este ano.

As reivindicações
“Alguns poucos” insistem em dizer que não estão pleiteando aumento, mas quando você vai ver as reivindicações tá lá: 40% titulação; 20% Nível Universitário; ratificação de 1/3 aos 25 anos de serviço; Adicional Noturno e Redução do tempo para a aposentadoria.

Será uma das mais bem pagas do mundo
Ou seja, levando em conta que quando um PM se aposenta ele ganha um incremento de 20% no caso dos coronéis e nos demais casos o PM passa a receber os vencimentos do Posto imediatamente superior, a se atender a todas essas proposta eles querem um aumento de mais de 100%. Eles não querem ser a PM mais bem paga do Brasil não, eles agora querem ser uma das mais bem pagas do mundo.

Gualberto entende que não é hora para discutir eleição da Mesa da AL
Para o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), que lidera a bancada governista na Assembleia Legislativa, ainda não é hora de colocar na pauta de discussão a eleição da Mesa Diretora da Casa.Apesar de o regimento permitir e a atual presidenta, Angélica Guimarães, ter todo o direito de reivindicar uma nova eleição, essa discussão ficará para depois, assegura Gualberto.

Escolha do novo conselheiro
Segundo ele, o assunto do momento será a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas. Os parlamentares aguardam somente o comunicado sobre a vacância do cargo para dar início ao processo na Assembleia. Muito provavelmente o nome escolhido será o do ex-deputado e atual secretário de Educação, Belivaldo Chagas. O próprio Gualberto apresentará a indicação. “É uma questão de justiça. Belivaldo foi para o sacrifício no momento em que nosso governo precisou dele. Agora é hora de retribuir”, disse.

Modernidade
O Tribunal de Contas tem investido muito na transparência, e a Rádio Web do TCE tem ajudado muito nesse processo. Além de notícias e informações importantes para os gestores, a rádio possui um repertório musical de primeira linha, digno da Corte de Contas. Outra grande vantagem, é o canal aberto que foi criado com a comunidade. O blog tem a certeza de que a administração do conselheiro Carlos Alberto continuará valorizando a comunicação. Num órgão fiscalizador, quanto mais transparência, melhor!

Deputado volta a reivindicar Campus da UFS em Estância
No retorno dos trabalhos legislativos deste ano – em discurso na AL –  o deputado Gilson Andrade disse ter enviado ofícios ao governador Marcelo Déda, ministro da Educação, Aloísio Mercadante e a presidente Dilma Rousseff propondo a  implantação em Estância do Campus de Engenharia de Sergipe.

Confiança
“Estamos muito confiantes no atendimento do nosso pleito, pois esta semana o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto, entregou no Ministério da Educação uma proposta para a implantação do Campus de Engenharia em Sergipe”, explicou.

Área de engenharia
Gilson Andrade registrou que esse campus se propõe a oferecer cursos de graduação, podendo transformar a região Centro-Sul de Sergipe em referência nacional na área das engenharias. O deputado destacou o empenho do prefeito de Estância, Ivan Leite, para conseguir a implantação do campus em seu município.

Oposição ironiza jornal diário
E nas conversas entre os deputados na Assembleia, um deles, de oposição lamentou que já concedeu algumas entrevistas a um jornalista de um jornal diário, mas quando foi ler o jornal no dia posterior, nenhuma linha. E o mais interessante é que, por pura coincidência, todas as matérias eram com criticas ao governo. O deputado lamentou e disse que espera um dia que o jornal volte a linha que tinha até pouco tempo.

Silvio Santos à frente da PMA
Desde a última quinta-feira, o vice-prefeito Silvio Santos assumiu o cargo de prefeito com o afastamento do prefeito Edvaldo Nogueira por 10 dias para gozer suas férias. "Silvio Santos governa Aracaju ao meu lado e sempre foi de fundamental importância para a realização dos projetos que transformaram Aracaju na cidade da qualidade de vida. Tenho certeza que tudo irá transcorrer tranquilamente, mas sei também que, caso encontre alguma dificuldade, Silvio tem total capacidade administrativa para contornar qualquer tipo de problema", disse o prefeito.

Governo transparente
Silvio Santos agradeceu as palavras do prefeito e disse ser uma honra substituir Edvaldo Nogueira que, segundo ele, é o chefe de um governo realizador e comprometido com os interesses sociais. "Agradeço a oportunidade de trabalhar nesse governo transparente, um governo que tem compreensão profunda da importância de uma gestão voltada para as questões sociais. Fico feliz em ocupar um cargo público e ter a liberdade de atuar para que o meu trabalho seja um instrumento voltado para o interesse público, para melhorar a vida do povo", afirmou o prefeito em exercício.

Ampliação do Terminal Marítimo
Na manhã da última quinta-feira, 16, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, assinou na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para permitir o inicio das obras de ampliação do Terminal Marítimo Inácio Barbosa.

Diversificação de cargas
Com a assinatura do termo será possível a implantação do projeto vinculado à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE), que permitirá a diversificação da movimentação de cargas hoje transportadas. A ampliação do terminal se faz necessária para que possa receber o sulfato de amônia e o ácido sulfúrico, elementos necessários à fabricação de fertilizantes, a exemplo do sulfato de amônia.

Novo modelo de gestão no terminal
"Essa é a primeira fase do compromisso para que Estado, Vale e Petrobrás, definam um novo modelo de gestão do terminal. A assinatura desse termo tem uma importância socioeconômica para nosso país e para Sergipe na medida em que consequentemente vai gerar um impacto significativo e positivo na economia sergipana", informou Oliveira Júnior.

Transparência: municípios continuam realizado conferências
Em continuidade à programação da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) no Estado, a caravana do Governo de Sergipe seguiu na última quinta-feira, 16, para os municípios de Gararu e Ribeirópolis participar de mais duas ações que tratam da valorização do cidadão comum e do fortalecimento do processo democrático brasileiro.

Delegados
Com intensa participação social, orientada através do tema ‘A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública’, cada município elegeu delegados e propostas que serão encaminhados à Consocial Estadual, prevista para os dias 27 e 28 de março, na capital sergipana.

Expectativa para conferência de Aracaju
A conferência do município de Aracaju deve ser realizada no final deste mês. A expectativa é grande já que o município sempre foi referência na mobilização não apenas dos segmentos organizados, mas da população em geral. A expectativa é de uma ampla participação em Aracaju

Monumenta I
O programa Monumenta, do Ministério da Cultura, foi tema de mais uma reunião entre a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, além de pessoas ligadas ao programa em Sergipe. Na ocasião, a gestora debateu a política de uso de espaços que em breve serão entregues pelo programa, como a Antiga Carpintaria, o Casarão dos Rollemberg e o 'Casarão ao Lado', que sediará o Arquivo Público Municipal.

Monumenta II
Os prédios do Casarão dos Rollembergs e da Antiga Carpintaria serão destinados a pontos comerciais, o primeiro como um restaurante e o segundo como um centro comercial. Para isso, Eloísa Galdino colocou sua equipe à disposição para ajudar na licitação que se faz necessária para a ocupação dos espaços, uma vez que nunca houve processo semelhante no município. Participaram ainda do encontro a arquiteta do Monumenta em Sergipe, Tatiana Costa; a assessora jurídica da Secult, Aline Magna e o arquiteto do IPHAN , Juliano Carvalho.

Rio será a sede do maior congresso mundial de jornalismo investigativo
(FSP) – O Rio será a sede do maior congresso mundial de jornalismo investigativo, em outubro de 2013. O evento deve trazer para a cidade cerca de 1.200 jornalistas, sendo 400 do exterior. A Rede Global de Jornalismo Investigativo (www.gijn.org) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (www.abraji.org.br) farão seus congressos ao mesmo tempo.

Práticas de reportagem
Sem fins lucrativos, as duas organizações têm como objetivo discutir as boas práticas de reportagem. A Abraji não tem filiação político-partidária, é financiada pelos seus associados e por doações privadas. Não recebe fundos de governos.
A associação completa uma década de existência neste ano e ajudou a criar em 2003 a Rede Global de Jornalismo Investigativo -uma coalizão de associações de repórteres de vários países.

Experiências
O Congresso Global de Jornalismo Investigativo é realizado a cada dois anos. Em 2011, foi em Kiev, na Ucrânia. Em 2013, ocorrerá pela primeira vez fora da Europa. ntegrante da direção da Rede Global, a Abraji organizará o evento nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2013, nas dependências da PUC-RJ. Os congressos da Abraji e da Rede Global têm como objetivo promover a troca de experiências sobre investigações realizadas por repórteres de vários países. Os profissionais relatam como produziram suas melhores histórias e compartilham as técnicas jornalísticas empregadas.

Convênio entre Sebrae e Vale ajudará micro e pequenas empresas
Um convênio firmado entre o Sebrae e a Vale terá como meta promover o aumento da participação de micro e pequenas empresas (MPEs) sergipanas nas compras realizadas pela companhia de mineração. A proposta prevê até 2013 o aumento de 10% no faturamento das empresas participantes do projeto.

Ampliação em 20%
A iniciativa busca ainda a ampliação em 20% do número de MPEs nos processos de compra da Vale. Segundo a coordenadora do projeto e analista do Sebrae, Ana Nunes, serão colocadas em prática ações de promoção da inteligência competitiva, inovação tecnológica, desenvolvimento empresarial e de acesso a mercado para permitir que as empresas sergipanas consigam atender às exigências companhia.

Canindé: servidores com indicativo de greve
Na última terça-feira, 14, foi realizada em Canindé de São Francisco assembleia Geral dos Servidores Públicos do Município, com a seguinte pauta: Indicativo de Greve. Segundo os sindicalistas a falta de interesse da administração em dialogar com os trabalhadores sobre suas reivindicações, após diversas solicitações de audiência realizadas pelo sindicato, foi o estopim para realização de assembleia e deliberação de greve.

Pauta
A pauta dos Servidores Municipais é extensa. Os problemas no serviço público municipal são grandes. Diante das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no serviço público municipal, o SINDISERVE-CANINDÉ (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé de São Francisco/SE) realizou em 29 de dezembro de 2012 o Lançamento Oficial da Campanha Salarial 2012 que traz consigo uma extensa pauta de reivindicação.

Greve será iniciada dia 27
Diante do quadro, depois de mais de um mês esperando uma resposta formal ou não do prefeito, os servidores municipais resolveram convocar assembleia com Indicativo de Greve. A assembleia foi convocada e os presentes votaram pela deflagração da greve que terá inicio dia 27 de fevereiro.

Trânsito na praça Fausto Cardoso
O vereador Olivier Chagas (PT) sugeriu na Câmara de Vereadores de Itabaiana que o Poder Executivo Municipal, através da SMTT, faça estudo e encontre solução para o problema do trânsito no entorno da Praça Fausto Cardoso e da Catedral do Município. Segundo Chagas, a área indicada fica no centro da cidade e nos finais de semana e dias de festas religiosas, o trânsito fica caótico “é preciso resolver este problema, o que creio não ser algo tão difícil, basta que se estabeleça criteriosamente o sentido de circulação e área de estacionamento.”, concluiu o parlamentar dizendo que espera em breve uma solução.

Sarau Entre Amigos – Anderson Farias
Uma dos grandes entrevistados do Sarau Entre Amigos o prefeito de Umbaúba Anderson Farias (PT).Segundo o IBGE é proporcionalmente a cidade que mais cresce no estado de Sergipe e por ter uma qualidade de vida compatível com seu orçamento. É o segundo maior festival cultural do estado além de ter uma saúde dentro dos padrões compatíveis com a realidade de nosso estado. Clique no link e acompanhe entrevista na íntegra: http://www.youtube.com/watch?v=4Ou3Te031j4 

Entre Amigos – Entretenimento
O Brasil é um dos maiores celeiros de violonistas "sete cordas", do Regional (conjunto de chorinho) de Jacó do bandolim saíram dois grandes, Dino e Meira, houve diversos outros, mas um dos maiores foi Rafael Rabelo, falecido há quinze anos por conseqüência de uma transfusão de sangue onde contraiu AIDS, na atualidade existe um grande também que é o Yamandu Costa que em um dueto apresenta com João Bôsco uma música de sua autoria que é "Benzetacil". Clique no link abaixo e veja a "Música Comentada" com o prof. Ludwig: http://www.entreamigosnatv.com.br/Paginas/Videos_Programa/Programa_93/Ludwig-Clipe/Ludwig-clipe.html 

Stands Celi e Stanza no carnaval
Por conta do feriado na próxima terça, dia 21, os stands Celi e Stanza terão um  uncionamento diferenciado na semana carnaval. Na segunda, dia 20, o atendimento será realizado até as 13h e na quarta, dia 22, a abertura será a partir das 13 horas. A partir de quinta, dia 23, o horário passa a ser normalizado, das 8h às 19h tanto no Espaço Celi Sementeira Park quanto no stand da Avenida Hermes Fontes, em frente à Alameda das Árvores.

PELO TWITTER

www.twitter.com/acsesmeraldo O Shopping Jardins BATE disparado nos outros

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE Bom dia amigos, aos apaixonados pelo carnaval desejo uma boa diversão e muito engove para todos 😉

www.twitter.com/netodograccho Não se destaca quem produz ciência, mas se destaca quem sabe a dança nova do axé, quem cometeu crime bárbaro, quem saiu no BBB, etc. #triste

www.twitter.com/braynerr Tem gente achando que o shopping não tem nada a ver com o assassinato do motorista. Infelizmente tem quem prefira ficar com o mai$ forte

www.twitter.com/Adalberto_Prof Não sou suficientemente inteligente p/ subestimar o modo de agir de pensar de cada um.Mas sou inteligente o bastante p/ ignorar.

www.twitter.com/camilo673 Cuidado com os oportunistas, com os sectários, com os indiferentes e até com os que se dizem apaixonados! O novo Brasil tá pedindo passagem!

www.twitter.com/leleteles O diabo é que quando  @JoaoAlves_FAKE desaparece do Twitter, @DavidLeite_SE tb some. Qd um aparece o outro tb. Os dois tuitam na mesma lan house?

DO LEITOR

SMTT desconhece os direitos do pedestre no CTB
Do leitor Carlos Nascimento: “É vergonhoso ver um monte de agentes da SMTT ficar a dar bronca – eles chama a isto de orientar – em pedestre que insiste em fazer a travessia da Av Carlos Firpo na esquina do Edifício do INSS. Será que vão aproveitar o Carnaval para erigir o nosso mini muro de Berlim para que definitivamente as pessoas deixe de fazer o seu percurso natural?Entretanto mais grave é que a ação dos agentes da SMTT contraria o que está disposto no art. 69 do Código de Transito Brasileiro.Art. 69. Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele, observadas as seguintes disposições:I – onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;Ou seja a Lei é clara, se não há faixas de passagem a menos de 50m o pedestre poderá cruzar a via.Mais adiante outro inciso aclara ainda mais a situação.III – nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas:

a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;
b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.
Caso os engenhosos engenheiros e planejadores da SMTT não saibam o CTB dispõe assim porque o pedestre é prioridade no trânsito.
Parabéns a Jorge Araújo que foi verificar “in situ” que o pedestre foi esquecido na reforma do trânsito no Centro.

Para ajudar a engenharia da SMTT caso, não tenha uma treina ou uma simples régua. Informo que da esquina do INSS até a próxima muito apagada faixa de segurança da Av. Carlos Firpo, esquina da Pça. Godofredo Diniz/Florentino Menezes, a distância é de 117m, já desta mesma esquina para a próxima faixa na Pça João XXIII a distância é de 72m, portanto para ir desta esquina até a Rua Santa Rosa o pedestre, que antes bastava cruzar a avenida, deverá caminhar 234m (um percurso vinte vezes maior que o anterior), se optar por cruzar a Carlos Firpo na faixa da pracinha, este é o caminho mais curto pois a outra opção é à João XXIII cruzar a parte larga, os motoristas estão bem educados e com certeza irão parar, retornar pela calçada da Rodoviária Velha, tomar a Carlos Firpo em direção à Rua Geru, cruzar na faixa do bar do meio e depois retornar pela Carlos Firpo em direção à Rua Santa Rosa, total do percurso 372 metros! (Distâncias medidas com auxílio do Google Earth)
Mais uma vez com a palavra o Ministério Público de Sergipe, fiscal da Lei. Do mesmo modo que a SMTT diz que não pode desocupar calçadas porque não há lei disciplinando o uso destas ela não pode impedir a livre circulação de pedestres em acordo com o CTB”.

ARTIGO

Distanciamento dos militantes – Narcizo Machado Filho*
Durante o período que antecede as eleições, é comum ouvir notícias de reuniões com líderes políticos, com o intuito de buscar apoio para o pleito. É claro que dessa batalha política, alguém será ferido, decepcionado e alijado do processo eleitoral.
No mundo moderno não é aceitável que partidos políticos sejam sempre, escudo de outro, não demonstre para seus simpatizantes, militantes e filiados sua verdadeira razão de existência. Partidos criados somente para apoiar e não ser apoiado, para um cargo majoritário, porque, quem decide não os militantes os filiados, são sempre os líderes travestidos de administradores.
Um texto extraído (abaixo para uma reflexão) da Revista de Política e Cultura. Ano VI nº 17 (o desafio de esquerda no Brasil) escrito por Rudá Ricci, sociólogo, doutor em ciências sociais. Reflete exatamente comum é administrado os partidos políticos, mostrando que não existe mais militância política e sim donos de partido. Não há dúvida, que, nesse pleito que se aproxima, vários militantes cruzaram os braços, assistindo a derrocada do seu “simpatizante”. Partidos foram criados para irem as ruas mostrar ao seu eleitorado a sua verdadeira cara política. Já existe correntes que defendem a volta do bipartidarismo, que poderá ser taxado com um retrocesso, a verdade é que no período do bipartidarismo a ideologia partidária era visível dentro e fora do ambiente partidário.
“Os partidos se transmutaram em empresas. Possuem a lógica e a estrutura de uma empresa do século XX. Seus líderes estão absolutamente descolados da vida dos militantes, justamente porque um corpo administrativo poderoso se transformou numa parede de isolamento e proteção. Típico de qualquer estrutura  burocrática. O que é mais significativo é que o corpo administrativo passa a ser a face real, do poder real, dos partidos. É ele quem faz acordos e efetivas alianças, quem coordena o marketing, quem seleciona e traduz a elaboração dos técnicos especialistas, quem define as estratégias gerais, quem comenda o cotidiano das contas e pagamentos, quem planta as noticias na grande imprensa, quem promove as tramas e intrigas, quem organiza os encontros e congressos partidários, quem estabelece as rotinas e compromissos com sindicatos e outras estruturas de representação social, quem organiza as relações entre filiados e eleitos. Secretários geral, tesoureiro, secretario de formação ou organização, secretario de comunicação dos partidos políticos possuem um poder inimaginável para o eleitor. Constituem um poder que quase não possui ônus pessoal e quase sempre são portadores de imensos bônus. Não se expõem à luz do dia como os líderes que são chamados pela imprensa e que se arriscam nas eleições. Sua ascensão se faz pelos acordos internos, na penumbra dos corredores e salas de gabinete. É raro prestarem contas publicamente. Não se expressam bem, justamente porque não exercitam a comunicação. Acostumam-se ao discurso executivo, sumário, de quem manda.
As esquerdas, por uma trajetória tortuosa e estranha aos seus objetivos finais, foi vítima desta tentação burocrática porque ela facilita o acesso ao poder, mas destrói os laços de confiança e o diálogo entre representantes e representados. Enfim, os partidos políticos, incluindo os de esquerda, abandonaram seus papel pedagógico.
Os partidos políticos em todo o mundo e mais profundamente no Brasil não representam mais o cotidiano do homem simples, justamente porque seu cotidiano é outro, definido por este corpo administrativo partidário, escondido nos caminhos absolutamente ignorados até mesmo da grande imprensa.  Como são os administradores que dirigem o cotidiano partidário, o militante vai se tornando uma figura folclórica, saudosista. Os militantes, cada vez mais raros porque imbuídos pelo espírito voluntário, não conseguem fazer frente a esta espetacular estrutura de poder burocrática. Não são profissionalizados não possuem os recursos materiais e políticos dos administradores. São convocados pela emoção e não pela razão. São a antítese do corpo administrativo, que considera paixões e emoções algo rasteiro e primário, ineficaz. O militante é um crente, alimentado pela utopia ou pela guerra.
Mas, pouco a pouco, não entende o motivo para seu empenho não ser reconhecido no período entre eleições. Sente-se alarmado pelas notícias que lê nos jornais, envolvendo administradores em tramas que nunca havia pensado. E, gradativamente, começa a sentir o mesmo ressentimento dos homens simples, não militante, não filiados. A crítica à alienação e passividade, que faz o militante ser militante, dificulta o divórcio total com o partido, mas fica a dúvida e certa angústia. Angústia porque o militante sente que a estrutura burocrática que domina o partido é a promessa de sociedade que será construída a partir das vitórias eleitorais. Mesmo porque ninguém ensina o que não sabe. Mas o discurso do líder, por sua vez, carregado de paixão e utopia, cria o consolo e faz o roda da militância girar. O desgaste progressivo parece natural”.
*Servidor Público, formado em ciências contábeis, pós-graduado em Planejamento Tributário.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O povo toma pileques de ilusão com futebol e carnaval. São estas as suas duas fontes de sonho."
– Carlos Drummond de Andrade.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais