JB: auditoria na folha. RN: economia 40 milhões mês

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Criatividade”. É a palavra mais usada atualmente pelo governador Jackson Barreto quando cobra do secretariado ações governamentais e cortes nas despesas. Pois bem, aqui no Nordeste, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, PSD, vem tendo de sobra.

Lá, no RN, Robinson encarou pela primeira vez na história do governo estadual uma auditoria na folha de pagamento dos servidores públicos. Agora fará um censo para se somar a auditoria.

Os consultores do governo, estimam uma redução de cerca de 10% na folha de pagament0 com uma economia estimada em R$ 40 milhões por mês.  Em entrevistas, o governador comemora porque não está demitindo ninguém apenas corrigindo irregularidades.

SEED – Quando ingressou na Secretaria de Estado da Educação este ano, o professor Jorge Carvalho quis logo realizar uma auditoria na folha da educação que é a maior do estado: cerca de 17 mil. Porém, Jorge descobriu que a SEED, em pleno século XXI, tinha uma folha feita a algumas mãos. Este mês está acabando a digitalização do cadastro de todos os servidores e a auditoria será realizada.

A “caixa preta” da Deso – Já pensou uma auditoria externa na caixa preta que é a folha de pessoal da Deso? O blog aposta que vão encontrar absurdos, como por exemplo, horas extras pagas mais do que as horas normais de um dia. Jackson terá coragem?

Escândalo do Detran – Um exemplo que auditorias encontram irregularidades foi o que o TCE/SE realizou no Detran/SE onde mais de 100 policiais militares estão respondendo por receberem diárias excessivas e sem trabalhar. Um escândalo que a imprensa está acompanhado. É preciso punição dos responsáveis.

Pode apostar caro leitor. O blog não tem duvida que haverá uma redução significativa na folha da SEED. E se Jackson tiver coragem de estender para todas as outras pastas. Especialmente a saúde e a segurança, depois passando por aposentados, pensionistas e demais setores, conseguirá no final da auditoria uma redução significativa em toda folha de pessoal do governo estadual.

Está aí uma sugestão Jackson! Uma auditoria em toda folha de pessoal. Precisa apenas de vontade política.

Realinhamentos contratos: outra medida de ajuste fiscal
E se quer mesmo fazer um ajuste fiscal, Jackson Barreto precisa seguir o conselho do presidente da Adema, Almeida Lima, é determinar que todas as pastas chamem as empresas responsáveis pelos contratos de terceirização de serviços e outros, para adequar a nova realidade financeira do estado.

Almeida Lima foi quem fez enxugamento folha da PMA
Justiça seja feita, o blog é critico de Almeida Lima nos últimos mandatos de senador e deputado federal, mas não tem duvida que ele, quando prefeito de Aracaju, promoveu uma espécie de auditoria na folha de pessoal da PMA, promovendo um verdadeiro enxugamento. Almeida tinha como auxiliares diretos Clóvis Barbosa e Bosco Mendonça.

Começa as especulações sobre reforma no governo
E como o governador acenou que após o Carnaval pode promover uma reforma administrativa, ontem começaram os boatos, envolvendo os nomes de Gama, Benedito, Chico Dantas, Almeida Lima e Mendonça Prado.

“Ao invés de ser enquadrado, Robson enquadrou o PMDB”,diz filiado.
O blog recebeu ontem, 18, um telefonema de uma importante liderança peemedebista, que faz parte do governo, que estava indignada com as declarações do deputado Robson Viana de que se o partido não tiver candidato em Aracaju, cada um poderá seguir o seu caminho.

E João Gama ficará calado?
A liderança entende que se Jackson Barreto, como liderança maior do PMDB, não tomar uma providência vai abrir um precedente para que os filiados, inclusive deputados, sigam o caminho que melhor convier a eles nas eleição de Aracaju. “Se Robson pode, todos nós podemos. E João Gama ficará calado”, argumentou.

Medalha do Mérito Legislativo
Ontem, 18, ao lado de outros homenageados, como, por exemplo, o vice-presidente Michel Temer e a Organização Humanitária

Momento da entrega da homenagem a Luciano Barreto. 

 Médicos Sem Fronteira, o empresário Luciano Barreto, recebeu a mais alta comenda da Câmara dos Deputados, a Medalha do Mérito Legislativo, numa indicação do deputado federal André Moura. Emocionado, com a presença da esposa, Maria Celi e diversos familiares e amigos, Luciano Barreto, disse que ficou honrado e orgulhoso com o reconhecimento do trabalho realizado, principalmente do ILBJ, sonho que virou realidade do engenheiro. Já falecido,  Luciano Barreto Júnior.

Contribuição
"Luciano Barreto é preocupado com a área social e através do ILBJ milhares de jovens sergipanos mais carentes já foram formados e capacitados estando já no mercado de trabalho. Esta é a contribuição dele para um mundo melhor", disse André Moura, autor da homenagem.

Uma homenagem justa a um empreendedor e gestor social
Tanto na área empresarial, como na área social, com o ILBJ, Luciano Barreto e toda família, mas especialmente a esposa, Maria Celi e as filhas, Ana e Alda, demonstram um sentimento de compromisso social forte. O ILBJ não recebe recursos públicos é todo custeado pelo grupo Celi. Anualmente centenas de jovens são formados para o mercado de trabalho, com cursos em áreas como, informática, inglês, relacionamento humano, entre outros.  A homenagem é justa para um homem que tem um compromisso grande com o próximo.  E engrandece também o Estado de Sergipe por mostrar para todo o país que em Sergipe, tem empresário fazendo a sua parte.  E com muita grandeza de espírito.

STF determina cortes de vantagens acima do teto salarial
Márcio Falcão/Brasília FOLHAPRESS) – O STF (Supremo Tribunal Federal) estabeleceu nesta quarta-feira (18) que vantagens pessoais que compõem os salários de servidores públicos devem respeitar o teto do funcionalismo, portanto, o equivalente à remuneração de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que atualmente é de R$ 33,7 mil. Por 9 votos a 1, os ministros entenderam que deve haver o corte dessas verbas quando fizerem os vencimentos ultrapassarem o limite.

Decisão vale para benefícios incorporados antes da EC 2003
Isso vale inclusive para os benefícios incorporados antes mesmo da Emenda Constitucional de 2003, que estabeleceu o salário máximo para funcionários públicos. Os valores recebidos além do teto, no entanto, não precisarão ser devolvidos pelos servidores, decidiu o STF. São consideradas vantagens pessoais, por exemplo, adicional por tempo de serviço, gratificação por produtividade, entre outros. O teto não se aplicaria às chamadas verbas indenizatórias, como diárias e auxílio-moradia. Há mais de 2,6 mil processos aguardando a decisão do STF no caso discutido nesta quarta.

Por favor, salvem nossas praças! Blog vem recebendo apelos. Imprensa se cala
O blog vem denunciando e pedindo a atenção do MPE para o asfaltamento de diversas praças em Aracaju. Ninguém faz nada. Estão achando normal dizer que estão reformando praças e colocar a placa do rodando no macio jogando asfalto. É para estacionar os veículos nas praças? Leia um dos e-mails recebidos pelo blog: “ Esse, é sim um apelo que faço, e assim como eu outras muitas pessoas já perceberam que a prefeitura vem asfaltando as praças de Aracaju. Isso é no mínimo uma aberração, pois quando o mundo todo clama pelo verde, vem a prefeitura de uma cidade asfaltar praças.Por favor façam alguma coisa para impedir esse desatino.”

Governo abre inquérito para apurar possíveis irregularidades de membros da diretoria de transportes
O Diário Oficial do Estado de Sergipe de ontem, 18, uma portaria (pág.03/ portaria 2582/2015), da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão,  abrindo inquérito administrativo disciplinar contra alguns 10 servidores da antiga Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano –Sedurb, todos ocupantes de cargos comissionados na Diretoria de Transportes. O inquérito é respaldado pelo teor de um processo administrativo relativo à prática de irregularidades administrativas realizado pela própria Sedurb.

Desarmamento
O ex-deputado Jorge Araujo, PSD, ao lamentar ontem, 19, a morte de mais um cidadão por arma de fogo, desta vez um policial militar, voltou a lembrar da necessidade de campanhas de desarmamento. “Armas de fogo só servem para matar e armar bandidos. . E os nossos "representantes" na Câmara querem facilitar a  compra dessas armas!

SMTT contribui para privatização de estacionamentos no centro.
E a SMTT cobra do motorista que cumpra a lei, mas sempre encontra um jeitinho para privilegiar quem ela quer. Ninguém entende porque a SMTT colocou uma placa ao lado do Cacique Chã destinando vagas para o restaurante.  Ou seja, privatiza o estacionamento público e ainda cobra do cidadão. Respeitar o Cidadão a SMTT não quer.

Georgeo Passos: “crise é mais política do que econômica”
Na noite da última terça-feira, 17, o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, participou do 7º Encontro de Jovens Empreendedores. O evento, realizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe – CJE-SE –, na Faculdade Amadeus – Fama –, promoveu, entre outros assuntos, uma mesa de debate com o tema "Panorama da Crise".

Participantes
O encontro teve a participação do apresentador Ricardo Marques, da TV Sergipe, e também os jovens youtubers Jerônimo e William, do Canal Se Avexe Não. Ao lado do diretor da Fama, Eduardo Gonçalves, e do presidente da CJE-SE, Danilo Barreto, o deputado explanou sua visão sobre o cenário da crise que assola o Brasil neste momento. “Infelizmente, a crise existe – não tem mais o que se esconder. Acho até que é mais política do que econômica”, avaliou Georgeo.

Troca de voto
Falando para um público jovem, o deputado abordou a falta de confiança do povo na classe política e também cobrou um melhor acompanhamento do eleitorado. “Muitos entregam a confiança de um voto e não procuram saber, acompanhar. Mas lembrem-se que a escolha de quem vai dirigir o destino de cada um, na saúde, na educação, na segurança e no trabalho, é através do voto”, argumentou.

Mensagem do bem
Apesar da conjuntura, Georgeo se mostra otimista. Para ele, é possível reverter os males da crise de uma maneira simples: basta acreditar. “Para que a crise seja superada depende que todos consigam propagar a mensagem do bem. Nós somos capazes de produzir o bem. Somos capazes de pensar o coletivo. Por isso, peço a todos: não desistam do País de vocês”, convocou o deputado.

JFSE participará da Semana Nacional de Conciliação
A Justiça Federal em Sergipe participará, no período de 23 a 27.11.2015, da Semana Nacional de Conciliação. O evento será realizado no Salão Nobre do Edifício Sede da Seção Judiciária em Sergipe, no período das 09 às 18 horas.Foram designadas audiências em 276 processos tendo como partes a União Federal, a Caixa Econômica Federal e terceiros diversos. Já foram remetidas às partes interessadas e aos Procuradores as intimações dos processos conciliáveis.

Câmara suspende sessão pelo assassinato de irmão de vereador
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Vinicius Porto (DEM), suspendeu os trabalhos Legislativos ontem, 18, em face da morte do sargento da policial militar, Sílvio Diógenes dos Santos, irmão do vereador Dr. Manuel Marcos (DEM).

Solidariedade
Vinicius decretou luto oficial e foi, com os demais colegas de Parlamento, levar apoio a Manuel Marcos nesse momento de profunda tristeza. “Infelizmente, a família de Dr. Manuel Marcos levou esse tremendo baque e não poderíamos deixar de apoiá-lo”, disse, ao manifestar solidariedade e lamentar o ocorrido.

Feira de Tobias Barreto começa hoje, 19
Tobias Barreto estará sediando a partir dessa quinta-feira, 19 de novembro, a décima edição da Feira de Artesanato e Confecções (Factob). O evento, que busca estimular o comércio local e valorizar as tradições do município, reúne até domingo (22) mais de 67 expositores de empresas de moda masculina, feminina, infantil, cama, mesa e banho, além de artesãos e pequenos comerciantes da região. A abertura oficial acontece às 19hs, na Praça Cruzeiro.

Feira de Tobias Barreto começa hoje, 19 II
A expectativa dos organizadores é que o evento gere mais de R$ 200 mil durante os quatro dias de Feira. Além de visitar os estandes, o público terá a oportunidade de acompanhar desfiles de moda, shows com artistas locais, Grupos de Danças Folclóricas da Secretaria. “A estrutura montada na Praça Cruzeiro contará com 72 estandes, praça de alimentação e brinquedoteca”, diz Marly Barreto, secretaria municipal de Indústria, Comércio e Trabalho.As atividades acontecerão sempre das 19h às 23hs, com entrada gratuita. A Factob é promovida pela Prefeitura de Tobias Barreto, apoio SEBRAE.

Eletricitários farão ato público e assembleia hoje,19
Depois de 52 dias da entrega da pauta de reivindicações e a falta de consenso junto a Empresa distribuidora de energia elétrica de Sergipe (Energisa), os eletricitários realizarão ato público hoje, 19, a partir das 7h, em frente à empresa. O ato deverá reunir 400 trabalhadores da capital e interior do Estado que também participarão da assembleia que deverá deflagrar a paralisação das atividades por setores.

Proposta indecente
A proposta apresentada pela diretoria da Energisa foi considerada pela categoria como indecente. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é de 10,33%. A categoria reivindica reajuste salarial de 13,33% e a empresa coloca que o previsto corresponde a 5,5%.  Além disso, conforme o presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de Sergipe (Sinergia), Sérgio Alves, a empresa não garantiu as cláusulas já existentes; negou todas as cláusulas novas, a exemplo da periculosidade para motociclistas; auxílio refeição e revisão no plano de cargos, carreira e remuneração.

Manifestação
Cerca de 400 eletricitários que desempenham suas funções na capital e interior devem participar do ato público nesta quinta-feira. A partir das 7h, horário em que inicia-se o expediente na Energisa, os trabalhadores se postarão à porta da empresa, sediada na rua Ministro Apolônio Sales, 81 – Loteamento Rio Poxim, bairro Inácio Barbosa (próximo ao Espaço Emes. Participam também do ato público representantes do Dieese, Advocacia Operária e da Central Única dos Trabalhadores (Cut).

Preparação
O dia será de mobilização como preparatório para a assembleia que acontecerá às 19h na sede do Sindicato, localizado na Rua I, nº 209, Loteamento Rio Poxim, bairro Inácio Barbosa. “Considerando o clima e as manifestações da categoria, vamos inicialmente paralisar as atividades em alguns setores e, posteriormente, faremos uma nova avaliação.

Reveillon no Aruanã Eco Praia Hotel
Reveillon Premium 2016 no Aruanã Eco Praia Hotel – All inclusive com whisky 12 anos e espumantes com Gastronomia Sollo sob

Reveillon 2016 no Aruanã. 

 comando do Chef Marcelo Brito. Atrações: Banda Circulou e DJ JK. Espaço Kids com monitores. Vendas: (79) 2105-5200

Debate OAB
O Você Vahle na TV desse sábado,  21, promoverá um debate entre os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe. Mediado por Grace Franco, o debate entre Rose Morais, Henri Clay e Emanuel Cacho será exibido ao vivo, às 14h, pela TV Atalaia/Rede Record.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jovemmary  "Nunca vi chorar tanto por uma derrota, Dona Maria ganhou a eleição de "ponta a ponta " fala Vinicius Porto  na @103FMAracaju.

www.twitter.com/Lucimara_Passos "Acredito que a vinda de Maria do Carmo para Prefeitura é uma estratégia de marketing desesperada para salvar imagem da prefeitura"

www.twitter.com/ComsensoWeb  103FM @robson_viana1 diz q ida d sua esposa p/ PMA ñ significa apoio a João. Afirma q respeita JB, mas q muita coisa ainda pode acontecer;

www.twitter.com/Edson_Bomfim  "A mediocridade ativa é uma merda" (Oscar Niemeyer) Por isso, não discuta com medíocres. Eles são incorrigíveis. Bom dia!!!!

www.twitter.com/BlogAnderson  Longe está daquilo que objetiva quem tergiversa e para o caminho que percorre nem liga. #BomDia

www.twitter.com/ThalesBrandao  Se esse caso da Vale e Samarco acontecesse em um país sério – em poucas horas estava o presidente e todos os diretores PRESOS. #Brasil

DO LEITOR

Prefeitura de Aparecida gasta mais de R$ 320 mil em combustível
E-mail recebido: “Os valores pagos pela Prefeitura de Nossa Senhora Aparecida na aquisição de combustíveis e lubrificantes para o uso na frota de veículos, causam espanto por dois motivos: os valores pagos e monopólio do fornecedor. De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), a licitação na modalidade pregão presencial de Nº 9/2014, e cujo vencedor foi o Auto Posto Sagrado Coração de Jesus, teve valor de mais de R$ 674 mil reais pelo período de um ano.Ainda segundo o relatório emitido referente aos valores pagos pela compra de combustível no período de janeiro de 2015 somaram mais de R$ 325 mil reais, ou seja, quase a metade do valor total do contrato.

NOTA PÚBLICA – PSDB/SE

A Direção Estadual do PSDB de Sergipe vem, através desta nota, esclarecer o corte de energia ocorrido na sede do seu partido na última terça-feira, 17. É importante explicar que atual a direção reconhece algumas pendências financeiras do PSDB sergipano, motivadas pelo não recebimento do fundo partidário, por causa de pendências judiciais de gestões passadas. Depois que a atual direção assumiu o partido, os salários dos servidores estão sendo pagos corretamente, sem qualquer atraso. Quanto ao episódio do corte do fornecimento de energia, o presidente Estadual, Pedrinho Barreto, José Carlos Machado e outros correligionários conseguiram reverter o problema para a manutenção dos trabalhos do PSDB em Sergipe. Diante disso, a Direção Estadual reitera que o partido vem passando por uma reestruturação no seu quadro de filiados, com diretórios criados em todos os municípios sergipanos. Assim, é importante tranquilizar os antigos e novos filiados, pois as questões financeiras não afetarão o crescimento do PSDB sergipano. Tudo isso será resolvido o mais breve possível.

Direção Estadual do PSDB de Sergipe

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A infância é curta e a maturidade é eterna.” Calvin Klein, estilista norte-americano, nasceu em 19 de Novembro de 1942.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais