Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
E uma importante organização internacional que defende jornalistas em todo mundo recebeu uma espécie de dossiê mostrando que um político de Sergipe – que se diz democrata – vem perseguindo alguns jornalistas que dizem a verdade contra ele. Está usando até do poder para pedir apoio a PF, com denúncias sem fundamento, já que na Justiça perde as ações por conta da liberdade de expressão. No dossiê, é mostrado que um assessor, pago com dinheiro público, fica o tempo todo nos grupos de WhatsApp procurando notas para processar quem não gosta do chefinho dele. E o pior que pela frente o rapaz fala de Bolsonaro e dos filhos que perseguem a imprensa, mas por trás age igualmente.
Ex-deputado lembra da incoerência de Gilmar Carvalho ao questionar pensão. Gilmar se aposentou como deputado estadual Ex-deputado lembra da incoerência de Gilmar Carvalho ao questionar pensão E na última sexta-feira o deputado estadual Gilmar Carvalho questionou a pensão vitalícia de Eliane Aquino, viúva do ex-governador Marcelo Déda. Pelas redes sociais muita gente questionou o motivo de Gilmar levantar este tema agora, às vésperas da disputa eleitoral já que a pensão especial foi aprovada há muito tempo, inclusive com o voto dele na Assembleia. O ex-deputado federal João Fontes postou: “Logo Gilmar que se aposentou como deputado. Em 1999 eu ajudei Gilmar num projeto para acabar com a aposentadoria dos deputados. Diga o que eu digo, mas não faça o que eu faço! Gilmar aproveitou a mudança da reforma da previdência e se aposentou como deputado estadual no final de 2019.”
MPF/SE! Respeito a memória e a verdade: violações na ditadura militar É uma pena que apenas os jornalistas mais novos não deram o devido valor a decisão do Ministério Público Federal na última sexta-feira,18. O MPF enviou ofícios ao governador do Estado de Sergipe, ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao secretário de estado de Educação e à secretária municipal de Educação de Aracaju para que informem ao Ministério Público as medidas tomadas para cumprimento das recomendações da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo”, divulgado pelo estado de Sergipe em 2021.
Recomendações O relatório final da comissão registra 29 recomendações aos entes públicos para a responsabilização dos agentes estatais nas searas cível e administrativa e de reparação dos danos imateriais causados pelos agentes do estado, além de medidas voltadas às políticas de direitos humanos, à educação e à memória. Entre as recomendações aos aos poderes, entes públicos e instituições públicas em geral e especialmente aos municípios sergipanos mapear e alterar a denominação de ruas, pontes, viadutos, praças, obras, prédios e espaços públicos estaduais e municipais que homenageiam agentes estatais ou privados vinculados às práticas de graves violações de direitos humanos, e a cassação de gratificações e honrarias concedidas a agentes públicos e particulares envolvidos nessas práticas. Aqui todas as recomendações.
Prédio da antiga PGE: Cehop esclarece que licitação foi concluída de forma “deserta” Esclarecimentos Cehop: Sobre a nota publicada por esta coluna, do portal Infonet, na última sexta-feira, 18, a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) informa que a licitação da obra referente a revitalização do prédio da antiga Procuradoria Geral de Governo (PGE), foi concluída na forma “DESERTA”, isso ocorre quando não há empresa apta a executar os serviços, pois, o referido documento exigia que a empresa vencedora deveria ter expertise em restauração de prédios antigos, conteúdo que não foi provado pelas empresas participantes. Com isso, o órgão está preparando outra licitação pública para nova concorrência.
TJSE: sexta-feira, 25, será escolhido o novo desembargador (a) por merecimento O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, marcou para a próxima sexta-feira, 25, numa sessão extraordinária para o processo de escolha do desembargador que ocupará a vaga em aberto no TJ deixada pela desembargadora aposentada em novembro passado, Maria Angélica França e Souza. Nomes São nove juízes de Direito inscritos para promoção por merecimento: José Anselmo de Oliveira, Sérgio Menezes Lucas, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, Simone de Oliveira Fraga, João Hora Neto, Fernando Clemente da Rocha, Maria da Conceição da Silva Santos, Manoel da Costa Neto e Edivaldo dos Santos.
Iluminação pontes Joel Silveira e Jorge Amado: responsabilidade dos municípios E a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) de Aracaju informa que, por meio de decisão judicial, a responsabilidade pela manutenção da metade da Ponte do Mosqueiro (ponte Joel Silveira) foi transferida para o município de Aracaju e a outra metade para o município de Itaporanga D´Ajuda. A ponte foi repassada para o município de Aracaju já com um trecho sem iluminação, cujo cabeamento fora furtado. A Emurb está tomando as providências para recompor a iluminação. A decisão abrange também a ponte Gilberto Amado que liga os municípios de Estância e Indiaroba. A decisão aqui: ponte Acórdão nº 201827820 do TJSE
Energisa Por ofício, a Energisa informou ao DER/SE que fará a devida manutenção da iluminação das pontes e encaminhará a troca de titularidade das unidades consumidoras aos respectivos municípios encaminhando as faturas para os respectivos entes públicos municipais para pagamento.
Atenção Prefeitura de Aracaju: profissionais dos postos de saúde na Zona de Expansão preocupados com falta de segurança no início da noite E os profissionais da Prefeitura de Aracaju dos postos de saúde localizados na Zona de Expansão, especialmente no Robalo, Areia Branca e Mosqueiro, preocupados com a insegurança no início da noite clamam para que a Secretaria de Saúde municipal feche as unidades às 17h e não às 19h. Além do pouco movimento após às 17h os postos ficam com pouquíssimas pessoas e sem segurança alguma. Faz sentido…
Sepultamento E na manhã do último sábado, 19, na cidade de Itabaianinha, foi sepultado o pe. Geovani Bomfim Oliveira, de 53 anos, padre da arquidiocese de Aracaju e vigário paroquial da catedral metropolitana, que faleceu na sexta-feira, 18. Fontes afirmaram e confirmaram que “o arcebispo não compareceu ao sepultamento, que ele não tem apreço pelos padres e que é adepto da cultura do descartável”.
Informação Embora seja apenas um detalhe, o blog recomenda aos responsáveis do site e das redes sociais da arquidiocese de Aracaju que sejam mais atentos com as informações prestadas à mídia, pois os meios de comunicação de Sergipe, com exceção deste espaço, publicaram que o pe. Geovani tinha 54 anos. Não é verdade, pois o padre nasceu no dia 27/09/1968.
Declaração dura Indignado com a indiferença e frieza do arcebispo, um padre fez a seguinte declaração a 2 leigos no sábado, 19, no sepultamento do pe. Geovani: “Caso o arcebispo de Aracaju ainda seja d. João Costa quando eu morrer – e espero que não seja ele – não permitam que ele celebre a missa de corpo presente, de 7º dia, de 30° dia e de 1 ano pela minha alma. Não adianta fazer falsos elogios na morte enquanto somos tratados apenas como objeto de utilidade em vida. Frases bonitas e de efeito não servem para nada; é tudo hipocrisia. Deixarei tudo registrado no meu testamento e quero descansar em paz!” Misericórdia.
Hospitalizado E quem passou mal durante a celebração da missa e foi hospitalizado, a semana passada, foi o pe. Cláudio Dionízio, pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes, na Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros. Leigos da paróquia informaram que por falta de carro ele teria ido de bicicleta de Aracaju até a Barra dos Coqueiros para celebrar a missa. O pe. Cláudio foi pároco do Grageru e é muito querido pelo povo daquele bairro. Com tanto dinheiro nos cofres da arquidiocese, o arcebispo poderia doar um carro para a pobre paróquia da Atalaia Nova. Não precisa ser um VIRTUS. Recordando que o arcebispo comprou, sem necessidade, no ano passado, em plena pandemia, um carro VIRTUS para o seu uso.
Acidente automobilístico E quem sofreu um acidente automobilístico na manhã do último sábado, 19, na BR 235, foi o pe. Mardônio, pároco da paróquia São Domingos de Gusmão, na cidade de São Domingos. Ele sofreu ferimentos leves e passa bem.
Artigo sobre o pe. Geovani O blog leu e recomenda aos leitores deste espaço a leitura do artigo escrito pelo filósofo, teólogo, advogado e pós-graduado em Didática do Ensino Superior Jerônimo Peixoto sobre o pe. Geovani, que foi vigário da catedral de Aracaju. Jerônimo é irmão do respeitado e querido pe. Peixoto, pároco da catedral de Aracaju. Aqui:
https://www.arquidiocesedearacaju.org/post/ao-padre-geovane-bomfim
Itabaiana: creche de ensino integral vira referência para outros municípios As equipes técnicas das prefeituras de Moita Bonita e São Miguel do Aleixo estiveram em Itabaiana para realizar uma visita técnica ao Centro Educacional Jhon Lennon. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do centro afim de implementar creches com ensino integral, e seguindo a mesma metodologia, nos municípios.
Modelo Segundo o secretário de Educação de São Miguel do Aleixo, a creche de ensino integral no município será implementada ainda este ano. “Ficamos felizes com o que vimos em Itabaiana. Fomos muito bem recebidos e vamos levar essa estrutura para o Aleixo. Estão de parabéns”, disse. A coordenadora da educação infantil de Moita Bonita, Dina Santana da Silva, considerou a visita técnica como uma boa experiência e também espera levar o modelo para o município vizinho. “Fiquei sem palavras com tudo que vi e com a receptividade que tivemos. A estrutura da creche realmente é um modelo a ser seguido. Itabaiana está de nota 10”, afirmou.
Equipe A diretora do Jhon Leno, Josineide Tavares, assegurou que tanto ela quanto toda sua equipe têm feito o melhor para gerir a creche e agradeceu à visita dos representantes dos municípios. “É muito gratificante saber que somos referência em nosso modelo de ensino. Estamos abertos e à disposição de qualquer pessoa que queira realizar uma visita para conhecer nossa metodologia”, disse.
Inaugurado o Sesc Itabaiana O Sesc Itabaiana recebeu o nome de Maria José Tavares dos Santos Machado, homenagem póstuma à empresária e filha ilustre de Itabaiana. Ela foi fundadora de diversas empresas no município. Era esposa do empresário político José Carlos Machado e mãe de José Carlos e Maria Carla. A grande homenageada faleceu em julho de 2007. Na foto momento da entrega da réplica da placa de inauguração do Sesc Itabaiana, para a família da homenageada.
Discurso Ao discursar na inauguração o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e deputado federal Laércio Oliveira destacou a homenagem feita a empresária falecida. “A inauguração foi um momento emocionante para mim e, certamente, para todos que foram nos prestigiar neste dia. A população de Itabaiana desfrutará de um espaço de 6.287 metros quadrados, com piscina, academia, biblioteca, salas de dança e auditório”, disse.
Maternidades de Sergipe: Gracinha garante apoio ao incentivo do aleitamento materno Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação é um dos investimentos mais eficazes que um país pode fazer para garantir uma população mais inteligente e saudável. A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos. O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.Para a criança, também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.
Importância Tendo o aleitamento materno como a principal pauta de uma reunião na última sexta-feira, 18, com a Dra Débora Leite, pediatra, neonatologista e consultora internacional em aleitamento materno (IBCLC), a deputada estadual Gracinha Garcez ouviu o relato da especialista que reforçou a importância desse alimento para os primeiros meses de vida do bebê. “Fiquei impressionada em relação à quantidade de benefícios que o leite materno traz para o recém-nascido, protegendo-o de várias doenças e tornando-o uma criança saudável e inteligente”, disse a parlamentar.
Projeto de lei O objetivo dessa visita foi o de conhecer também uma minuta de um Projeto de Lei para incentivar as maternidades públicas de Sergipe a alcançarem o título de “Amigo da Criança”, que são referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação, parto e nascimento e período neonatal precoce. “Coloquei o nosso mandato à disposição dessa iniciativa, sendo que nossa assessoria jurídica irá analisar a minuta do Projeto de Lei para que possamos discutir, inicialmente, na Comissão de Saúde da Assembleia para, posteriormente, ser apresentado para votação. Seremos uma grande incentivadora dessa causa com o objetivo de estimular o aleitamento materno em todo o estado”, garantiu Gracinha.
ASCC lança o primeiro livro: “Contabilidade em Discussão” Na noite da última sexta-feira (18), a Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC) empossou a nova diretoria para o biênio 2022/2023 e realizou o lançamento do primeiro livro, “Contabilidade em Discussão”. A presidente Erenita Sousa segue para o seu terceiro mandato consecutivo.
Mesa A composição da diretoria é formada pelo vice presidente João Teles de Menezes, 1° tesoureiro José Valter de Sá de Santos, 2° tesoureiro Edson Souza de Jesus, 1° secretário Alvani Bomfim de Sousa Júnior, 2° secretário Sildeno Dantas dos Santos e Diretora Bibliotecária Maria Mazzarello Andrade de Mendonça.
Como adquirir o livro O lançamento do livro “Contabilidade em Discussão”, por ser a primeira publicação feita diretamente pela Academia. Os organizadores foram Erenita Sousa e Alvani Bonfim. O livro é científico, composto por nove artigos, escritos por acadêmicos e seus discentes. A noite seguiu com coquetel e autógrafos. Para adquirir o livro, basta contribuir com 50 reais para cobrir os custos da obra, e continua à disposição para os interessados através dos contatos da ASCC, @ascc_cienciascontabeis no Instagram e pelo telefone (79) 98843-3711.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Heróis de verdade: Bombeiros de Sergipe vão ajudar no resgate das vítimas de tragédia em Petrópolis/RJ Do Blog Espaço Militar: Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBM) viajou neste sábado (19) para o estado do Rio de Janeiro, para auxiliar nos trabalhos de busca e resgate das vítimas do temporal que devastou a cidade de Petrópolis, na região serrana do RJ, que já matou mais de 130 pessoas. Segundo a corporação, a equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) é composta pelo Subtenente Elielson e os Sargentos García, Cláudia e Eduardo Costa, além dos cães July, Zumbi e Thor. O efetivo ficará no Rio pelo tempo que for necessário.Bombeiros de outros estados também estão se somando aos esforços para socorro às vítimas. Mais de 500 militares já atuam nas ações distribuídas por todos os locais críticos. O número de mortos subiu para 138, segundo anunciou hoje (19) a Defesa Civil. O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro já identificou 91 corpos de vítimas. Entre as vítimas, 82 são mulheres e 51 homens. O total de pessoas resgatadas com vida continua em 24. No quinto dia de buscas de desaparecidos e de recuperação da cidade, a previsão do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) para as próximas horas é de chuva moderada a forte na cidade. As equipes de monitoramento permanecem enviando alertas à população e acompanhando as condições do clima. Petrópolis foi devastada por um temporal na terça-feira (15) e até este sábado sofre com a chuva que ainda torna o tempo instável e preocupante. O solo encharcado e o retorno da chuva durantes os dias representam riscos de novos deslizamentos. Segundo os bombeiros, as três áreas principais são os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O Posto de Comando Central foi montado no 15º Grupamento de Petrópolis. (Foto: redes sociais/ Fonte: F5 News) Comentário do blog Espaço Militar: Heróis de verdade. Pena que o Estado de Sergipe não valoriza estes heróis, pois ao invés de manda-los via transporte aéreo, tiveram que ir por via terrestre, numa viagem desgastante e de mais de 35 horas. Lamentável!
Investidor brasileiro fica mais ‘jovem’, como está a realidade em Sergipe? Segundo informações recentes da Bolsa de Valores do Brasil, B3, a idade média do cliente pessoa física no mercado acionário nacional recuou quase 11 anos desde 2016: a idade média do investidor na Bolsa brasileira era de 48,7 anos; no fim de 2021, ficou em 37,9 anos. Hoje, dos 5 milhões de brasileiros com contas na B3, 62% têm menos de 40 anos. De acordo com Wilden Junior, sócio e assessor da BP Investimentos, em Sergipe não tem sido diferente, já que o atendimento a clientes a partir de 35 anos tem aumentado. O avanço no número de investidores mais jovens foi provocado pela digitalização. “O interesse desse público por papéis de empresas e renda variável vem da infinidade de plataformas de investimentos disponíveis e canais de educação financeira na internet que tem incentivado a busca por investimentos mais rentáveis do que a tradicional poupança, por exemplo”, afirma.
Objetivo do investimento O novo investidor precisa definir o objetivo do investimento. “Antes de investir, primeiro é fundamental que todas as dívidas sejam pagas, depois é hora de definir o objetivo, a meta é de longo prazo? O foco é ter estabilidade financeira no médio prazo e, no futuro, ter uma fonte de renda na aposentadoria? Esses questionamentos devem fazer parte desse início”, destaca. Wilden alerta para a cautela que os investidores menos experientes precisam ter. “É preciso ficar atento a promessas de ganhos rápidos e que minimizam os riscos, sempre desconfie, o ideal é ter uma assessoria de investimentos para te auxiliar, mas se não há essa possibilidade, é bom procurar canais de educação financeira confiáveis que já tenham uma vasta experiência no mercado”, finaliza.
EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
Hoje, 21, Webinário “Fonar (Formulário Nacional de Avaliação de Risco) Aplicado à Violência Doméstica” O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional (CAOp) dos Direitos da Mulher, promoverá hoje, 21, a partir das 15h, Webinário com o tema “Fonar (Formulário Nacional de Avaliação de Risco) Aplicado à Violência Doméstica”. O Formulário é um instrumento de prevenção e de enfrentamento de crimes e demais atos praticados no contexto da violência doméstica e familiar, e possibilita diagnosticar e identificar se a mulher se encontra em situação de risco.A proposta do evento é compreender como funciona o formulário de avaliação de risco, a importância dele e a imprescindibilidade de preenchimento em cada ocorrência de violência doméstica. O Webinário pretende ajudar, ainda, a desenhar/analisar as estatísticas sobre o tema.O Webinário contará com a participação da Promotora de Justiça do MPBA e Coordenadora do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do CNMP, Sara Gama. Público-alvo: membros, servidores estagiários do MPSE / demais interessados. Detalhes aqui.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
Sarau no Coreto homenageou João Valentim (o homem lobisomem)
Na noite do último sábado, 19/, ocorreu a 54ª edição do Sarau no Coreto, Patrimônio Cultural e Imaterial de Monte Alegre de Sergipe, reunindo cordelistas, pesquisadoras, músicos e familiares do eterno João Valentim dos Santos, pois a temática desta edição foi “João Valentim: uma lenda do nosso sertão”. Uma homenagem aos 25 anos de falecimento desse cidadão que viveu da década de 70 a 1994 no município de Monte Alegre de Sergipe. Para muitos cidadãos João Valentim se transformava em lobisomem. Essa história encontra-se no imaginário social dos monte-alegrenses e dos municípios vizinhos.
Ele nasceu no município de Aquidabã no dia 03 de janeiro de 1915 e faleceu em Aracaju no dia 20 de fevereiro de 1997. Fazendo exatamente 25 anos de seu falecimento. Seu corpo foi sepultado no cemitério São João Batista na capital do nosso estado. Filho do senhor Valentim dos Santos e da senhora Maria Luzia dos Santos.
Durante o sarau, as historiadoras Josenilde dos Santos Vicente, Juçara Sequeira da Silva e Patrícia Aparecida dos Santos de Jesus apresentaram uma síntese do trabalho de conclusão de curso que fizeram sobre a história de João Valentim, apontando depoimentos de pessoas que conviveram com “o homem bicho”.
Em seguida, as netas e filha de João Valentim foram convidadas a fazerem uso da palavra para apresentarem o olhar mais afetivo deste homem, pois muitos o conhecia por ele andar pelas ruas, nos trabalhos braçais etc, mas não como pai, avô, esposo. A filha Leda foi envolvida pela emoção e não conseguiu expressar suas palavras ficando a função com a neta-filha Ana Paula. Ela afirmou que as histórias que circulam sobre seu avô não é uma lenda, pois ele virava lobisomem e destacou alguns aspectos do seu velório os quais deram mais evidencia para a veracidade da história.
A prefeita Marinez Pereira relatou sobre a dúvida que paira no imaginário da população se o fato é verdadeiro ou não, ressaltou a importância de se manter viva a história para as crianças e juventude. Evandro, secretário municipal de saúde, pontuou como a história de João Valentim está colocada no imaginário social.
Em seguida, o cordelista Euvaldo Lima fez a leitura de um cordel em homenagem ao Sarau no Coreto e o cordelista Luiz Alves (Gauchinho) lançou o cordel “João Valentim a lenda do Lobisomem”. Gauchinho fez questão de cantar o cordel como outrora os cordelistas faziam nas feiras livres.
O cidadão monte-alegrense Teorge relatou que já passou por uma situação inusitada com João Valentim e a professora Bela evidenciou a relação de sua família com ele. Essas falas traduzem um pouco do quanto “o homem bicho” foi e é um patrimônio vivo da cultural deste lugar.
Na ocasião, foi solicitado à prefeita que nomeasse um prédio público em homenagem a este homem e que as pesquisadoras possam publicar a pesquisa em um livro para servir como fonte de pesquisa para as próximas gerações.
O Sarau contou com o tom musical de seu Humberto, fazendo uma moda de viola, e Johnny Fiel. Agradecemos a cada cidadão monte-alegrense pelo apoio e participação, à prefeita Marinez por contribuir com a vinda dos familiares de João Valentim, aos familiares pela presença, aos cordelistas e músicos pelo apoio e às pesquisadoras pelo compartilhamento da pesquisa.
A edição de março será voltada à literatura produzida por mulheres com a participação dos membros do Leia Mulheres de Glória. Vida longa ao Sarau no Coreto! Viva a cultura popular!
Carlos Alexandre N. Aragão
Idealizador do Sarau
OPINIÃO
Bala perdida Por Antônio Carlos Sobral Sousa* (Publicado no JC do fim de semana)
Não causa mais surpresa a notícia de que algum inocente foi vítima de uma “bala perdida”. Esta expressão retrata uma ocorrência típica das grandes metrópoles, quando uma determinada pessoa é atingida por um projétil de arma de fogo, cuja procedência é desconhecida. O cineasta Guillaume Pierret explorou este tema, na produção de suspense e ação francesa Balle Perdue (Bala Perdida), estrelado por Alban Lenoir e distribuído pela Netflix, em 2020.
A variante Ômicron do SARS-Cov-2 tem protagonizado mais uma onda da virose que vem nos afligindo desde março de 2020. Ao contrário das anteriores, a referida cepa se disseminou, rapidamente, pelo território brasileiro seguindo um padrão semelhante ao apresentado na Europa e nos Estados Unidos, retratando o seu alto poder de alastramento. A imunidade populacional adquirida por meio da vacinação e/ou por infecções prévias causada pelo novo coronavírus tem proporcionado, na maioria dos casos, manifestações leves da doença, geralmente relatadas como dor de garganta, coriza e congestão nasal. Porém, tem ocorrido muita internação por casos graves, sobretudo em idosos, naqueles não imunizados ou com o esquema vacinal incompleto, nos portadores de comorbidades e nos imunossuprimidos.
No atual tsunami de infecções pela Covid-19, é comum o relato, “não sei como contraí esta doença?”, sobretudo quando se trata de um infortunado que tem evitado aglomerações, conforme recomendado pelas autoridades sanitárias. Esta perplexidade se assemelha a uma verdadeira “bala perdida”, porque, muitas vezes, não é possível identificar quando e como a infecção ocorreu, levando-se em consideração a alta transmissibilidade da cepa dominante, o que tem resultado em grande quantidade de pessoas contaminadas, muitas das quais assintomáticas.
Vale ressaltar, ainda, que a nefasta Ômicron tem acometido mais as crianças que as variantes antecessoras. Este fato tem sido preocupante, pela possibilidade de evolução para a Síndrome Gripal Aguda Grave, podendo acarretar maior demanda por leitos hospitalares pediátricos, o que certamente deve ser evitado, uma vez que a população pediátrica (0 a 12 anos) no Brasil representa, cerca de 35.5 milhões de pequenos brasileiros, segundo dados recentes do IBGE, conforme adverte a cardiopediatra, Dra. Geodete Batista. Ainda, segundo a conceituada profissional, dispomos, somente, de cerca de 83.000 leitos hospitalares (incluindo os leitos de terapia intensiva), sendo apenas 43% destes ofertados pelo SUS.
Todos estes argumentos reforçam a importância crucial da vacinação da população em massa, incluindo as crianças, para mitigar os efeitos da Covid-19, dificultar a circulação do vírus e o surgimento de novas linhagens. As campanhas favoráveis à imunização, veiculadas pela maioria das sociedades de especialidades brasileiras, deveriam, também, ser abraçadas pelo governo federal, para o benefício de toda a comunidade. Finalizo, citando o icônico primeiro ministro britânico, Winston Churchill: “Cidadãos saudáveis são o maior bem que um país pode ter”.
* Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação.
PELO TWITTER
www.twitter.com/ayres_britto Independência é uma palavra de cabeça erguida. Subserviência, de espinha dobrada.
www.twitter.com/InstMarceloDeda ordenado dele, o nosso orgulho. Obrigado, Déda. 🙏🏼❤🌟 #MarceloDéda #DédaEterno
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Os maus fogem mesmo quando ninguém os persegue, mas o homem honesto é valente como um leão.” Provérbios 28:1.
Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-francisco-depois-do-angelus-saudaoes.html