JB numa boa

0

Ao decidir apoiar agora no 2º turno o presidenciável tucano Aécio Neves, o PSB sergipano deixou numa boa o governador Jackson Barreto (PMDB). Eleitor de carteirinha da presidente Dilma Rousseff (PT), o peemedebista está suando a camisa para ajudar a reelegê-la, porém caso Aécio vença a parada, o governo de Sergipe não será visto como oposição, afinal de contas o futuro vice-governador é o peesebistas Belivaldo Chagas. Alguém há de dizer que ao chegarem na Presidência os tucanos vão olhar com mais carinho para os grupos liderados em Sergipe pelo senador Eduardo Amorim (PSC) e o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Estes esquecem que qualquer governo federal precisa de votos no Congresso e, neste quesito, quem os possui em maior número é justamente Jackson Barreto. Enquanto a oposição sergipana contará a partir de janeiro com dois senadores e dois deputados federais, JB tem o apoio de um senador e seis federais. Portanto, seja qual for o resultado que saia das urnas no próximo dia 26, o governador será bem tratado pelo Palácio do Planalto. Ótimo para Sergipe!

Pé de ouvido

Pelo menos cinco deputados estaduais governistas estão de olho na presidência da Assembleia: Gustinho Ribeiro (PSD), Jeferson Andrade (PDT), Garibalde Mendonça, Zezinho Guimarães e Luciano Bispo, todos do PMDB. Pelo que o blog foi informado, o mais afoito até agora é Luciano, que vem mantendo conversas de pé de ouvido com a situação e a oposição, além de já ter sondado o governador Jackson Barreto. Até fevereiro, muita água passará por debaixo desta ponte.

Exporta menos

De janeiro passado até setembro último, as exportações sergipanas de calçados sofreram uma redução de 32% quando comparadas com o mesmo período de 2013. Mesmo assim, Sergipe vendeu para o exterior mais de US$ 10 milhões em calados de todos os tipos, montante inferior apenas às nossas exportações dos sucos cítricos e do suco de laranja. A informação é da economista Clara de Assis Dantas dos Santos, da Federação das Indústrias do estado de Sergipe. Os principais compradores dos nossos calçados são a Bolívia, Peru, Colômbia e Equador.

Votação pífia

Veja o que publica Eugênio Nascimento no Jornal da Cidade: “O radialista Chico de França (DEM), que foi candidato a deputado estadual, obteve 158 votos na disputa eleitoral do último dia 5, ultrapassando o líder político Edivan Amorim (PR), que conseguiu apenas 156”. Aliás, o dublê de político e empresário foi menos votado do que 111 dos 159 candidatos à Assembleia. Uma vergonha para quem comanda mais de 10 partidos e se dizia o cão por dentro do mato em termos eleitorais.

Vão as urnas

Os promotores públicos de Sergipe vão às urnas no próximo dia 20 para escolher o sucessor do procurador-geral Orlando Rochadel. São candidatos os promotores Djaniro Jonas, Virgílio do Vale Viana, Rony da Silva Almeida e Eduardo D’Ávila Fontes. Os mais votados comporão a lista tríplice, cabendo ao governador Jackson Barreto escolher dos três quem será o novo manda chuva do MP sergipano.

Mala e cuia

O ex-deputado federal Jorge Alberto deixa o PMDB nesta segunda-feira. A decisão foi tomada após o governador Jackson Barreto (PMDB) ter ameaçado expulsar os infiéis que optaram em apoiar o candidato derrotado Eduardo Amorim (PSC). Dirigentes peemedebistas esperam que outros filiados que votaram contra JB sigam o exemplo de Jorge Alberto para evitarem o desgaste da expulsão.

Prisão proibida

Desde o último sábado, todos os candidatos que estão concorrendo ao segundo turno das eleições não podem ser presos. A partir do próximo dia 21, cinco dias antes da votação até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso, exceto em caso de flagrante e de sentença condenatória por crime inafiançável.

Ver pra crer

Esta é da lavra do jornalista Ivan Valança: “Alguém acredita que o governador Jackson Barreto não será mais candidato, como o próprio afirmou? Ora, ora, Jackson só fez uma coisa na vida: política. Certamente, a esta altura, ele já deve estar com saudade da recente campanha eleitoral. Ademais, em 2018, são duas vagas para o Senado. Só vendo para crer Jackson fora dessa disputa”. E você, o que acha?

Mel na merenda

O governo de Sergipe acaba de fazer concorrência para adquirir cerca de 22 toneladas de mel de abelha para a merenda escolar. Segundo o presidente da Associação Sergipana de Apicultura (ASI), José Ivanilson Tavares Santos, além da Secretaria Estadual da Educação, também incluíram o mel no cardápio das escolas as Prefeituras de Socorro, Poço Verde, Lagarto, Poço Redondo, Canindé do São Francisco e Porto da Folha. Legal, né?

Dá-lhe Dragão!

Ao vencer ontem o Jacuipense por dois a zero, o Confiança deu um passo importantíssimo para chegar à série C do Campeonato Brasileiro. Agora a equipe do bairro Industrial pode perder até por um a zero no jogo de volta, marcado para domingo. Nem precisa dizer que a torcida azulina vai lotar o Estádio Presidente Médice, em Itabaiana, para apoiar o time e comemorar sua ascensão à série C. Vamos subir Dragão!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna em 14 de março de 1933

Resumo de Jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários