Já é carnaval, cidade

Diferente do resto do Brasil, o carnaval de Aracaju começa hoje à noite com a abertura oficial do Pré-Caju, a maior prévia carnavalesca do país. Até o próximo domingo, foliões sergipanos e oriundos de vários outros estados vão se divertir ao som de trios elétricos animados por estrelas do axé music baiano. A novidade da festa será a banda pernambucana Spok Frevo, que vai puxar o ecológico bloco Caranguejo Elétrico composto por mais de três mil integrantes. Espera-se que a prévia carnavalesca transcorra em clima de muita alegria e paz, que todos tirem os pés do chão e acompanhem o primeiro trio elétrico que passar pela avenida Beira Mar.  

 

Segurança garantida

 

O Pré-Caju 2010 contará com investimentos inéditos em segurança pública. O governo de Sergipe está aplicando cerca de R$ 500 mil em logística, tecnologia e equipamentos para a Polícia Militar. O objetivo é incrementar a prevenção e o auxílio ao cidadão em grandes festas, como a prévia carnavalesca da capital, e também em eventos turísticos, culturais e esportivos. A Polícia Militar empregará uma média de 1,2 mil militares por dia no trajeto do Pré-Caju 2010 e no acompanhamento das áreas periféricas, o que significa um policial a cada quatro metros do percurso.

 

 De olho na vaga

 

A coluna Periscópio, do Jornal da Cidade, publica hoje que o senador Almeida Lima (PMDB) pode assumir o Ministério da Educação a partir de março próximo, em substituição a Fernando Hadad. A nomeação do sergipano estaria sendo pedida ao presidente Lula (PT) pela cúpula peemedebista. Resta saber se o petista atenderá ao apelo do PMDB e se os outros partidos aliados do governo não vão jogar lama no ventilador de Almeidinha.

 

Bom senso

 

Elogiável o comportamento moderado do presidente da Somese, Petrônio Gomes, na entrevista que concedeu ontem à TV Sergipe. Diferente de terça-feira, quando chegou a comparar o hospital João Alves Filho ao Haiti depois do terremoto, ele defendeu o entendimento entre as entidades representativas da classe médica e a Secretaria da Saúde para que se encontrem alternativas visando melhorar o serviço prestado pelo hospital. Segundo Petrônio Gomes, o confronto entre as partes só prejudica o povo pobre, que recorre diariamente ao ‘João Alves’ à procura de atendimento. O médico está corretíssimo!

 

Bom exemplo

 

O Brasil segue líder mundial no recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Em 2009, foram recolhidos 90% de todo o material utilizado. Apesar de 10% dos recipientes provavelmente ainda estarem em contato com a natureza, podendo causar danos à saúde humana e animal e ao meio ambiente, a taxa é bem superior à de outros países. Quando não havia programa de recolhimento de embalagens e nem legislação específica sobre o assunto, elas eram enterradas, queimadas ou jogadas em rios. Essas práticas são nocivas ao meio ambiente e aos seres vivos.

 

Decisão questionada

 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, Sadí Gitz, está procurando embasamento legal para questionar o fundamento jurídico da decisão estabelecendo que o empresário inadimplente com o estado tenha o nome registrado no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal – CADIN. 

Essa determinação do Conselho Nacional Fazendário desagradou a classe empresarial. Atualmente, os empresários que têm o nome no CADIN e que entram na Justiça para resolver a pendência, conseguem um documento para provar que a dívida está em sub judice.

 

Mais gás

 

A produção de gás natural (terra e mar) em Sergipe registrou um aumento de 0,69% em novembro passado, ante outubro último. No 11º mês de 2009 foram produzidos 77,49 mil metros cúbicos. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em relação a novembro de 2008, a produção total de gás natural caiu -13,17%, sendo que no acumulado de janeiro a novembro do ano passado, comparado com o mesmo período de 2008, houve um aumento na produção de 13,29%.

 

Menos emprego

 

Apesar do aquecimento das vendas por contas das festas natalinas, em dezembro passado foram contratados em Sergipe 6.529 trabalhadores e demitidos 6.692, gerando um saldo negativo no emprego formal de 163 desempregados. Conforme o Dieese, durante 2009 o emprego com carteira assinada no Estado cresceu +4,99% (em termos relativos), com 89.875 trabalhadores contratados e 78.677 demitidos, gerando um saldo positivo de 11.198 novos empregos em termos absolutos.

 

De volta

 

O prefeito em exercício de Socorro, Job de Carvalho, realiza hoje a transmissão de cargo para o prefeito licenciado Fábio Henrique. A solenidade vai acontecer no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede do município. Fábio se afastou da prefeitura para férias familiares, por 20 dias. Durante o período, a administração municipal ficou nas mãos de seu vice. Após reassumir a função, o prefeito socorrense participará de um café da manhã com secretários municipais, servidores, imprensa e demais convidados.

 

Abandonaram Rôla

 

Como essa coluna já denunciou anteriormente, os políticos que se diziam amigos do folclórico José Ribeiro, o “Rôla”, o abandonaram à própria sorte, mesmo sabendo que ele enfrenta sérios problemas de saúde e financeiros. Na eleição de 98, Ribeiro se candidatou a deputado federal e obteve mais de 25 mil votos, tendo sido a sensação da campanha eleitoral. É como dizia ontem o ex-presidente da CUT, Antônio Góes: “Fizeram Rôla subir e agora lhe viraram as costas”.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais