JB, candidatura, desinformação ou má fé?

Desde o final da semana passada que as conversas nos bastidores, principalmente da oposição ao atual governo estadual, é que, o candidato a vice-governador Jackson Barreto (PMDB), pode ter a candidatura impugnada por conta do projeto “Ficha Limpa”.

 

Por este motivo, segundo a conversa da oposição, estão pensando em trocar o nome dele, se ele for julgado e tiver a candidatura impugnada antes da eleição. E chegam ao absurdo de dizer (o jornal Correio de Sergipe publicou nota neste sentido no domingo) de que se Déda for eleito e Jackson Barreto ter a candidatura cassada, a vitória do petista “será desconsiderada pela Justiça Eleitoral”.

 

Mas para não deixar nenhuma dúvida jurídica, qualquer cidadão tem acesso ao site do TSE e pode consultar a resolução 23.221/ de 03 de março de 2010, cujo relator foi o ministro Arnaldo Versiane. A resolução dispõe do registro de candidatos nas eleições 2010 e tem 29 páginas e 67 artigos.

 

Nas disposições finais o artigo 62 é claro: “A declaração de inelegibilidade do candidato à Presidência da República e aos Governos Estaduais e do Distrito Federal não atingirá o candidato a Vice-Presidente ou Vice-Governador, assim como a destes não atingirá aqueles”. Mais claro impossível. Aliás, a chapa só pode ser alcançada no caso de se tratar de captação  ilícita de sufrágio, ou melhor, corrupção eleitoral. No caso de Jackson Barreto, trata-se do projeto “Ficha Limpa”, que só alcança ele, mesmo assim, se perder no TSE ele poderá ser candidato através de recurso no STF.

 

Se por acaso, Jackson Barreto perder no STF antes da eleição deste ano, a coligação comandada por Marcelo Déda pode mudar o candidato a vice. Mas se Jackson Barreto perder após a eleição e a chapa for eleita, Jackson Barreto perde o registro da candidatura e neste caso, Déda governará o segundo governo sem vice-governador. Ou seja, o vice passa a ser o presidente da AL, depois o presidente do TJ, como determina a Constituição Estadual. Mais claramente:  se o vice se Déda for, em tese, inelegível, isso não o atingirá.

 

Então está claro que não precisa ser advogado para saber que essa afirmação ( Déda ser eleito e ter a vitória desconsiderada por conta de uma derrota de JB) não passa de um factóide. Não se sabe se por pura desinformação ou má fé mesmo. Um jurista consultado por este jornalista foi mais longe: só um jumento não entende isso. Este jornalista achou “pesado”, mas se for analisar pelo lado da má fé, até que cai muito bem…

 

Sobre agenda em Japaratuba I

No último sábado, o deputado estadual André Moura (PSC), candidato a deputado federal, respondeu uma nota publicada no blog no mesmo dia sobre a agenda do governador afirmando que Déda iria a Japaratuba, ao contrário da informação divulgada.

 

Sobre a agenda em Japaratuba II

O blog publicou a nota sobre a divergência política local, por conta de informação de um membro do comitê e a agenda do candidato Déda de sábado (na sexta a carreata estava na agenda e foi retirada), publicada no site da campanha onde constava “Carreata Regional do Vale do Cotinguiba-Santo Amaro, Rosário do Catete, Carmopólis e Capela”. Ou seja, não tinha Japaratuba. Mas, para variar, Déda cedeu as “pressões políticas”, e apareceu em Japaratuba.

 

Desrespeito aos aliados de Déda

Durante a carreata que aconteceu em Japaratuba, os veículos apoiadores de campanha dos candidatos a deputado estadual, candidata à reeleição, Conceição Vieira  e o candidato a deputado estadual, Alexandre Sobral e do candidato ao Senado, Valadares tiveram que ficar de fora do percurso no município, porque os aliados de André Moura impediram a passagem dos carros, com ônibus nas estradas. A deputada estadual Conceição Vieira foi em cima do carro com Marcelo Déda e o senador Valadares, no entanto seus eleitores não puderam acompanhar o cortejo em Japaratuba.

 

Veículo de Silvio Santos também impedido

Segundo informações inclusive, os apoiadores do candidato a federal, André Moura também impediram o veículo do presidente do PT, Sílvio Santos de participar do ato.  Devido aos problemas políticos, os ex-prefeitos, padre Gerard e Hélio Sobral não prestigiaram a carreata. Dois homens sérios, com passado limpo, mas limpo mesmo, já outros…

 

Neo-aliados não estão preocupados com Déda

O candidato Marcelo Déda erra feito ao deixar de lado seus aliados de primeira hora e ceder as pressões dos neo-aliados, que não estão preocupados com a reeleição dele, já que serão poder de qualquer forma. Aliás, se João for o governador eles terão maior poder de barganha.

 

Resposta ao deputado André Moura

Agora, o mais intrigante na resposta do senhor André Moura é que ele “aproveitou” para convidar o “jornalista” para participar da carreata. Entre “aspas” mesmo.  Este jornalista não está preocupado com a ironia do senhor André Moura, até porque prefere ser um profissional de comunicação (com uma dúzia de leitores) do que ser deputado da forma que a imprensa sergipana divulgou em 2006. Aliás, o senhor André Moura, com certeza, pelo “trabalho árduo”, será um dos mais votados para a Câmara dos Deputados.

 

Justiça Eleitoral

E a população sergipana acredita que a Justiça Eleitoral este ano, juntamente com a Polícia Federal, irá obstruir a “derrama” de dinheiro na semana que antecede o pleito eleitoral. Se tiver monitorando alguns candidatos e lideranças, inclusive com a quebra do sigilo telefônico, os sergipanos terão uma excelente surpresa. Chega de impunidade.

 

E o caso Pirambu, não anda não?

E a sociedade sergipana pergunta: como estão os processos envolvendo as denúncias feitas pelo ex-prefeito de Pirambu, Juarez, aquele que disse que era apenas um “laranja”         e abriu a boca com dezenas de irregularidades que culminaram com a intervenção no município. Parece que em Sergipe tem um “touro sentado”, que, literalmente, senta em alguns processos que deviam andar rápido. Por isso a sociedade tem uma sensação de impunidade quando as denúncias envolvem grandes “autoridades”.

 

Recordar é viver

Para quem não lembra o blog vai recordar nos próximos dias todas as denúncias e os nomes das pessoas envolvidas, principalmente dos políticos.

 

Rádio Liberdade

Fundada em 1953, a Rádio Liberdade completará, amanhã, sete de setembro 57 anos de existência. O seu proprietário era o industrial Albino Silva, ligado à UDN – União Democrática Nacional. O principal objetivo da criação da emissora era impulsionar a candidatura de Leandro Maciel, eleito governador do Estado em 1954. Grandes nomes da radiofonia sergipana atuaram na Liberdade, com destaque especial para Silva Lima, Santos Santana, Santos Mendonça e Nelson Souza, dentre outros.

 

930 AM

Após a aquisição por parte do grupo Torre Empreendimentos, o nome Liberdade foi trocado por “930 AM”. Ninguém sabe a razão dessa mudança. Ocorre que 930 é a frequência, a posição ocupada no “dial” – 930 khz. E AM significa Amplitude Modulada. Atualmente, a Rádio Liberdade AM integra a Rede Bandeirantes de Rádio.

 

Missa de 7ªº Dia – Marcos Pinheiro Monteiro

Vanda Santana Monteiro (viúva), Roberta Monteiro Alves, Luciana Santana Monteiro (filhas0, neto e netas, convidam para a missa de sétimo dia do professor Marcos Pinheiro Monteiro, que será realizada nesta segunda-feira, 06 de setembro, às 19h30, na quadra do Colégio de Ciência Pura e Aplicada –CCPA. A família enlutada agradece a quem comparecer a esse ato de fé e piedade cristã.

 

FSP, Veja, Estadão e o grupo Globo contra Dilma

Ainda bem, caro leitor, acabou o tempo que os grandes meios de comunicação empurravam de “goela abaixo” seus candidatos para os eleitores. O que está se vendo nos últimos dias em determinados meios de comunicação é uma campanha explicita contra a candidata do PT. É um bombardeio de todos os lados. Por enquanto, segundo as pesquisas, a campanha está sendo um fracasso total.  E os motivos para o alinhamento são os mais diversos e estão sendo levantados por uma pequena parte da imprensa. Quem desejar saber mais dê uma lida em: http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/09/04/como-o-jenio-trata-a-imprensa-com-grana/

 

A pergunta que não quer calar

Alguém sabe? Quem será o jardineiro envolvido em uma operação?

 

Desempenho da bancada de SE em Brasília

Na última quarta-feira, 02, o blog apresentou um levantamento sobre o desempenho da bancada de SE em Brasília. Teve um recorde de visitas e de comentários. A maioria não foi publicada porque fazia duras criticas a um candidato cuja atuação está sendo pífia. Para que não leu: http://bit.ly/9mUUXt

 

Burlando legislação “na cara” da Justiça

Com certeza os membros da PRE em Sergipe já devem ter tomado as devidas providencias contra candidatos que colocaram propaganda irregular (cavaletes) em diversos pontos do calçadão da 13 de Julho, em várias praças e por várias calçadas que estão no decorrer do caminho até a praia de Atalaia. Só pode com pessoas segurando, mas neste caso tem pessoas apenas fiscalizando, até porque os cavaletes são pesados.

 

João Alves e o debate

Essa informação de que o candidato ao governo do Estado não vai aos debates da TV Sergipe e da TV Atalaia porque não terão a participação dos nanicos, certamente não procede. Quando da reunião para definir as regras do debate da TV Sergipe, a diretora, Ligia Tricot, chegou a sugerir a participação de todos os nanicos, desde que os candidatos aceitassem. O representante de João na reunião, fez um discurso contra a participação dos nanicos. Tudo gravado e registrado.

 

Nova ação contra Flávio Conceição I

Dirigentes de diversos sindicatos ingressarão esta semana com ação popular por prática de improbidade administrativa, cometida pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas, Flávio Conceição.O fato que conforma o delito de improbidade, foi que em 02 de outubro de 2006, o então Secretário da Casa Civil Flávio Conceição, contratou sem licitação a empresa Marca Comunicação e Eventos Ltda., para fornecer imagens de eventos e realizações do Governo do Estado entre os anos de 1984 e 1994. O valor pago foi de R$ 1.200.000,00 em três parcelas de R$ 400.000,00, entre outubro e dezembro de 2006.

 

Nova ação contra Flávio Conceição II

A empresa do negócio milionário, Marca Comunicação está registrada na Junta Comercial com o endereço na Travessa Deusdeth Fontes nº 43, sala 12. No endereço a sala encontra-se sempre fechada, fato detectado por diligencias efetuadas por prepostos do SINDAT e do SINPOL que inclusive tiraram fotos. Foram informados que a sala está ocupada por um relojoeiro.Os proprietários da empresa Marca são  João Gonçalves Neto e Carlos Fagner Vieira dos Santos. O acervo não foi encontrado na Secretaria da Casa Civil.

 

Nova ação contra Flávio Conceição III

É lamentável como o dinheiro público é surrupiado com tanta facilidade e para essa turma um milhão é bagatela. Afirma Marcos Corrêa Lima dirigente do SINDAT. É coisa muito séria. É a dilapidação do patrimônio público. É dinheiro público do contribuinte, que falta para a saúde, educação, segurança  e outras funções de Estado. Enquanto isso alguns homens públicos enriquecem ilicitamente com o dinheiro furtado da Fazenda Pública, passando a viver nababescamente em mansões de luxo e muitas viagens de recreio no exterior.

 

Judô: Sergipanos conquistam medalhas na Argentina

Atletas sergipanos que foram participaram do Campeonato Internacional de Judô na Argentina realizado de quarta, 01, até o último sábado, fizeram bonito conquistando diversas medalhas. Um dos atletas, Chicão Filho, conquistou uma de ouro e duas de prata. Eles desembarcaram em Aracaju na tarde de ontem, 05.

 

DA CAMPANHA ELEITORAL – Matérias dos majoritários enviados por suas respectivas assessorias:

Movimento Cola 25 ganha adesão

O Movimento Cola 25 da coligação “Em Nome do Povo” marcou posição na Avenida São Paulo causando o maior frisson entre motoristas que paravam e desciam do carro pedindo  adesivos pra seus  veículos. Espontaneamente, os condutores chamavam o pessoal de campanha e autorizavam a colagem no pára-brisa do adesivo do Negão. Foi muito barulho, buzinas, era a alegria contagiante dos jovens que gritavam: “É João 25, É Negão na cabeça e Sergipe no Coração”.

 

Em casa e no carro

O número de taxistas que parou para pedir adesivos foi enorme. Muitos profissionais da área, sabendo da legislação eleitoral que proíbe a fixação de adesivos em transporte coletivo, justificavam o pedido: “Vou colar em minha casa e no carro de minha mulher. Lá em casa todo mundo é o Negão”, frisou o taxista Raimundo Santos.

 

Campanha vitoriosa do Negão

Caminhoneiros, motoristas de ônibus e condutores de carro particular se engajaram no Movimento Cola 25. “Estou gostando de ver. Agora o João está botando o bloco na rua e o povo vai participar da campanha vitoriosa do Negão”, acentuou Aparecido Bispo de Andrade, que decidiu votar em João 25 para salvar a saúde, a educação e a segurança pública. Segundo ele, o Estado de Sergipe parou por quatro anos. “Tenho certeza que o Negão vai cuidar do povo, principalmente os mais carentes”, concluiu. (da assessoria).

 

Onda Vermelha invade as ruas no domingo

A manhã do domingo, 5,  nasceu com um sol brilhante e forte, sorrindo para os aracajuanos e convidando-os para o lazer. Quem reside no litoral, sabe bem o que isso representa: ida à praia!!! No entanto, nem todos foram desfrutar desse momento. Muitos optaram por se engajar na Onde Vermelha, um movimento comandado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, para defender nas ruas, um projeto político e administrativo que representa a liberdade que o povo sergipano vem experimentando. Esse projeto teve como marco inicial, a eleição de Marcelo Déda ao governo de Sergipe em 2006.

 

Motivação

Ele é liderado pelo governador Marcelo Déda, e foi ele que motivou uma militância suprapartidária a vestir sua camisa vermelha e ir às ruas aracajuanas movimentar a Onda Vermelha. Centenas de pessoas dividiram-se e concentraram-se nas principais sinaleiras de trânsito da cidade para dar um reforço especial a candidatura de Marcelo Déda  que nesse momento cumpre agenda de carreatas pela região sertaneja de Sergipe.

 

Locais de panfletagem

Ainda dá tempo de participar da Onda Vermelha. Ela vai acontecer todos os dias à partir das 17 horas durante a semana e nos sábados e domingos com horários e locais especiais.Confira os locais das panfletagens durante a semana: As panfletagens estão acontecendo na esquina da Avenida Beira Mar com a Avenida Anísio Azevedo, no posto Petrox; na esquina da Avenida Rio de Janeiro com Nova Saneamento, na linha do trem; na Praça do Siqueira; na rótula do Bugio; na Avenida São Paulo com Euclides Figueiredo e Santa Gleide; e no semáforo da UNIT, no cruzamento da Avenida Beira Mar com Avenida do Farol.A Onda Vermelha é organizada na Praça da Bandeira, no cruzamento da Avenida Hermes Fontes com Avenida Des. Maynard; na rótula do Posto São Judas Tadeu, na esquina da Avenida Hermes Fontes com Avenida Silvio Teixeira; na Avenida Silvio Teixeira com Avenida Pedro Valadares; na Avenida Tancredo Neves, atrás da Petrobrás e Faculdade Pio Décimo; na Avenida Desembargador Maynard, no cruzamento com a Avenida Rio de Janeiro, e na rótula do Shopping Rio Mar.(Da assessoria)

 

ARTIGO

 

8 anos depois da morte de um jovem engenheiro – Luiz Eduardo Costa*

 

Nessa segunda-feira, dia seis de setembro, faz oito anos que morreu, num acidente, o jovem engenheiro Luciano Barreto Junior. Sexta-feira passada, à tarde, dia 3 de setembro, seu pai, o engenheiro Luciano Franco Barreto percorria, com um amigo, as dependências do Instituto Luciano Barreto Júnior, em sua sede na Avenida Barão de Maruim. Ele, e a sua esposa Maria Celi, inauguraram o Instituto em março de 2003, menos de um ano depois da morte do filho. Hoje, aquela instituição atende a mais de mil jovens entre 15 e 25 anos. Acompanhavam na visita, o escritor Jácome Góis, inspirador e entusiasta, e a professora Izabela, gerente do Instituto. O cuidado revela-se em tudo. Há carinho, amor ao que é feito. Por isso, o Instituto Luciano Barreto Júnior, em tão pouco tempo, transformou-se em Sergipe na maior obra filantrópica, também numa primorosa referencia para instituições semelhantes, e mais do que isso, numa comprovação de que, devotamento e gestão eficiente, podem qualificar a educação. Nas salas do Instituto, freqüentadas duas vezes por semana por alunos, há cursos de informática, acesso ao mundo virtual, curso de línguas, de música, oficinas de teatro, de artesanato, uma sala de cinema, onde os filmes projetados obedecem a uma orientação, para que possam deixar sempre uma mensagem positiva, contribuam para o alargamento mental dos alunos. Todos os alunos, tanto da sede como da outra, no Bairro Industrial, recebem fardamento completo, apostilas, o material didático necessário, e tem acesso a uma biblioteca. Uma equipe de professores, pedagogos , assistentes sociais, psicólogos , acompanha a vida escolar  e pessoal doa alunos, que pertencem  a famílias pobres, na sua maior parte da periferia de Aracaju.Há disciplina, e cobrança  permanente   por resultados. Quando um aluno falta logo a família toma conhecimento, e se ocorrem problemas familiares que possam desestruturar a personalidade do jovem, logo assistentes sociais e psicólogos passam a acompanhar diretamente o que ocorre no ambiente familiar. Com isso, chega-se a níveis  de eficiência escolar  inéditos, traduzidos na notas obtidas, no quase nulo índice de evasão e faltas. Retira-se também da droga e do crime , uma parcela da juventude mais susceptível de transforma-se em vitima do contagio que ronda mais de perto aqueles que vivem em condições de pobreza.

Todos os alunos fazem o curso regular em escolas publicas, e agora, Luciano Barreto que estabelecer com a rede escolar municipal e estadual, um elo de relacionamento que se traduziria na apresentação, pelos estudantes do Instituto, todos os meses, dos seus boletins escolares para que sejam avaliados. Havendo problemas de aproveitamento, a equipe multidisciplinar do Instituto entraria em cena. O Instituto é mantido exclusivamente com recursos do casal Luciano Maria Celi.

Além de exemplos, o Instituto Luciano Barreto Júnior significa a transformação da dor de uma perda em valorização da vida, e demonstração, também de que é possível contribuir  para mudar a sociedade, desde que abandone a atitude contemplativa , e se resolva participar com força, capacidade e dedicação, isso, exatamente, o que fazem Luciano, Maria Celi e toda a equipe do exemplar Instituto.

       

 

*Artigo publicado no Jornal do dia do último domingo na coluna do jornalista Luiz Eduardo Costa.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“As vontades fracas traduzem-se em discursos; as vontades fortes, em ações”. Gustave Le Bom.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais