JB não quer ser apenas mais um pagador de folha

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

                                                                       “Há três tipos de governo: o que faz acontecer, o que assiste acontecer e o que nem sabe o que acontece.” George Santayana, nasceu 16/12.

Quem acompanha este espaço desde 2006 sabe que o titular sempre defendeu um Estado voltado para todos, principalmente para os que mais precisam. De lá para cá fez a defesa de várias categorias de servidores, mas também fez embates duros contra determinados privilégios. E mantém a mesma posição: o Estado não pode ser mero pagador de folha de pessoal. É preciso avançar sempre.

Para deixar mais claro: o blog defende o Estado com atuação firme nas áreas da segurança, saúde, educação e social. Porém, é contra concursos para vigilantes, merendeiras, agente de limpeza e outras funções. Veja o que aconteceu com os últimos concursos feitos por Déda com medo do MPE. Faça o levantamento de quantos vigilantes, agentes de limpeza e merendeiras não foram desviados de suas funções por indicações políticas. Não funciona, independente de quem esteja no governo.

Déficit na previdência – Ontem, 15, o blog recebeu alguns comentários criticando a defesa dos projetos do governo. Esquecem que o déficit da previdência não é um problema localizado em Sergipe. É em todo país, inclusive no governo federal.

Ao anunciar que não é candidato, Jackson ficou à vontade para fazer as mudanças que o Estado precisa. Talvez seja massacrado agora, mas num futuro bem próximo os sergipanos reconhecerão.

É preciso lembrar que os cidadãos que pagam os impostos são maioria. E o governo tem obrigação de realizar ações com qualidade.  Além do enxugamento da máquina, dos comissionados é preciso sim acabar com alguns privilégios. Incorporação e terço, são dois deles.

Servidor e “servidor” –  O blog sabe que na administração pública ( em todas esferas) tem servidores abnegados que merecem salários dignos. Porém, é certo que muitos se aproveitam da estabilidade para se acomodarem no cargo e não cumprindo com a função. Alguns servidores confundem estabilidade com ociosidade pública. É preciso compromisso com a função pública.

Em fim de carreira Jackson já entendeu que o Estado não pode existir para  o fim em si mesmo. Não existe essa história de Estado máximo ou mínimo. Hoje o Estado é um mero pagador de folha de pessoal.

Triênio não será extinto
Ontem, 15, alguns setores repassaram para os servidores que o governo estadual quer extinguir o triênio. Não é verdade, o projeto prevê alterações. O que o governo deseja é extinguir a incorporação e o terço, como é no governo federal e na maioria dos estados.

Legitimidade
É uma contradição de qualquer profissional da imprensa dizer que o governador não tem legitimidade para propor as mudanças administrativas. A legitimidade não é subjetiva, mas alicerçada na Constituição e nas leis.

Emurb esclarece que foi notificada na sexta e no mesmo dia paralisou obra
Sobre a nota publicada neste conceituado blog no dia 13/12, com o título “TJSE: Emurb não embarga obra ilegal”, a Assessoria de Comunicação da Emurb presta os seguintes esclarecimentos: Ao contrário do que informou a coluna, tão logo a Emurb foi notificada da decisão judicial solicitando a paralisação da obra de construção de uma lanchonete na Orla da Atalaia, na última sexta-feira, um fiscal da empresa compareceu ao local e notificou a empresa para paralisar as obras, atendendo à determinação judicial. Portanto, a Emurb não foi omissa, como informou o blog. Vale ressaltar que a obra foi licenciada obedecendo toda os parâmetros da legislação vigente.

Emurb diz que através de ofício Emsetur disse que não possuía direitos de propriedade
Continua a nota: O que causa estranheza é o fato de que a Emsetur, após ter encaminhado documento à Emurb em março deste ano, onde consta um laudo técnico assinado pelo Subsecretário de Estado da Administração e Logística em que informa não se opor ao remembramento da área em questão, por não possuir mais os direitos de propriedade do imóvel, venha, agora, questionar o ato do antigo presidente da Emsetur, conforme imagens dos documentos constantes do processo, os quais encaminho para serem publicados. Não cabe à Emurb discutir a legalidade de qualquer ato do presidente anterior da Emsetur e, sim, proceder o licenciamento de obras com base em documentos oficiais.

Ética e responsabilidade
E conclui a nota da Ascom/Emurb: “Diante do exposto, a Emurb está segura de que tem conduzido com ética e responsabilidade o licenciamento e fiscalização das obras na capital e faz esses esclarecimentos em defesa do patrimônio moral desta administração e dos legítimos interesses da sociedade.”

Santo Amaro e a derrota histórica de um prefeito
A ultima sessão do ano da Câmara Municipal de Santo Amaro das Brotas foi histórica na opinião dos Vereadores e população da cidade! Os vereadores de Santo Amaro das Brotas apreciando projeto do prefeito Chileno sobre PPA e LOA/2015, através de emenda modificativa assinada por 06(seis) dos nove vereadores.

Santo Amaro e a derrota histórica de um prefeito II
A maioria rejeitou  credito adicional de 80% reduzindo-o para 5%, corrigiram a estimativa orçamentária 2015 de 36 milhões para 24 milhões , que tinha sido majorada pelo prefeito, compatibilizando com o previsto no PPA. Há algo de novo no comportamento daquela Câmara de Vereadores e o vereador Bosco do PT já não deve estar se sentindo muito só! Pelo menos por enquanto!!!!

Homenagem Adélia Prado e Luiz Gonzaga
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) homenageou, em pronunciamento feito na Câmara, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, que, se estivesse vivo, teria completado 102 anos no último dia 13, data que, desde 2005, é considerada o Dia Nacional do Forró. O parlamentar sergipano também destacou, em discurso, o aniversário da escritora Adélia Prado, que completou 79 anos no mesmo dia 13.

Potência intelectual de Santo Amaro
O aluno do 3º ano do curso técnico integrado de Alimentos do Campus Aracaju, Alejandro Wolfferson Santos, natural de Santo

Amaro das Brotas, Sergipe, foi premiado no IX Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação – Connepi, em São Luiz – MA, por sua pesquisa intitulada “Modelagem computacional como instrumento facilitador no ensino de estruturas cristalinas”. Entre dois mil trabalhos apresentados no congresso, o estudante conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra.

:Setor atacadista distribuidor comemora união de duas entidades 
O setor atacadista distribuidor parece que vai iniciar ainda melhor suas ações no ano de 2015. É que duas grandes entidades representativas do segmento resolveram unir forças: Associação dos Distribuidores Atacadistas do Estado de Sergipe (Adas) e Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Sergipe (Sincadise). Na noite da sexta(12), no Radisson Hotel, este desejo foi efetivado durante a confraternização natalina de associados, convidados e imprensa. Também durante o evento foi entregue a comenda Júlio Prado Vasconcelos ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento.

Números
Durante o evento, o presidente da Adas, Heraldo Oliveira, apresentou números relevantes do setor atacadista distribuidor. “Devemos este ano faturar em torno de R$ 210 bilhões, algo em torno de 5% do PIB brasileiro na cadeia de abastecimento do pequeno e médio varejo. Nosso setor gera 330 mil empregos, dos quais 127 mil são vendedores e representantes. No mercado, 52% do que se consome é distribuidor pelo nosso setor. Hoje somos um elo importante na cadeia produtiva. E pequeno e médio varejo geram cerca de 5 milhões de empregos diretos”, informa Oliveira.

União
O presidente da Adas falou também sobre a importância da união das entidades e sobre a Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo. “A Abad [entidade nacional] apoiou a criação desta Frente Parlamentar e indicamos Laércio Oliveira para ser o presidente. Devemos encampar lá várias lutas que o setor precisa. É importante estarmos unidos e fortalecidos. Nosso setor tem se desenvolvido e se estruturado”, revela Heraldo Oliveira.

Fortalecimento
Segundo Hugo França, presidente do Sincadise, a entidade ficou mais fortalecida com esta união. “O setor atacadista abastece todo o varejo do Estado de Sergipe e precisamos nos unir cada vez mais. O atacado é quem ´desova´, como diria meu pai, toda a produção da indústria. Estamos focados e com metas a cumprir em 2015 junto ao Fisco, à indústria e aos empresários. Esta união Adas e Sincadise já tem servido de exemplo para outros Estados do Brasil”, comemora França.

Colégio Estadual fará lançamento de livro na quinta, 18
O Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, situado em Nossa Senhora das Dores, fará nesta quinta-feira, 18, a partir das 17h, na livraria Escariz do Shopping Jardins o lançamento do livro Histórias de alunos: Construção Historiográfica no Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo. Fruto do Projeto Construção Historiográfica, a publicação envolve 49 alunos do ensino médio da escola, que coordenados pelo professor Luiz Carlos de Jesus fizeram uma vasta pesquisa de campo em todo o município e a partir de depoimentos de populares produziram o livro.

Levantamento
A publicação faz um levantamento biográfico do patrono da escola que nomeia a instituição de ensino, o professor Fernando Azevedo. Contém também a biografia de todos que já foram gestores da escola, de personalidades marcantes na região. Tem ainda poemas, contos e opiniões elaboradas por alunos da escola.

42 anos
O professor Denilton Melo, diretor do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, explicou que o projeto comemora os 42 anos de fundação do colégio, que foi a primeira escola a oferecer o ensino médio em Nossa Senhora das Dores.

Lição
“A realização deste projeto foi uma lição de cidadania dos alunos e professores envolvidos, pois teve a finalidade de preservar e regatar a memória de figuras ilustre que, seja na área da cultura, política ou educação, contribuíram para a fundação de Nossa Senhora das Dores”, explicou o professor.

Confraternização do Sarau Musical Entre Amigos.
Será dia 27 a partir das 21h, somente para os adeptos da música de qualidade.Serão duas atrações – Abertura: Gilza Star & Banda(03 músicos) e Medeiros & Sua Orquestra.(14 músicos) Obs. Mesas limitadas, pois não disponibilizaremos individuais, somente mesas. Contatos: (79) 9977-3304. Apoio: Nova Schin, Rede Presidente, Sergipe Eventos e Gleide's Buffet.

Primeira edição do “Noite Feliz"
Amanhã, 17, será realizada a primeira edição do "Noite Feliz". A ação é uma iniciativa criada pelos jovens Rafael Azevedo e Jéssica Silva. No dia marcado, um grupo de pessoas que foram mobilizadas sairá as ruas distribuindo sopa e donativos aos moradores de rua do centro e zona norte de Aracaju. Quem quiser pode doar roupa, agasalho, lençol, biscoito, brinquedo e escova de dente. O local de arrecadação é  Rua Urquiza Leal, 1001. Bairro Grageru. Detalhes no Facebook: https://www.facebook.com/events/760952393958928

PELO TWITTER

www.twitter.com/Marquinhospsb  Se o policial em defesa da sociedade mata um marginal é um escândalo, mas se o marginal mata um policial, é silêncio geral. #InversãoValores.

www.twitter.com/ camilo673  Manoel Sukita, acerte o alvo! O culpado por vc ser inelegível não é Gualberto ou o PT, mas o fato de você ser ficha suja!

www.twitter.com/riltonmorais  Se o ladrão tenta explicar seus crimes apontando o dedo para outros ladrões, ele não deixa de ser ladrão por isso.

www.twitter.com/palmeriodoria  Quando um sujeito estúpido faz algo vergonhoso, sempre diz que cumpriu com seu dever — George Bernard Shaw (1856-1950), dramaturgo irlandês.

www.twitter.com/revinhogama Retrospectiva 2014: o ano que tigre mordeu braço, foca comeu pinguim, aviões caíram, planetas se alinharam e eu continuei sem dinheiro…

www.twitter.com/clovis_silveira  O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença!

DO LEITOR

Servidor da Cehop diz que reforma é injusta e aniquila classe trabalhadora
De um servidor da Cehop: “É sobre essa Reforma Administrativa que o Governador Jackson Barreto e sua equipe  querem ,implementar aqui no Estado de Sergipe, Reforma  irresponsável ,injusta onde  aniquila a classe trabalhadora . Os ajustes precisam e devem ser feitos , mas de forma coerente e justa uma vez que a grande carga financeira incide sobre a folha da Assembléia,Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça de Sergipe. Essa Reforma vem atingir diretamente a milhares de  famílias que tiram  o sustento do seu emprego. O Poder Público vem através de longos anos  abusando de  gastos absurdos e de muitas irregularidades, não é justo o trabalhador pagar essa dívida. Antes de corte de trabalhador teria que haver radicais mudanças estruturais no sistema de Gestão Pública. Certos de contarmos  com o apoio da Imprensa séria e comprometida com  a sociedade na sua totalidade como instrumento e representante dos nossos anseios e direitos . Solicitamos a participação e o apoio de toda imprensa séria através da sua pessoa numa atitude   efetiva ,ética e moral , ao tempo que nos colocamos a sua inteira disposição ,pois a luta vai ser grande e vitoriosa.”
 
 
Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase  do Dia
“O moço que não chorou é um selvagem, e o velho que não quer rir é um tolo.” George Santayana, pseudônimo de Jorge Agustín Nicolás Ruiz de Santayana y Borrás, filósofo, poeta e ensaísta espanhol. Nasceu em 16 de Dezembro de 1863 e morreu em 1952.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais