João sem empenho e sem humildade

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Há muito tempo o blog vem acompanhando pela mídia – principalmente os programas de rádio – reclamações de todos os tipos contra a administração de Aracaju. Alguns mais afoitos com interesses eleitorais, mas na maioria das vezes reclamações que têm procedência sobre a deficiência dos serviços prestados em diversas áreas.

Não são necessárias pesquisas qualitativas para constatar que a maioria dos moradores de Aracaju  vivem hoje um misto de decepção e desânimo com a atual administração municipal, fruto de um volume imenso de promessas feitas pelo engenheiro João Alves Filho durante a campanha eleitoral de 2012.

Tocador de obras – Justiça seja feita a João Alves. No primeiro mandato de prefeito na década de 70 e nos dois primeiros

As declarações de Machado na Liberdade FM repercutidas pelo Consenso Web, que faz clipping de tod mídia sergipana. 

 mandatos como governador, ele foi um grande administrador e tocador de obras. Porém, já no terceiro mandato no governo (2002 a 2006) deixou a desejar e não foi reeleito. E em 2012 conquistou a prefeitura não só alicerçado nas obras do passado, mas também na rejeição que os governos estadual e municipal se encontravam naquele momento. É fato.

Alguns problemas – Três anos após ser eleito com tais promessas, João parece ter sido acometido de um esquecimento inimaginável. É possível que ao final do mandato os eleitores aracajuanos constatem que ele nada fez além da iluminação da Av. Beira Mar e um belo Jardim Suspenso também na Beira Mar. Bairros periféricos às escuras, coleta de lixo sofrendo interrupções, postos de saúde sem pleno funcionamento, servidores recebendo salário com atraso, e obras em ritmo de tartaruga com sono. Esse quadro administrativo persiste mesmo a PMA tendo contado com arrecadações extras como as taxas altíssimas geradas pela nova secretaria do Meio Ambiente, a investida da Emsurb sobre os pequenos comerciantes que tenham uma placa qualquer na fachada do ponto comercial, sem falar na arrecadação portentosa da taxa de iluminação.

Salvador, do DEM, é exemplo – Para aumentar o sofrimento da gestão, o prefeito não está podendo usar o discurso da perseguição ou do boicote dos governos federal e estadual, visto que os aracajuanos estão mostrando que a cidade de Salvador está sendo administrada por um aliado dele, que também tem como adversários os governos federal e estadual, e lá o grau de satisfação da população com a administração é enorme.

Criticas de Machado – Criticas da oposição, de moradores e de parte da imprensa são naturais, mas quando partem do próprio vice-prefeito, José Carlos Machado, publicamente, é preciso uma análise profunda.  O blog foi informado que o barulho foi grande entre os auxiliares de João Alves na última segunda-feira, com as declarações de Machado, na Liberdade FM (programa de André Barros), que cobrou mais empenho do prefeito para que serviços básicos sejam resolvidos, e foi além afirmando que João Alves precisa ter humildade para admitir que as obras prometidas não foram concluídas.

As criticas de Machado reforçam que o “caldo azedou” pra valer. João corrigirá em tempo a receita?

Corrente pela saúde de Breno Oliva Leite
E ontem, 23, às 19h30, foi realizada uma missa na Igreja dos Capuchinhos, no Bairro América, com orações para o restabelecimento da saúde do jovem Breno Oliva Leite (acidente com helice de uma lanha no sábado), com a presença de familiares e amigos. Os  pais dele, Waldoilson Leite e Luciana, agradece aos amigos e todas pessoas que se uniram na corrente de oração pela recuperação de Breno Oliva, que ainda encontra-se na UTI de um hospital em Aracaju.

Se TCE pagar auxílio-moradia, ficará impedido de julgar contas. Faltará a reputação ilibada
O auxílio-Moradia é inconstitucional, imoral e sua percepção constitui ato de improbidade administrativa, pois fere a Lei federal 8429/1990. Vale para todos os poderes. E se o TCE pagar a retroatividade do auxílio-moradia, ficará com todos os conselheiros e membros do MP Especial impedidos de julgar as contas de qualquer gestor público, por lhes faltarem um dos requisitos para o exercício do cargo: a reputação ilibada.

Casas no pontal da Barra: entregues sem infraestrutura
O governo do Estado está construindo 150 casas no pontal da Barra dos Coqueiros, conhecido como “Ilha do Rato”, para dar dignidade as famílias. Porém, 50 casas estão prontas e foram entregues sem nenhuma estrutura para as famílias. Ou seja, água, energia e tudo mais. Foram realizados gatos. Não seria melhor esperar para entregar com tudo pronto? Aguardem os protestos em breve.

Pirambu: licitação para merenda escolar. Dia 04 de Março
Foi publicado no fim de semana o aviso de licitação, pela modalidade pregão presencial ( nº 05/2016), da Prefeitura Municipal de Pirambu, para o fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar.  O pregão será realizado dia 04 de março, a partir das 9hs, na as sala da CPL, no Edifício da Prefeitura. O pregão será para todo o ano de 2016.

MPE acionado. Emsurb não respeita licitação. Feira das frutas empresa não ganhou licitação
O blog já elogiou a Prefeitura de Aracaju por ter realizado uma licitação para contratar uma empresa para padronizar as feiras livres tornando-as adequadas as normas de higiene sanitária, feirantes com jalecos e toldos limpos e seguros. Porém, na feira das frutas, instalada na rodoviária velha a Emsurb colocou uma empresa que não ganhou a licitação. Pelo contrário, o blog soube que tem ligação com as clandestinas e até com um político. O MPE já foi acionado.

Local na rua não agradou. Prejudicou mobilidade
Pelo que se viu ontem,23, no telejornal da TV Sergipe, apresentado por Ricardo Marques, o local da feira, tomando parte da rua no fundo da rodoviária velha prejudicou a mobilidade. O povo anda agora pela rua.

E vão invadir a Praça General Valadão? Emsurb vai jogar camelôs de importados no local?
E fica o alerta para a TV Sergipe e Ricardo Marques: na própria TV, o presidente da Emsurb, disse que vai tirar os camelôs (de objetos do Paraguai) as frente do antigo Hotel Palace e relocar para a praça General Valadão. Vão invadir a praça? Um absurdo!

Comissão Estadual da Verdade
Nesta quarta-feira, 24, o governador Jackson Barreto presta depoimento à Comissão Estadual da verdade. A oitiva está marcada para as 9 horas, no Auditório do Museu da Gente Sergipana. Até o dia 26 de fevereiro, serão ouvidas mais cinco vítimas do regime militar instaurado no Brasil pelo Golpe de 1964. Nesta segunda fase, serão ouvidos também Delmo Naziazeno, Milton Alves, Carlos Alberto Menezes, José Elias Pinho de Oliveira e Marcélio Bonfim.

Governo reintegra 15 agentes de Polícia Civil
Ontem, 23, às 18hs, no Palácio de Veraneio, o governador Jackson Barreto assinou o retorno de 15 Agentes de Polícia Civil aprovados em concurso realizado em 2001. A medida considera o interesse público, em razão do déficit de agentes de polícia civil, e não tem custos adicionais para o Estado. A solenidade ocorre no Palácio de Veraneio, às 18 horas.

Nomes
Os Agentes de Polícia Judiciária que serão reintegrados à Instituição são: Murilo José Matos Portugal, José Critianilson Góis, Nailton dos Reis Amaral Junior, Ricardo dos Reis Tavares, Milena Cabral Torres, Jorge Anderson Feitosa Santos, Antônio Marcos dos Santos, Laerte de Oliveira Santos Júnior, Paulo Alfredo Poderoso Cruz, Cícero Alves, Valdeque de Abreu Pacheco, Edinilson Feitosa da Silva, Wanderlan Sá Resende, Franco Daniele Costa da Invenção e Ana Lúcia dos Santos Costa.

PSD de Rosário anuncia Hélhinho como pré-candidato
Aconteceu na segunda-feira (22) a 1ª Convenção do Partido Socialista Democrático (PSD) em Rosário do Catete. Durante o evento, foi lançada a pré-candidatura do vereador Hélio dos Santos como candidato do partido para chapa majoritária. O encontro contou com a participação de lideranças políticas do município e da região, entre elas o deputado federal Fábio Mitidiere, o ex-prefeito Wagner Quintela e a líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) Mulher, Acácia Calazans.

Objetivo
“Todos já sabiam que meu principal objetivo era concorrer ao cargo de prefeito e isso só era possível no PSD. Desde que comecei na minha vida pública nunca desistir dos meus objetivos e agora com o apoio do grupo sei que vou conquistar mais uma vitória”, falou confiante o pré-candidato, que também é o atual presidente da Câmara Municipal.

TV Câmara
Com previsão de estreia para ainda este semestre, a TV Câmara foi a pauta escolhida pelo vereador Valdir Santos (PTdoB), durante seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju, ontem,23.Em seu discurso, o parlamentar ressaltou a importância da TV para os trabalhos dos vereadores. “Foi uma conquista importante para esta Casa. A nova TV trará mais transparência e vai aproximar a população dos seus representantes”, declarou.

Divisor de águas
Ainda de acordo com Valdir, a TV Câmara será um divisor de águas. “Através dessa nova ferramenta os vereadores passarão a ter mais visibilidade perante a população e consequentemente no processo democrático, na solução dos problemas da cidade, além de permitir um envolvimento maior da sociedade sobre o que acontece no Legislativo Municipal”, avaliou.

SEBRAE promove workshop sobre articulação institucional
A equipe do SEBRAE participa de uma reunião com técnicos de instituições parceiras. A proposta do Workshop Articulação Institucional, que acontecerá nessa quarta feira 24 de fevereiro, é apresentar e pactuar o Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) desenvolvido pela Instituição, que será realizado em quatro regiões do Estado de Sergipe: Baixo S. Francisco, Sul Sergipano, Agreste Central e Alto Sertão. O evento acontece na sede do SEBRAE, às 8h30 da manhã.

Ações
Segundo o superintendente do SEBRAE, Emanoel Sobral, o propósito do workshop é abrir espaço para o debate. “Queremos desenvolver ações conjuntas com as instituições parceiras em níveis grupais, interpessoais, territoriais e globais, vinculadas a uma Rede Territorial, em favor da competitividade econômica do nosso Estado”, destaca Emanoel.

Programação
A programação do evento irá contar com palestras sobre Apresentação da Estratégia de Promoção do Desenvolvimento Econômico Territorial – DET SEBRAE e Apresentação do Cronograma das Atividades dos Eventos Municipais e Territoriais. Elas serão ministradas pelos consultores Arnaldo Junior e Francisco Nunes. Na sequência haverá espaço para o debate, encerrando com a assinatura do Protocolo de pactuação  institucional e empresarial e de indicações de representantes para cada Território DET. O Workshop está sendo promovido pela Unidade de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE, informações com o gerente Pedro Gomes Fiscina ou com a analista Katiane Teles Mesquita de Freitas, telefone (79) 2106-7771

PELO TWITTER

www.twitter.com/requiaopmdb  Não é a corrupção que querem acabar,mas sim mantê-la a favor do liberalismo econômico e  acabar com a Nação. Bem claro?

www.twitter.com/marcelopsuzano  Acreditar em si mesmo é essencial para seguir a viagem. Caso contrário, o fracasso será algo provável.

www.twitter.com/marcosrmenezes Pergunta técnica? Tem gente que é contra a corrupção ou apenas contra a que é praticada pelo PT? Indignação seletiva é o que define.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Um Judiciario que mantem Eduardo Cunha na presidencia da Câmara é a negação da Justiça.

www.twitter.com/helenachagas  Não acredito no que estou ouvindo. Um deputado acaba de dizer, no Conselho de Ética:"é uma suruba isso aqui"

ARTIGO

Plano de Mobilidade Urbana: um oportuno debate para os moradores do Bugio Por Joseilton Nery Rocha 

Há algum tempo, vejo sendo discutido, nas redes sociais, questões urbanas do Bugio, através de suas lideranças comunitárias e demais moradores. Essa discussão, em geral, resulta das demandas reprimidas da população causadas pela ineficaz gestão municipal de Aracaju. Louvo a iniciativa dessas lideranças e moradores, nas atitudes adotadas e busca de soluções, todavia o debate é feito de certo modo emocional e, algumas vezes, aleatoriamente, sem base de sustentação. Em algumas situações, o assistencialismo, o paternalismo e o populismo predominam. Todos sabem as consequências dessas pragas. Entre algumas, taí o resultado com o vereador Agnaldo Fonseca (PR) sufragado maciçamente nas urnas daquele importante e populoso bairro, sob o crivo de algumas lideranças, e que só contraria os interesses da maioria dos seus eleitores. O citado vereador votou a favor do aumento exorbitante da tarifa da passagem de ônibus e do IPTU, por exemplo.

Por outro lado, em 2015, salvo aquela realizada na EMEF Manoel Bomfim, vi pouquíssima participação das lideranças e demais moradores do Bugio, nas audiências públicas que debateram propostas visando a formulação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU). É este instrumento de gestão quem estabelece as diretrizes do planejamento urbano do município. É o chamado Plano Diretor quem diz como e por onde deve se desenvolver a cidade. A educação, a saúde, o saneamento, o transporte, o meio ambiente, o patrimônio histórico. Perfil de ruas e praças, adensamento de bairros, tamanho de prédios residenciais, definição de áreas comerciais e industriais, recolhimento do lixo. Tudo é disciplinado pelo Plano Diretor. Em suma, a organização do município como um todo se determina pelo PDDU.

Ainda no ano passado, não tivemos uma só liderança, no debate de outra peça fundamental do PDDU: o Plano de Saneamento Básico. Sob a coordenação da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente e em elaboração por professores da Universidade Federal de Sergipe, o Plano de Saneamento foi discutido em audiência acontecida na Escola Olga Benário, situada no Santos Dumont, para centralizar as propostas da zona norte aracajuana. Foi preciso que moradores de outros bairros que conhecem a realidade do Bugio, apresentassem sugestões para contemplá-lo. Até hoje, não entendi o porquê da ausência dessas lideranças em debates de fundo de assuntos tão importantes para a população.

Por que escrevo esta mensagem? Quero mesmo é fazer uma provocação, no bom sentido, às lideranças (quase todos meus amigos) e aos demais moradores do Bugio, incluindo meus irmãos que lá residem. Quero ver todos participando da audiência pública que debaterá o Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju, uma exigência da Lei nº 12.587/12 que estabelece o Plano Nacional de Mobilidade Urbana. São temas de um plano de mobilidade as ações estratégicas de transporte coletivo (inclusive o estudo da viabilidade de outros modais), medidas de trânsito e a acessibilidade. A circulação de pessoas e automóveis e a ocupação das vias lá são contempladas. Então, discussão importantíssima, em particular, para os moradores do Bugio que já sofrem bastante com o insatisfatório sistema de transporte e o caótico trânsito na área comercial do bairro. Poucos e frágeis acessos e saídas. O Conjunto Assis Chateuabriand está praticamente "ilhado". E há o projeto da Av. Perimetral Oeste. Trata-se de outra obra prometida pelo prefeito João Alves (DEM) que tende a ser mais uma a não ser cumprida. A Av. Perimetral Oeste, em seu esboço, cortará o núcleo utilizando a já conturbada Av. Poço do Mero. Além disso, em seu traçado, uma ponte sobre uma região de manguezal e outras intervenções civis em áreas circunvizinhas. Logo, se preveem profundas alterações no cotidiano da população e do bairro. Por isso, nessa audiência pública, é vital a participação de todos os moradores do Assis Chateaubriand, Jardim Centenário, São Carlos, Loteamento Ângela Catarina e demais integrantes e arredores do bairro Bugio.

Todos à audiência pública, coordenada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que se realizará no dia 1º de março, às 18h30, na EMEF Manoel Bomfim, Rua A-4, próxima ao campo de futebol Anchietão.

Contatos: http://joseiltonnery@yahoo.com.br

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Um voto é como um rifle: sua utilidade depende do caráter de quem usa.” Theodore Roosevelt.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais