Fala-se muito no “boom” do turismo de cidades como Natal (RN), Itacaré (BA), por exemplo. O que apontaria como entraves para que efetivamente ocorra o tão sonhado “boom” do turismo em Sergipe? 1- Precisamos de um aeroporto para atender uma maior demanda de voos; 2- Negociar junto às companhias aéreas preços mais competitivos; 3- Necessitamos de um novo Centro de Convenções; 4- Mais divulgação do Destino Sergipe em todo o país (propaganda em nível nacional, a exemplo de outros estados); 5- Mídia compartilhada com as operadoras turísticas, CVC, TAM Viagens, Luxtravel, Visual, CLM, etc; 6- Qualificação e aperfeiçoamento de mão de obra para o turismo. Há uma expectativa de que Sergipe receba cerca de 120 mil turistas na temporada de verão, um aumento de mais de 15% se comparado com o mesmo período de 2010. A Senhora acredita que o aumento do fluxo de turistas deve-se a que? Há um trabalho de equipe: governo do estado através da Emsetur, ABIH, ABAV, SINGTUR, Convention Bureau, Prefeitura de Aracaju, Prefeitura de Canindé de São Francisco, todo o trade empenhado em divulgar as potencialidades do nosso estado, tornando-o a grande surpresa do Nordeste. Nos últimos dois anos Sergipe tem visto o aporte de novos estabelecimentos, como o Radisson e o Real Classic. A quantidade de leitos de Aracaju é satisfatória para manter a alta temporada e grandes eventos ou ainda necessita de mais leitos? Como avalia a situação? Necessitamos sim de mais leitos, pois ainda não são suficientes para grandes eventos, mas para isso precisamos com urgência de um novo centro de convenções ou ampliação do atual. Sabe-se que o período de janeiro a fevereiro é alta estação no turismo brasileiro. Como está o setor no Estado em que se refere à taxa de ocupação? Estamos crescendo a olhos vistos, a taxa de ocupação este ano está superando a de janeiro de 2010 e espero que em fevereiro tenhamos uma ocupação boa. É de grande importância para a rede hoteleira que mantenha uma taxa de ocupação equilibrada durante todo o ano. Como Sergipe tem feito para superar a baixa temporada e como outros parceiros (Estado e Município) poderão também contribuir neste caso? Estamos nos organizando para comerçarmos a trabalhar em cima da baixa temporada. Estamos firmando parcerias com o governo do estado e dos municípios turísticos para divulgarmos o nosso estado começando em fevereiro com a Feira da CVC em São Paulo e estamos programando já para março a Caravana Sergipe pelo Nordeste, como também a nossa participação em todas as feiras do primeiro semestre. Recentemente há uma discussão sobre a classificação dos meios de hospedagem no país, passando de estrelas para uma classificação mais detalhada, ou seja, por categoria. Para que será feita está troca e se Sergipe já se enquadrou à nova realidade? A classificação hoteleira já começou nos estados sedes da Copa de 2014. Em Sergipe vamos dar inicio juntos ABIH , Sebrae e o Ministerio do Turismo a classificarmos os nossos hotéis e pousadas. Passando para questões mais abrangentes do setor. Como Kátia Pimentel avalia a retomada da Secretaria de Estado do Turismo? Uma grande vitória do trade sergipano. Uma reenvidicação do trade que o nosso governador Marcelo Deda atendeu. Com isso, sinto que o turismo está sendo levado a sério, como uma das maiores fontes econômicas do estado. Falando em destino. O interior de Sergipe está preparado para receber bem turistas que desebarcam querendo conhecer, por exemplo, o Cânion de Xingó, a Foz do São Francisco, Pirambú e outras localidades. O que falta? Em alguns pontos turísticos do nosso estado, ainda necessita de uma melhor infraestrutura, a exemplo: bons restaurantes, hotéis, pousadas (iniciativa privada), ancoradouros para os catamarãs, sinalização turística em todo o estado, abertura dos museus e igrejas nos domingos e feriados, postos de informações. Não seria hora de haver uma divulgação e campanha interna como forma dos sergipanos falarem bem de Sergipe e criar um fluxo mantido pela “prata da casa”? Seria ótimo. Fazendo uma pesquisa vimos que a grande maioria dos sergipamos não conhece o Cânion do São Francisco, nem a Foz do São Francisco, poucos conhecem São Cristovão, Laranjeiras, berço da nossa cultura. Necessitamos que os sergipanos conheçam seu estado e sintam orgulho de ser sergipanos. Dois mil e dez foi um ano bom para o setor? Qual a perspectiva para 2011? Foi ano bom. Temos certeza que o ano de 2011 vai ser melhor ainda, pois começamos com o pé direito, boa taxa de ocupação, retorno da Secretaria de Turismo, verbas na conta da Emsetur para ser utilizada na divulgação do nosso destino.A entrevista dessa semana traz Kátia Pimentel Gadelha, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – SE (ABIH-SE), diretora-secretaria da Associação Brasileira de Agentes de Viagem – SE (ABAV-SE) e sócia-gerente do Xingó Parque Hotel. Ela responde sobre retomada da Secretaria de Estado do Turismo, taxa de ocupação, número de leitos e desafios do setor em 2011. Veja entrevista completa.
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