João: “agressão” ou fuga?

Amanhã, 04, a TV Cidade realizará um debate eleitoral com os candidatos a prefeito de Aracaju. O candidato João Alves Filho (DEM) através de sua assessoria já divulgou na imprensa que não irá ao debate. Foi publicada na coluna do jornalista Diogénes Brayner na última sexta-feira, a seguinte informação creditada a um assessor de João: “ele não vai participar de debates para não ter que responder às provocações e agressões de candidato tipo Almeida Lima (PPS)”

.Estranha essa declaração. Se não quer participar do debate é preciso outra justificativa, falar em “agressão”, é um desrespeito ao eleitorado.  O que é “agressão”? Questionar o candidato de fatos passados e o envolvimento do seu nome em escândalos e processos, como a da Operação Navalha, por exemplo?

A própria Justiça Eleitoral vem divulgando uma campanha nacional orientando ao eleitorado analisar bem o passado dos candidatos e escolher corretamente. Se um candidato foge de um debate alegando “agressões”, quando na verdade não quer ser questionado sobre o que deixou de fazer e o envolvimento do seu nome em escândalos não deixa o eleitor com uma “pulga” atrás da orelha?

Aliás, nos países ditos desenvolvidos, a vida particular de cada candidato é minuciosamente mostrada para o eleitorado. Qualquer deslize, mesmo que não seja político, é fatal para uma candidatura. Imagine quando o homem público tem o seu nome envolvido em processos de repercussão nacional.

A verdade é que além da desculpa da suposta “agressão”, João Alves está sendo brindado porque é prolixo demais e nunca foi bem nos debates, desde a disputa com Albano em 1998 e as mais recentes eleições que disputou.

O mais interessante é que a assessoria do candidato ainda critica boa parte da imprensa que começa a chamar o candidato de “Fujão”, tentando transferir a sua incapacidade de articulação e seus problemas judiciais para os jornalistas.

João Alves e sua assessoria esquecem que com a Internet e o crescimento das redes sociais nada passa em branco como antes, onde a mídia na TV, no rádio e no jornal podia ser “controlada”. A Internet é uma realidade e atingiu diretamente os políticos que sempre usavam de artifícios para controlar a comunicação.

"Nunca nos devemos esquecer que nenhum homem pode fugir de si mesmo."  A frase de Goethe, cai bem para João Alves que se não tiver cuidado pagará um preço muito alto, não só pela fuga dos debates, mas pela impressão que passa que já está eleito e não precisa conquistar mais votos.

Porto da Folha terá uma eleição polarizada I
O JC do último sábado publicou matéria informando que o Ministério Público Eleitoral, através do promotor Solano Lúcio propôs uma representação contra o candidato a prefeito de Porto da Folha, Dr. Araujo por pagar contas de água e esgoto de dois moradores do município. Na representação é pedida não só o pagamento de multa, no valor de R$ 50 mil, mas também a cassação da candidatura, devido a gravidade da conduta. O promotor tem depoimento de um dos beneficiados.

Porto da Folha terá uma eleição polarizada II
Com a possível  cassação da candidatura de Dr. Araujo a eleição em Porto da Folha ficará polarizada com a antecipação da disputa de 2014, de um lado Deda e Jackson, apoiando o peemedebista Gilmar e do outro Dr. Albino com o apoio do grupo Amorim.

Empresa Camel e obras da Deso no São Conrado
A população do bairro São Conrado ganhou uma importante obra que não é vista: o saneamento básico. Mas uma obra que era apenas para levar qualidade de vida, levou grandes transtornos. Tudo por conta da empresa que realizou a obra, a Camel e a falta de uma fiscalização e punição rigorosa da Deso. As ruas foram esburacadas e precisam de um recapeamento asfáltico.

Esgoto aberto. Por cinco vezes tentaram consertar e nada: ruas Brasil com São João
E o pior em algumas ruas o esgoto está aberto. Em uma delas, na esquina das ruas Brasil e São João o fedor é insuportável. Na casa vizinha uma mulher grávida teve que se deslocar de seu quarto por não conseguir suportar o mau cheiro. O marido não sabe mais a quem recorrer. A Deso já enviou equipes por quatro vezes e nada. A última foi uma equipe da Emurb que nada mudou. A Deso não tem fiscal de obras? Como uma empresa entrega um serviço de péssima qualidade e ninguém faz nada? Com a palavra o governador do Estado.

Malhador: Veículo de cabo eleitoral da situação atropela  mais de 10 motociclistas I
Um absurdo aconteceu ontem, 02, no município de Malhador por volta das 19h. A candidata da oposição Elayne de Dedé do Inhame e um grupo esperavam na sede do município integrantes de uma carreata que vinham do povoado Alecrim para participarem de outro evento no povoado Tabua. Antes da carreata chegar ao local de encontro com o grupo local um veículo  na contra mão, de um cabo eleitoral da situação (o carro estava plotado)  que apoia a atual prefeita, Sarina, atropelou mais de 10 motociclistas.

Malhador: Veículo de cabo eleitoral da situação atropela  mais de 10 motociclistas II
O motorista correu e abandonou o veículo. Os motociclistas foram levados para o Hospital de Itabaiana e o HUSE. A queixa foi prestada na delegacia. A candidata Elayne de Dedé do Inhame estava indignada com a forma desesperada que estão fazendo para intimidar as pessoas a participarem da campanha em Malhador. “Politica se ganha com competência”, disse Elayne.

Centenário de Augusto Franco
Nesta terça-feira, às 8 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Aracaju, acontece o primeiro ato publico comemorativo do Centenário de Augusto Franco. Será a Missa em Ação de Graças a ser concelebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom José Palmeira Lessa e mais oito sacerdotes. O ato religioso está sendo promovido pelos familiares de Augusto Franco, sua esposa, D. Maria Virgínia Leite Franco e os filhos, que convidam a participação de todos os sergipanos.

Fórum
À tarde, também amanhã, 04, a partir das 14h30, no CIC, será realizado o Fórum "Cenários da Economia Brasileira", com a participação dos governadores Marcelo Déda, de Sergipe e Eduardo Campos de Pernambuco, dos economistas José Pastore e Pablo Castro e do ex-governador Albano Franco. Durante o Fórum acontecerá o lançamento do livro "Legado Desenvolvimentista de Sergipe", de autoria do economista Marcos Melo.

Gracinha quer a criação da Secretaria da Juventude
A candidata a Prefeitura de Itaporanga, Maria das Graças Garcez, Gracinha, pretende criar a Secretaria da Juventude para realizar um trabalho especifico junto aos jovens do município, caso vença as eleições no dia 7 de outubro.  Para Gracinha, o objetivo é criar propostas para os jovens e abrir um canal de dialogo com a comunidade de Itaporanga D`Ajuda.

Candidatura aglutina conjunto Augusto Franco
O psicólogo Max Prejuízo, um dos coordenadores da Casa Cultural Careca e Camaradas, localizada no conjunto Augusto Franco, vem conseguindo aglutinar diversos comerciantes e moradores em torno da candidatura dele a vereador em Aracaju. O conjunto, apesar de imenso, não tem um representante na Câmara.

Ginasta Sergipana Rafaela Costa brilha em Goiânia I
A ginasta sergipana Rafaela Costa, integrante do Cris Vital GR Club e da Seleção Brasileira de GR Individual, brilhou ao participar em Goiânia (GO), do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica. Representando o clube sergipano e foi medalhista no aparelho Bola, ficando com o bronze. Na classificação geral ela foi a quinta melhor ginasta brasileira.

Ginasta Sergipana Rafaela Costa brilha em Goiânia II
O campeonato classificava as oito melhores ginastas para o Circuito Caixa de Ginástica Rítmica e Artística que foi realizado ontem, 02, onde Rafaela Costa ficou em sétimo lugar representando com competência Sergipe e  clube sergipano. Depois de uma lesão que a deixou um ano fora das competições ela volta com muita garra, disposição e em plena forma física, como mostram os resultados. Parabéns a ginasta Rafaela Costa e a Cristina Vidal que um pouco mais de um ano de funcionamento já levou o Cris Vital GR Club a conquistar resultados importantes.

Memória Política – UDN e PSD I
UDN e PSD – A União Democrática Nacional e o Partido Social Democrático foram, durante muitos anos, os principais partidos políticos do Brasil. Em Sergipe, foram vários os confrontos eleitorais envolvendo essas duas legendas. Fato extremamente curioso e, portanto, digno de nota, envolveu dois dos maiores vultos dessas agremiações partidárias. Luiz Garcia, da UDN, e José Rollemberg Leite, do PSD, disputaram, em confrontos diretos, o governo do Estado, em duas oportunidades. Na eleição realizada em 19 de janeiro de 1947, após a redemocratização do país e a promulgação da Constituição de 1946, o engenheiro José Rollemberg Leite e o advogado Luiz Garcia foram candidatos a governador de Sergipe. O primeiro, apoiado pela coligação PSD/PR, obteve 40.847 votos. Já o candidato da UDN recebeu 25.793 votos.

Memória Política – UDN e PSD II
Houve, ainda, um terceiro candidato, Orlando Vieira Dantas, que concorreu pela Esquerda Democrática e foi votado por 948 eleitores. A revanche entre os dois homens públicos ocorreu 11 anos mais tarde, em 03.10.1958. Luiz Garcia – UDN, PST e PTB – conquistou 56.837 sufrágios. José Rollemberg Leite – PSD/PR – obteve 52.530 votos. Também concorreu Francisco de Araújo Macedo, do PTB, que alcançou apenas 3.803 votos. Observe-se que uma facção do PTB apoiou o candidato da UDN, Luiz Garcia. Na eleição de 1947, foi eleito senador Augusto Maynard Gomes, com 38.826 votos (concorreu pela coligação PSD/PR). Em 1958, o senador eleito foi Heribaldo Dantas Vieira, da coligação UDN/PST. Fontes: Ibarê Dantas e Bonifácio Fortes.

Flagrantes Esportivos I
O Santos pensa, seriamente, em denunciar o São Paulo à FIFA, por sua insistência para contratar o meia Paulo Henrique Ganso. /// Situação do Palmeiras é preocupante: poderá cair, pela segunda vez, para a série B do campeonato brasileiro. /// Dia do professor de educação física foi intensamente comemorado, no último sábado, em Aracaju. /// Félix D’Ávila foi o primeiro professor da especialidade, com curso superior. Ensinava no Colégio Estadual de Sergipe, na metade da década de 50 e lá permaneceu por muito tempo. /// Professor Pimenta é o novo presidente da Associação dos Professores de Educação Física de Sergipe. Mais um para somar, junto a Gilson Dória, na luta pela categoria. /// Roberto Dinamite vetou o nome de Edmundo para diretor de futebol do Vasco da Gama. /// “Essa equipe já era vencedora. Eu já havia dito, mas não acreditaram.” – Palavras de Diego Simeone, técnico do Atlético Madrid, após o título da Supercopa da Europa. /// Escola de esportes, um gol de letra marcado pelo governo estadual. /// Projeto poderá ser aplicado em todo o país.

FLAGRANTES ESPORTIVOS II
BRASILEIRO DA SÉRIE A – Após os resultados da última rodada, os líderes da competição são o Atlético Mineiro (primeiro lugar) e o Fluminense (segundo lugar), ambos com 44 pontos positivos. O Grêmio é o terceiro e o Vasco da Gama o quarto colocado. /// Amistosos da seleção brasileira: dia 07 de setembro, contra a África do Sul e 10.09 diante da China. /// Flávio Zweiter foi eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). É filho de Luiz Zweiter. /// Como este blog antecipou, há dias atrás, a bola oficial da Copa 2014 vai mesmo chamar-se BRAZUCA – com Z. O termo significa “brasileira” – referindo-se ao substantivo bola, que é feminino. A grafia, porém, deveria ser com S – BRASUCA, vez que a raiz do vocábulo é BRAS, de Brasil. /// Mais uma vez, interesses mercadológicos interferem, impondo padrões estrangeiros aos nossos. É bom lembrar que Brasil, em inglês, é BRAZIL. /// Enquanto o Bahia reage para fugir do rebaixamento, o barco do Palmeiras afunda cada vez mais. /// O clube de Parque Antártica, por ter conquistado a Copa do Brasil, já está classificado para a Libertadores da América.

Futebol I
A CBF já divulgou o calendário do futebol brasileiro para o próximo ano. Como principais novidades,  algumas modificações quanto à Copa do Brasil e a inclusão, finalmente, do Campeonato do Nordeste. Nos próximos dias, o presidente Carivaldo de Souza deverá reunir os clubes profissionais da série A-1 com o objetivo de discutir as inserções possíveis nas “janelas” abertas pela entidade mater do nosso futebol. É bom lembrar que, além das novidades acima apontadas, ainda teremos a Copa das Confederações, o que vai determinar a paralisação de todas as atividades do futebol profissional durante sua realização (aproximadamente um mês). Uma prioridade deve ser colocada à frente de todas as outras. E esta é, indiscutivelmente, criar condições para liberar os clubes sergipanos desse círculo vicioso que, embora sempre tivesse existido, aprofundou-se, desmesuradamente, no ciclo de gestões sucessivas comandado pelo presidente Carivaldo.

Futebol II
No início, até que não era tanto. Mas aos poucos, a partir do momento em que o citado dirigente ingressou na política partidária, mais se fez presente uma dependência absurda: da federação de futebol, com relação ao governo do Estado e à CBF. E dos clubes, com relação à FSF. Nunca é demais lembrar: futebol é negócio, futebol é empresa. Cabe, então, aos seus comandantes, dos clubes e da federação, dotar suas entidades de uma estrutura organizacional tendo por base os princípios que devem vigorar numa instituição de caráter comercial. Ficar somente dependendo do “patrocínio” do governo do Estado, via Banese, é suicídio. Basta que se analise a média de público no campeonato estadual e na Copa Governo de Sergipe, por sinal, este ano esvaziada, com a desistência de dois participantes. Precisamos sair de uma fase, longa por sinal, em que se considera o futebol “um brinquedo caro” para  outra, em que esse importante setor da economia possa ser chamado de “um negócio lucrativo.”

Curtas
Perda de valores preocupa Dom Lessa. Arcebispo de Aracaju concedeu entrevista ao Jornal do Dia de ontem. /// Serra quer que eleitores de São Paulo saibam quem é o padrinho de Russomanno (referindo-se ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal). /// Lula quer reunião com governadores. /// Nova sede do TCE inaugurada sem condições de funcionar. /// Campanha pela democratização das comunicações cresce em todo o país. /// O Código de Comunicações em vigor no Brasil é de 1962. /// Coligação de Eduardo Paes no Rio de Janeiro é maior do que a de Fábio Henrique em Socorro. /// Comemorações pelo centenário de Augusto Franco ocorrerão em Aracaju e em Laranjeiras, sua terra natal. /// Dinheiro extra do FGTS engorda o caixa do governo. /// STF fixa novas regras para futuras ações. /// Aumentam as críticas do PT ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. /// OAB vai entrar com ADIN no STF contra a lei que trata da contratação de publicidade por órgãos públicos. Motivo: os chamados bônus de volume. /// A lei em vigor foi sancionada em 2010, pelo então presidente Lula. /// PSD: Kassab vai assumir um ministério logo após as eleições. /// Albano: praticamente confirmado no PSD após as eleições municipais. /// Empresa que criou a TALIDOMIDA pede perdão às vítimas. /// Dezenas de milhares de crianças nasceram com malformações graves em todo o mundo, nos anos 1950 e 60. /// A droga foi criada pelo laboratório GRUNENTHAL, da Alemanha. /// Governador do Ceará, Cid Gomes, afirma: “Já garanti a Dilma que vou apoiá-la, em 2014.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio  A fé remove montanhas, mas eu recomendo dinamites.

www.twitter.com/NadjaPiauitinga Caymmi sabia das coisas: gosto de trabalhos calmos e não constantes.

www.twitter.com/CharlesDesigne  Amizade não é sobre quem vem primeiro ou quem vem por último. É sobre quem vem e nunca vai embora.

DO LEITOR

Retratos de obras eleitoreiras
Do leitor Flávio C. de Jesus: “Segue imagens que comprovam, de forma desastrosas, o intuito de obras eleitoreiras

Legenda

feitas em Itabaiana que tentam ludibriar o povo, a toque de caixa e repique de sinos.Essas duas ruas foram calçadas a paralelepípedo e, pasmem os senhores, em plano século XXI, sem rede de esgoto.A pressa foi tão grande que devem ter esquecido de notificarem a Energisa para a devida alocação dos postes.Querem ou não querem enganar ao povo?”

Frei Paulo: e se o acidente fosse com alguém da oposição
E-mail recebido: Na última sexta-feira, 31, por volta das 18h30, o veículo do sobrinho do prefeito de Frei Paulo (filho de uma vereadora) entrou em alta velocidade, próximo ao posto São José. O veículo (Fiat strada) descontrolado colidiu de frente com o fiat Uno da prefeitura, arremessando o carro para a calçada com os pneus pra cima. O rapaz fugiu e não deu socorro. O motorista do Fiat Uno o senhor Tonhão e o passageiro foram levados para o hospital não houve nada grave. Rapidamente alguns cabos eleitorais retiraram o veículo do local e a polícia nada fez. Pessoas comentam que se o acidente fosse causado com alguém da oposição a imprensa marrom passaria a semana batendo e utilizariam até mesmo no horário eleitoral.

ELEIÇÕES 2012

SAÚDE EM ARACAJU: CANDIDATOS RESPONDEM 10 PERGUNTAS

O tema desta semana com os candidatos a prefeito de Aracaju é a área da saúde. Os candidatos Almeida Lima (PPS) e João Alves (DEM) não enviaram as respostas. Detalhe: as perguntas estão sendo enviadas com sete dias de antecedência. Confira as respostas de Reynaldo Nunes (PV), Valadares Filho (PSB) e Vera Lúcia (PSTU):

1 – Como pretende eliminar ou ao menos diminuir as filas de atendimentos nos hospitais e postos de saúde da capital?

Reynaldo Nunes (PV) – Aumentando o número de profissionais de saúde através de concurso público e pelo sistema de agendamento, via internet para consultas eletivas, separando vagas para os atendimentos de urgência e emergências. Para diminuir filas na Rede Hospitalar faz-se necessário o fortalecimento das Unidades de Saúde Básica, que são responsáveis pelo "primeiro atendimento", nos casos de baixa complexidade. Nossa ação inclui analisar a rede Hospitalar, com aproveitamento melhor da já existente e seu crescimento fora do centro da cidade, nos casos de média e alta complexidade. Vamos garantir atendimento e equipamentos de qualidade nos bairros, acabar com as superlotações e proteger a dignidade da população.

Valadares Filho (PSB) – Vamos realizar mais concursos para profissionais na área da saúde. É uma área que tem problemas não apenas em Aracaju, mas em todo país, não só na rede pública, mas na rede privada também. Vamos desenvolver ações através de um diálogo constante com todos os setores envolvidos. Além das ações estruturantes, vamos conversar com  as todas categorias para valorizar cada vez mais os profissionais da área.

Vera Lúcia(PSTU) – Simples: contratando mais médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, aumentando os salários, construindo novas unidades de saúde. Enfim, vamos ampliar a rede de atendimento à população. Isso deve ser feito urgentemente porque não podemos achar normal que pessoas morram sem atendimento. Tem candidato dizendo por aí que pra solucionar o problema da fila, vai a transferir pra internet. Fila física ou virtual continua sendo fila.

2 – Pretende ampliar a rede de atendimento de saúde? Como será a regulação e a distribuição do sistema?

Reynaldo Nunes (PV) – Sim. Com a construção de um Hospital Municipal completo, em equipamento e recurso humano qualificado, técnico e concursado, que atenda todas as especialidades, principalmente a Traumatologia e a Pediatria,  áreas tão carentes em Aracaju e que levam à superlotação da rede hospitalar já existente, principalmente o HUSE. Reestruturaremos as Unidades de Saúde Básicas já existentes, construiremos novas clínicas  para a Saúde da Família e Centros de  Especialidades.  A regulação será feita de acordo com as normas já previstas em lei pelo Ministério da Saúde.  Serão identificadas as necessidades  de cada componente do sistema para a distribuição equitativa.

Valadares Filho (PSB) – Vamos construir e implantar um laboratório próprio da Prefeitura para trabalhar com as terceirizadas e com isso agilizar o tempo de entrega dos exames. Vamos implantar o projeto Saúde Digital para fortalecer o sistema e ampliar a  cobertura do Sistema Único para 100%. Uma equipe está estudando todas as unidades existentes e a necessidade de ampliação onde a demanda é grande, a exemplo do conjunto Augusto Franco e outro bairros.

Vera Lúcia (PSTU) – A ampliação da rede é o centro do nosso programa. Isso significa aumentar a sua complexidade no sentido de melhorar a sua capilaridade e também fortalecer o atendimento a grupos que precisam de atenção especial. Estou falando das mulheres, da população negra, dos homossexuais, dos idosos e das crianças. Trabalharemos de forma a ajudar no fortalecimento do SUS. Queremos também o profissional da saúde integrado à comunidade. Não é admissível que o morador do Santos Dummont tenha que atravessar a cidade para levar seu filho doente para o Augusto Franco. Saúde de boa qualidade e perto de casa. Esse é um direito do trabalhador Aracajuano.

3 – Pretende criar ou participar de consórcios públicos de saúde?

Reynaldo Nunes (PV) – Certamente. Quanto mais parcerias, melhor. Vamos fortalecer os consórcios já existentes com o Estado,  intermunicipais e com a iniciativa privada. Temos  a obrigação, enquanto gestores públicos, de utilizarmos todos os meios legais para oferecer um sistema de saúde digno à população aracajuana.

Valadares Filho (PSB) –  É uma alternativa que iremos estudar. Se detectarmos que poderá ajudar a fortalecer os sistema de saúde em Aracaju poderemos participar efetivamente.

Vera Lúcia (PSTU) – Não. A Lei Federal 11.107/2005 é clara: o consórcio público constitui uma entidade de direito privado. O nosso programa vai no sentido oposto. Vamos desprivatizar a saúde pública. O município hoje já gasta grande parte de seus recursos na rede privada através dos convênios. Nenhum centavo público deve ir para a rede privada. Na rede pública estadual, temos as fundações como bom exemplo da natureza de entidade de direito privado na saúde pública. É um fracasso. É desumano. É uma tragédia para o povo pobre.Nós vamos fazer diferente disso. Vamos buscar integrar os serviços e o planejamento da saúde com outros municípios e com o estado. Não há como pensar a saúde de outra forma. Mas não vamos dar um real pra o setor privado. O fortalecimento do SUS é uma de nossas metas.

4 – Como será o gerenciamento dos postos de saúde e hospitais municipais?

Reynaldo Nunes (PV) – Por gestores competentes em Saúde. Priorizaremos os funcionários concursados e vamos diminuir comissionados e terceirizados, assim como a ingerência política na Saúde. E a competência técnica será o critério par a escolha dos gestores do sistema.

Valadares Filho (PSB) – Por técnicos da área comprometidos com um projeto maior de atender os pacientes com qualidade e eficiência. Nós daremos uma atenção especial à área através de uma discussão profunda, essa é a forma do Partido Socialista Brasileiro governar.

Vera Lúcia (PSTU) – Através da criação do Conselho Popular de Saúde. O conselho será um órgão constituído por representantes eleitos pelos profissionais da saúde, pelos usuários do serviço público e será acompanhado de perto pelos movimentos sociais. Ele terá a função de definir a dotação orçamentária do setor e também gerenciar toda a rede municipal. Não será um órgão meramente consultivo. Terá caráter deliberativo e fiscalizador. Essa é uma proposta inovadora, com o intuito de ampliar incrivelmente a democracia e o controle popular de um serviço que é fundamental.

5 – Como pretende avaliar a qualidade do serviço de saúde prestado à população? Pretende criar algum mecanismo ou instrumento de premiação para os servidores ou equipes que se destacarem no atendimento?

Reynaldo Nunes (PV) – Não sou a favor de premiações. O atendimento tem de ser excelente em todos os níveis. É direito do cidadão e dever do servidor público. A opinião da população é primordial, já que a sua satisfação será a nossa razão – são os usuários, beneficiários do serviço. Apesar de já existir meios de avaliações estatísticas por USB, desenvolveremos ações de relacionamento para ouvir seus frequentadores e familiares.

Valadares Filho (PSB) – Nós já anunciamos no horário eleitoral o exemplo que vem dando certo em Belo Horizonte, uma capital administrada pelo PSB, onde os profissionais recebem uma  espécie de gratificação por conta do número de atendimento. É claro que este programa é supervisionado diariamente com a preocupação prioritária na qualidade do atendimento e não na quantidade.

Vera Lúcia (PSTU) – O trabalhador não é ramster pra correr atrás de petisco pra seguir em ritmo frenético. O trabalhador da saúde quer atender bem a população. Mas a Prefeitura não deixa. Porque o deixa sobrecarregado e não oferece instrumentais básicos. O trabalhador quer salário digno e é isso que vamos fazer. Confiamos nos profissionais de saúde. Quem atrasou a saúde do povo de Aracaju foram os governos desastrosos do PT PC do B e também da velha direita representada pelo PSDB e DEM.

6 – Como fará para evitar que faltem remédios e insumos na rede municipal de saúde?

Reynaldo Nunes (PV) – Com planejamento. Respeito aos períodos de licitações para aquisição e reposição, sem a perda de prazos, sem compra por dispensa. Com o desempenho de gestores técnicos concursados e planejamento, profissionalismo com a verba pública, não faltarão remédios  nem material de consumo nas Unidades de Saúde.

Valadares Filho (PSB) – Nós vamos combater a falta de medicamentos com a implantação de um sistema informatizado único. Muitas vezes um medicamento falta num posto de saúde, mas tem unidades guardadas no almoxarifado. Essa logística tem que ter um sistema informatizado que não só controle a entrada e saída dos medicamentos e insumos, mas agilize a chegada deles nos postos de saúde. Temos a consciência de que é preciso que essa reposição precisa ser feita antes mesmo da falta total do medicamento. Quem vai em busca de um medicamento é porque não pode comprar e precisa muito, por isso temos que priorizar esse atendimento.

Vera Lúcia (PSTU) – Aumentando o orçamento para a saúde. Isso significa dizer que a população, através dos conselhos populares vai definir a dotação orçamentária para o setor. Nacionalmente, reivindicamos que, pelo menos 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil seja destinado à saúde. No governo da Frente de Esquerda, a Prefeitura de Aracaju será uma grande parceira dos trabalhadores para conquistar mais verba para a saúde, maiores repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Os outros candidatos não podem fazer isso. Porque fazer isso é ser contra o pagamento da dívida externa que come mais de 49% do orçamento brasileiro. Esses partidos preferem olhar pelos banqueiros internacionais a olhar pelo povo aracajuano.

7 – Pretende criar uma ouvidoria ou uma corregedoria para apurar desvios funcionais?

Reynaldo Nunes (PV) – Pretendemos fortalecer a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde já existente e ampliar suas vias de acesso á população. Entretanto, não adianta "ouvir" queixas e não apurá-las. A Ouvidoria faz parte, integra, é mais um serviço de regulação do Sistema. Desvios funcionais serão rigorosamente punidos segundo o Estatuto do Servidor Público.

Valadares Filho (PSB) – A Secretaria Municipal de Saúde já tem uma ouvidoria. O importante é aprimorar a estrutura já existente e fazer com que a população tenha conhecimento de sua importância. Ouvir as reclamações e sugestões da população é um importante instrumento para melhorar o sistema.

Vera Lúcia (PSTU) – O Conselho Popular de Saúde terá a função de garantir o pleno funcionamento do sistema de saúde pública e a aplicação adequada de seus recursos. Mas, como já disse, ele será muito mais que um órgão corregedor.

8 – Como será a relação com os sindicatos dos servidores da saúde?

Reynaldo Nunes (PV) – Relação de respeito. Compartilhamos objetivos de dignidade em remuneração, estrutura de trabalho e jornada. Diálogo constante. Os sindicatos existem para garantir o essencial, portanto serão nossos parceiros.

Valadares Filho (PSB) –  Além de respeitosa, a mais aberta possível com uma mesa de negociação permanente, inclusive com nossa participação efetiva para que tenhamos cada vez mais a possibilidade de valorizar de forma efetiva os profissionais da área.

Vera Lúcia (PSTU) – A Frente de Esquerda pode dizer com toda a tranquilidade: nós vamos governar com os sindicatos. Os trabalhadores organizados serão protagonistas da mudança profunda que vamos fazer também nessa área. Nossa história nos gabarita. A história dos outros partidos os condena. O DEM de João e inimigo declarado dos sindicatos. O PT e o PCdoB aprenderam na cartilha do Negão como criminalizar uma greve. O trabalhador da saúde só tem uma alternativa nesta eleição, a Frente de Esquerda.

9 – Como será a participação da sociedade na gestão da saúde?

Reynaldo Nunes (PV)  – O Conselho Municipal de Saúde garantirá o acompanhamento da população de forma transparente. Todos os atos serão disponibilizados na internet e introduziremos canais de acesso da sociedade à gestão da saúde de Aracaju, com índices de satisfação para serem monitorados e cumpridos.

Valadares Filho (PSB) – Vamos fortalecer os conselhos colocando a sua atuação de forma mais independente, fazendo com que as suas decisões reflitam sempre o anseio da sociedade.

Vera Lúcia (PSTU) – O Conselho Popular de Saúde, como já destaquei, será a radicalização da democracia na gestão da saúde pública. Vamos implementar conselhos do tipo em diversas áreas, como saúde, educação, transporte, moradia. Conselho popular é o povo trabalhador decidindo diretamente sobre o destino de sua cidade.

10 – É contra ou a favor da unificação do SAMU estadual com o municipal?

Reynaldo Nunes  (PV) – Contra. Sou a favor da separação, pois a união não funcionou. Defendo a separação da gestão destes dois serviços porque a demanda tem sido maior do que a oferta de forma preocupante. Precisamos de autonomia para ampliar e melhor gerenciar o SAMU municipal.

Valadares Filho (PSB) –  Já anunciei no nosso programa eleitoral que uma das primeiras ações da nossa administração será retornar o Samu para a Prefeitura de Aracaju. A intenção de unificação é válida para os municípios de médio e pequeno porte, mas no caso de Aracaju a demanda é alta e a Prefeitura precisa gerenciar o Samu para que possa melhorar o atendimento ainda mais.

Vera Lúcia (PSTU) – Somos contra a existência de trabalhadores em regime de CLT e regime estatutário na mesma categoria. Não é à toa a preocupação dos companheiros trabalhadores do Samu. Queremos, e os trabalhadores também, maior eficiência na prestação do serviço. Mas não admitimos qualquer forma de prejuízo à carreira da categoria. Propomos uma discussão ampla com os trabalhadores do Samu e a população. Podemos, sim, unificar os Samus se necessário.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”

“Não importa de onde vim, mais sim aonde quero chegar”

Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, nasceu em 03 de Setembro de 1940.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais