Jackson colhe o que plantou. Já Belivaldo, chega de meias verdades!

 

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não foi novidade para quem cobre os bastidores da política em Sergipe as vaias e a expulsão de Jackson do evento do PT na última quarta-feira com a presença de Fernando Haddad. Como o blog já lembrou por várias vezes, Jackson se afastou das suas bases, submeteu-se ao governo Temer, perdeu os votos de quase 90% dos petistas em Sergipe e da chamada esquerda e agora colhe o que plantou com o pior governo da história de Sergipe.

Com um vídeo onde ele mesmo pede para não votarem nele sendo divulgado semanalmente nas redes sociais, o marqueteiro Carlos Cauê tem na sua frente o maior desafio de sua carreira: salvar Jackson da maior desmoralização política, com um fim melancólico deixando a vida pública com uma derrota eleitoral como já aconteceu com Albano Franco, em 2010 (disputou o Senado) e João Alves em 2016 na tentativa de reeleição para a PMA.

Já o slogan da campanha de Belivaldo nega Jackson e admite o caos administrativo: “Chegou pra resolver.” Perdoem os amigos linguistas que relativizam os neologismos que acabam por afrontar a norma culta, mas a frase “Chegou pra Resolver”, um clichê publicitário e recurso retórico para chamar a atenção dos eleitores, é de doer os tímpanos e ferir de morte a “última flor do Lácio, inculta e bela”.

Para tentar compreender a ideia do mote da campanha governista foi preciso beber na fonte de Michel Pêcheux, um dos principais nomes da escola francesa do que se chama hoje de Análise do Discurso. Para este estudioso, os processos de enunciação consistem em uma série de determinações sucessivas pelas quais o enunciado se constitui pouco a pouco e que têm por característica colocar o “dito” e em consequência rejeitar o “não dito”. E é neste terreno que a coisa começa a ficar interessante.

Embora mereça estas considerações no plano gramático-normativo, é no campo politico que esta proposição se apresenta com muitas inconsistências e incoerências. O verbo “chegar” admite muitas derivações e não se sabe, por exemplo, se este chegar é a forma transitiva, transitiva direta ou pronominal. Mudando isto, muda o sentido.

Ao se aplicar no caso de Belivaldo não se trata apenas de um equívoco. É ausência de verdade. O governador não “chegou” agora. Não é um neófito nos espaços de poder, pelo contrário: há décadas vive ocupando cargos de chefia e ordenador de despesas desde o início deste milênio. Ele é veterano nos governos e Belivaldo mesmo admite isso. Para confirmar sua suposta experiência elenca os cargos por onde já passou. Decididamente ele não chegou, porque sempre esteve.

E o pior: semanticamente a frase passa a impressão de que é outro governo. Não mesmo. Galeguinho foi vice de Jackson Barreto, por isto tem direito à releição. Fato. É o mesmo governo, com os mesmos problemas e péssimas condições de serviços públicos.

Embora com boa saúde e com idade adequada para os entraves políticos, Belivaldo parece está com amnésia psicogênica. E seu esquecimento o coloca em contradição: se ele chega para resolver os problemas então admite a catástrofe que foi a gestão de seu antecessor. Se busca equacionar os gargalos, também reconhece a incapacidade de gerir o estado de seu padrinho politico Jackson.

Ou ele resolve algo que está errado ou nega que o estado está ruim. As duas coisas não dá.

Chega de meias verdades!

Chega de insegurança. Chega de filas na Saúde. Chega de desinvestimento no setor privado. Chega de negligência com os agricultores que sofrem com a falta de chuva. Chega com o Estado abarrotado de Cargos em Comissão. Chega de atrasos e parcelamento de salários. Chega desgoverno.

Voltando a Jackson, o povo já assimilou o vídeo com o pedido para que não votem nele. E não tem mais jeito! O problema maior é que, por tabela, Belivaldo não se descolou de Jackson e o governo dos dois é um só na mente dos sergipanos. Ou seja, o caos administrativo continua para desespero de todos.

Sergipe precisa dar um chega pra lá no caos que aflige a vida dos cidadãos do campo e da cidade.

 

Operação Marcha à Ré continua com força total E após a divulgação do áudio da entrevista de Jackson Barreto na Juventude FM acusando alguns prefeitos de imoralidade na gestão dos recursos do transporte escolar, o blog foi informado que a Operação Marcha à Ré continua com força total.

 Educação do governo estadual Ao contrário do que Jackson Barreto tenta passar, jogando a responsabilidade para alguns prefeitos, o pagamento dos contratos do transporte escolar eram feito parte pela educação do Estado e parte pelas prefeituras. A PF e a CGU estão confrontando pagamentos e já descobriram casos escrabosos. Aliás, uma testemunha garante que, em uma certa casa no Bairro Atalaia, um certo diretor financeiro, fazia mensalmente, às 23h30, uma entrega. E fez as perguntas: Quem estava em determinado DAF? E a quem interessava o repasse? Se Jackson queria brindar o governo dele acabou jogando m…. no ventilador que respingará não só nele, mas também no atual governo.

Seis presidentes de partidos disputam a Câmara dos Deputados E em Sergipe ser presidente estadual de partido significa meio caminho para ser deputado federal. Este ano seis presidentes estaduais disputam, sendo que três deles já são deputados federais: Fábio Henrique, do PDT; Fábio Mitidieri, do PSD; Jony Marcos, do PRB; Laércio Oliveira, do PP; Gustinho Ribeiro, SD; e Sukita, PTC. E com o advento do Fundo Partidário cada um terá direito a uma média de R$ 2 milhões.

Primeiros suplentes dos principais candidatos ao Senado são empresários Dos cinco principais candidatos ao Senado Federal, apenas Heleno Silva, PRB, optou por um primeiro suplente que não é empresário, Adailson Souza, que é ex-secretário de administração de Itabaiana. Os outros quatro são empresários: O primeiro suplente de André Moura é o empresário Agnaldo de Verso; já o de Jackson Barreto é Sérgio Gama, filho do ex-prefeito João Gama; O de Rogério Carvalho é o empresário Jorge Mitidieri e o de Valadares, Cris Teixeira, esposa do empresário Teixeira Caminhões.                               

Hoje, 27, Oswaldo Vilela completaria 40 anos. Sempre presente! E o blog hoje lembra do publicitário, jornalista, blogueiro e militante petista, Oswaldo Vilela, que morreu prematuramente em 2015 de uma infecção generalizada. O titular deste espaço conviveu pouco com Vilela, mas tinha uma relação de amizade e respeito. Oswaldo tinha orgulho do que fazia e de ser petista. Ele continua vivo na memória dos familiares e amigos pelo estilo de vida, pelo modo que amava o que fazia e as amizades que conquistou através de um sorriso sempre verdadeiro. Oswaldo Vilela, sempre presente!

Estabilidade dos trabalhadores da Fundação Hospitalar pode ser uma Jabuticaba O dilema e a insegurança existente hoje entre os cerca de 3.500 servidores vinculados à Fundação Hospitalar de Saúde está longe de ser equacionado. Trabalhadores preocupados e o Governo tentando desbaratinar um imbróglio que ele mesmo criou e agora tenta a reboque de caixa e toque de sino criar uma legislação que permita a migração de quem tem vínculo com a FHS para a Secretaria de Saúde.

Cuidado para não criar ilusão A intenção é boa, a demanda é justa e nobre, mas é de se esperar que os juristas e legisladores tenham a consciência e a responsabilidade necessárias para não criar algo ilusório para os servidores e cujo embasamento teórico que seja contestado facilmente nas instâncias do Poder Judiciário. Em tempos de insegurança jurídica não se pode criar uma jabuticaba, ou seja, algo que só em nossas terras é possível de surgir.

Projeto será votado amanhã, 28. Comissão apresentou emendas e diz que projeto é “faz de contas” Amanhã, 28, será votado na Assembleia Legislativa de Sergipe o projeto de Lei 98/2018 que trata do vínculo dos empregados celetista da FHS. Os sindicalistas estarão presentes e entendem que o governo mandou um projeto “faz de conta” propagando a estabilidade do empregado que é mentira. A comissão dos sindicatos da Saúde já protocolou quais emendas devem ser inseridas no PL para realmente tentar garantir  o vínculo empregatício.

 Emurb tapa buracos em frente ao G.Barbosa e esquece dos moradores Um absurdo! Na semana passada o blog publicou fotos de crateras localizadas no Bairro Luzia pedindo providências da Emurb. Pois bem, a empresa pública tapou os buracos em frente a carga e descarga do G.Barbosa e esqueceu das crateras existentes a 100 metros do local. Um desrespeito ao moradores que pagam IPTU.

Grupo de meliantes toma conta da Praça Fausto Cardoso amedrontando transeuntes e

Além de amedrontar os sergipanos, o grupo está afastando os turistas que visitam o roteiro

turistas Lamentável o descaso dos governos estadual e municipal com Aracaju, suas praças e o turismo. No centro da cidade, na Praça Fausto Cardoso, um grupo de meliantes tomou conta de parte do espaço onde fica a estátua de Fausto Cardoso. Não tem hora para eles consumirem drogas, acenderem fogueiras e até lavarem e estenderem roupas no local. Em pouco tempo Aracaju terá sua cracolândia em pleno centro.

Roteiro turístico Além de amedrontar os sergipanos, o grupo está afastando os turistas que visitam o roteiro Ponte do Imperador, passando pela praça onde estão os poderes Judiciário e Legislativo até chegar à Catedral. Um absurdo, não tem guarda municipal nem policiamento preventivo. Na última sexta-feira, um grupo de estudantes que estava participando de um atividade do Sesc sobre folclore teve que deixar o local com medo dos meliantes.

Itabaiana: Laércio Oliveira recebe o apoio do grupo Teles de Mendonça E o candidato à reeleição, deputado federal Laércio Oliveira, recebeu na sexta-feira o apoio do grupo Teles de Mendonça, em Itabaiana, que tem como principal liderança, hoje, a deputada estadual Maria Mendonça, também candidata à reeleição. Laércio registrou no ato que sempre teve um carinho especial por Itabaiana e já destinou em emendas mais de R$ 4 milhões para o município em diversas áreas como saúde e infraestrutura.

Impeachment da prefeita Gerana Costa é arquivado em Riachão do Dantas O processo de impeachment da prefeita de Riachão do Dantas, no Centro Sul de Sergipe, foi arquivado após sessão que durou pouco mais de seis horas neste sábado, 25, na Câmara de Vereadores do município. Gerana Costa era acusada por suposto crime de prevaricação, nomeação de pessoas para cargos inexistentes na estrutura administrativa e frequentes atrasos no repasse do duodécimo [recursos] para a Câmara de Vereadores. Toda matéria.

DAGV investiga denúncia de mulher contra radialista O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) está investigando uma denúncia feita por uma mulher contra o radialista George Magalhães. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A Rede Fan de Comunicação, na qual o radialista trabalha, também enviou nota. A matéria da Infonet.

Congresso sobre direito eleitoral e constitucional acontece essa semana na Universidade Tiradentes Com o tema Cidadania e Democracia: 30 anos da Constituição Federal, o congresso será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto pelo curso de Direito da Universidade Tiradentes. O evento contará com a participação de professores e profissionais renomados do mercado e será um momento para se colocar temas do momento em discussão. A organização do encontro é de responsabilidade do Grupo de Extensão de Pesquisa Eleitoral e de Opinião Pública da UNIT, formado por alunos e professor da instituição.

Sarau no Coreto de Monte Alegre Na noite do último sábado, 25, ocorreu mais uma edição do Sarau no Coreto no município de Monte Alegre de Sergipe. Nessa edição, a temática foi “Estudantes: a voz do hoje e do amanhã”. Foi um Sarau regado a discussões sobre o papel do estudante na sociedade, recitações e música com Ademir Quaresma. A juventude é uma das peças fundamentais na concretização do Sarau. Ela move e nos impulsiona a querermos continuar firmes mesmo diante das adversidades que aparecem. Parabéns a todos! Que venha a próxima edição!

Feirinha Vem Amiga Já pensou poder encontrar moda, artesanato, perfumaria, maquiagem, bijuterias, acessórios para celular, tudo isso em um só lugar? E o melhor: com preços e descontos especiais? Nos dias 1º e 2 de setembro, a “Feirinha Vem Amiga” vai reunir mais de 30 expositores na Associação Atlética Banese, das 10h às 18h, para quem quiser curtir um fim de semana de muitas comprinhas e diversão. A entrada da feirinha será gratuita, mas quem levar ração para gatos ou alimentos não-perecíveis será presentado com um brinde. Os donativos arrecadados serão doados às instituições Projeto Manjedoura e Lar Dulce Lar. Preparem os cofrinhos, porque vai ser imperdível!

Policiais civis da Delegacia Regional de Itabaiana prendem cinco pessoas As prisões aconteceram na cidade serrana. Três se deram pelo cumprimento de mandados de prisão. Maria Cristina dos Santos foi presa pelo crime de furto. José Antônio da Silva Gomes, acusado dos crimes de furto e estupro, também foi localizado e preso. Por fim, Alisson Silva Lima foi preso pelo crime de roubo. 

Na manhã da sexta-feira, foram presos, dessa vez por flagrante delito: Vinícius Peres Santos (19 anos) foi autuado por tráfico de drogas e Maria Yasmin Santos de Jesus (20 anos), autuada por tráfico de drogas e posse de arma de fogo. Na residência de Vinícius Peres Santos, foi encontrada uma grande quantidade de droga (maconha,  crack  e cocaína), uma balança de precisão e um simulacro de arma de fogo do tipo pistola. Na residência de Maria Yasmin, no bairro Campo Grande, foram encontradas drogas (maconha e cocaína), um revólver calibre .32, com nove munições de mesmo calibre.

 Combate Essas cinco prisões no município reforçam o comprometimento da Delegacia Regional no combate à violência e enaltecem sua participação na Operação CRONOS, ocorrida nacionalmente. A Polícia Civil agradece ainda a  colaboração da  comunidade e destaca a importância do disque-denúncia (181) para continuidade de ações de combate à violência no Município.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018   

                                                 

Esclarecemento Vereador Cabo Amintas “Eu, Cabo Amintas, NÃO apoio o candidato ao Senado, André Moura”. Digo isto para que não haja qualquer dúvida a respeito dos aliados da nossa campanha rumo à Assembleia Legislativa de Sergipe. Veja a declaração completa neste vídeo.

A placa do carro de som que estava cometendo a irregularidade em Tobias Barreto.

Tobias Barreto: Candidatos desrespeitam legislação eleitoral com carro de som A Legislação Eleitoral é clara. Carro de som, a partir desse ano, só pode ser usado em atos de campanha, como carreatas, caminhadas e comícios. Mas em Tobias Barreto, o ex-prefeito Dilson de Agripino, candidato a deputado estadual, e Gustinho Ribeiro, candidato a deputado federal, desrespeitam a Lei ao colocarem um carro de som circulando sozinho para divulgar a presença dos dois em uma carreta da coligação. Péssimo exemplo que esses políticos dão: desrespeitar a lei. E querem se eleger dessa forma? Passando por cima da Lei? O povo deve ficar de olho nesses políticos.

 

A Panaceia da política Pelo zap, de um morador do município Nossa Senhora do Socorro: “Depois reclamam que nós eleitores não damos crédito a classe política. Veja que panaceia. Jony Marcos, candidato a deputado federal que apoia Eduardo Amorim ao lado de Luciano Bispo e da candidata a vice-governadora, Eliane Aquino que apoiam Belivaldo Chagas. E de quebra o padre Inaldo, prefeito local.“

 

O Apego da Tia Jack Pelo zap, do jornalista Geninho (DRT 0002362/SE): “De maneira inesperada, tia Jack deu uma declaração ao repórter Gragamel, afirmando categoricamente que se afastaria da labuta em mineração. Como todos sabem, a mineração em questão, é uma atividade em que, se para uns é um meio de se buscar o bem da coletividade, para outros é um trampolim para se subir na vida. Desse modo, apegada as facilidades que a mineração lhe proporcionou, arrependendo-se do que afirmara ao repórter Gargamel, tratou de sutilmente realinhar a sua retórica. Agora, quando indagada sobre a sua nova posição, tia Jack argumenta que desejava continuar explorando as minas, pois, sabe que, além de cobiçadas por seus concorrentes, fora dela sentir-se-ia à margem do ouro que encanta os tolos. No entanto, erguidos por seus atos irrresponsáveis à frente de uma das minas, surgem de todos os lados contrários que rejeitam as manobras de hereditarização, objetivo claro e evidente de tia Jack. Contendas a parte, os habitantes da região de jurisdição das minas sabem que, não é nada fácil desencastelar tia Jack e seus ourives. Forjada na labuta pela sobrevivência, tia Jack adquiriu a capacidade de conciliar o populismo politico com o mimetismo de caráter, e assim angariar adesões até mesmo de contrários. Por fim, tem-se a percepção de que, mutante e ajustada ao meio ambiente, ela procura colar a sua imagem desgastada, a de um líder que não lhe lidera, o qual, mesmo faltando um dedo pode lhe dar a mão. Tia Jack, astuta como é, sabe que mesmo tendo esse líder entregue o ouro aos bandidos, tem ele ainda uma boa aceitação no país das minas.”

 

Adepol debate Segurança Pública com candidatos ao Governo de Sergipe

Como forma de conhecer, discutir e contribuir com os candidatos ao governo do Estado no que se refere ao projeto de Segurança Pública para os sergipanos, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe promove o “Debate Adepol”.

A ideia é convidar todos os concorrentes ao governo para uma roda de conversa individualizada, onde será amplamente discutido ponto a ponto do projeto de Segurança Pública de cada um deles e, em seguida, a Adepol entrega uma carta-compromisso com sugestões técnicas que enriquecerão o projeto do candidato, principalmente no quesito redução da violência.

Já participaram do debate, os candidatos Mendonça Prado (DEM) e Márcio Souza (PSOL). Nesta segunda-feira, 27, será a vez de Eduardo Amorim (PSDB) e do candidato da REDE, Emerson Ferreira, que estará acompanhado do candidato ao Senado, também delegado, Alessandro Vieira.

A sabatina acontece no Hotel Celi e será dividida em dois momentos: às 8h, será com o candidato Eduardo Amorim; já às 10h, Emerson Ferreira apresenta as suas propostas. O evento será aberto à imprensa.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA DE SOLIDARIEDADE DO SINTUFS À COMPANHEIRA LINDA BRASIL

 O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Sergipe vem a público manifestar solidariedade à militante e ativista LGBT, Linda Brasil – estudante de mestrado da UFS -, pelos ataques desrespeitosos e preconceituosos proferidos em rede social.

 Tais ataques foram proferidos em um perfil privado do instagram que fazia a divulgação de debate online que ocorreria entre candidatas às eleições 2018, com tema o “Mulheres na Política” – tema que está devidamente colocado em pauta diante das discussões de nosso tempo, tendo em vista a ampliação do conhecimento acerca do necessário debate de gênero e diversidade. Linda Brasil é MULHER trans e teve sua dignidade atacada na rede social por pessoas que acreditam no ultrapassado binarismo e defendem a cisnormatividade (em que pessoas só podem ser definidas como homem ou mulher de acordo com o gênero do seu nascimento). Essas pessoas acreditam que suas crenças pessoais e morais estão acima da lei e que a “liberdade de expressão” pode ser utilizada como justificativa para desrespeitar o outro de forma deliberada.

 Desde 2016 no Brasil se reconhece a identidade de gênero de pessoas travestis e transsexuais, indicando que tais pessoas sejam tratadas pelo seu nome social. Não há desculpa para tamanho preconceito, discriminação, desrespeito e se caracteriza como TRANSFOBIA! Por isso, defendemos a criminalização de toda forma de violência LGBT. Precisamos de leis que venham coibir práticas que atentam à dignidade humana de todas as pessoas!

 Desta forma, ratificamos nossa posição de apoio e solidariedade a Linda Brasil, sobretudo, em tempos de avanço do conservadorismo, do machismo, da homofobia e da onda fascista no país, que tem perpetuado o ódio sobre aqueles que historicamente representaram a parcela oprimida da nossa sociedade. Não podemos tolerar qualquer forma de incitação ou efetivação de violência contra a população LGBT.

 Nenhum direito a menos!

 São Cristóvão, 24 de agosto de 2018.

 SINTUFS

A luta continua!

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

                                                    

Frase do Dia
“Meia verdade é sempre uma mentira inteira. Provérbio Chinês.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais