Já se discute a eleição para a Prefeitura

Mal terminou o processo eleitoral de 2018, já há políticos sonhando com um novo pleito – e conversando em torno disso. É o caso da vereadora Emilia Correia que anunciou estar conversando com a delegada Daniela, em torno da sucessão na Prefeitura. Animada com os mais de 50 mil votos que obteve na última eleição, Emília gostaria de assumir uma candidatura à Prefeitura de Aracaju. “Como Danielle leva jeito para exercer cargo executivo municipal”, Emília conversa com a delegada para uma união das duas  formando uma chapa inteiramente feminina. As conversas se aprofundam e é bem possível que chegue a bom termo. Aí então é só esperar a deflagração do processo eleitoral de 2020. Será preciso um bom tempo, porém Emilia continuará vereadora a antiga delegada pode conseguir um cargo qualquer hora dessas…

Papai Valadares reconhece o poder do 13

O ainda Senador, pelo menos até primeiro de fevereiro, Antônio Carlos Valadares voltou a emitir comentários políticos pelo seu tuiter. Nesta primeira mensagem no seu retorno, o papai Valadares reconhece  que “ficou demonstrado que o 13 (isto é, o PT) pegou no Nordeste feito uma praga, como em todas as eleições desde o início da era Lula”. Assim, para todos os candidatos a governador que não dispunham de um candidato a Presidente que pudesse chamar de seu, a situação ficou complicada. Pode não ter sido tão fácil assim, mas o velho Valadares demonstra ainda que não escondeu a mágoa de ter perdido a eleição de Senador e o filho, a de Governador. Fica triste não, Valadares, daqui há quatro anos tem outras eleições que podem leva-lo de volta ao Senado…

“Belivaldo – diz Valadares – teve praticamente o mesmo número de votos  que o candidato a Presidente do PT, no caso Fernando Haddad

Cumbuca debate política de negros

O novo número da revista ‘Cumbuca”, a publicação cultural da Imprensa Oficial do Estado, já pode ser adquirida e lida nas melhores bancas de revista da cidade. É um número especial sobre a política dos negros. Há uma ótima entrevista com o ator Severo D´Acelino e até poesias escritas por intelectuais negros. É uma edição ótima para colecionadores.

Os 50 anos da Receita Federal

Os 50 anos da Receita Federal no Brasil vão ser lembrados em sessão especial da Assembleia Legislativa no dia 21 de novembro próximo a partir das onze horas da manhã. . A Receita Federal foi 50  instituída  por decreto de 20 de novembro de 1968, tendo por atividade especifica gerir as áreas de tributação, arrecadação e fiscalização dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, os incidentes sobre o comércio exterior e parte significativa das contribuições sociais do país, atuando, também, no combate e na prevenção aos ilícitos fiscais e aduaneiros, e auxiliando o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária. A sessão especial do dia 21 já foi convocada pelo presidente da Casa, Sr. Luciano Bispo. ”Se de fato acontecer será maravilhoso estar ao lado da delegada Danielle Garcia, uma amiga que sinto realmente estar poreparada. Porém, volto a dizer que é muito cedo para essas decisões e tudo não passada de especulação , no momento  nos cabe continuar trabalhando porque a eleição  está longe e no momento nos cabe continuar trabalhando porque a eleição está longe e certamente na hora certa as pessoas terão essa resposta”, frisou a vereadora Emília Correa.

O ungido será Luciano Bispo

Por falar em Luciano Bispo ele está a um passo da reeleição, pela terceira vez, como Presidente da Assembleia Legislativa. Esta semana, o governador Belivaldo Chagas reuniu os dois principais concorrente ao principal cargo da  Mesa Diretora, os deputados Luciano Bispo e Jefferson Andrade. Teria ficado acertado que Luciano Bispo comandaria a Assembleia nos primeiros dois anos da próxima legislatura e Jefferson Andrade assumiria na segunda metade da Legislatura.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor

No mês de outubro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,52%

Em comparação ao mês anterior, quando o índice para a capital sergipana foi de 0,08%, houve acréscimo de 0,44 ponto percentual. No Brasil, o índice ficou em 0,45% frente ao 0,49% registrado em setembro. Os dados foram divulgados pelo IBGE que desde o mês de maio passou a incluir Aracaju na sua pesquisa sobre Índices de Inflação:  IPCA e INPC. De acordo com o superintendente do Observatório de Sergipe, vinculado a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Ciro Brasil, no tocante  às capitais brasileiras os maiores índices foram observados em Porto Alegre (0,72%), Campo Grande (0,71%), Vitória (0,70%) e Fortaleza (0,63%). Aracaju ficou na oitava posição.  Já os menores foram registrados em Belo Horizonte (0,41%), Brasília (0,41%) São Luis (0,37%), Recife (0,21%) e Rio de Janeiro (0,21%).

Canto Vivo realiza oficinas

Nos dias 10 e 24 de novembro, o Instituto Canto Vivo irá realizar oficinas gratuitas de terrários e cultivos de ervas medicinais em Aracaju. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas no Home Center Ferreira Costa, na ecóloga da ONG, clocalizada no primeiro piso.  A primeira oficina será a de terrário, ministrada pelo Le Petit Jardin. Já no dia 24 ocorre a de ervas medicinais, com o coletivo Dhá de Mato. No ato de inscrição será disponibilizada a lista de materiais que serão utilizados. As oficinas também serão realizadas no centro de compras, as 15 às 17h.

Arrecadação do ICMS

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Sergipe, ultrapassou os R$ 279,4 milhões em agosto deste ano. Em termos relativos, verificou-se aumento real de 5,1% na arrecadação do imposto, quando comparado do imposto, quando comparado  a arrecadação de agosto do ano passado, considerando o efeito da inflação medida pelo IPCA. Por sua vez no comparativo com a quantia arrecadada  em julho último verificou-se queda de 0,5%. Co os dados de agosto, a arrecadação do Imposto nos oito primeiros meses do ano, ultrapassou R$ 2,1 bilhões, registrando alta de 1,2%, em termos reais, em comparação com o mesmo intervalo de 2017.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais