José Roberto faz balanço dos três anos de Emsetur

José Roberto de Lima Andrade, economista, doutor em Turismo pela USP, professor do Departamento de Economia da UFS, foi secretário-adjunto de Turismo de janeiro de 2007 a abril de 2008 quando assumiu a presidência da Emsetur num clima de que, segundo ele, a Empresa era associada a farras com viagens e calotes em shows.  José Roberto deixa a pasta reestruturada, com um misto de imagem positiva e retomada da motivação dos funcionários depois de dois anos e nove meses de trabalho.  Veja entrevista concedida ao blog Guia de Bolso/Infonet, antes do governador Marcelo Déda anunciar o novo sucessor para a Emsetur.

Dentro da retrospectiva da coluna Guia de Bolso não poderia faltar os melhores momentos do turismo em Sergipe em 2010. O que o Sr. destacaria de positivo na construção do destino Sergipe no ano que passou?

Destaco o aumento da visibilidade do destino Sergipe. Não me refiro apenas aos investimentos da Emsetur, mas o interesse por Sergipe na mídia nacional. Foram 77 matérias geradas em diversas mídias. De televisão, foram quase 5 horas em diversos programas.Pra culminar, seremos um dos locais de gravação da próxima novela das 18h da Rede Globo.

Sabemos que a política turística faz-se através da parceria entre estado, município e empresários. Como está essa tríade em Sergipe?

Acho que a relação Estado-Empresários é muito boa. Idealizamos o “Café com o Trade” que já está na

Participação de Sergipe na Abav. Foto: Silvio Oliveira
20° edição. Particularmente acredito que o governo sozinho não constrói política de Turismo. Toda as decisões da Emsetur, sem exceção, são discutidas com o trade. Já com os municípios, acho que falta uma maior integração. Há uma visão de que o Estado deve ser responsável por tudo, o que é um equívoco. É só ver  o resultado do turismo de Canindé, que certamente tem uma participação importante da Secretaria de Turismo do Município.

A Emsetur participou maciçamente dos principais eventos de turismo nacional e também fez uma grande divulgação nos estados emissores de turistas para o Estado. Não seria hora de consolidar um forte programa de capacitação e melhoria dos trabalhadores do setor turístico, tais quais, garçons, taxistas, motoristas, entre outros?

Concordo .Enviamos ao MTUR um programa de R$ 2 milhões para os próximos quatro anos. Entretanto, o problema não é só a falta de recursos. Encontramos dificuldades para realizar cursos

Parceria com o trade. Foto: Alejandro Zambrana
com algumas categorias como bares e restaurantes e taxistas.

A falta da modernização do aeroporto de Aracaju e a manutenção dos pontos turísticos, como a orla da praia de Atalaia, além dos horários de abertura dos prédios históricos foram considerados gargalos para o turismo de Sergipe em 2010. Como o Sr. avalia?

Não acho que o Aeroporto de Aracaju seja um gargalo para o turismo sergipano. A falta de voos em horários adequados, esse sim é um problema. Temos aeroportos mais acanhados que o de Aracaju que recebem fluxo turístico maior que o nosso. A questão é que, felizmente, estamos chegando no limite da capacidade do aeroporto, e precisamos, não só para os turistas, mas também para a população local, de um aeroporto maior e mais confortável. O Governador Marcelo Déda está se empenhando para isso. Já temos projeto de ampliação, estudos estão sendo realizados e tenho certeza que na Copa 2014 teremos um dos aeroportos mais novos e modernos do Brasil. Com relação

Estande lotado no Minastur. Foto: Silvio Oliveira
ao horário de abertura de alguns prédios históricos, é importante destacar que nem todos são de responsabilidade do Estado. Acredito que com a conquista de Patrimônio Histórico da Humanidade por São Cristóvão, teremos que repensar, governo, município e igreja, uma nova estrutura para atendimento nos museus.

Em 2009 tivemos a inauguração da ponte Joel Silveira e da Rua do Turista, além da abertura do palácio-museu Olímpio Campos. Não seria hora de Sergipe divulgar internamente suas belezas para os próprios sergipanos, ou seja, criar um fluxo formado pela prata da casa, pois quem não conhece, não divulga, nem fala bem.

Esta no projeto da Emsetur uma ampla campanha de turismo interno, dentro da linha “Deixe Sergipe Surpreender Você”. Essa campanha seria iniciada em 2010, mas em virtude do processo eleitoral teve que ser adiada. Realmente há ainda um desconhecimento grande da população sergipana em relação à grande parte dos atrativos turísticos de Sergipe. Mais que o aumento do conhecimento das belezas da sua própria terra, creio que esta seja uma forma de melhorarmos a nossa informação turística.

Workshop de Sergipe em feiras. Foto: Alejandro Zambrana

Apesar dos problemas decorrentes do ano eleitoral, que limitou bastante nossas possibilidades de divulgação, acredito que esse foi um excelente ano em termos de divulgação. Fortalecemos nossa participação nas feiras. Até em função desta participação, tivemos um número recorde de matérias na mídia nacional, o que tem contribuído bastante na promoção do destino.

As novas mídias tem intensificado um bom trabalho de divulgação dos destinos brasileiros e cada vez mais, blog, sites de relacionamento são procurados por quem quer viajar. Sergipe está antenado com esta proposta?

Esse é um instrumento que ainda não utilizamos na sua potencialidade. Recriamos o site WWW.turismosergipe.net e estamos no twitter com o twitter.com/turismosergipe . Mas ainda é pouco e em 2011 deve fazer parte da estratégia de marketing agir mais fortemente nestas novas mídias.

Para 2011 o governador Marcelo Déda anunciou a volta da Secretaria de Estado do Turismo.

Entrega de prospectos na BNTM – Recife. Foto: Silvio Oliveira
Com o Sr. ver a medida e como a Emsetur irá se comportar, pois não haveria duplicidade de atividades?

A Emsetur é uma empresa com foco em promoção, comercialização e formação profissional. Entretanto, há questões importantes como infraestrutura turística.  O Prodetur Nacional será atribuição da Secretaria de Turismo. Não vejo duplicidades, mas especializações em áreas importantes da política de turismo.

A Emsetur é uma empresa de consolidação e divulgação do turismo, além de massificar a propaganda. O Sr. acredita que para 2011 haverá grandes mudanças e quais serão as novidades?

Teremos graças a Deus um orçamento maior que 2010. Teremos um plano de mídia mais completo e mais agressivo. Além disso, deve-se retonar as Caravanas de Turismo junto com trade, dentro do Programa Embaixadores de Sergipe. Acredito que os desafios para a Emsetur, principalmente com esta maior exposição de Sergipe na mídia nacional, serão cada vez maiores. Certamente 2011 será um ano de mais trabalho.

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

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