Jackson, história e oportunidade

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O que move alguém a querer ser um gestor público? Certamente que há diferentes respostas para essa pergunta, as quais podem ser resumidas em duas. Uns são levados pela virtuosidade, pelo espírito público, pela abnegação e lisura com que pretendem gerir bens que não lhe pertencem, mas sim à coletividade. Outros, de modo antagônico, ingressam na política por vias obtusas e na defesa de interesses próprios, ainda que, de modo cabotino e cínico, digam que estão defendendo o social. O primeiro exemplo é de um estadista; o segundo, é de um biltre, ou seja desprezível.

Normalmente ocorre de o estadista ser incompreendido, pois se preocupa com o longo prazo e toma decisões impopulares a curto prazo, enquanto a maioria dos políticos preocupa-se com resultados imediatos de suas ações. Assim se diz que: “O estadista se preocupa com a próxima geração e o político com a próxima eleição”.

Não há novidade alguma em dizer que o Estado vive um momento crítico em suas finanças, isso em decorrência de diversas causas, algumas produzidas por este governo que aí está; outras em decorrências de ações de governos anteriores e, finalmente, mas não menos importante, as que são ditadas pelo contexto da economia nacional e internacional, que fazem com que haja perdas significativas de recursos com o Fundo de Participação dos Estados – FPE, sua principal fonte de receita.

Anthony Robbins, em uma frase simples, mas reveladora, leciona que: “É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado”. O próprio Jesus Cristo, que já sabia desde sempre qual seria a sua missão e o seu destino aqui na terra, diante da falsidade e delonga de Judas Iscariotes em entregar-lhe aos seus verdugos, vociferou para o traidor: “o que tens a fazer, faze logo”.

Em momentos de crise é preciso ser heterodoxo, não convencional e nem previsível. É na crise que surgem grandes oportunidades, segundo o jargão dos analistas financeiros.

O governador em exercício Jackson Barreto tem a oportunidade de escrever um capítulo de estadista em sua longa trajetória política, basta, para tanto, que se deixe mover pela correção das ideias que devem animar um bom gestor. Jackson precisa se adaptar às circunstâncias, harmonizando o próprio comportamento às exigências do momento. Não há tempo para tergiversações.

Para tanto, é preciso cortar na própria carne. A imprensa, sobretudo a que é filiada ao PDI (Partido Dois Irmãos), vive, diariamente, a acusar o governo de apadrinhar cargos em comissão que não trabalham e que ganham fábulas de dinheiro. Há verdade nisso, apesar de alguns exageros. Mas o fato é que o Governo precisa ser realista com a sociedade. É injuntivo dizer, por exemplo, quem criou esses cargos em comissão que aí se encontram, que não são poucos (entre três e cinco mil, segundo dizem). Quem inventou a figura dos secretários-adjuntos para cada Secretaria? Isso existe desde quando? Quem promoveu “trens da alegria” (ou seriam locomotivas colossais?) empregando familiares e amigos, sem concurso público, ao longo de décadas no Estado com impacto direto nas finanças da previdência? Quanto é consumido hoje com cargos em comissão?

Mas não basta apenas revelar os erros dos governos passados se ele também não fizer o próprio dever de casa. É preciso um freio de arrumação ou uma boa faxina neste Estado. Coisa que ninguém nunca fez. Aliás, reza a lenda que um determinado Governador, em sua primeira reunião com o secretariado, afirmou que era preciso enxugar a máquina, ao que um secretário gaiato retrucou, “- mas como, governador, se fomos nós mesmos que molhamos”? Jackson tem a oportunidade de ser o primeiro governador, pelo menos nos últimos 30 anos, a reduzir o número de cargos em comissão. E isso como gesto político-administrativo representa muito, pois é uma inflexão ao descontrole estatal. Nunca é demais lembrar uma frase instigadora do historiador Eduardo Bueno que diz: “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

Comissão  – Com efeito, é imperativo que essa Comissão Técnica que Jackson criou visando reduzir despesas mostre, finalmente, quais são os rumos que o Estado deve tomar, propondo, por exemplo, reduzir o número de secretarias, de cargos em comissão, de por fim à vergonhosa e escandalosa possibilidade de incorporação de cargos em comissão e de gratificações nos moldes atuais, dentre outras ações.

Fazendo isso, Jackson talvez não viabilize o seu nome para as próximas eleições, mas se for um estadista, como se espera que seja, terá feito a coisa certa, ainda que momentaneamente seja incompreendido. O tempo é o senhor da razão!

Winston Churchill, paradoxalmente, ganhou a guerra e perdeu as eleições, mas nem por isso deixou de ser o maior estadista do século passado, voltando a se reeleger anos depois. E você, governador Jackson Barreto, de que maneira pretende passar para a história?

Oposição rindo à toa: Quem mais prejudica obras do Proinveste é a Adema
Sei não, o governador em exercício, Jackson Barreto, tem respeitado muito a posição de interino e a recuperação da saúde do governador Marcelo Déda. Mudou o estilo. Do contrário já teria “chutado o pau da barraca” com a Adema. Alguns se comportam como órgão independente do governo. E ponto final!

Projetos estão esperando licença da Adema
Não é que cerca de R$ 200 milhões em projetos já prontos do Proinveste, esperam apenas a “Aprovação” da Adema para que as licitações sejam realizadas? Enquanto isso o mesmo órgão que “emperra” as obras do Proinveste concede uma Licença absurda de instalação de um aterro em Tabocas contrariando vários pareceres inclusive determinação do MPF. Sei não, o Jackson chama o feito a ordem ou a oposição vai continuar rindo à toa.

Novo diretor de jornalismo da TVSE tem que ficar de olho nos recursos humanos
Embora não seja uma área subordinada a diretoria de jornalismo da TV Sergipe a área de recursos humanos é um dos gargalos da emissora. Mesmo com a saída do antigo diretor tem gente no setor de RH que continua destratando colegas do setor de jornalismo. Não se pode questionar nada, desde férias passando pelos cálculos das horas extras. Essa arrogância causa problemas e reduz o desempenho no jornalismo.

Entulho em esquina do bairro Luzia com dias contados. Multas começarão
A Emsurb cansou de toda semana ter que enviar caçambas para retirar entulhos de material de construção despejados na

Esquina da Luzia que virou deposito de entuilho (Mapa google)

bifurcação das rua N, Dr. Manoel Cândido e Moacyr Lopes no bairro Luzia. Ponto de referência: fundo do Bom Preço da Nova Saneamento / Alameda das Árvores. No local diariamente são colocados lixos e entulhos. A Emsurb vai atuar firme. O portal Clickse chegou a colocar a câmera ao vivo do local. Foram vários flagrantes de veículos despejando entulhos no local. Infelizmente tem gente que só respeita a legislação quando mexe no bolso.

Incentivos fiscais
O governador em exercício Jackson Barreto participou de encontro em Brasília ontem, 17, com colegas de três regiões (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), mais os mandatários de Santa Catarina e Espírito Santo, para tratar de incentivos fiscais concedidos pelas administrações estaduais. Preservando-os, os governantes querem continuar gerando empregos em seus estados e reduzindo os desequilíbrios regionais no País.

Peregrinação
Logo após a reunião, no Senado Federal, governadores e secretários de Fazenda iniciaram peregrinação aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo era formalizar pedido à Suprema Corte para que não edite a Proposta de Súmula Vinculante 69 (PSV 69), que tornaria inconstitucional os incentivos. A primeira audiência foi com a ministra Cármen Lúcia, integrante daquela Corte.

Parlamento: negociação
No documento entregue aos magistrados, os mandatários pedem ao STF que "possa aguardar a legítima continuidade das negociações junto ao Congresso Nacional quanto à aprovação de norma que convalide os benefícios e incentivos fiscais concedidos". A intenção expressa dos estados menos desenvolvidos é, assim, buscar no âmbito da negociação parlamentar a solução para as diferentes posições das unidades da Federação.

MP Médicos. Obrigatoriedade dois anos será retirada
O relator da comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 621/13, que institui o Programa Mais Médicos, deputado Rogério Carvalho (PT), vai eliminar do texto o treinamento obrigatório de dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os médicos formados no Brasil. A ideia do relator é criar programa de treinamento em atenção básica à saúde e em urgência e emergência no âmbito do SUS, com duração de um a dois anos, dentro das próprias residências médicas. Nas residências, o médico se especializa em uma das 54 áreas da medicina, como cardiologia, ortopedia e pediatria.

Universalizar residência médica
“Queremos resgatar a prática geral do médico brasileiro. Não temos mais médicos com formação geral, com capacidade resolutiva de problemas da clínica e da emergência”, disse Carvalho. Além disso, o relator quer incluir na MP medidas para universalizar a residência médica. Isso significa que serão oferecidas vagas de residência para todos os médicos que se formarem no País. “A oferta de vagas será igual ao número de médicos formados”, esclareceu.

Relatório
As mudanças foram acertadas  ontem, 17, em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; e com os líderes da base aliada na Câmara. O relatório de Carvalho será apresentado na comissão mista nesta quarta-feira (18). O deputado acredita que a votação na comissão deva ser finalizada em duas semanas. A MP tem de ser votada pelas duas Casas do Congresso até 8 de novembro, quando perde a validade.

Formação de atletas para Olimpíadas
O verdadeiro significado de o Brasil sediar uma Olimpíada está vinculado ao legado que o evento vai efetivamente deixar para o país, seja para formação de atletas de alto rendimento, seja para implementar os programas de incentivo à prática esportiva como fator de inclusão social.  Essa é a opinião do presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB), expressada durante audiência pública realizada ontem, 17, para debater os planos e programas de incentivo a novos talentos para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.

Legado
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Antônio Martins, concordou com Valadares Filho e indagou sobre o verdadeiro legado que os megaeventos esportivos deixarão para o Brasil. “Será somente a construção de novos estádios, ou a reforma dos aeroportos?”  Segundo Antônio Martins, as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do atletismo melhoraram, mas ainda não são suficientes para atender a demanda de formação de atletas.

Realidade
Valadares Filho questionou se as escolas brasileiras, sejam públicas ou privadas, estão aptas a despertar as vocações dos atletas. Antônio Martins respondeu que infelizmente a realidade da educação física é “totalmente ultrapassada nas escolas, que não tem um modelo prático para desenvolver o esporte”. Para ele, esses problemas, que são cruciais para o avanço do esporte, precisam ser debatidos com profundidade e encontra soluções.

Fomento
Outra questão levantada por Valadares Filho foi sobre o ponto de conexão entre os programas do Ministério do Esporte – Segundo Tempo, Mais Educação, Esporte e Capacitação Profissional, entre outros – e as federações e confederações. “Essa conexão existe e, se existe, é eficiente para o fomento à prática esportiva?”, indagou Valadares Filho.

Produtores
O senador Eduardo Amorim (PSC) fez a defesa dos produtores rurais nordestinos durante a apresentação da MP 619,2013 que estabelece ações para ampliar a capacidade de armazenagem de grãos no país. “É preciso que cada estado da região Nordeste tenha armazéns em quantidade suficiente para a armazenagem de grãos, de modo a preservar os rebanhos e a economia dos produtores durante a seca”, justificou Amorim.

Emendas
Amorim apresentou emendas ao relatório da MP como prover condições de pagamentos diferenciados para municípios que estejam enfrentando situações de emergência ou de calamidade pública no Norte e Nordeste. Segundo Amorim até junho de 2012 já eram 1.134 municípios em situação de emergência devido à estiagem.  A MP ainda tramita no Senado.

CNI recebe líder do PSC em reunião-almoço
O Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) da Confederação Nacional da Indústria – CNI, recebeu ontem, 17,o líder do PSC, André Moura (SE) durante reunião-almoço que ocorreu na sede em Brasília.

Temas
Foram discutidos três temas: o PLP 200, que foi criado para alterar a Lei Complementar nº 110, para sanar dívida do Plano Verão e o Plano Collor, a nova proposta do Executivo é cobrar 10% adicional sobre o valor do FGTS para demissão motivada. Sobre o PL 4330/04, que trata da regulamentação da terceirização, dando segurança jurídica às empresas e aos empregados. E finalizando a Comissão Especial do Código da Mineração.

Tradição SE na CNI
O Secretário-executivo do CAL, Vladson Menezes disse que Sergipe tem uma tradição dentro da história da CNI no Brasil e  hoje  o deputado André vem reforçar que um mandato deve ter alinhamento com os interesses da economia do país. “O líder do PSC na Câmara foi claro com as nossas reivindicações, principalmente na questão imposta pelo Governo Federal ao querer dar continuidade ao veto do PLP 200, aumentando a carga tributária já penosa para o setor”.

Situação setor produtivo
Segundo Moura este tipo de discussão faz com que se entenda a real situação de cada setor produtivo da cadeia econômica da Nação. “Em linhas gerais o que a Indústria pede nada mais é que a pesada carga tributária seja reduzida e assim possa se fomentar o aumento da produção, gerando um efeito cascata para o aparecimento de mais emprego e circulação de renda interna”.

Avianca substitui Fockers por Airbus em voos AJU
Atendendo ao pedido do Governo de Sergipe, a companhia aérea Avianca, desde o dia 16 de setembro, substituiu antigos Fockers MK pelos novos Airbus. A mudança ocorreu em decorrência de um pedido feito pelo secretário de Estado do Turismo de Sergipe, Elber Batalha, no início deste ano, ao vice-presidente da Avianca, Tarcíso Guargione.

Atenção
O secretário Elber Batalha havia solicitado mais atenção da companhia aérea com a frota destinada pela empresa que opera em Sergipe. "A Avianca havia se comprometido em renovar toda a frota que opera em Sergipe a partir de junho. Agradecemos desde já os esforços do Dr. Guargione. A chegada dessas novas aeronaves dará mais conforto e comodidade a nós sergipanos e aos turistas que visitam nosso estado", espera.

PRE/SE faz recomendação a partidos políticos
A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) recomendou aos partidos políticos do estado que não realizem propaganda eleitoral antecipada no espaço reservado para a propaganda partidária. Também foi recomendado que eles promovam a participação igualitária de gênero na política.A PRE/SE recomendou ainda que os partidos promovam e difundam a participação política feminina, dedicando às afiliadas o tempo mínimo de 10% do total da propaganda.

Processos
Já foram ajuizadas representações por propagandas partidárias irregulares contra os Partidos Comunista do Brasil (PCdoB), do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Progressista (PP) e da República (PR). Todos são acusados de realizar promoção pessoal de filiados no espaço de propaganda que seria destinado aos partidos.

PSTU/SE realiza debate sobre violência contra a mulher
O PSTU Sergipe realiza na próxima sexta-feira, dia 20, debate sobre a violência contra a mulher. O evento será realizado às 19h, na sede do partido [Av.Gasoduto, 1538, Conjunto Orlando Dantas] e terá como palestrante Vera Lúcia, presidente estadual da agremiação.

Dados
“A violência contra a mulher é um tema que precisamos debater e exigir dos governos medidas concretas. A cada dia, as estatísticas revelam o crescimento das agressões físicas, torturas e assassinatos de mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 7ª posição entre as nações com os maiores números de homicídios femininos. Cerca de 70% das vítimas de assassinato são mortas pelos próprios parceiros. Em nosso país, a cada 15 segundos uma mulher é espancada e a cada duas horas uma é assassinada. Esses dados são lamentáveis”, afirma Vera Lúcia, presidente estadual do PSTU.

Em Pirambu, parceria com Codevasf beneficia comunidade rural
A Prefeitura de Pirambu através da Secretaria de Agricultura e Pesca vai começar a fazer o cadastramento das famílias que devem ser contempladas com a implantação de cisternas que residem em área rural.As cisternas fazem parte do Programa Água Para Todos, implementado pelo Governo Federal e tem a Codevasf como executora das ações visando a universalização do Acesso e Uso da Água em áreas rurais para consumo humano.

Melhorias
“O nosso objetivo tem sido sempre buscar melhoria para o nosso povo e esse programa vai contemplar varias famílias que vivem na zona rural e que vai passar a ter acesso a água de melhor qualidade para o consumo humano”, disse o prefeito Élio Martins (PSC), que junto a Secretaria de Agricultura tem buscado atender a necessidade do homem da zona rural.

Capacidade
O município de Pirambu foi contemplado com a implantação de cisternas numa primeira etapa sendo, portanto, necessário que seja encaminhado à Codevasf relação de beneficiários que atendam aos critérios do programa, especificamente no que diz respeito à renda per capta de R$ 140,00 e estar inscrito no Cadastro Único, para que se promova as visitas técnicas e providencias para implantação das obras.As cisternas são de polietileno e tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água e são implantadas com bomba manual e calha para colher água da chuva.

Laranjeiras: acordo na justiça e vai pagar 13º atrasado de 1996
A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos firmou acordo na justiça para efetuar o pagamento do décimo terceiro salário a 599 servidores públicos municipais, referente ao ano de 1996. Há 17 anos, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Laranjeiras (SINTRANLA) havia ingressado com uma ação judicial para resolver o problema, mas só agora, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala – PMDB) propôs o acordo com os trabalhadores.

Sub Judice
De acordo com o Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Rodolfo Siqueira, que representou o gestor municipal na audiência, no Fórum da cidade, o prefeito Juca de Bala já havia orientado o acordo. “Após 17 anos sub Judice, a questão foi resolvida e a prefeitura vai efetuar o pagamento aos 599 servidores municipais em 18 parcelas, que serão corrigidas até a data de ontem, dia em que foi realizada a audiência”, disse o assessor jurídico.

Sistema Braile para alunos da rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação está promovendo curso para capacitar professores em Formação Continuada para o Ensino do Sistema Braile, a carga horária é de 120 horas com a presença de professores de diversas regiões do Estado, teve início na tarde da última segunda-feira, 16, objetivo é principalmente para professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais no Atendimento Educacional Especializado para alunos deficientes visuais que utilizam do sistema de Braile.

Alunos do Leandro Maciel e a doação de sangue
Palestra ministrada pela equipe do Serviço Social do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com o intuito de conscientizar a comunidade geral sobre o serviço de doação contou com a participação de mais de 60 alunos do ensino médio, do Colégio Estadual Leandro Maciel, em Aracaju. Na ocasião, Fátima Bastos, assessora técnica do Serviço de Captação de Doadores da unidade frisou a necessidade dos alunos serem multiplicadores das informações. "Mesmo que vocês ainda não tenham o interesse pela doação, aproveitem para conversar com os pais, irmãos mais velhos e com os amigos sobre a importância de ser um doador voluntário de sangue", ressaltou.

São Cristovão: prefeita vai anunciar corte na folha de pessoal
Nesta quarta-feira, 18, às 7h, no Escritório de Contabilidade em Assessoria Pública (CAT), rua Propriá, 280, Centro, Aracaju, a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, dará coletiva à imprensa onde vai expor as medidas administrativas visando a redução de gastos com a folha de pessoal e outras despesas.

LRF
O objetivo é fazer com que o município se adéqüe à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que determina o percentual de 51,3% com gastos de pessoal para funcionalidade da gestão. Atualmente a folha de São Cristóvão consome cerca de 60,53% das receitas e há sete anos não obtém o índice desejado.

Oficina “Roteiro para Documentário” prorrogadas inscrições
O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), prorrogou até quinta-feira, 20, o prazo de inscrição para a oficina 'Roteiro para Documentário'. Ministrada pelo consultor e roteirista de renome nacional, Gualberto Ferrari, a oficina acontecerá no período de 23 a 27 de setembro, das 14 às 22h, na sede do núcleo, na Dom José Thomaz, 91, bairro São José. A ação é fruto da parceria do NPDOV, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) e o Centro Audiovisual Norte- Nordeste (CANNE). Mais informações pelo telefone 3211-1505.

Licenças
Com o objetivo de agilizar a aprovação das licenças em tramitação na Emurb e no Corpo dos Bombeiros Militar de Sergipe, dentro da legislação vigente e das normas técnicas, a tradicional reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP contou com a presença do comandante do CBSE, coronel Nailson, do sub-comandante, coronel Wagner e do coordenador Valdson Melo, representando o diretor de urbanismo da Emurb, Décio Aragão.

Gargalos
Ao abrir o debate o vice-presidente de Obras Públicas da ASEOPP, Francisco Costa, fez um relato das dificuldades encontradas pelos pequenos e médicos empresários na demora para licenciamento de projetos deixando claro que a culpa não é somente dos órgãos responsáveis, como Emurb, Adema, Corpo de Bombeiros e outros, mas também da própria classe que precisa apresentar projetos com mais detalhamento, sobretudo, técnico.

Ações
Francisco Costa elogiou as ações que estão sendo realizadas para agilizar os licenciamentos como a inversão de fases e a aprovação  do projeto arquitetônico para que somente após o início da obra seja aprovado o licenciamento completo.

Melhorias
O coordenador da Emurb, Valdson Melo, disse que a empresa vem a cada dia colocando em prática ações para melhorar a tramitação dos licenciamentos e lembrou que muitas vezes a aprovação não depende da Emurb. Ele explicou que por conta de cobrança do MPF, a Emurb voltou a emitir as licenças somente após a aprovação pelo Corpo de Bombeiros e a Adema.

Agilização
Já o  comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Nailson, explicou que dentro das normas técnicas foi possível agilizar alguns procedimentos como a apresentação do projeto arquitetônico, que é aprovado e posteriormente, antes do início da obra, é apresentado o projeto de segurança contra incêndio e pânico. O coronel destacou a capacidade dos analistas do CBSE, afirmando que o aperfeiçoamento é uma constante, principalmente porque o Corpo de Bombeiros tem hoje uma grande demanda.

Sem sucesso
A Diretoria Executiva do Banese foi recebida ontem, 17, pelo prefeito de Aracaju, João Alves. Durante o encontro, a Diretoria do Banese fez uma explanação dos números do Banco, mostrando os impactos que serão sofridos pela instituição com a perda da conta da prefeitura da capital, a fim de sensibilizar os gestores do executivo municipal, mas, segundo a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, o prefeito e o secretário de Finanças, Nilson Lima, não recuaram na decisão de retirar seus recursos do Banco do Estado de Sergipe.

Leilão
A presidente do Banco demonstrou preocupação com o leilão da conta bancária da PMA. “O edital da prefeitura deixa claro que além da folha de pagamento dos servidores, a arrecadação dos tributos estaduais e municipais ficará centralizada na instituição vencedora da licitação”, disse Vera Lúcia de Oliveira.

Rede
De acordo com ela, mesmo sem compreender o grau de insatisfação da prefeitura municipal de Aracaju com o Banese, a Diretoria Executiva do Banco respeita a posição do executivo municipal de transferir seus recursos e relacionamento para outra instituição, embora seja o Banese o Banco que possui a maior rede de atendimento do Estado.

Reação
“O Banese agradece a reação positiva de toda a sociedade em prol do patrimônio dos sergipanos que preferem um Banco da nossa terra, que esteja próximo e mantenha uma relação mais que comercial com as pessoas, e que valorize as tradições e manifestações culturais do nosso Estado e direcione toda sua riqueza para contribuir com o crescimento das pessoas, das empresas, e fortalecendo a nossa economia”, disse ainda a presidente.

Vida Saudável
O Serviço Social da Indústria de Sergipe (SESI/SE) em parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realiza no próximo sábado (21), mais uma edição do Programa Vida Saudável. Um dia repleto de serviços e atividades que cultivam o bem-estar e a saúde do cidadão.

Caminhada
A ação vai contar com a tradicional Caminhada Vida Saudável, saindo do Ginásio do SESI no conjunto João Alves, a partir das 7h30, em direção a Praça da Juventude, no conjunto Marcos Freire I. Durante a concentração na Praça da Juventude, serão disponibilizados vários serviços de saúde e lazer como aferição de pressão arterial, CTA, vacinação, verificação de glicemia, além de informações e orientações educativas.

Mansão
O empreendimento que é destaque na região nobre de Aracaju, em frente ao Parque da Sementeira, recebeu o nome para homenagear Dra. Margarida Diniz no ano que completa 45 anos de atuação médica. São apartamentos com 04 suítes ou opção de 03 suítes sendo uma suíte máster com closet e banheiro feminino e masculino, com espaço para adega junto à sala de jantar, cozinha com espaço para dispensa, além de varandão de 30m² com bancada gourmet. Marcado pela sofisticação e conforto, a mansão Margarida Diniz é uma joia da FFB no berço das novas mansões de Aracaju.

Agenda
18 DE SETEMBRO – Hoje é o dia do PERDÃO, dos símbolos nacionais e da televisão. Começa hoje, para os que professam o judaísmo, a festa que relembra os 40 anos de peregrinação dos judeus no deserto ao deixarem o Egito rumo à Terra Prometida. Os festejos se estendem até o próximo dia 25. No domingo, 22, inicia-se a PRIMAVERA. No dia 20 de outubro entrará em vigor o horário de verão. A Bahia fica, mais uma vez, de fora. Como sempre, mesmo os estados que não aderem ao novo horário sentem reflexos no cotidiano. Por exemplo, os horários de voos e a programação das emissoras de TV. A mais antiga televisão de nossa terra, a TV Sergipe, tem novo superintendente. Hoje é o dia D para os condenados na ação penal 470, mais conhecida como MENSALÃO. O decano da Corte Suprema, Celso de Mello, vai proferir o seu voto a respeito dos embargos infringentes. Também hoje será divulgado o resultado do leilão da concessão da rodovia BR-050. O FED – Banco Central dos Estados Unidos – divulga decisão sobre taxas de juros. Em São Paulo, Bruce Springsteen apresenta-se no Espaço das Américas. Na sexta-feira, estreia nos cinemas de todo o Brasil a ficção científica “Elysium”, primeiro filme de Wagner Moura em Hollywood. No sábado, 21, termina o prazo para a Síria entregar relatório sobre seu arsenal químico. No sábado, também vai ser realizada programação especial programada pelo sindicato da categoria para comemorar o dia do radialista. E no domingo, 22.09, a Alemanha realiza eleições parlamentares.

Curtas
ESTADOS UNIDOS DIZEM QUE COMPREENDEM O CANCELAMENTO DA VISITA DE DILMA ROUSSEFF. /// PADRE DENUNCIA CRUZADA DE REBELDES CONTRA CRISTÃOS NA SÍRIA. /// OCCUPY WALL STREET TEM ALIADO CANDIDATO À PREFEITURA DE NOVA IORQUE. /// CASA BRANCA DESEJA REMARCAR ENCONTRO COM DILMA. /// PSB DE EDUARDO CAMPOS QUER DEVOLVER CARGOS NO GOVERNO FEDERAL. /// ATIRADOR DOS ESTADOS UNIDOS OUVIA VOZES E TINHA DOENÇAS MENTAIS, INFORMA AGÊNCIA. /// NOVA PESQUISA APONTA: DILMA, 32,1 POR CENTO – MARINA, 19,6 – SERRA, 18,5 – AÉCIO – 11,1 E CAMPOS – 4,3 POR CENTO. /// CELSO DE MELLO PROFERE VOTO DECISIVO, LOGO MAIS, NO STF. /// VOTAÇÃO DOS EMBARGOS INFRINGENTES ESTÁ EMPATADA: 5 A 5.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Bola em jogo
Participamos, na última segunda-feira, ao lado de Cristiano Prado, âncora dessa atração esportiva, juntamente com Rivaldo Sobral, participante efetivo, e de Alberto Matos, convidado, como nós, do programa Bola em Jogo, da TV Aperipê, Canal 2. Na primeira parte, interessante entrevista com Alexandre Cerqueira, presidente da Federação Sergipana de Handebol. O entrevistado fez severas críticas a respeito da posição passiva que é assumida por uma grande maioria de seus colegas professores de educação física. Condenou, também, a prevalência da teoria nas aulas, o que é lamentável. Tendo em vista a complexidade do tema, Cristiano sugeriu a realização de um programa inteiro para debatê-lo. Isso deverá acontecer até o final do ano.

Segundo Tempo
Na segunda fase do Bola em Jogo foram discutidos vários assuntos ligados ao futebol sergipano, como o calendário 2014, o campeonato da série A-2 (a segundona), a campanha do Sergipe em 2013, a inexistência de estádios na capital e o posicionamento final sobre a questão de a PM não mais atuar dentro dos estádios. Outros temas também foram colocados em destaque. Foi bastante dinâmico o programa de segunda-feira, no que concerne à parte dedicada ao futebol sergipano. BOLA EM JOGO é o único programa da espécie, na televisão de Sergipe, na atualidade. Canal 2 – Às segundas-feiras, às 20 horas.

Futsal – Liga do Nordeste
A CBFS alterou a tabela do campeonato do nordeste, que será realizado, mais uma vez, em Moita Bonita (SE). No grupo A, teremos Cruzeiro (RN), Vento em Popa (BA), Maracanã (CE) e Balsas (MA). Já no grupo B, os integrantes são Real Moitense (SE), Cajuína (PI), Tigre (PE) e Ipiranga (AL). Os jogos de abertura serão realizados no dia 24 de setembro: 16 horas – Cruzeiro X Vento em Popa e a seguir – Cajuína X Tigre. Aproveitando o adiamento, o Real Moitense fará dois amistosos. Amanhã, contra a UNIT. E na sexta-feira, diante do Mega Forma, de Aracaju.

Novo técnico
A equipe de aposentados da AABB Aracaju já tem novo treinador. É o ex-goleiro Rodrigues. O quadro aabebeano tentará o título do nordeste de futebol de salão, na competição a ser realizada de 23 a 30 de novembro, em São Luís do Maranhão. A AABB está completando 68 anos de existência. Sua fundação ocorreu em 10 de setembro de 1945. Seu primeiro presidente foi Antônio Pedro Celestino. O atual é José Aluísio de Jesus.

Título inédito
Em 1978, aAABB Aracaju conquistou o título de campeã nacional de futebol-de-salão nos jogos promovidos pela FENAB. A equipe-base do time comandado por Geraldo Oliveira era: Miranda – Waldir – Augusto (Barroso) – Ciganinha e Agildo. O presidente de então era Fausto Josino. O diretor-de-esportes, Adilson Cruz. Importante destacar o trabalho desenvolvido pelo colega Guttemberg Chagas, já falecido. O jogo decisivo foi transmitido, ao vivo, por Carlos Batalha, pela Rádio Liberdade AM. Já em 1979, outra vez dirigida por Geraldão, embora fosse apontada como uma das favoritas, a AABB Aracaju teve uma atuação decepcionante.

Copa 2014
Rejeição aos Estados Unidos. Cidades brasileiras rejeitam a ideia de hospedar a delegação dos Estados Unidos durante a fase de preparação para o campeonato mundial a ser realizado no Brasil no próximo ano. São elas Salvador e Belo Horizonte. Os motivos apresentados justificam-se pelo grande aparato de segurança que será utilizado para prevenir eventuais ataques terroristas. A cidade paulista de Mogi das Cruzes é uma das favoritas para a escolha. Os americanos visitaram duas vezes o município, que fica localizado na Grande São Paulo. O prefeito local, Marco Bertaiolli, aponta o Resort Paradise, que fica a 13 quilômetros do centro da cidade, como ideal para hospedar a equipe de futebol dos EUA. Na Bahia, um dos locais visitados foi um resort na Praia do Forte. A Federação Norte-Americana de Futebol ainda não se definiu sobre a cidade escolhida para abrigar a seleção do Tio Sam. (E do BIG BROTHER).

Substituição
A CBF divulgou, oficialmente, que está mudando a construtora encarregada da construção da nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Sai a SIG Engenharia, que é carioca, para dar lugar à paulista LAMPUR.

Ederson
Este é o nome do atual artilheiro do Brasileirão. Integra o elenco do Atlético do Paraná. Já assinalou 13 gols na competição.

Muricybol
É o apelido do “sistema” empregado por Muricy Ramalho. Extremamente defensivo, mas explorando os contra-ataques. A torcida do São Paulo acredita que o competente treinador possa levar o São Paulo a uma das vagas da Libertadores.

Copa Sul-Americana
O grande atrativo da competição realizada anualmente pela CONMEBOL é: uma vaga na Libertadores da América.

Mais um provável repatriado
O meia CONCA poderá voltar a vestir a camisa do Fluminense.

Liga dos Campeões da Europa
Foi dada a largada para a mais importante competição interclubes do mundo. Na primeira rodada da fase de grupos, estrearam o BAYERN, atual campeão, e o REAL MADRI.

Novas regras
Depois de aprovadas na Câmara, medidas que promovem mudanças substanciais nas entidades esportivas do país também merecem o apoio do Senado. A votação deu-se na sessão de ontem, de forma simbólica. A partir de agora, dirigentes do esporte só terão direito a uma reeleição. Os mandatos serão de no máximo quatro anos. As entidades que recebem recursos da Administração Pública Federal direta e indireta terão que observar as novas normas, sob pena de não poderem mais receber verbas públicas. Nesse caso encontra-se a CBF. Ex-atletas como Mauro Silva, Raí, Gustavo Kuerten e Hortência (futebol, tênis e basquete) vêm pressionando, nos últimos dias, o Congresso Nacional, no sentido de aprovação das novas regras. Ricardo Teixeira passou 26 anos à frente da CBF. Na maioria das federações estaduais, os presidentes estão no poder há muitos anos. Em Sergipe, Carivaldo de Souza preside a FSF desde 1989. A aprovação de novas normas referentes ao comando das entidades desportivas é um marco significativo visando à modernização do esporte no Brasil. O continuísmo desenfreado sofre um duro golpe. O esporte, com certeza, ganhará com isso.

Estanciano
Circulam informações, oriundas de Estância, que dão conta do provável afastamento do Estanciano do campeonato sergipano de futebol da série A. Se confirmadas, haverá um grande prejuízo para o futebol do nosso Estado.

Palmeiras amplia liderança na Série B
Em partida muito disputada, o Palmeiras venceu o Avaí, em Florianópolis, por 4 a 2, e acentuou sua posição na ponta da tabela de clssificação, na série B. Foi o principal destaque da rodada de ontem.

Memória do esporte
18 de setembro – Em 1904, fundado o América Futebol Clube, no Rio de Janeiro. 1955 – Garrincha faz sua estreia na seleção brasileira. Brasil 1 X 1 Chile, pela Copa Bernardo O’Higgins.

Jogo rápido
Comitê Gestor do Sergipe reuniu-se ontem. /// Aproximam-se as eleições do Confiança. /// Luís Roberto será reconduzido ao cargo. /// Caso River Plate ainda sem solução. /// FSF quer mesmo realizar um quadrangular para apontar substituto na Copa do Brasil, caso se concretize a licença do grêmio de Carmópolis. /// Cotinguiba mais uma vez afastado do futebol. Continua licenciado. /// ´CBF anuncia brasileiro feminino com 3 meses de duração. /// Desta vez, há patrocínio de 10 milhões para a competição. /// Canindé desponta como favorito para o acesso à Série A-1.

PELO TWITTER

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  Viver é vencer desafios, lutando contra os problemas, mas não sou psicólogo para ficar ouvindo choro dos outros. Vamos trabalhar meu povo.

www.twitter.com/georgelemos1986  Quando se trata de diversão em redes sociais, é no Twitter que ela acontece.

www.twitter.com/felizolafilho  União dos Amorim com os Franco nos dá uma certeza: a tal cara nova é velha e arcaica pra cassete. Se merecem, afinal têm as mesmas praticas.

www.twitter.com/chicoandradef  Obama de binóculos seria a foto do ano.

www.twitter.com/andrecarvalhose  Dizer que João quer privatizar o Banese é uma tentativa de colocá-lo contra os baneseanos. Ele foi governador 3 vezes e jamais pensou nisso.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Albert Einstein.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais