Joel Silveira: Que repórter danado de bom! – Cláudio Nunes

 

Joel Silveira: feridas que não doem mais…   Além de exemplar e criativo o repórter, Joel Silveira percorreu os caminhos da literatura, gênero conto. Do conto “Dois Sorvetes”, do livro: “O Generalíssimo e outros incidentes”, a coluna transcreve esse trecho para reflexão de todos nós: “Mas do mundo se sabe que é feito de caminhos imprevisíveis: e de muitos desses caminhos também se sabe que se enrodilham em estranhas e inesperadas espirais: e curvas se sucedem às retas; e que por vezes eles esbarram ou findam em clareiras, bosques e pradarias. Nesse emaranhado de rumos o ser humano se perde como uma bússola avariada ou um pássaro tonto. E no fim do(s)caminho(s), o que o espera? Apenas a lembrança de vozes que se apagaram e de feridas que não doem mais.”

Que repórter danado de bom! –  Trecho da escritora Rachel de Queiroz, em “orelha” do  livro de

Joel Silveira “Tempo de Contar”: “Ele se diz simples repórter. Claro. E o é. Mas repórter como dantes não havia nem mais apareceu depois.Joel, simples repórter – mas que domínio da prosa o danado tem!De certa forma, é ele um clássico moderno…sempre a lapidar a prosa, mesmo ou especialmente quando falava mal;e, elogio ou descompostura, feitos ambos em tão primorosa

linguagem, que até os que desanca se sentem de certa maneira lisonjeados, por terem sido desancados em forma tão excelente!” E mais adiante, escreve a mesma escritora:”…aquele que, junto com Rubem Braga, representava o par mais caprichado, mais dotado e mais exímio nas artes de escritas em jornal; uma dupla que conseguiu transformar em literatura (a que não morre, a que

vale ouro porque ouro é) a realidade cotidiana do front…tendo como arma a maquininha portátil de escrever…(referindo-se que, junto com Braga e Equeff, Joel foi correspondente na Segunda Grande Guerra Mundial)”.

Viva Lagarto! Viva Joel Silveira! –  Do jornalista e escritor Edmar Morel, na apresentação do livro “O Generalíssimo e outros incidentes”: “Joel Silveira é um caso raro no nosso jornalismo. Foi correspondente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e morria de medo quando uma bala passava sobre sua barraca.A vida tem destas coisas. Joel assinou todos os Apelos de Paz e acabou na guerra suja de Hitler. É poeta, contista, porém o que é mesmo é repórter. Nasceu repórter e vai morrer repórter.Joel nunca fez política, todavia, no momento, é o Secretário da Cultura de Sergipe. A quem devo dar um viva? À cultura ou a Sergipe? Parabenizo Lagarto,, berço agreste dos Silveira e Romero. Viva Lagarto!.”

Maneira  muito pessoal e pachorrenta… –    O maior repórter de sua geração, Joel Silveira, mereceu de do poeta Manuel Bandeira o seguinte comentário: “Como repórter, não tem que lhe leve vantagem: possui uma maneira muito pessoal, pachorrenta, meio songamonga, voluntariamente fugindo do brilho literário, – é o anti-João do Rio (brilhante cronista carioca) e, apesar disso, ou antes, e por isso mesmo, maciamente perfurante como uma punhalada que só dói quando a ferida esfria.”

Homenagem a Joel Silveira –  Como um repórter pode homenagear um mestre do ofício da reportagem e da escrita jornalística. Nada melhor que usando o espaço que possui na imprensa para relembrar esse mestre, sem muitas alegorias e delongas. É isso que a coluna pretende fazer citando algumas opiniões sobre o mestre Joel Silveira, tão ferino quanto justiceiro nas suas opiniões.     E uma sugestão:o Sindicato dos Jornalistas, a Associação de Imprensa e os alunos de Jornalismo das universidades locais, deveriam promover seminários ou painéis sobre Joel Silveira e pendurar seu retrato  em locais de destaque. Joel Silveira é exemplo para todos jornalistas, sergipanos e brasileiros.

 

Quadrilha em Pirambu

Não tem outra. Pirambu estava sendo administrada por uma verdadeira quadrilha. A intervenção em Pirambu deve durar o tempo suficiente para que ocorra o novo pleito eleitoral. Não tem como o prefeito, Juarez Batista retornar ao cargo. Não tem como o vice-prefeito, Guilherme Zacarias, que vem sendo investigado nos processos assumir. Sem falar na Câmara Municipal onde salva-se apenas três vereadores. Os outros, incluindo a presidente não podem e não têm condições morais de assumir qualquer cargo. Pirambu merece uma renovação. Ah! Ia esquecendo. As investigações vão mostrar que muitas das irregularidades começaram na administração anterior. Haja cadeia…

 

 

Omissão da Assembléia Legislativa I

E-mail enviado por um advogado: “Inicialmente, meus parabéns pela sua lucidez em denunciar e tratar desta omissão política da casa legislativa do nosso Estado. É triste ver a Assembléia Legislativa, instituição tão importante para a democracia ser  desvalorizada pelos seus próprios membros, os deputados, aliás, muitos deles com história e serviços prestados. Será que eles não sabem o que é falta de decoro parlamentar? Será que eles acham certo esperar que a Justiça julgue ao longo de muitos anos, enquanto que o parlamentar envolvido em denúncias termine o seu mandato e até se reeleja para outro, pois a Justiça é lenta e a legislação inadequada para concluir estes processos envolvendo corrupção em tempo hábil”.

 

Omissão da Assembléia Legislativa II

Continua o advogado: “Creio que os deputados devem deixar o corporativismo e a conveniência de lado e cumprir o seu papel, pois, se fossem eles a julgar o ex-deputado federal José Dirceu da forma como estão agindo com relação ao deputado André Moura, estariam eles esperando pela Justiça até hoje e o referido estaria deputado federal e preparando novos vôos na política, o que seria um grave prejuízo para o país.Apoio o ato político da CUT, de promover uma limpeza simbólica na AL, pois, nós, cidadãos pagamos impostos e os parlamentares precisam ouvir a voz da sociedade e também devemos pegar a vassoura e o sabão”.

 

Trabalhos de sergipanos serão destaque em simpósio brasileiro

O trabalho intitulado “Investimento em Adutoras e Barragens e a Opção de Espera: Uma Aplicação da Teoria das Opções Reais” de autoria de Ailton Francisco da Rocha,  como também os trabalhos “Proposta de Monitoramento da Qualidade da Água para o Estado de Sergipe” e “Rede de Monitoramento Hidrológico do Estado de Sergipe” de autoria dos técnicos Ana Paula Barbosa Ávila Macêdo, João Carlos Santos da Rocha e Renilda Gomes de Souza, foram aprovados pela Comissão Científica do XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 8º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa para inclusão nos anais e apresentação durante o evento a ser realizado na cidade de São Paulo-SP, no período de 25 a 29 de novembro de 2007.

 

 

Solução caseira, Silvio Santos na Emsurb

Na última quinta-feira a coluna deu em primeira mão que o prefeito Edvaldo Nogueira decidiria por uma solução caseira para a Emsurb, com a indicação de Silvio Santos. Essa é  mais uma diferença deste espaço. Na quarta-feira à noite este jornalista fez uns cinco telefonemas, inclusive para o prefeito, que disse que decidiria no outro dia. Porém, a intuição jornalística levou ao nome de Silvio Santos. Para assumir a vaga de Silvio Santos, na Secretaria de Governo, o prefeito escolheu Bosco Rolemberg, que ocupava o cargo de Chefe de Gabinete.

 

 

Modernização é um ponto positivo para Edvaldo

Sem dúvida nenhuma o transporte em Aracaju terá uma mudança radical com o início da bilhetagem eletrônica na capital, a validação da meia-passagem para os estudantes aos domingos e feriados e ainda entregou 28 novos ônibus, sendo 13 deles adaptados para cadeirantes. É preciso coibir a farra da venda de meia entrada e vale transporte em Aracaju. Certamente a bilhetagem eletrônica vai reduzir os assaltos praticados aos cobradores e motoristas. Já a antiga reivindicação dos estudantes usarem a meia entrada aos domingos e feriados vai ajudar em muito os pais de família.

 

 

Oswaldo presenciou ação do mar na Atalaia Nova

E-mail do advogado e publicitário Carlos Montalvão: “Li como de hábito a sua coluna e obviamente a informação do ilustre Secretário Osvaldo Nascimento, da Infra-Estrutura, sobre as obras que o Governo do Estado começa a implantar no município de Barra dos Coqueiros. O Secretário Osvaldo é um exemplo de pessoa dinâmica e dedicada ao que faz. Já na manhã de hoje (dia 17, sexta-feira), esteve em Atalaia Nova e “in loco” presenciou a ação do mar adentrando por mares outrora navegado. Zeloso, responsável, ele ouviu dos rotarianos, dias atrás, a preocupação, a mesma preocupação já manifestada “há 60 dias pelo prefeito Airton Martins”. É muito bom quando a sociedade (representada pelo Rotary Clube Barra dos Coqueiros), o prefeito municipal Airton Martins e o Secretário de Estado da Infra-Estrutura Osvaldo Nascimento, todos conjuntamente se preocupam, se comunicam, trocam informações e, ao final, que se tenha o que o município de Barra dos Coqueiros tanto almeja: obras.O Rotary Clube de Barra dos Coqueiros é muito grato e reconhecido pela presença do Secretário Osvaldo Nascimento que fez uma bela exposição das atividades da sua pasta. A sua presença no dia de hoje em Atalaia Nova é mais uma prova do seu determinismo e uma prova do zelo pela Administração Pública. P.S. Gosto muito da comunicação do Osvaldo. Sempre solícito, atende a imprensa diariamente, tem resposta imediatas, é pragmático. Defende suas idéias. É objetivo. É trabalhador. Um forte abraço. Atenciosamente,

José Carlos Góes Montalvão (não tanto múltiplo, mas sempre amigo)”.

 

Feira na Itália não tem retorno esperado

Matéria publicada na Agencia Sergipe de Noticias ontem, 17, mostrou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, poderá fazer parte do XIV Salão Internacional de Alimentação Natural, Saúde e Ambiente (SANA), que vai acontecer entre os dias 13 e 16 de setembro, na cidade de Bolonha, na Itália. Este jornalista fez um amplo trabalho de pesquisa sobre este salão. Descobriu que na maioria dos Estados, inclusive nos grandes, o salão não é colocado como evento importante. O retorno não é o esperado. Espera-se então que a Seplan tenha cuidado quando fizer a pesquisa do custo/benefício, é só entrar em contato com alguns Estados do país que já foram ao evento. Muitas vezes uma boa conversa faz com que administradores caiam na “lábia” de alguns, que estão preocupados apenas em ganhar dinheiro fácil.

 

Subcomissão vai acompanhar escolha da sedes da Copa

Além de técnicos da Fifa e da CBF as futuras candidatas à sede da Copa do Mundo de 2014, receberão também a visita de integrantes da Subcomissão instalada na Câmara dos Deputados para acompanhar todo o processo. A idéia foi do deputado Valadares Filho (PSB), que teve um requerimento aprovado por unanimidade na Subcomissão Permanente da Copa 2014 para acompanhar os estudos e negociações para que o Brasil seja a sede da Copa, participando das inspeções que representantes da Fifa e da CBF irão fazer em futuras sedes candidatas. O objetivo do requerimento, segundo o parlamentar do PSB, é fortalecer e legitimar as escolhas da sede, para que não tenha em primeiro lugar nenhum critério político. “É importante que o critério usado seja dos melhores estádios e das melhores infra-estruturas das cidades”, disse, acreditando que desta forma tudo será feito de forma clara e transparente.

 

Ex-secretário Adjunto pode assumir Secom em Itabaiana

Com a saída de Marcos Aurélio da Secretaria de Comunicação do município de Itabaiana no final do ano passado, a prefeita Maria Mendonça não nomeou até o presente momento o seu substituto. E segundo muitos dos seus aliados à comunicação  tem sido um grande problema da sua administração.  Para solucionar este problema, a Prefeita Maria Mendonça está conversando e dialogando com um Profissional do mais alto gabarito e que tem um perfil que agrada todos que compõem a imprensa sergipana. Só pra ter uma idéia ele já foi assessor de imprensa de vários governos estaduais.

 

STF defere liminar que assegura liberação de recursos para Sergipe

O Supremo Tribunal Federal deferiu na tarde da última quinta-feira, 16, liminar atendendo a uma ação cautelar ajuizada pelo Estado de Sergipe, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que afasta a última restrição do Sistema de Controle administrado pela Secretaria do Tesouro Nacional (Cauc). Esta restrição decorria da inobservância da imposição constitucional de aplicar no mínimo 12% da receita de impostos em ações e serviços públicos de saúde. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a administração anterior aplicou apenas 11,11% nas referidas ações e serviços, o que gerou a pendência que foi afastada. O secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, afirma que esta liminar vai possibilitar o recebimento dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme anunciado durante a visita do presidente da República no mês passado. Nilson explica ainda que a atual administração está tomando todas as medidas cabíveis para eliminar as demais restrições fiscais que recaem sobre o Estado pela inobservância da LRF, o que vem impossibilitando o acesso às transferências voluntárias do Governo Federal e o acesso a empréstimos no BNDES, no BID e no Banco Mundial, que tradicionalmente se caracterizam como importantes fontes de financiamento de programas estruturantes no Estado. (Da ASN).

 

 

Leitor não passa dos 60, mas é ultrapassado por todo mundo

De um leitor e servidor público: “Sobre a velocidade máxima em Aracaju: Estou sentindo-me ridículo. Fui para o lançamento pelo prefeito Edvaldo Nogueira da Campanha a Vida Vale Mais. Saí de lá com um adesivo para veículos. No mesmo dia afixei o danado do adesivo no vidro traseiro do meu carro, defendendo os 60 KM por hora. E continuo defendendo e concordando e praticando os 60 KM/H como velocidade máxima em Aracaju, mas sinto-me ridículo porque, praticando 60 KM/H, sou ultrapassado por todo mundo. Sou ultrapassado por arrogantes, por mal-educados, por egoístas, por desumanos, por “burgueses”, pelos que pensam que são “burgueses”, enfim por pobres e ricos que conduzem seus veículos apressadamente pelas ruas de Aracaju. Sou ainda ultrapassado pelos veículos de serviço, moto-taxis, motos-boys, táxi, lotações, vans, caminhões, caçambas e por ônibus. Até por alguns veículos também com o adesivo de 60 KM/H afixado. Desses todos tenho mais pena do que raiva.

 

Veículos oficiais não respeitam os 60 quilômetros

 Continua o leitor e servidor: “Mas sinto raiva, pena e sinto-me ridículo quando, trafegando a 60 KM/H, sou ultrapassado por veículos oficiais. De todos os Poderes. Do Município, do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual, de Deputados, das autarquias. Fico a me perguntar: por que estou a 60 por hora se nem os Órgãos Públicos e, conseqüentemente os políticos e gestores praticam? Por que o Prefeito de Aracaju e o Governador do Estado defendem o controle da velocidade, mas os veículos da Prefeitura e do Governo, assim como do Judiciário do Legislativo do MPE não dão exemplo? Será que os arrogantes, mal-educados, egoístas,

desumanos e “burgueses” estão certos?”.

 

 

Vivo é morta

Caro leitor, se puder não utilize o serviço da empresa Vivo. É um total desrespeito ao usuário. Na última quarta-feira, 15, este jornalista resolveu trocar o celular por um modelo mais moderno (moto Q), que possibilita o acesso a Internet e aos e-mails. Isso facilitaria o trabalho, mas foram três dias de angustia peregrinação e desrespeito. Foram  72 horas pedindo informações por telefone, por e-mail e pessoalmente na loja Vivo de Aracaju. Nada foi resolvido. O sistema de e-mails vendido pela Vivo (Smart Mail) não funciona. Agora a briga é junto a Agência Nacional de Telecomunicações. Este jornalista vai brigar até onde foi possível com processo contra a Vivo por propaganda enganosa e prejuízos financeiros ao trabalho deste profissional. A luta será árdua e difícil, mas é preciso fazer algo.

 

Ranking das Prestadoras do Serviço Móvel

Reclamações na Central de Atendimento da Anatel – Período: 01 a 31 de julho – Reclamações na Anatel por 1000 assinantes: 1º 14 BRASIL TELECOM 0,364; 2º OI CELULAR 0,354; 3º TIM 0,329;4º VIVO 0,284; 5º TELEMIG CELULAR 0,263; 6º TRIÂNGULO CELULAR (CTBC) 0,221; 7º CLARO 0,197; 8º AMAZÔNIA CELULAR 0,080; 9º SERCOMTEL CELULAR 0,044; (Nº de Assinantes: 108.519.664; Nº de Reclamações: 30.672 * Atualizado em 07/08/2007 com a base de assinantes e reclamações referente a Julho/2007). O leitor deve reclamar acesse o site www.anatel.gov.br

 

Frase do Dia

“Alguns companheiros acham que podem fazer a seguinte mágica: ter o conforto de ser governo com o luxo de ser oposição. Eu não sei fazer isso, mas pode ser que tenha algum artista que saiba”. Do governador Marcelo Déda (PT) em entrevista a imprensa se referindo a cartilha lançada pela corrente Articulação de Esquerda comandada em Sergipe pela deputada e atual secretária Ana Lúcia e o deputado federal Iran Barbosa.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais