Jackson e o limite da tolerância

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Tem alguns secretários que vivem no mundo da lua”. A declaração do governador em exercício, Jackson Barreto, dada com exclusividade para o jornalista Diógenes Brayner (Correio de Sergipe e faxaju), merece uma reflexão profunda. Jackson disse ainda que só lhe interessam aqueles que estão com os pés no chão.

A verdade é que alguns secretários não estão acostumados com o ritmo acelerado de Jackson Barreto. Alguns desligavam o celular no fim de semana e ponto final. Agora não! Tem que ficar “no ar” 24 horas. Aliás, servidor público é para servir, quanto mais num cargo importante como do primeiro escalão.

Tem outros que precisam, diga-se assim, “adaptar” suas agendas a do governador. Quando era convocado para uma reunião já tinha “algo marcado”. Jackson liga todos os dias  (e no fim de semana), das 6h da manhã até às 22h.  Trabalha 24 horas.

Sem falar que alguns não entendem que Jackson não é o governador efetivo, mas tem a caneta nas mãos e como tal merece respeito. Suas ordens não são diferentes do titular.

No dia anterior o jornalista Diógenes Brayner escreveu sobre a crise PT/PMDB. E é verdade. Ela existe, mas com um detalhe: o grupo comandado pelo deputado federal Rogério Carvalho, com o apoio de vários deputados estaduais apoia as ações de Jackson.

Quem está incomodado hoje é porque não tem voto e coloca em primeiro lugar os interesses individuais.

Jackson Barreto vem sendo tolerante demais. E tudo porque ele respeita o governador Marcelo Déda.  Mas tudo tem seu limite:  estão confundindo a tolerância de Jackson com fraqueza política.

Câmara aprova Comissão de Ética
Os vereadores de Aracaju aprovaram a Comissão de Ética do Legislativo que será formada pelos vereadores Manuel Marcos (DEM), Emmanuel Nascimento (PT) e Dr. Agnaldo (PR). Eles irão se reunir para definir o presidente, o ouvidor e o secretário.

Conferência de Vereadores acontecerá em Aracaju
E por falar em vereadores Aracaju vai receber, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2013, a 4ª Conferência de Vereadores e Câmaras Municipais no Hotel Radisson.

Conferência de Vereadores acontecerá em Aracaju II
Realizado em diversos Estados do Brasil através do Centro de Capacitação
e Treinamento, o evento vai apresentar conteúdo técnico especializado para gestores da administração pública municipal, capaz de atender necessidades básicas e funcionais da Câmara Municipal, tendo em vista que os parlamentos municipais são extremamente carentes de informações e conteúdo. Mais informações pelos telefones (71) 3336.2784 e (79) 3255.4858.

CPI da Comunicação
Voltam a falar em CPI da Comunicação em Sergipe. O blog concorda. Para todos os poderes e desde o governo Albano Franco. Aliás, é ele quem diz que em Sergipe todo mundo se conhece. E é verdade. E na área da comunicação os escândalos do passado não foram esquecidos. Ou foram?

Prefeitos não foram convidados para anúncio da ANP
O blog foi informado que os prefeitos dos 14 municípios que fazem parte dos blocos no estado de Sergipe que serão oferecidos na 12ª Rodada de Licitações da ANP, não foram convidados para participar da solenidade realizada ontem. Uma grande falha.

Pró-Jovem urbano cancelado em Aracaju
Foi cancelado o concurso que estava em andamento para contratação por um ano e meio de professores para o projeto

Pró-Jovem Urbano em Aracaju. O motivo: quem deveria realizar o concurso, de acordo com o convênio, é a Secretaria de Administração e não a de Educação. Leia a nota da Semed ao lado.

Exames pagos
O problema maior é que vários concursados já tinham realizados os exames solicitados e pagos do próprio bolso. A PMA vai ressarcir? A nova data do concurso será anunciada nos próximos dias.

Passe livre para estudantes nos coletivos de Aracaju
O vereador Iran Barbosa, do PT, deu entrada, na Câmara Municipal, em Projeto de Lei Complementar que institui o passe livre para estudantes nos transportes coletivos do município de Aracaju. A gratuidade gerada pelo Passe Livre será concedida em todos os dias da semana e terá validade em todos os transportes coletivos que circulem no território do município de Aracaju

IPTU progressivo
O PLC, inclusive, identifica a respectiva fonte de financiamento para custear o passe livre estudantil.Para financiar a gratuidade instituída pela Lei Complementar, o município de Aracaju deverá aplicar alíquotas progressivas na cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, após os abatimentos do montante devido em razão das vinculações constitucionais vigentes.

Orla de Aracaju
O Ministério do Turismo (MTur) acaba de liberar R$ 4,8 milhões para a primeira etapa da obra de revitalização da Orla da Coroa do Meio, em Aracaju. Os recursos vão melhorar a infraestrutura da orla da capital sergipana, que todo ano atrai milhares de turistas por oferecer diversidade cultural, belezas naturais, boa culinária e artesanato local.

Revitalização
"O local está mal explorado, sem uso. A primeira etapa de revitalização da Orla da Coroa do Meio vai aumentar a belíssima orla de Aracaju", disse o secretário da Indústria, Comércio e Turismo da cidade, Walker Martins Carvalho.

Semana de Ciência e Tecnologia
Foi aberta ontem, 23, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 (SNCT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS).O evento, que acontece nos diversos campi do IFS até amanhã, 25, tem o objetivo de promover debates e trocas de experiências e conhecimentos sobre o estabelecimento das relações entre 'Ciência, Saúde e Esporte'.

Justa homenagem
Na abertura ontem o secretário do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel foi homenageado com o certificado do Mérito Esportivo pela reitoria do IFS. Uma justa homenagem. O esporte em Sergipe nos últimos anos tornou-se referência nacional. São dezenas de eventos realizados em Sergipe. Maurício agradeceu a homenagem e lembrou que o trabalho deu frutos graças ao apoio do governador Déda que tem continuidade com o governador em exercício, Jackson Barreto.

Vôlei Sentado
Durante a SNCT, de hoje, 24, até o dia  27 de outubro, será realizado no Ginásio de Esportes do Campus Aracaju o VI Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado Masculino, sediado pela segunda vez no IFS. A competição, que é uma promoção da Associação Brasileira de Voleibol Paralímpico (ABVP), contará com a participação de oito equipes.

Isenção ICMS farinha
A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira, 23, Indicação do deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB), solicitando ao Governo do Estado isente os produtores de farinha de mandioca, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando o produto for vendido para o comércio externo.

Sensibilidade
“Há alguns meses, fizemos uma Indicação e o governador em exercício, Jackson Barreto, de forma sensível, acolheu a nossa proposta, isentando os produtores do pagamento do imposto, quando a farinha for vendida no próprio Estado” explicou, acrescentando que, agora, a luta é para ampliar esse benefício para as vendas externas, quando os produtores chegam a pagar 12% de ICMS.

Responsabilidade fiscal para clubes
Durante audiência pública, realizada na quarta-feira, 23, para discutir as dívidas de confederações, federações e clubes de esportes olímpicos, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB), destacou que a matéria precisa ser debatida com profundidade a fim de se encontrar formas criativas para solucionar o problema.

Pacto
Valadares Filho defendeu que, por meio do diálogo com as entidades representativas dos esportes olímpicos, se encontre formas de pagamento que caibam dentro da previsão de receita dessas entidades. “Tem que se fazer um pacto para ser cumprido; que se estabeleça valores que as entidades possam realmente pagar”, disse.

Contra perdão das dívidas
O deputado sergipano destacou ainda que não defende a anistia ou o perdão das dívidas, mas sim a resolução do problema. “Não se pode deixar essa situação se perpetuar por mais tempo, pois quem perde é o esporte brasileiro”.

Dívidas altas
O diretor técnico do Comitê Olímpico Brasileira, Bernard Rajzman, que participou da audiência pública, reconheceu que vários clubes de esporte olímpico têm dívidas altas. “Para que o país cresça no esporte olímpico e preciso resolver esse problema”, disse Bernardo.

Legislação
Encontra em elaboração pelo Ministério do Esporte um anteprojeto de lei, denominado Proforte, que propõe uma solução para o problema das dívidas dos clubes e entidades esportivas. Valadares Filho disse que está trabalhando para que conste dessa proposição mecanismos de responsabilização dos gestores das entidades esportivas visando uma gestão responsável e comprometida com o esporte. “Defendo que se crie uma espécie de lei de responsabilidade fiscal para o esporte semelhante à Lei de Responsabilidade Fiscal para o esporte”.

Transparência
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem João Tomasini Schwertner, concordou com o deputado Valadares Filho e disse “sou totalmente a favor da responsabilidade fiscal esportiva”. Segundo ele, é preciso que se tenha transparência na gestão das entidades esportivas.

Operadoras são sabatinadas
Em audiência pública realizada na quarta-feira, 23,o deputado federal Fábio Reis (PMDB-SE) questionou os representantes das operadoras Oi, Tim, Vivo, Claro e Nextel, sobre os serviços prestados em Sergipe. De acordo com o parlamentar, a situação está caótica, entrando em colapso, e é preciso tomar providências o mais rápido possível.

Indignação
“Expresso a minha indignação, não só como deputado, mas também como usuário, da situação em que se encontra o serviço de telefonia móvel no meu Estado de Sergipe”, afirmou. “Por que milhares de linhas são habilitadas diariamente sem que haja uma melhora no serviço ofertado?”, questionou.

Novas antenas
A Vivo, majoritária no Estado, com quase 70% dos clientes, informou que Sergipe possui muitas leis restritivas, o que impede a instalação de novas antenas. Segundo o diretor de relações institucionais da Vivo, Enylson Camolesi, a empresa protocolou um pedido de instalação de 18 novas antenas, mas não consegue aprovação na prefeitura. “Queremos melhorar a qualidade do serviço prestado, assim como ampliá-lo, mas esbarramos na legislação e isso nos causou dificuldades”, disse.

Autorizações
Fábio garantiu que fará o possível para conseguir as autorizações necessárias e se colocou à disposição de todas as operadoras para que melhorem o serviço prestado no Estado. Mas o parlamentar não se deixou convencer com esta argumentação. “Que cessem então a venda de linhas, até que a situação seja controlada”, reiterou.

Investimentos
Pela manhã, o deputado recebeu a visita do representante da Tim, André Gustavo Rosa, em seu gabinete. A empresa é a quarta na escolha dos sergipanos. Ele ouviu o parlamentar e garantiu que a empresa investirá mais no Estado. Fábio pediu urgência nas medidas. “A população não se satisfaz com palavras, mas sim ações, ainda mais quando são rápidas”, concluiu.

Governo obstrui e votação do Piso dos Agentes de Saúde e de Endemias é adiado
Na quarta-feira, 23, no Plenário da Câmara dos Deputados, ocorreu a votação de urgência para aprovação do PL 7495/06 que fixa o piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. O Líder do PSC, André Moura, além de ser interlocutor do PL, vestiu, literalmente, a camisa em defesa dos Agentes e, apesar da obstrução do PMDB e PT, fazendo com que não houvesse quórum para ser votado, o líder e autor da Emenda Modificadora, André Moura, interviu mais uma vez e no dia 05 de novembro o PL será colocado na pauta do Plenário da Câmara para votação.De acordo com a proposta de Governo, a matéria deveria ser votada no dia 12 de dezembro correndo o risco de não haver tempo hábil para a votação, pois as pautas de novembro e dezembro também incluem temas importantes.

Justiça absolve Antonio Moraes mais uma vez
Nessa última segunda-feira, 21/10/2013, a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, Jane Silva Santos Vieira, proferiu sentença nos autos do processo nº 201120100212, absolvendo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, Antonio Moraes, da acusação de calúnia. O autor do processo foi o Procurador de Estado, Evânio Moura, a época também advogado da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe.

Redes sociais
O procurador/advogado não gostou de ter lido em redes sociais e ouvido em programas de rádio o presidente do sindicato afirmar ser contrário a advocacia privada praticada por Procuradores de Estado. O presidente do SINPOL Sergipe, à época, afirmou entender ser ato de improbidade administrativa a advocacia privada praticada por Procuradores de Estado. Afirmou ainda que a advocacia privada exercida por Procuradores de Estado por se configurar como crime de tráfico de influência.

Opinião
O procurador/advogado arregimentou alunos das faculdades em que leciona para publicar “nota de repúdio” contrária a opinião do sindicalista. Mobilizou ainda suas associações de classe, estadual (APESE) e nacional (ANAPE) para fazer o mesmo. Foram testemunhas do procurador/advogado:a) Carlos Augusto Monteiro Nascimento, Presidente da OAB – Seccional Sergipe;b) Pedro Durão, Procurador de Estado e presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE);c) Kássio Kéliton, Delegado de Polícia e Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (APESE).Seria ainda testemunha, Henri Clay, ex-presidente da OAB/SE e atual Conselheiro Federal da OAB, todavia, o advogado de Moura desistiu da oitiva dele.A defesa de Antonio Moraes foi feita pelo advogado Carlos Alberto Menezes.

Sem crime
Segundo a Magistrada, “Antonio Moraes não chegou a imputar ao querelante Evânio Moura uma falsa prática de um crime, certo e determinado e sim expressou sua opinião contrária acerca da atividade profissional exercida pelo mesmo de uma forma genérica.”Para o Moraes, “essa foi mais uma vitória em mais um dos processos que faz parte do verdadeiro assédio judicial que está sendo vítima”. E arremata, “o Poder Judiciário sergipano é sem sombra de dúvida o garantidor da liberdade de expressão em nosso Estado.” Não há mordaças para os homens e mulheres de bem em Sergipe.Confira a sentença clicando aqui: http://www.tjse.jus.br/pgrau/consultas/exibirIntegra.wsp?tmp.numProcesso=201120100212&tmp.dtMovimento=20131021&tmp.seqMovimento=1&tmp.codMovimento=371&tmp.tipoIntegra=2&tmp.acao=

Isenção para marca-passo Mal de Parkinson
Uma boa ideia: a deputada Maria Mendonça apresentou indicação no sentido de que o governo do estado possa envidar esforços para a adoção das medidas necessárias, à concessão de isenção do ICMS incidente na aquisição do marca-passo cerebral para pessoa portadora da doença do Mal de Parkinson.

Doença
O Mal de Parkinson é uma doença do cérebro que provoca tremores e dificuldades para caminhar, se movimentar e se coordenar. Segundo a Universidade Federal de São Paulo (USP), a doença afeta aproximadamente duzentos mil brasileiros e é uma doença que não tem cura e que o objetivo do tratamento é controlar os inúmeros sintomas por ela apresentados; pois, a ausência de tratamento adequado pode levar o paciente à invalidez e a morte prematura.

Opção é implantação de marca-passo
Considerando que, atualmente, a cirurgia cerebral com a implantação do marca-passo é a única opção de tratamento vislumbrada pela medicina para alguns portadores da doença, quando os sintomas não são mais controlados adequadamente por meio de medicamentos e que, por se tratar de um aparelho dispendioso, muitos pacientes estão sendo privados do tratamento realizado através da estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation – DBS), o qual, o cirurgião implanta estimuladores elétricos em áreas específicas do cérebro para ajudar o movimento, é que a deputada Maria Mendonça apresentou indicação na assembleia.

Ajuda significativa
“A isenção do ICMS na aquisição deste aparelho contribuirá para diminuir o valor do mesmo e, consequentemente, ajudará os pacientes de menor poder aquisitivo, a realizarem a cirurgia cerebral amenizando assim, os sintomas da doença. Afinal, a saúde é um dos direitos social constitucionalmente assegurado”, defende Maria.

Obras em Pirambu
Após passar toda última quarta-feira, 23, visitando diversos povoados de Pirambu, acompanhado de secretários e equipe técnica o prefeito Élio Martins (PSC) determinou uma série de obras.

Necessidades
A visita a escolas, postos de saúde e casas de farinha, teve como objetivo verificar in loco a necessidade de reformas e construção de novas salas de aula, ampliação e revestimentos de paredes nos postos de saúde, reforma e ampliação nas casas de farinha como também a necessidade de recuperação de maquinários e recuperação de calçamentos nos vários povoados.

Construção
O prefeito detectou também a necessidade de construção de novos calçamentos a paralelepípedos, recuperação de praças, assim como também a necessidade de construção de algumas praças a exemplo do Povoado Água Boa.

Escolas
Na sede do município, o prefeito visitou as escolas Maria Trindade e Leonor Franco que serão reformadas. No povoado Aguadas será construído um calçadão e reformado o posto de saúde e a ampliação da escola.  Também a escola do povoado Aningas será totalmente reformada.

Outros
Nos povoados Lagoa Redonda, Águas Boa, Santa Isabel e Alagamar foram também autorizadas reformas em diversas áreas.  “Esse é um primeiro passa diante de tudo aquilo que a partir de hoje podemos fazer”, disse, acrescentando que na próxima terça-feira a visita será aos povoados Bebedouro, Marimbondo e Baixa Grande.

Sarau Musical Entre Amigos – Os Vikings
O projeto de resgate dos conjuntos musicais do passado no Sarau Entre Amigos depois de apresentar Os Átomo (Propriá) e Os Comanches, traz neste sábado o grande conjunto de destaque dos anos 70: "Os Vikings".Na abertura: Medeiros, Cabeleira, Carlos Moreno. A Partir do meio-dia.Ingressos podem ser adquiridos no Restaurante NACIB no Shopping Riomar.Contatos – (79) 9977-3304.O Sarau Entre Amigos tem o apoio: Postos Presidente, Buffet da Gleide, Schin, Vange Produções, Sergipe Eventos, Toldos Deda, Rádio Jornal AM, Aéreo Tur e este Blog.

Dia Internacional da Animação
O Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo de cinema no mundo e chega à Aracaju neste mês de outubro, na próxima segunda-feira, dia 28. Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 230 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul. Trata-se da 10ª edição e em Aracaju terá produção local da Casa Curta-SE. A programação está disponível no site casacurtase.org.br

Dia Internacional da Animação II
Celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 230 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Lucas recebe Medalha
O vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), foi um dos 14 homenageados na sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, realizada nesta segunda-feira, 21, com a entrega da Medalha do Mérito da Superação “Flávio Primo”. Todos os  homenageados se destacaram como exemplo de superação.

Lucas recebe Medalha II
Na sessão, Lucas Aribé ocupou a Tribuna para agradecer a homenagem. "Estou muito feliz em receber essa medalha e agradeço a todos os deputados, em especial a Gilson Andrade. Flávio Primo foi um exemplo de cidadão e superação. Honrou seu trabalho e cumpriu de forma exemplar como um filho de Deus. Essa medalha carregarei com toda a responsabilidade, amor e alegria. Terei sempre o desejo de transformar esse mundo para que possa atender a todas as necessidades humanas. Espero que o principal sentimento que prolifere no coração seja o amor ao próximo. O amor e a união são os ingredientes para a construção desse mundo que desejamos. Tratar diferente o diferente é oportunizar com igualdade", disse.

Artista na obra
Quem acha que em uma construtora existem apenas pedreiros, técnicos, engenheiros e outras funções direcionadas à construção civil, se engana, pois na obra Vivendas do Bosque existe um verdadeiro Claude Monet, o servente Pedro Pereira Souza. Há um ano como colaborador da Norcon, Pedro enxergou no horário do almoço o momento ideal para pintar suas telas ao melhor estilo do ‘impressionismo’ e exibir suas obras de arte.  “Desde criança gostava e tinha talento pela pintura. Os professores na escola sempre me incentivaram, e até ganhei um curso de pintura de um dos meus professores. Além da minha irmã, tive muito apoio do engenheiro responsável pela obra, Carlos Henrique”, afirma o artista da obra.

Incentivo
“As pinturas dele são muito boas. Vimos como uma iniciativa à arte, selecionar um horário de descanso para que Pedro pinte na frente dos colegas”, explica o engenheiro Carlos Henrique Valeriano. Com ênfase na luz e no movimento, Pedro desenvolve a sua arte. Assim como os grandes pintores impressionistas do século XIX, ele pinta suas telas ao ar livre, no ambiente do canteiro de obra, para melhor capturar as nuances da luz.  Com quadros alegres e vibrantes, os olhos dos colaboradores do Vivendas do Bosque são presenteados todos os dias. A arte do servente e pintor Pedro tem a predominância dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa, tais como aparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.

Agenda
24 de outubro – Hoje é o DIA MUNDIAL DA INFORMAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO. Também hoje é o DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS. A assinala ainda o início da SEMANA DO DESARMAMENTO, que se estenderá até 31 de outubro.
Fatos marcantes da história: Há 60 anos (1953) é criada a PETROBRAS. É estabelecido o monopólio estatal na produção de petróleo. No mesmo ano – 1963 – uma greve geral por reajuste salarial mobiliza 300 mil trabalhadores em São Paulo e dura 24 dias, terminando com acordos separados de várias categorias. Outra greve paralisa 100 mil servidores do setor marítimo no Rio de Janeiro. Há 57 anos (1956), tropas soviéticas bombardeiam a Hungria, palco de um levante popular, e depõem o governo de Imre Nagy, que havia retirado o país do Pacto de Varsóvia e adotado medidas democráticas. Em Sergipe, no ano de 1956, transcorria o mandato (segundo ano) de Leandro Maciel, no governo de Sergipe. Continuava a luta política envolvendo UDN (situação) e o grupo PSD/PR. O PTB também participava ativamente do processo político no Estado.
Fatos da atualidade – Retirada de cães do instituto localizado em São Roque (SP) afeta a pesquisa anticâncer. Surge mais uma polêmica acirrada sobre as experiências com animais da raça “beagle”. O governo determina que os planos de saúde terão de cobrir remédio oral para câncer. A medida começará a ser posta em prática a partir de 02 de janeiro de 2014. Membros do QUEEN querem ator de “007” para viver Freddie Mercury no cinema. Viúva de Muammar Gaddafi pede ajuda para encontrar corpo do ex-ditador. Oposição em Minas Gerais critica a economia estagnada daquele Estado. No segundo trimestre deste ano, Minas Gerais recuou 0,1 por cento, enquanto que o PIB nacional alcançou 1,5 por cento. O início da vigência do horário de verão fez cair quatro pontos percentuais o número de TVs ligadas no último domingo nas regiões sudeste e sul. Palestinos usam cápsulas de gás lacrimogêneo lançadas por Israel para plantar flores. Projeto criado por fisioterapeuta usa botos-cor-de-rosa do Rio Negro (AM) para reabilitar crianças com deficiências, como malformações e síndrome de Down. Em Aracaju, associações como a APAE e APADA voltam a enfrentar crise financeira. Polícia Militar de São Paulo faz pedido de armas para a corporação. Principalmente de alto calibre, como fuzis de alta precisão e carabinas calibre 12.

Curtas
DILMA VETA TRECHO QUE PREVIA CARREIRA ESPECÍFICA NA LEI DO MAIS MÉDICOS. /// MERKEL LIGA PARA OBAMA APÓS DESCOBRIR QUE PODE TER SIDO ESPIONADA. /// CCJ DO SENADO APROVA VOTO ABERTO PARA LEGISLATIVO EM TODAS AS INSTÂNCIAS. /// CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA TEXTO DE PROJETO QUE MUDA CÁLCULO DA DÍVIDA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. /// FMI CRITICA POLÍTICA FISCAL DO BRASIL E PREVÊ CRESCIMENTO MENOR. /// HADDAD PROPÕE DESCONTO A APOSENTADO PARA APROVAR IPTU. /// AÉCIO BATE DURO: AGENDA DE DILMA É VERGONHOSA. /// CANDIDATO TUCANO PROTESTA CONTRA VISITAS REPETIDAS A MINAS GERAIS. /// O JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO CONTRATA REINALDO AZEVEDO. JORNALISTA DIZ QUE CONTINUARÁ NA REVISTA VEJA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Rumo à democracia
Finalmente o esporte brasileiro também está inserido no processo de democratização há anos iniciado em nosso país. As recentes medidas aprovadas pelo Congresso Nacional introduzindo normativos positivos em termos de tratamento igualitário e, acima de tudo, que estancam práticas abusivas por parte dos dirigentes desportivos, criam as condições necessárias para uma transformação radical em nossas entidades do esporte, quer sejam clubes, ligas, federações e confederações. A limitação da duração dos mandatos em quatro anos, com direito a apenas uma recondução (reeleição), coloca um ponto final na esdrúxula situação até agora vigente, permitindo que um presidente acabe se tornando um dirigente vitalício, isto é, para toda a vida. Sempre pensamos que se o cargo executivo mais importante do Brasil, a presidência da República, prevê um mandato de quatro anos, com a possibilidade de apenas uma reeleição, o correto seria subordinar todos os demais a essa regra. Se olharmos, por exemplo, as federações de futebol dos Estados, uma boa parte dos presidentes está no poder há mais de 20 anos. Aqui em Sergipe, o desportista José Carivaldo de Souza derrubou uma oligarquia, em 1989. E criou a sua. Já está há 24 anos na presidência da FSF. Quando da eleição próxima vier a ocorrer (final de 2014), o atual presidente da FSF estará praticamente completando 26 anos ininterruptos à frente do futebol sergipano. Considerando que a federação de futebol foi fundada em 1926, há, portanto, 87 anos, temos que Carivaldo comanda o nosso futebol há quase 25, ou seja, mais de um quarto de século, superando um percentual de 25 por cento se comparado à história da federação. Embora os consultores jurídicos da CBF tenham reiterado, recentemente, que a nova legislação não atinge a CBF e, portanto, isentaria, também, as federações estaduais, é evidente que o governo terá condições de fazer valer as normas aprovadas pelo Congresso mas cujo cumprimento só será exigido das instituições esportivas que recebem verbas do governo federal. Como os clubes brasileiros, a começar pelos maiores, devem uma fábula em termos de obrigações sociais, principalmente as contribuições para o INSS e o FGTS, representando, a soma desses débitos, um altíssimo valor, já começa a acontecer um movimento que leve o governo a uma composição desses débitos. Para tanto, a medida que previa a destinação dos futuros pagamentos a programas voltados para o esporte olímpico já foi anulada. E as negociações prosseguem. Voltaremos ao assunto, oportunamente.

Estádios com iluminação
Quando veio à tona a decisão da FSF de só aceitar a participação de clubes nos campeonatos da Série A-1 e A-2 que tivessem praças de esporte em seus municípios dotadas de iluminação, opinamos sobre o tema considerando que seria bastante aceitável o adiamento dessa determinação por um ano, deixando-a para aplicação apenas em 2014. Coberta parcialmente de razão, a federação resolveu aplicar a medida logo em 2013. Com isso, tivemos apenas 4 equipes disputando a antigamente chamada segundona. E, pasmem os caros leitores, o certame da divisão primeira (A-1), como era de se esperar, também sofre os efeitos da atitude tomada pela FSF. Basta citar os casos do Sergipe e do Confiança, sem dúvida as duas maiores forças do futebol sergipano. Como a novela da reforma dos estádios João Hora de Oliveira e Sabino Ribeiro por enquanto não chega ao capítulo final, existe uma pergunta que não quer calar: há tempo suficiente para a recuperação dos dois estádios, dando-lhes condição plena para a realização de jogos oficiais de futebol? De outra parte, será que o Estádio Presidente Médici vai, sozinho, suportar os jogos do Sergipe e do Confiança, pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil,  além daqueles do Itabaiana pelo campeonato sergipano?  De nossa parte, continuamos com a mesma opinião de sempre. Teria sido melhor que o presidente Carivaldo adiasse um pouco mais a implantação da medida há tempos prometida e ainda não implementada. Adiar a decisão por um ano seria racional e lógico. Parece-nos que faltou um melhor planejamento, juntamente com uma pequena dose do BOM SENSO. Por sinal, algo que está na berlinda, pelo menos por iniciativa de um lúcido grupo de jogadores profissionais.

Bom senso futebol clube
Por falar em bom senso, os líderes do movimento cujo nome encima esta nota deverão reunir-se, na próxima segunda-feira, em Brasília, com parlamentares, dirigentes da CBF e outras autoridades. A CBF não cumpriu o prazo que ela mesma fixou. Enfim, que saia um entendimento da reunião da próxima segunda-feira, 28 de outubro.

Apoios
Tem crescido bastante o número de manifestações de apoio ao BOM SENSO FUTEBOL CLUBE. A ABEX – Associação Brasileira dos Executivos do Futebol, os médicos Joaquim Grava, consultor do Corinthians e José Luiz Runco, médico da seleção brasileira estão confirmando seu apoio ao referido movimento libertário.

Na Copa
Crescem as chances de o paranaense Heber Roberto Lopes vir a ser escolhido como árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2014. O seu maior concorrente é o mineiro Sandro Meira Ricci. Já os auxiliares (assistentes) brasileiros devem ser Emerson de Carvalho (SP) e Alessandro Rocha (BA).

Copa do Brasil
Pelas quartas-de-final, jogam hoje à noite, às 21 horas, Vasco X Goiás.

Jogo da OAB Nacional
Nas modalidades de vôlei (primeira competição) e futebol (edição de número 14), serão realizados em Aracaju, a partir do dia 29, terça-feira, com encerramento previsto para o dia 3 de novembro, os Jogos da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Cerca de 2.500 atletas deverão participar do certame, representando equipes de 23 seccionais da entidade que representa os advogados e que exerce papel importante na luta pelos direitos do cidadão brasileiro. Na segunda-feira passada, o presidente Carlos Augusto Monteiro Nascimento fez a apresentação à imprensa esportiva sergipana de toda a programação do importante evento sócio-esportivo. Servirão de locais para os jogos as dependências esportivas da AABB, SESI, UNIT, Petroclube e Confiança. A fase de classificação será disputada a partir de 30 de outubro. E as finais acontecerão no dia 3 de novembro, um domingo. Cerca de 5.000 pessoas, das quais a metade atletas estarão em Aracaju. A OAB/SE conta com o apoio de várias entidades locais, como a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado, FSF e os clubes que sediarão os jogos.

Atletas de Cristo
No próximo sábado, às 15 horas, na AABB Aracaju, será realizado o Encontro dos Atletas de Cristo, constituindo parte da programação comemorativa da presença da PIBA – Primeira Igreja Batista de Aracaju em Sergipe. A Primeira Igreja Batista é uma das mais antigas, tradicionais e respeitáveis instituições religiosas de nosso Estado.

Memória esportiva
24 DE OUTUBRO – Em 1908, na primeira final de um torneio de futebol em Olimpíada, a Grã-Bretanha fica com o título ao derrotar a Dinamarca, por 2 a zero, em Londres. Chapman e Woodward marcam os gols da vitória. Em 1985, o Argentinos Juniors da Argentina sagra-se campeão da Libertadores, ao vencer o América de Cali, da Colômbia, por 5 X 4, nos pênaltis. Na terceira partida da final, os times empataram por 1 a 1, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai).

PELO TWITTER

www.twitter.com/MariaMendoncaSE   A gente nunca perde por ser puro, por ser ingênuo, por querer dar amor. Quem perde é o outro que não soube receber. Dia de Paz pra todos.

www.twitter.com/clovis_silveira  O cérebro funciona desde que você nasce, o problema é que muita gente não sabe usar!

www.twitter.com/revinhogama Diz a lenda que se você parar de olhar pro seu celular e erguer os olhos, vai ver árvores, pessoas, o céu, pássaros.. Alguém já tentou?

www.twitter.com/palmeriodoria  Dizem que dinheiro não dá em árvore, mas ouro dá, como prova o eucalipto australiano.

DO LEITOR

O Estado do futuro: SERGIPETRÓLEO 
E-mail de Palmiro Fontes, itaporanguense, comerciante e Presidente municipal do PCdoB: “Nesta quarta-feira, 23 de outubro, acabou o "mistério" que muita gente e parte da imprensa já sabia:  A descoberta de grandes reservas de petróleo no Estado. Segundo a ANP – Agência Nacional de Petróleo – através de sua diretora Magda Chambriard, Sergipe hoje tem oito reservas de petróleo leve e de boa qualidade a 100 km da costa de Aracaju e sua prospecção pode dar-se entre 2016 e 2018. Outras fontes dizem que a estimativa de prospecção pode atingir os 2 bilhões de barris, cerca de 1/6 do Pré-Sal fluminense.Com o novo modelo de royalties Sergipe não será o principal beneficiário, já que hoje isso ficará com a União, mas uma coisa é certa: Geração de emprego, mão-de-obra qualifica e renda isso vai ter. E isso será um "tempero" a mais na acirrada disputa eleitoral para governador no próximo ano. Quem ganhar poderá marcar, definitivamente, seu nome na história. Afinal, quem assumir, terá um papel protagonista nesse desenvoltura estrutural que o Estado terá. E, se, tiver uma visão coletiva de verdade mesmo, sem olhar pelo espelho egocêntrico e corrupto de poderio e riqueza, fará a maior e melhor administração que esse Estado já teve. Que JAH e as mulheres e homens desse estado maravilhoso façam a escolha acertada. Amém.”

ARTIGO

Desafios da segurança pública, Guardas Municipais e identidades. Por Eduardo Marcelo Silva Rocha*

Tivemos um início de semana chamativo em relação à segurança pública. Desde as imagens de supostas agressões de Guardas Municipais a um morador de rua, à ênfase dada ao emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na garantia do leilão do Campo de Petróleo de Libra. Deixemos o segundo exemplo reservado ao debate em oportunidade mais propícia.

O primeiro caso é bastante peculiar, vez que tal situação é inaceitável e, ao mesmo tempo, a violência é algo que fascina o ser humano, vide a aceitação dos programas policiais de cunho sensacionalista.  De toda forma, essa situação crítica serviu-nos para voltar atenção à problemática das Guardas Municipais. Apesar de ser hoje um dos “carros chefe” da Gestão  Municipal, a Guarda Municipal da Capital, assim como muitas outras do país, possui um crônico problema: a questão do modelo de direção, no qual os prefeitos optam por contemplar profissionais de outras polícias para dirigir estas instituições.

Pesquisando, iremos encontrar policiais federais, militares, rodoviários federais e civis  desempenhado o papel de gestor nestes órgãos municipais.  Isto é tão comum, que em nosso Estado temos o reconhecimento por Lei  da função de Diretor de Guarda Municipal como de interesse policial militar. Parece não ser fácil encontrar o motivo que justifique isso. A natureza das guardas é que não pode ser.

O processo de amadurecimento das guardas municipais exige a ruptura desse modelo. Não se consegue entender a contradição entre exigir o seu aperfeiçoamento e evolução, e ao mesmo tempo a manutenção de profissionais alienígenas em suas funções principais. Por mais profissionais esforçados e competentes que o sejam, não foram formados e preparados para aquela realidade, não conhecem profundamente suas peculiaridades e dinâmicas. Não possuem a legitimidade reconhecida pelos grupos informais que as compõe.

Ou seja, estes profissionais sempre terão de lidar com resistências e trarão suas vivências e conjunto de valores profissionais – que não são os das Guardas Municipais – das suas instituições de origem. Razoavelmente, temos uma contradição entre esse modelo e a busca das Guardas Municipais por sua identidade própria.

Para reforçar com um exemplo pertinente: tal problemática já houve nas polícias militares, por muito tempo dirigidas por militares  do Exército Brasileiro. Por conta disso, não sem alguma razão,  críticos do modelo atual, alegam ser culpa de muitos dos problemas das polícias militares a sua semelhança com as forças armadas, destacando que por muitos anos foram dirigidos por militares oriundos das forças federais, trazendo às  corporações estaduais modelos peculiares  de uma instituição que existe para a defesa extrema do país: a guerra.

Será que hoje as próprias polícias militares já conseguiram definir sua exata identidade?

Não parece ser razoável a manutenção desse modelo sem ao menos discutí-lo?  As Guardas Municipais devem construir suas identidades, mas antes urgem conquistar o direito de se dirigirem. Já são vinte e cinco anos, desde a promulgação da constituição federal. Não se pode esperar a construção dessa identidade sem ser desta forma. Esse é um caminho sem volta, mesmo com todas as resistências, existem exemplos que comprovam. As Guardas Municipais possuem um enorme diferencial dentro da segurança pública, junto à Polícia Rodoviária Federal: a carreira única; Algo que proporciona a qualquer um dos seus integrantes assumir cargos de direção. Quando Mr. Bratton veio ao Brasil trazer a experiência nova-iorquina (“tolerância zero” tão deturpada aqui, até hoje) chocou-se ao encontrar as polícias organizadas individualmente em mais de uma carreira. Percebeu o potencial desagregador e desmotivador do modelo.

As questões de segurança pública têm a sua complexidade garantida pois envolve o uso de força e a lide diária com a violência. Seus profissionais necessitam conviver com situações limites e em constante estado de vigilância. Tais peculiaridades exigem atenção especial dos gestores. O aperfeiçoamento  profissional, conceitual e político das instituições é a base do seu sucesso. As dinâmicas sociais trazem novas situações e o que era certo até ontem pode ser um crasso erro hoje. Cabe ao gestor estar atento à mudança. Pois apesar de não ser possível prevê-la, é essencial saber agir quando ocorra.

São muitos os desafios e – além do maniqueísmo e do açodamento – acreditar estar em uma zona de conforto, por conhecer todas as soluções possíveis pode ser um grande inimigo do gestor.

*Capitão PM e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

NOTA PÚBLICA

SINDIJOR repudia decisão do Tribunal de Justiça que confirma condenação de Cristian Góes

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) vem a público repudiar de forma veemente a decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe, que, de forma absurda, autoritária, prepotente e arrogante, condenou nesta terça-feira, 22, o jornalista Cristian Góes no processo criminal movido pelo desembargador Edson Ulisses, que se sentiu ofendido por um artigo fictício escrito pelo jornalista.
O artigo nada mais é do que o exercício criativo de escrever uma situação que poderia ter acontecido em qualquer tempo e em qualquer parte do mundo, que, em vários aspectos, ainda tem marcas do coronelismo e do autoritarismo político e econômico.
Atendendo ao desejo do desembargador, que é vice-presidente do TJ/SE, o jornalista foi condenado a 07 meses e 16 dias de prisão. Esta condenação foi mantida ontem por maioria simples da turma recursal do tribunal, que inclusive, não permitiu a defesa oral do advogado do jornalista, Rodrigo Machado, e muito menos de Cristian Góes.
Provando com todos os fundamentos que o processo criminal foi IRREGULAR e ILEGAL, o juiz relator Hélio Neto pediu a absolvição do profissional da imprensa, porém, os juízes José Anselmo e Maria Angélica ignoraram o parecer do relator e votaram contra, mantendo a condenação de Cristian Góes por dois votos a um.
Para o SINDIJOR, não restam dúvidas que a decisão do colegiado do Tribunal de Justiça de Sergipe se configura como um ataque à liberdade de imprensa e expressão, direito fundamental para o exercício da cidadania.
Atentar contra o princípio da liberdade de expressão representa um retrocesso em um país que preza pela democracia de seus cidadãos e instituições. Atitudes como essas representam ainda resquícios de um passado recente da ditadura militar onde o poder político e econômico calava qualquer opinião contrária.
Os juízes José Anselmo e Maria Angélica não observaram o que determina a Constituição Brasileira em seu artigo 5º, IX, que expressa claramente ser “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de licença ou censura”.
Dessa forma, entendemos que a mais recente decisão da Justiça Sergipana não fere apenas a liberdade de expressão do jornalista Cristian Góes, mas de todos aqueles que defendem a verdadeira liberdade de expressão e o direito humano à comunicação.
O nosso reconhecimento ao juiz relator Hélio Neto, pela sua postura corajosa, independente, e comprometida com a Constituição Federal, a liberdade de expressão e a democracia.
O SINDIJOR, como legítimo defensor da categoria dos jornalistas em Sergipe, mais uma vez repudia a decisão dos ilustríssimos senhores juízes, e conclama os jornalistas e a sociedade a lutarem por um Jornalismo livre de opressão e por um Judiciário independente, ético, transparente e comprometido com a liberdade de expressão e a democracia.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR)

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Aventura é a minha única razão de ser." Alexandra David-Néel, exploradora e escritora francesa, nasceu em 24 de Outubro  de 1868 e morreu em 1969.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais