Interior esquecido

0

Tirando Itabaiana e Lagarto, os demais municípios do interior sergipano não foram lembrados pela bancada federal na hora de elaborar as emendas coletivas ao Orçamento Geral da União. Quase a totalidade das propostas orçamentárias foi destinada para Aracaju. Tudo bem que é na capital onde estão os maiores problemas, mas é lamentável o esquecimento das demandas importantes de Socorro, Estância, Propriá, Simão Dias, entre outros. Sem contar com recursos federais, estes municípios não conseguirão solucionar os vários problemas enfrentados pelos moradores. Como foram desprestigiados pelos deputados federais e senadores, seus prefeitos vão continuar viajando à Brasília para, de pires na mão, mendigar ajuda aos ministérios.

Sem novidades

O Conselho Deliberativo do Sebrae Sergipe elegeu por unanimidade suas novas diretoria e presidência. O Empresário Lauro Vasconcelos assumirá a superintendência, Emanoel Sobral vai para diretoria Técnica e Marcelo Barreto continua na diretoria Administrativa. Para presidência do Conselho foi eleito o empresário Antonio Carlos Francisco de Araujo. Ficaram de fora da nova diretoria o atual presidente do Conselho, Sadi Gitz e o diretor técnico Gilson Figueiredo.

Saneamento

A Companhia de Saneamento de Sergipe tem feito um robusto investimento nos últimos quatro anos visando melhorar, cada vez mais, a qualidade da água distribuída aos sergipanos. A afirmação foi feita ontem, pelo presidente da Deso, Max Montalvão, durante a abertura do 20º Encontro da CTCQ (Câmara Técnica de Controle de Qualidade) da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estadual. O evento, que reúne representantes das empresas de saneamento do país, vai prosseguir até amanhã, no Hotel Aquários, em Aracaju.

Casas Bahia

Na próxima segunda-feira, acontecerá o lançamento das atividades da primeira filial das Casas Bahia em Sergipe. O evento vai acontecer, a partir das 9h, no Shopping Riomar, onde está localizada a loja. O presidente do Conselho de Administração da Nova Casas Bahia, Michael Klein, receberá os jornalistas sergipanos e falará sobre os planos de investimentos do Grupo para a região Nordeste.

Feira em Tobias

A 5ª Feira de Artesanato e Confecção de Tobias Barreto começa nessa quinta e prossegue até domingo. O evento acontece na Praça do Cruzeiro, das 17 às 22h. Os estandes estarão expondo bijuteria, artesanato, confecções em geral, cama, mesa e banho. Também haverá desfile de moda hoje e amanhã, além de apresentações musicais todas as noites. A realização é o do Sebrae Sergipe com o apoio da Prefeitura de Tobias Barreto e do governo de Sergipe.

Encontro

A Petrobras realizará, domingo próximo, uma reunião informativa para tratar de seus empreendimentos marítimos na Bacia de Sergipe e Alagoas. Será a partir das 9h, no Sesc de Indiaroba. O evento é voltado principalmente ao público pesqueiro, e também a órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Além dos empreendimentos licenciados, será apresentado um balanço dos resultados dos diversos projetos ambientais da Petrobras.

Poupando mais

Os depósitos em poupança na economia sergipana totalizaram R$ 2,67 bilhões no mês de agosto passado, o que significa um aumento de 1,54% em relação ao mês anterior. No período de 12 meses o total de depósitos teve crescimento de 21,47%. Os dados são do Dieese. Segundo o levantamento, os depósitos em poupança no Nordeste foram de R$ 47 bilhões em agosto último.

Sigilo quebrado

A Receita Federal pode ter acesso a dados bancários do contribuinte investigado em processo administrativo ou procedimento fiscal sem necessidade de autorização judicial. A decisão foi tomada ontem, por maioria, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros da Corte entenderam que a Constituição não impede que órgãos fiscalizadores tenham acesso a dados sigilosos. O STF advertiu, no entanto, que essas informações não podem vazar durante a comunicação entre um órgão e outro.

Natal de vendas

O Natal deste ano poderá ser o melhor desde 2007. Segundo a pesquisa Índice Antecedente de Vendas, a expectativa é que o movimento no comércio no quarto trimestre deste ano cresça 11,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para o mês de novembro, o varejo prevê crescimento de 11,8% em relação ao ano passado, e de 11,1% em dezembro. As venda de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, devem puxar o crescimento nos próximos meses.

Do baú político

A coisa mais comum na Assembléia Legislativa é a aprovação de título de cidadania. Muitos dos homenageados jamais vieram a Sergipe, porém, mesmo assim, tiveram direito à honraria. O fato inusitado aconteceu em 1964, quando o Parlamento estadual se reuniu para cassar o título de cidadão concedido em 1962, ao ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola. De autoria do deputado José Nivaldo Santos (PR), a homenagem foi entregue em dia de grande festa. Após ser recebido no aeroporto pelas principais autoridades sergipanas lideradas pelo governador Dionízio Machado, Brizola foi ao Palácio Olímpio Campos participar de um concorrido almoço. A Assembléia fez outra grande festa para entregar o título ao político gaúcho. Foi só acontecer o golpe militar de 1964 para o Legislativo cassar a cidadania sergipana concedida a Brizola. Na mesma sessão, os deputados aprovaram títulos de cidadão para o ministro da Guerra, Artur da Costa e Silva e o presidente da República, Castelo Branco.

Outras informações

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais