Jornalistas e radialistas. Mais uma agressão

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ultimamente radialistas e jornalistas estão sendo achincalhados semanalmente por políticos. A estratégia agora é se não pode se defender das denúncias de irregularidades a melhor defesa é o ataque. E os políticos ao invés de explicarem ao eleitorado como estão atuando em seus mandatos, preferem partir para agressão aos profissionais de comunicação.

É lógico que qualquer político deve criticar sim um jornalista ou radialista por não concordar com matérias ou opiniões publicadas. Porém, a critica deve ser no campo profissional, já que o profissional de comunicação está fazendo a critica ao homem público e não a vida privada de algum político. Porém, nos últimos dias políticos vem, não criticando profissionais da comunicação, mas agredindo verbalmente, em atos de desespero e completa insanidade.

Nos últimos dias o presidente do PTB, Edvan Amorim, agrediu parte da imprensa, depois o ex-prefeito de Capela, Sukita (PSB), partiu para agredir o jornalista Jozailto Lima e ontem, 06, foi a vez do polêmico vereador de Itabaiana, Vardo da Lotérica (PP), que foi protagonista de episódios hilariantes no início do ano por presidir a sessão inicial da Câmara – sem nenhum preparo – e querer a presidência do legislativo. Ainda bem que o bom senso prevaleceu em Itabaiana.

Não satisfeito com a malfadada atuação no início do ano, ontem Vardo da Lotérica partiu para agredir o radialista Eduardo Abril, que apresenta programa na rádio Capital do Agreste em Itabaiana.  Chamou o radialista de aleijado, que ele anda como um caranguejo, de forasteiro e que torce para ele morrer. A defesa de Eduardo Abril foi feita pelo radialista e vereador Roosevelt Santana.

O blog presta solidariedade ao radialista Eduardo Abril. Respeite o povo Vardo da Lotérica, afinal se a Justiça Eleitoral não fechasse os olhos Vardo não seria vereador. Não preenche um dos principais requisitos: não é alfabetizado.

Bastidores: Pendenga entre o MPE e o TJ
O blog recebeu a informação que nos bastidores existe um pendenga entre o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça por conta da decisão de interditar um trecho da 13 de Julho. Promotores dizem que o pedido do MPE foi apenas para interditar para veículos pesados, mas o TJSE, extrapolou o pedido e resolveu interditar para todos os veículos.

Juiz substituto tem que decidir questionamento da Emurb
E não é só isso. A juíza que concedeu a liminar para interditar parte da avenida entrou de férias. Com isso um juiz substituto pegou “a batata quente” para responder o questionamento da Emurb se a obra pode ser iniciada sem a licença ambiental. A Emurb quer clareza na decisão, para não ter problemas futuramente.

Shows no CIC. Tem tratamento acústico? Moradores reclamam. Até quando?
E o governo do Estado parece que não vai atender o apelo dos moradores da região do CIC e continuará alugando o espaço para shows. O local não tem tratamento acústico, mas o governo do Estado insiste em prejudicar os moradores da região. Só resta apelar para o Ministério Público Estadual.

Saudades de Pelé
Não, caros leitores, a referência acima não diz respeito ao "Rei do Futebol", mas sim ao inesquecível policial militar que durante anos atuou como agente de trânsito na nossa Capital. A lembrança vem à tona em razão de que falta à alguns agentes de trânsito da SMTT o que sobrava ao nosso boa-praça Pelé, ou seja, simpatia, cordialidade e um diálogo aberto, tanto com o transeunte, como em relação ao motorista.

Saudades de Pelé II
Por outro lado, o que hoje se observa nas ruas são agentes muito mais preocupados em punir, do que em educar. Não é à toa que o Jornal da Cidade deste final de semana chama a atenção da sociedade para o número expressivo de mais de 17 mil multas em apenas quatro meses de gestão. Seria bom que tivéssemos muitos "Pelés" na SMTT, pois certamente essa Entidade marcaria muitos gols de placa no trânsito caótico desta cidade.

São Cristovão: Ponto eletrônico gera abuso de atestados
A prefeita de São Cristovão, teve que criar uma Junta Médica para analisar o derrame de atestados médicos nos diversos setores da prefeitura. Depois que a prefeitura adotou o ponto eletrônico digitalizado, dezenas de servidores estão usando do artifício. Um absurdo!

Prefeitura deve pedir apoio do MPe da Justiça para verificar postura dos médicos
E tem um detalhe importante: a culpa não é apenas dos funcionários, neste caso conceder atestado sem a devida necessidade também é um crime. A sugestão do blog; que a prefeita Rivanda Farias peça o apoio do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça. É preciso atacar não apenas a causa, mas também a raiz do problema.

Velho camarada Marcélio Bonfim recebe Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar
Em sessão bastante prestigiada, a Assembleia Legislativa concedeu, no início da noite de ontem, 6, a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao ex-vereador de Aracaju Marcélio Bonfim Rocha. A entrega da mais alta comenda da Assembleia Legislativa foi uma propositura do deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB). O plenário e as galerias da Casa ficaram lotados por convidados que fizeram questão de prestigiar a solenidade.

Hino
A sessão especial foi comandada pela presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), que fez a entrega da medalha ao homenageado. Na oportunidade, Marcélio foi saudado de pé pelos presentes. O cantor Minho San Liver, na tribuna da Casa, entoou o hino do PCB, durante a solenidade, sendo seguido pelos demais colegas de partido presentes.

Democratização
O deputado Garibalde fez o discurso de saudação ao homenageado. Ele destacou a importância de Marcélio Bonfim para a política sergipana e para a redemocratização do país. “Ele foi uma das pessoas que lutaram contra a ditadura militar e nosso país e pela democratização do Brasil. Foi preso, torturado, juntamente com alguns companheiros sergipanos. É uma pessoa que privou até de sua vida familiar, tendo, inclusive, que passar três anos na Rússia, na época da ditadura”, ressaltou.

Emoção
Visivelmente emocionado, Marcélio Bonfim agradeceu aos presentes. Logo no início da sua fala, ele informou que recebeu um telefonema do governador Marcelo Déda, dizendo que queria estar presente à solenidade, mas não podia, pois estava em São Paulo, em tratamento de saúde. Mas Marcélio fez questão de afirmar que a medalha que recebia da Assembleia Legislativa era uma homenagem não apenas a ele, mas a toda uma geração, da qual Marcelo Déda fazia parte.

Resgate
Ele disse ao deputado Garibalde Mendonça que agradecia de dentro da sua alma a oportunidade de ter sido o escolhido para ser o mensageiro da homenagem simbolizada no diploma e na Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. “Homenagem que não pertence só a mim, mas a todos os companheiros que vivenciaram as ações de luta e resistência pela redemocratização deste país. O gesto de Vossa Excelência [Garibalde Mendonça] significa resgatar a história, não deixando cair na vala do esquecimento nem ser distorcida no oportunismo de caroneiros desta história”, disse.

Baú de lembranças
O homenageado disse que dividia a medalha recebida com inúmeros e inesquecíveis companheiros, alguns ainda vivos e outros já em outro plano. Com lágrima nos olhos, Marcélio Bonfim disse que mexer nesse baú de lembranças do período do golpe militar não era fácil. Mas um momento que requer controle emocional. “Mas as novas gerações precisam tomar conhecimento do que aconteceu em nosso país, principalmente nos anos de chumbo de 1964 a 1984. A nobreza do momento está na história dessa geração. Assim sendo, aqui sou simplesmente um narrador de uma pequena parte dessa história de luta e resistência”, declarou.

Comissão da verdade
Ao final de seu discurso, o homenageado fez algumas reivindicações. Ao vice-governador Jackson Barreto ele pediu que fosse criada a Comissão da Verdade de Sergipe. A este e também ao vice-prefeito presente solicitou que juntos, estado e município, possa revitalizar a Praça dos Expedicionários, uma homenagem há muito prestada àqueles que saíram do Brasil para a Itália, amando a liberdade e lá nos campos italianos morreram. “Mas os que voltaram trouxeram para nós a liberdade e a democracia para o Brasil e o mundo inteiro. É preciso que o Estado e prefeitura melhorem o monumento que lá está em homenagem aos expedicionários e ao lado construa um memorial de todos os sergipanos que deram a sua vida à luta pela liberdade e democracia”, disse. E à deputada Ana Lúcia Marcélio solicitou que inclua em seu projeto que trata da devolução dos mandatos dos deputados cassados na ditadura os dois suplentes Antônio Oliveira e Nelson Souza.

Histórico
Marcélio Bonfim nasceu no ano de 1944, no município sergipano de Canhoba, filho de trabalhador rural, que em 1950 ficou desempregado, forçando-os a vir a Aracaju. Começou sua carreira política ainda estudante, no ano de 1961, quando dirigiu a União Secundarista dos Estudantes (Uses). Sempre participou da luta dos trabalhadores rurais sem terra e também participou de campanhas de alfabetização pelo método Paulo Freire.

Preso e torturado
No período da ditadura militar, Marcélio Bonfim foi preso, torturado e processado duas vezes. Marcélio Bonfim foi vereador de Aracaju por dois mandatos e um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro em Sergipe. Ele foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado, tendo sido o primeiro candidato a governador pelo PT em Sergipe.

Prefeitos realizarão mobilização contra a seca
Na tarde  de ontem, 06, prefeitos e demais representantes da administração pública de diversos municípios participaram de uma reunião preparatória para uma mobilização contra a seca. O encontro foi promovido pelas entidades municipalistas sergipanas Fames (Federação dos Municípios do Estado de Sergipe), Ambarco (Associação dos Municípios do Vale do Japaratuba e do Vale do Cotinguiba) e Amurces (Associação dos Municípios da Região Centro Sul), e aconteceu no auditório da Aease. A mobilização será realizada no próximo dia 13, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa.

Manifestação contra aumento da tarifa de ônibus
Nesta terça-feira (7), diversas entidades estudantis, movimentos populares e organizações sindicais realizam um Ato Público contra o aumento da tarifa de ônibus em Aracaju. A manifestação terá início às 13h30, com concentração na Praça do Atheneu, de onde sairá em caminhada até a Câmara de Vereadores.

Rogério participa hoje de debate no programa Expressão Nacional
O deputado federal Rogério Carvalho, relator da comissão especial de Aprimoramento do Estado e Instituições Brasileiras, participa hoje, as 21h30,  do programa Expressão Nacional, que irá debater as relações entre o Congresso Nacional e os demais poderes da república, em especial o STF.Além de Rogério, serão debatedores:  o Deputado Federal Domingos Sávio,  vice-líder do PSDB,o cientista político José Luciano Dias e o jurista Luís Moreira Gomes.

R$ 102 milhões investidos nos perímetros irrigados
O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, esteve no Baixo São Francisco na manhã de ontem para explicar aos agricultores as ações que serão executadas com recursos do programa Mais Irrigação em Sergipe. Após conversa com agricultores da região, ele seguiu para uma emissora de rádio local, onde concedeu entrevista e detalhou os investimentos a serem realizados a partir deste ano. Ao todo, serão investidos R$ 102 milhões nos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume.

Câmara de Neópolis
Na quarta-feira, 8, Paulo Viana estará na Câmara de Vereadores de Neópolis, onde reafirmará o cronograma de ações do Mais Irrigação no estado. “Até julho, todas as licitações deverão ser finalizadas. A nossa equipe está empenhada em agilizar a aplicação dos recursos, que vão garantir melhores condições nos perímetros irrigados e contribuir com o desenvolvimento do Baixo São Francisco. E é importante dizer que estamos sempre à disposição dos produtores para ouvir suas demandas”, afirma.

Dificuldades para os produtores
Já no programa do radialista Gilmar Carvalho, na Rede ilha, o senador Eduardo Amorim (PSC),  relatou que visitou a região e constatou, junto com outros parlamentares, diversas reclamações dos produtores, como a mistura da água com o esgoto da cidade e bombas quebradas. De posse dessa informação, Eduardo levou disse que levou a demanda para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. E no dia 24 de abril, após ouvir o relato, o ministro confirmou que o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, iria a Sergipe pessoalmente conhecer a situação.

Substituição
Porém a visita, do presidente foi substituída pelo diretor de irrigação e depois foi cancelada e informado que o superintendente em Sergipe, Paulo Viana atenderia os produtores. "Logo após a confirmação do cancelamento da visita, recebi uma ligação do amigo e senador de Piauí, João Vicente Claudino, dizendo que ninguém veio porque pediram para ninguém vir", destacou Eduardo Amorim. A principal figura do PSB em Sergipe, senador Antônio Carlos Valadares, diante dos fatos, atacou para se defender. "Vocês querem politizar esse assunto!", esbravejou.

Homenagem póstuma ao sindicalista Jaime Humbelino
O falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil em Sergipe, Jaime Humbelino de Sousa, foi lembrado pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT), na sessão de ontem, 06, na Assembleia Legislativa. O sindicalista faleceu no final da tarde de sexta-feira, 3, aos 70 anos de idade. “Tive uma convivência estreita com seu Jaime na política e no campo pessoal. Foi um grande sindicalista, um homem brilhante que esteve ao meu lado em todas as campanhas que fizemos”, relembra Gualberto.

Construção
De acordo com Gualberto, o senhor Jaime conduziu durante muitos anos o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil com muita responsabilidade e comprometimento. “Era um sindicato difícil de dirigir, até pelas características dos seus filiados, pela rotatividade dos trabalhadores e pela dimensão da atividade”, afirmou o deputado. “Por essas razões, posso dizer que seu Jaime contribuiu concretamente com o desenvolvimento de Sergipe e com o bem estar das pessoas em suas casas e apartamentos”.

Grande amizade
Francisco Gualberto, lamentando sempre a perda do amigo, disse que seu Jaime teve e sempre terá grande significado para sua vida política. “Era um companheiro que frequentava a minha casa e nossas famílias continuarão mantendo essa grande amizade”, garante. Vários deputados pediram apartes no discurso de Gualberto para também prestar homenagem ao sindicalista. Entre eles, Augusto Bezerra, Conceição Vieira, Garibalde Mendonça, Zeca da Silva e João Daniel, que inclusive sugeriu a apresentação de uma Indicação ao governo do Estado para que batize alguma grande obra pública com o nome de Jaime Humbelino.

Festival de Improvisação I
Entre os dias 11 e 12 de maio Aracaju receberá o Festival Internacional de Improvisação, com os espetáculos “Passageiros”, da Companhia do Quintal (Brasil) e Cia. Acción Impro (Colômbia), e o espetáculo “Improcedente”, da Uma Companhia (Brasil). Ambos acontecem no Teatro Atheneu, às 19h e 20h, respectivamente.

Festival de Improvisação II
Além dos espetáculos, o evento contará também com uma programação acadêmica que funcionará como um espaço de trocas, debates e provocações sobre a improvisação, e que terá como tema “O Improviso na Contemporaneidade”, e que será mediado por Ana Regis. O debate acontecerá no dia 11, a partir das 17h, na Casa Rua da Cultura. Os artistas e estudantes interessados em participar devem acessa o site da FIMPRO e preencher a ficha de inscrição.

Abertas as inscrições para a 3ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta
Crianças e jovens de 8 a 17 anos do mundo todo já podem se inscrever na 3ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, que acontecerá no mês de agosto de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.  O Festival tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro.  As inscrições encerram-se no dia 31 de maio e os atores dos filmes não precisam ser obrigatoriamente crianças ou jovens, mas os filmes devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação.

Inscrição
A inscrição no Festival é gratuita e a ficha de inscrição se encontra disponível no site www.pequenocineastafest.com.br  , devendo ser totalmente preenchida e enviada para o e-mail contato@pequenocineastafest.com.br  . Os filmes inscritos para o Festival Internacional Pequeno Cineasta 2013 serão notificados de sua seleção por e-mail a partir de 8 de julho de 2013.

Intercâmbio Museus
A antropóloga Cláudia Augustat, curadora do Museu do Mundo em Viena, na Áustria, veio a Sergipe para conhecer o Museu da Gente Sergipana. Durante a visita a curadora foi recebida pelo Superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, e pelo Diretor de Programas e Projetos, Marcelo Rangel. O propósito do encontro foi o intercâmbio cultural e outros projetos de projeção da cultura sergipana em Viena.

Mostra
Inicialmente, ficou acertado que o Museu da Gente Sergipana participará de uma mostra no Museu do Mundo em Viena no mês de julho deste ano. Na oportunidade será exibido o vídeo de apresentação do Museu e uma indumentária representativa da cultura sergipana. A programação envolve também a apresentação do cantor e compositor sergipano Heitor Mendonça.

Dimensão humana
Claudia Augustat ficou impressionada com o Museu mantido pelo Instituto Banese, e chegou a se emocionar com o vídeo de apresentação que dá inicio à visitação ao museu, pois segundo ela, depois de mostrar a biodiversidade sergipana e outros aspectos geográficos, o vídeo alcança uma dimensão humana maior, mostrando as manifestações culturais e pessoas que fazem a cultura sergipana. "O Museu da Gente Sergipana é um patrimônio precioso para o Brasil e o mundo precisa conhecer este equipamento cultural", ressaltou a curadora.

Agenda
Hoje, 7 de maio, é o dia do OFTALMOLOGISTA, o médico especializado em olhos, que, portanto, trata das doenças ligadas à visão. E é, também, o dia do SILÊNCIO. Segundo a sabedoria oriental (chineses), “a palavra é prata, mas o silêncio é ouro.” Provérbio muito popular entre nós é o que diz: “Quem muito fala, muito erra.” Já o Marquês de Maricá escreveu: “O homem que cala e ouve não dissipa o que sabe, e aprende o que ignora.” Há pouco mais de um ano, em fevereiro de 2012, era antecipada a eleição para a mesa diretora da Assembléia Legislativa. A presidente Angélica Guimarães foi reconduzida ao cargo por mais um período, que somente começaria em janeiro de 2013. Verificou-se, a partir daí, o rompimento do governo do Estado com o grupo dos irmãos Amorim. A oposição passou a ter maioria no parlamento estadual. A agenda de hoje também marca a votação do PROINVESTE, que deverá ser aprovado, após longos meses de debates sobre o referido tema.

Futebol
INSATISFAÇÃO – É a palavra de ordem no seio da torcida proletária. Depois de o Confiança perder para o seu arquirrival, o Sergipe, no dia em que festejava 77 anos de existência, e, em seguida, deixar escapar o segundo lugar na classificação para as semifinais do campeonato de 2013, cedendo essa condição ao River Plate, há um flagrante clima de insatisfação que atinge parcela expressiva dos torcedores do Dragão do Bairro Industrial. COPA DO BRASIL – A estréia dos proletários na segunda fase da Copa do Brasil ocorrerá amanhã, quarta-feira, no Batistão, contra o Fortaleza. É evidente que a inesperada derrota para o Lagarto abalou a “confiança” na equipe. De qualquer forma, espera-se um bom público na partida diante do tricolor cearense. SEEDORF – A imprensa internacional destacou a primeira conquista do grande craque holandês vestindo a camisa do Botafogo. UNIÃO – O técnico Tite conclama a união de seu elenco para garantir a continuação da vitoriosa fase que atravessa o Corinthians. O time do Parque São Jorge está nas finais do certame paulista e vai disputar sua passagem para as quartas-de-final da Libertadores, diante do Boca Juniors. /// DECISÃO – O Fluminense, que vem de derrota para o Botafogo, terá, amanhã, um encontro decisivo. Em São Januário, terá pela frente o Emelec, do Equador, para o qual perdeu, em Guaiaquil, por 2 X 1. /// PACAEMBU – O presidente Mário Gobbi, do Corinthians, garante que só jogará no Pacaembu, na condição de mandante, durante a Taça Libertadores da América.

Futebol II
OTIMISMO – Ao contrário da proletária, a torcida do Sergipe vê com otimismo o desempenho de sua equipe favorita nessa fase semifinal do campeonato sergipano. O Mais Querido vai enfrentar o Estanciano, a equipe sensação do certame estadual. O “canarinho” vem de uma sequência de vitórias realmente impressionante, depois que Iedo assumiu seu comando técnico. ENGENHÃO – O estádio construído para sediar jogos do Pan-Americano em 2007, atualmente interditado, foi batizado oficialmente ESTÁDIO JOÃO HAVELANGE. Considerado, por décadas, um cidadão inatacável em sua conduta moral, o ex-presidente da CBD e da FIFA renunciou, recentemente, ao cargo de presidente de honra da entidade que comanda o futebol mundial. A máscara caiu. Acusado de ter recebido propina da ISL, dentre outras, o citado desportista teve que se afastar para evitar uma inevitável punição, não obstante seus 97 anos de idade. Pois bem. Já está em curso, no Rio de Janeiro, uma campanha popular para alterar o nome do Engenhão para o de um ex-craque de futebol, a ser escolhido pelo voto direto dos torcedores do RJ. É bom lembrar que a FIFA não admitiu a mudança do nome do estádio de Brasília, que continua sendo e será sempre “Estádio Mané Garrincha”. EM SERGIPE – Há um estádio (Presidente Médici), em Itabaiana, com nome de um dos ditadores que mais primaram pela repressão. E também colégios com nomes de militares que se destacaram no regime de exceção implantado em 1964 (Castelo Branco e Costa e Silva).

Memória – Aconteceu há 56 anos (1957)
No Brasil – Fevereiro – A rodovia Rio de Janeiro/Belo Horizonte é inaugurada; Furnas é criada; morre o marechal Rondon. Maio – Fundada a RODOBRAS, para construir a rodovia Belém/Brasília. Agosto – Falece o ex-presidente da República Washington Luís.Foi também em 1957 que se iniciou a construção de Brasília, a nova capital federal. O projeto urbanístico foi assinado pelo arquiteto Lúcio Costa. E os principais prédios governamentais são projetados por Oscar Niemeyer. A idéia de transferir a capital do Brasil para o interior já estava prevista desde a Constituição de 1891.
Em Sergipe – O Estado continuava sendo comandado pela UDN (o governador era Leandro Maciel). Não houve modificações expressivas no panorama cultural, artístico e social. Aproximava-se a nova eleição para governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Luiz Garcia já estava praticamente confirmado para concorrer pela UDN. E o nome de José Rollemberg Leite aparecia como o mais cotado, pela coligação PSD/PR. Em verdade, em 1958 dar-se-ia o segundo confronto entre José Leite e Luiz Garcia na disputa pelo governo de Sergipe. Em 1957  havia duas  emissoras de rádio, a Difusora e a Liberdade, esta´última inaugurada em 7 de Setembro de 1953. Circulavam os jornais Gazeta Socialista, Correio de Aracaju, Diário de Sergipe e A CRUZADA. A Livraria Regina era o ponto de encontro dos intelectuais da terra. Além de livros, podiam ser encontrados jornais nacionais e do exterior, assim como as principais revistas de todo o mundo, como a LIFE e a TIME. A telefonia pública era operada pela Companhia Telefônica Sergipana. Estavam registrados no DETRAN exatos 100 veículos. E os bondes elétricos ainda circulavam pela cidade. Os táxis eram chamados de “carros de praça”. Não havia estação rodoviária. Os ônibus intermunicipais e interestaduais tinham como “ponto” a Avenida Rio Branco, também conhecida como Rua da Frente. FRASE – “Começamos a ficar jovens aos 60 anos. E, então, já é tarde demais.” – Pablo Picasso, artista plástico

Curtas
AFIF DOMINGOS VAI ACUMULAR FUNÇÕES DE VICE-GOVERNADOR DE SP E MINISTRO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA. /// EM MACEIÓ, DUAS TESTEMUNHAS DEPÕEM NO PRIMEIRO DIA DE JULGAMENTO DO CASO PC FARIAS. /// FIAT ANUNCIA INVESTIMENTOS DE 15 BILHÔES DE REAIS NO BRASIL ATÉ 2016. /// BANDIDOS USAM REFÉNS COMO ESCUDO E CAUSAM PÂNICO NO RIO GRANDE DO SUL. /// KASSAB AMARRA ALIANÇAS REGIONAIS COM O PT. /// GOVERNO E OPOSIÇÃO DEFINEM HOJE ESTRATÉGIA PARA VOTAÇÃO DA MP DOS PORTOS. /// CONMEBOL QUER MUDANÇAS NA LIBERTADORES: A PRIMEIRA DELAS É A FIXAÇÃO DE UM NÚMERO MÁXIMO DE CLUBES POR CADA PAÍS. /// CMA VOTA HOJE MENSAGEM DA PREFEITURA DE ARACAJU SOBRE REAJUSTE DOS TRANSPORTES COLETIVOS. /// ASSEMBLÉIA FICOU LOTADA NA HOMENAGEM A MARCÉLIO BOMFIM. /// DEPOIMENTO DO VETERANO MILITANTE DA POLÍTICA PRENDEU A ATENÇÃO, POR UMA HORA E MEIA, DO PÚBLICO PRESENTE. /// FIGURAS IMPORTANTES DA ESQUERDA SERGIPANA MARCARAM PRESENÇA, COMO BITTENCOURT, MILTON COELHO E ZELITA CORREIA. /// MESA TEVE COMPOSIÇÃO ECLÉTICA, COM ANGÉLICA GUIMARÃES NO COMANDO. /// EX-GOVERNADOR ALBANO FRANCO, VICE-GOVERNADOR JACKSON BARRETO, VICE-PREFEITO JOSÉ CARLOS MACHADO, PROCURADOR MOACYR MOTA E VEREADOR EMMANUEL NASCIMENTO PARTICIPARAM DA SOLENIDADE. /// MARCÉLIO BOMFIM FOI SAUDADO PELO DEPUTADO GARIBALDE MENDONÇA, AUTOR DA PROPOSITURA DE CONCESSÃO DA MEDALHA DO MÉRITO PARLAMENTAR. /// SESSÃO FOI ECUMÊNICA, REUNINDO POLÍTICOS DOS MAIS VARIADOS MATIZES.

PELO TWITTER

www.twitter.com/pequenosoares   Tenham calma: eleição é em 2014!

www.twitter.com/pedrocarregosa   É "fake" para todo lado! Um sono que dá zzzzzzzzz

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE   Quando fico triste, parece que o mundo vai desabar. Graças a Deus surge um novo dia, com mais calma digerimos as atitudes de terceiros.

www.twitter.com/ffariajr   Essa é demais @BlogClaudioNun "Forró dos Advogados" no CIC, e pode, ali é casa de show? Tem tratamento acústico?

www.twitter.com/wms23   Primeiro foi o comunista do Roberto Freire virar a casaca; agora é o socialista do Eduardo Campos flertar com a direita! E aí Pernambuco?

www.twitter.com/ProfAndreyLemos   Depois da segunda-feira agitada e emocionante, q venha a terça-feira com a espada de OGUM e o escudo de São Jorge para nos proteger. Ogunhe.

www.twitter.com/Nicolasantunes   Do que adiantaria essa tua ideologia, se a tua própria liberdade se transformasse em opressão?

ARTIGO

O repúdio é meu, Camarista!!! por  Kako Carvalho*

     Desta vez, não me contive. Vivo me prometendo manter a maior distância que puder entre este burro esforçado que vos escreve e QUALQUER integrante da classe política, essa gente atrás de dinheiro e poder que se escora em discursos trabalhados, mas que parece não se incomodar com a pecha de ladrões que se lhes impõem. Navegam sempre para onde o seu público está – não para auxiliá-lo, como pregam cotidianamente, mas para sugar-lhe o tal “poder que emana do povo”. Lendo sobre as promoções na Polícia Militar, vi que algumas questões acerca da lisura delas ficaram sem resposta, que, aliás, ouso balbuciar. O vício não é interno, ele vem de fora. Vem da política e de seus ingerentes representantes. E não nasceu agora. Eu mesmo, após 17 anos de “papamike”, e quase nove de atraso em promoção, tive o desprazer de ver, ano após ano, o político do momento e seu bando apontarem para seus respectivos carregadores de pasta, e como por milagre, da ponta de seus dedos saírem estrelas para os ombros apontados. E não importa se salvei mais de mil vidas, se entrei em presídio rebelado dançando rumba, se libertei um milhão de reféns ou se coloquei o nome da minha Polícia e do Estado de Sergipe na estratosfera, angariando bons olhares no país e mundo afora. Em meu lugar, quando aparecer uma vaguinha só neste remedo que transformaram a minha briosa (sobre isto, falo em outra oportunidade), aquele tal “Carregador de Pasta”, especialista em penteado de poodles da esposa do “VIP”, Bacharel em massagem escrotal e PHD em Subserviência e Súplica será o promovido. Sentará atrás de uma mesa enorme, e tamborilando os dedos olhará para mim o neo-superior hierárquico, com o nojo de quem afasta uma barata morta com o lado do pé. Próximo de uma promoção começa uma modalidade esportiva curiosa, a “corrida ao político”, onde cada miserável vassalo procura o suserano de maior influência, para de joelhos hipotecar sua carreira, em troca de… Bem, deixo com vocês o ato de pensar no que se troca. Quem está com políticos é promovido pelo tal “critério de merecimento”. Quem está trocando tapa com tubarão-bandido, nas ruas, como tanto quer a imprensa e a tal população que o político defende… NÃO é promovido, perde tempo, dinheiro e ganha um bocado de processo, coisa que quem trabalha em sala climatizada nunca vai entender como. Sem falar que vai ser subordinado de um dois-de-paus vendido para políticos e que, como só vai a Unidades Operacionais em solenidades, nem sabe onde fica o banheiro do Quartel.

     Mas, como dito de início, desta vez não me contive. Não bastasse estar subordinado a alguém que muda a cada 04 anos, enquanto eu estarei por aqui pelo menos por trinta, não bastasse um certo deputado dizer, na ALESE para um Oficial nosso que ele era péssimo Oficial por não abrir porta para Deputado (felizmente, este se respeitou e perguntou ao pretenso semideus se ele estava com algum problema nas mãos), não bastasse ver os tais especialistas em segurança pública que nunca foram operadores de segurança, e mais um bocado de sandices ditas com o peito estufado e aquele ar blasè de quem te acha o cuspe-do-piolho-do-micróbio, ainda me aparece um Senhor JORGEVAL SILVA SANTANA, para dizer uma destas besteiras que fazem os olhos da gente sangrarem quando lemos. Este cidadão é Vereador da cidade de Simão Dias, mas parece saído dos antigos contos kafkianos da literatura do absurdo. Não é que este camarista me resolve solicitar uma Moção de Repúdio à Polícia Militar de Sergipe (pausa para conter o riso) por… fazer seu trabalho?!? Disse estar contrariado com as blitz no município, pois a PM está apreendendo veículos irregulares, e impedindo motoristas e motociclistas NÃO-HABILITADOS de circular, trazendo constrangimento para a população. Eu poderia ficar dias falando sobre esta birutice, mas… não é que os seus colegas, vereadores daquela cidade (aliás, berço da atual situação política por aqui) aprovaram a moção? Senti-me em um conto de Baudelaire, jantando com os vereadores de Simão Dias e eles declarando que o louco era eu! Mas, louco que sou, sem mandato e sem vereança, REPUDIO este senhor e sua infeliz moção. O problema é que para alguns, o fundo do poço é apenas uma etapa. Novas pérolas virão, mas sugiro a este cidadão que busque um convênio com o DETRAN, por exemplo, de maneira a proporcionar habilitação de condutores, ou algo que o valha. Ou que ande de bicicleta, se é que alguém tão desorientado consegue se equilibrar.

*Bacharel em Segurança Pública – Especialista em Gestão da Segurança Pública – Especialista em Análise Criminal – Radialista – Negociador/ Gestor de Eventos Críticos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
"A violência nas mãos do povo não é violência mas justiça."Eva (Evita) Perón, esposa do presidente da Argentina, Juan Domingo Perón, nasceu em 07 de Maio de 1919 e morreu em 1952.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais