Investimento em saneamento e habitação para baixa renda no Brasil

“É preciso que o governo federal entenda que o investimento privado sozinho não fará que o Brasil cresça”

A declaração foi dada ontem, 14, pelo empresário Luciano Barreto, da construtora Celi e presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, ao ser entrevistado no programa Nova Manhã (diariamente das 6h às 8h), apresentados pelos jornalistas Sérgio Cursino e Jéssika Cruz – da emissora NovaBrasil FM Aracaju, 93,5 MHz, pertencente ao Sistema Atalaia de Comunicação. o empresário Luciano Barreto, da construtora Celi, não só destacou a luta e ações da empresa genuinamente sergipana que completa 53 anos e que atua em vários Estados do país. “É notório que nenhum país do mundo saiu de uma crise sem investimentos pesados em obras de infraestrutura e nesta área o Brasil está muito atrasado. Praticamente não temos rodovias, aeroportos em via de remodelação e o saneamento básico não atende 50% da população brasileira. É preciso que o governo federal entenda que o investimento privado sozinho não fará que o Brasil cresça.”

Um dos exemplos mais destacados por Luciano Barreto foi na área da habitação, principalmente o déficit existente de oito milhões de moradias para as famílias que não podem pagar mais de 100 reais numa prestação. Ele lamentou que no novo programa habitacional do governo federal a chamada faixa 1 não será atendida com a redução dos investimentos. E disse que é necessário que a Caixa faça um acompanhamento para que as casas sejam cada vez mais baratas e crie uma estrutura para administrar inicialmente os conjuntos do programa. “É preciso que o governo federal avance para atender as demandas sociais da população e a habitação além de dar uma moradia digna gera emprego e renda. É importante que o Brasil invista em obras públicas”, explicou.

“A ASEOPP vem participando nacionalmente dos debates nesta área e há 12 anos temos propostas para melhorar mas não temos retorno. A nova lei de licitações, por exemplo, ao invés de avançar teve um retrocesso muito grande se comparada com a anterior. Infelizmente é um assunto muito complexo. Respeito a classe dos advogados, mas a verdade é que hoje as obras públicas, a maioria com recursos federais, são feitas através de legislações e não nos canteiros. As fiscalizações são bem vindas desde que ajudem que a obra seja concluída com o preço justo e a sociedade atendida. Esse é o lema e a luta da ASEOPP desde a sua fundação,” relembrou o empresário.

Ao falar dos 53 anos da Celi e dos 80 anos de vida, Luciano Barreto disse que a empresa e a construção civil estão acostumadas com as crises, cada uma com sua característica. “Isso não é motivo de pessimismo. É olhar para frente. Temos um país maravilhoso um Estado com um povo ordeiro e trabalhador, precisamos que o governo federal invista em infraestrutura para termos emprego e renda. O que precisa é o país se organizar um povo mais destinando os recursos disponíveis para instrumentos que gerem renda e progresso, como saneamento básico e habitação.”

Luciano Barreto aproveitou para elogiar a programação e todos que fazem a NovaBrasil na pessoa do empresário Walter Franco, através da música popular brasileira com qualidade e um jornalismo informativo.

Do blog: realmente a programação da NovaBrasil FM Aracaju, 93,5 MHz, é de qualidade. Tem informação, mas não é cansativa, e música de excelente qualidade.


Deso e as obras quase que mensais na Avenida Anísio Azevedo De um cidadão indignado: “A quem apelar para cobrar a Deso a conclusão das obras que eles executam mensalmente na avenida Anísio Azevedo, ali ao lado da Biblioteca Pública, no fundo do placar eletrônico do Batistão? Parece mentira, afunda trecho da pista mês sim e no outro também. O último serviço está lá inacabado, conforme fotos que seguem (acima). Eles também passaram uma tubulação na área do estacionamento lateral do Batistão e, apesar de finalizada com algumas ressalvas, deixaram lá o expurgo do material. Na vizinhança não tem quem suporte a poeira. Um absurdo essa inércia. Parece que aqui é terra de ninguém. Que as autoridades que temos vivem no bolso ou penduradas em favores e apadrinhamentos, nas mãos desses governantes de profissão.”

Até o PDT de Ciro Gomes e Edvaldo Nogueira se renderam ao candidato de Bolsonaro. Todos unidos para destruir a Lava Jato! O PDT declarou apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para presidente do Senado nesta 5ª feira (14.jan.2021). A bancada tem 3 senadores e coloca o demista –apoiado por Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Jair Bolsonaro– mais à frente da corrida eleitoral na Casa. Teria virtuais 44 votos. É preciso de ao menos 41 para ser eleito. (Poder 360).

Indiaroba: barco retirado da rua E o bom senso prevaleceu e o barco que estava “atracado” há muito tempo no meio de uma das ruas principais do povoado Pontal (Indiaroba) atrapalhado a mobilidade foi retirado. O blog já esperava o bom senso do amigo e empresário Lomes Nascimento. Faltava diálogo. A comunidade agradece.

Os delegados eleitos e reeleitos para dirigir a Adepol pelo próximo triênio tomarão posse nesta sexta-feira, 15  Respeitando as recomendações sanitárias, o ato ocorrerá na sede da instituição e será restrito aos empossados.
O presidente Isaque Cangussu, assim como parte da diretoria foram eleitos pela segunda vez seguida, enquanto outros participarão da gestão pela primeira vez. A eleição ocorreu em dezembro último e a chapa única recebeu 76 dos 81 votos que foram depositados na urna, o que representa a vontade de 93,82% do universo dos delegados votantes.

Tobias Barreto: em coletiva de imprensa prefeito expõe realidade financeira e medidas adotadas A Prefeitura Municipal de Tobias Barreto realizou uma coletiva de imprensa para anunciar as medidas a serem adotadas na atual gestão, com foco na recuperação econômica do município. O pronunciamento foi feito ontem, 14, por meio das redes sociais para evitar aglomerações.

Urgências e emergências Entre as decisões comunicadas pelo prefeito Dilson de Agripino, foram anunciados os decretos de Emergência Administrativa e Financeira e de Contingenciamento. “A ordem é não gastar. Priorizar somente urgências e emergências para gastar o mínimo possível e isso foi passado para todos os setores da administração. Tomei a atitude porque não sei quais surpresas terei até o final do mês de janeiro, já que ainda não recebi o relatório final da gestão passada, que deve chegar até o dia 31”, afirma Dilson.

Grupo de trabalho Outra medida adotada é a criação de um Grupo de Trabalho para avaliação aprofundada nas irregularidades e atos de improbidade administrativa da gestão anterior. A análise será feita e, posteriormente, enviada para conhecimento dos órgãos fiscalizadores e também da população. “Estou dando satisfação à sociedade de como estão as coisas porque é preciso apresentar a verdade. Estamos trabalhando muito para colocar Tobias Barreto em um trilho diferente do que está hoje”, informa o prefeito.

Salário em atraso Após a transição de gestão, a atual equipe constatou que a prefeitura foi deixada com cerca de R$ 60 milhões em dívidas a serem pagas. Uma delas é o atraso do salário dos servidores referente ao mês de dezembro de 2020, competência da administração passada, porém não cumprida. Para honrar com esse compromisso, mesmo não sendo responsabilidade da gestão atual, a Prefeitura Municipal de Tobias Barreto divulgou o planejamento para pagar o salário dos servidores efetivos. O projeto inicial é parcelar o pagamento de fevereiro a dezembro de 2021 e antecipar o pagamento de janeiro, ou realizar empréstimo para pagar em parcela única.

Transparência “Caso não consiga antecipar o valor de janeiro, vamos parcelar o pagamento a partir de fevereiro, após receber o relatório final de gestão, até dezembro de 2021. Enquanto isso, vamos tentando o empréstimo e se der certo, a qualquer momento, liquido o restante. Espero que a população compreenda a situação. Eu, ao lado do vice-prefeito César Prado, quero pagar”, explica o prefeito. A partir da próxima terça-feira, 19, representantes de cada categoria vão se reunir na prefeitura para facilitar e dar ainda mais transparência ao diálogo. “Quero agradecer aos servidores pela compreensão e sei que eles não têm culpa, por isso quero que o diálogo seja próximo. Há quatro anos, não entreguei a prefeitura com esse caos que estou recebendo agora e nenhum servidor precisou cobrar o salário atrasado”, diz Dilson.

Ricardo Marques visita Adasfa e promete cobrar do município ações efetivas pela causa animal O vereador por Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), visitou na tarde da quarta-feira (13) a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Adasfa, localizada no bairro Santa Maria. A entidade abriga atualmente quase 800 animais, entre cães e gatos e possui apenas três funcionários fixos, dois folguistas e uma voluntária.

Entidade Na oportunidade, o vereador disse que seu mandato está à disposição da entidade. “Me disponibilizei para cobrar do poder público ações mais efetivas relacionadas à causa animal, vou verificar o andamento dos projetos relacionados a castração de animais e sobre o emplacamento dos veículos com tração animal com o intuito de intensificar a fiscalização sobre maus-tratos. Além de incentivar a realização de campanhas de doação e cobrar o que foi prometido pelo atual prefeito durante a campanha eleitoral sobre o tema”, lembrou.

Entidade II Por conta da pandemia um dos principais eventos realizados pela associação – feiras de doação de animais – ficaram suspensas. “Há quase um ano que a Adasfa não pode realizar as campanhas de doação, isso acaba sobrecarregando o local por conta do excesso de animais que estão submetidos aos cuidados da equipe”, comentou o parlamentar. Ricardo Marques elogiou o trabalho realizado por Maria Antônia, fundadora e presidente da associação, que se dedica ao trabalho há mais de 20 anos.

Inclusão das pessoas com deficiência O vereador de Aracaju, Byron Estrelas do Mar (Republicanos), reafirmou, mais uma vez, o seu compromisso com as pessoas com deficiência da capital sergipana. Em entrevista o parlamentar municipal se disse contrário a qualquer tipo de intervenção que vise a fragilização das políticas públicas de inclusão social. Na ocasião, Byron destacou que dará prioridade às iniciativas que tragam mais acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência nos diversos segmentos da sociedade.

Desafios “Já estou fazendo algumas discussões, conhecendo os desafios que terei de enfrentar e confesso: estou com todo o gás para fazer com que a nossa cidade abrace cada vez mais as demandas das pessoas com deficiência. No meu mandato, quero a participação dessa parcela da população. Sabe aquela frase dita pelas pessoas com deficiência “nada para nós, sem nós?” É exatamente disso que estou falando. Quero que eles estejam presentes no meu trabalho para que, juntos, possamos criar ações e projetos efetivos. O caminho para uma Aracaju humana é composto por mais inclusão e acessibilidade”, reforçou Byron.

Trabalho Segundo Byron, a Câmara contará com um defensor dos direitos da população com deficiência. “Quem me conhece sabe que o meu trabalho é voltado para a inclusão. Temos que dar voz às pessoas com deficiência de Aracaju. Temos que torná-las protagonistas de suas histórias. A cidade do futuro que queremos construir deverá estar preparada para receber essas pessoas e torná-las mais empoderadas e independentes”, observou Byron.

Retrocesso Durante a entrevista, ao ser questionado sobre o decreto 10.502, publicado pelo governo federal no final de setembro, cujo objetivo é instituir uma nova Política Nacional de Educação Especial, tendo como uma das prioridades a criação de instituições de ensino que segregarão estudantes com deficiência, o vereador considera um retrocesso à luta por inclusão social defendida por atores sociais há anos.

Retrocesso II “É um verdadeiro retrocesso a modalidade de ensino proposta para as pessoas com deficiência, que acaba segregando as pessoas com deficiência das demais pessoas que não precisam de necessidades especiais, deixei claro que sou contra. Se a medida for colocada em prática, toda a sociedade acabará perdendo. Não apenas as pessoas com deficiência, mas todos os cidadãos. Quando as escolas incluem as pessoas com deficiência na convivência com as demais, ela está ajudando a tornar a sociedade mais igual, justa e contribuindo com a promoção do respeito às diferenças”, opinou. Nesta sexta-feira, 15, o vereador fará uma visita ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Aracaju.

Neópolis: Prefeito assina ordem de serviço para construção do novo CRAS Na tarde da última quarta-feira, 13, o prefeito de Neópolis, Célio Lemos (PL), assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do novo Centro de Referência à Assistência Social (CRAS). A obra era aguardada com expectativa pela comunidade e, com a sua concretização, pretende levar modernidade aos neopolitanos assistidos pelo CRAS ao longo dos próximos anos. Após a assinatura da ordem, a obra deve ser iniciada ainda nesta quinta-feira, 14, e terá como prazo de execução previsto em seis meses.

Primeira etapa Para o prefeito Célio, a concretização desta reforma é a primeira etapa de uma série de realizações que fazem parte dos compromissos que a sua chapa firmou com os neopolitanos durante o período eleitoral. “Fico muito feliz por estar concretizando esse sonho há muito esperado pela comunidade assistida pelo CRAS. Estamos trabalhando incansavelmente e não tenha dúvida de que traremos grandes novidades nos próximos meses. Faremos deste mandato uma grande oportunidade de desenvolvimento para Neópolis”, destacou Lemos. Orçada em R$ 290.235,40, por meio da modalidade de licitação ‘Tomada de Preços’, a construção da nova sede do CRAS Neópolis será tocada pela empresa de engenharia ‘Gabriel Barros Construções LTDA’.

Parceria Coopanest-SE e Unimed A Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) e a Unimed Sergipe firmaram contrato de parceria para prestação de serviços. Em solenidade restrita e seguindo as recomendações

Foto: Ascom/Coopanest-SE

sanitárias de combate à pandemia da Covid-19, o presidente da Coopanest, Roberto Santos Menezes, e o diretor presidente da Unimed, Carlos Alberto de Mendonça, realizaram a assinatura do contrato na noite desta quarta-feira, 13. Com a parceria, os clientes da Unimed que buscam realizar procedimentos cirúrgicos não terão mais que arcar com os custos dos anestesistas. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira, 14. Vale ressaltar que os serviços de anestesia estarão cobertos pelo plano de saúde se forem realizados por profissionais cooperados. Atualmente, a Cooperativa possui cerca de 190 anestesistas cadastrados em Sergipe.

Parceria Coopanest-SE e Unimed II De acordo com o presidente da Coopanest, Roberto Menezes, esse é um momento histórico para as duas instituições que há anos, em gestões anteriores, lutaram para a concretização dessa assinatura. “É um momento de celebração, que traz muita esperança para nós médicos, para nós cooperados. Esperamos que esse momento se reverta na satisfação e bem-estar dos pacientes. Essa parceria vem a se traduzir em segurança, em um melhor serviço. E também um sucesso para todos: pacientes, médicos e cooperativas”, afirmou o presidente.

Importância O diretor-presidente da Unimed, Carlos Alberto Mendonça, destacou a importância da intercooperação entre as instituições. “Esse é um momento histórico por se tratar de duas cooperativas. A Coopanest é para todos os médicos de Sergipe uma referência. Há muitos anos se tentou uma aproximação e vários fatores impediram. E nesse momento há essa união, que não vejo como um contrato de prestação de serviço, mas sim como um ato intercooperativo, que as cooperativas começam a trabalhar conjuntamente, para benefício de todos os cooperados. A finalidade maior é diminuir a dificuldade que nossos clientes têm quando precisam dos serviços dos anestesistas. Antes eles teriam que desembolsar e depois solicitar o reembolso na Unimed. Muitas vezes, existiam incompreensões e agora os maiores beneficiados serão nossos clientes. Agora um cliente Unimed, passa a ser um cliente Coopanest”, destacou.

Benefícios Para o vice-presidente da Coopanest, Áley Newton Marinho, essa parceria vem sendo trabalhada há muito tempo. “As duas instituições buscaram o acordo por diversas vezes e finalmente chegaram na conclusão do contrato para que todos tenham benefícios, especialmente os nossos clientes. Durante a pandemia foram realizadas reuniões com as diretorias de forma on-line e resolvemos intensificar as negociações e chegar a um acordo, não só financeiro, mas o entendimento de que é preciso cooperar, é preciso trabalhar em conjunto”. Ainda segundo o vice-presidente, além do benefício aos pacientes, a parceria também será para a formação de escalas em hospitais, crescimento e abertura de novos serviços, compras de materiais da anestesiologia. “E também para planos de saúde aos cooperados da Coopanest, que, se quiserem, poderão escolher ser clientes da Unimed. Enfim, uma parceria muito maior do que cobrir ou pagar anestesia”, acrescentou Áley Newton.

Maiores cooperativas médicas “Somos as duas maiores cooperativas médicas do estado de Sergipe e isso é muito importante, para nós, para nosso cliente, para o fortalecimento da nossa sergipanidade, já que somos cooperativas locais. Esse momento é um fortalecimento e a valorização dos médicos, independente de ser Unimed ou Coopanest”, ressaltou o diretor administrativo e financeiro da Unimed, Dr. Alvimar Moura. No momento da assinatura, estiveram presentes os cooperados e alguns ex-presidentes e ex-vice-presidentes da Cooperativa: Dr. Roberto Mellara, Dr. Danilo Lima, Dr. José Eduardo de Assis, Dr. José Ferreira, Dr. Cleomenes Barreto e Dra. Lenita Franco. Da Unimed, também participaram do ato o diretor técnico, Dr. Mário Jorge; o diretor de negócios cooperativos, Dr. Márcio Barreto; e o assessor de cooperados, Dr. Júlio Seabra.

                 

 

É hoje, 15/01, Fábio Ribeiro, intérprete e compositor: Lançamento do clipe Unconditional. Direção Ramon Vieira. No link: https://ffm.to/fabio-ribeiro-unconditional Depoimento de Fábio Ribeiro: “UNCONDITIONAL é a terceira música em inglês composta por mim. Nesse trabalho, que será Lançado dia 15 de Janeiro em forma de single e Videoclipe, Eu expressouma fase vivida por mim e minha esposa Drica, que entre idas e vindas e a iminência chegada da pequena MAJU (nossa filha) venceu o amor. Esse projeto é uma superprodução audiovisual que conta com nomes como : Ramon Vieira (@vieirastudio) , Evandro Schiruder (produtor musical), Zeq Oliver (@zeqoliver), Winnie (@winniecsouza)… O projeto Unconditional foi contemplado pelo edital da Funcap (Lei Aldir Blanc), Obras inéditas e vai ser lançado em todas as plataformas digitais. Compartilhe nos seus stories.”

 

 



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

                   

 

 

Nesse ano de 2021 a tradicional Panificação Garça, situada na Rua Santa Rosa, centro de Aracaju, completará 94 anos de existência. É de lá a origem de chamar o pão francês de Pão Jacó.

 



Sobre o retorno das aulas na rede privada De um leitor: “Bom dia. O seu comentário sobre a volta a aulas é pertinente. É perguntar o que mudou, qual a lógica para um retorno, pois lá atrás estávamos com os mesmos indicadores de contágio. Sem vacina não há protocolo de lavar as mãos e álcool gel que assegure a proteção dos alunos, professores e colaboradores. É estranheza que o MPE fique mudo e permita o comparativo entre o ambiente escolar e locais de festas, como bares e praia.”

Todos: alunos, professores e funcionários estarão expostos ao “Deus dará” De um leitor: “Não são apenas os professores e colaboradores os transmissores potenciais da covid-19, todos são e todos estão em risco. Assim sendo, o teste deveria ser apresentado por todos que estarão presentes nas escolas. O problema, também, é que a validade desses testes expira, pois a cada dia essas mesmas pessoas podem se contaminar e, assim, contaminar os demais. A única garantia seria o não retorno às aulas presenciais .É sempre bom lembrar que professores e colaboradores estarão nas escolas porque estão sendo impelidos a isso, sofrem as pressões e precisam do emprego para sustentarem suas famílias. Eles não têm a escolha que existe para os pais de alunos de enviarem ou não seus à escola. Dessa forma, acho mais válido o blog questionar isso que colocar professores e colaboradores nesse lugar de oposição aos alunos, além de transmissores da doença, como se também eles não estivessem expostos e correndo riscos. A vida de um professor e de um colaborador de escola valem menos? Seu artigo abriu esse precedente interpretativo. Penso ser uma postura reducionista, preconceituosa e de pouca empatia para com profissionais que vêm trabalhando arduamente, modificando suas práticas e arcando com os custos, inclusive materiais, de continuar, apesar da pandemia, levando conhecimento aos discentes.”


Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/ D. Maria Aparecida Bezerra, 87 anos, quilombola, descendente de nossos irmãos africanos, escravizados no Brasil…



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


PELO TWITTER

www.twitter.com/J_LIVRES Por Edu


www.twitter.com/Sen_Alessandro Estamos em janeiro e os brasileiros não têm vacina nem auxílio emergencial. São mais de 20 milhões de pessoas jogadas na extrema pobreza. São mais de 200 mil mortos. Em Manaus as pessoas morrem por falta de oxigênio! E o Congresso em recesso por omissão criminosa de Davi e Maia.

www.twitter.com/AlineMidlej No mesmo dia: Rio de Janeiro anuncia carnaval fora de época pra julho. Enquanto Manaus decreta toque de recolher e transferência de urgência de 700 pacientes que não tem ar pra sobreviver, num dos momentos mais dramáticos da Pandemia. Não tem alguma coisa muita errada neste país?



Siga Blog Cláudio Nunes:               

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“É sempre assim. Morre-se. Não se compreende nada. Nunca se tem tempo de aprender. Envolvem-nos no jogo. Ensinam-nos as regras e à primeira falta matam-nos.” Ernest Hemingway.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-01/vaticano-campanha-contra-covid-vacinados-papa-francisco-bento.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais