Laranja lima, da terra e do Senado

Ontem, 04, este jornalista acompanhou a sessão do Senado Federal, pela TV Senado na tentativa de não fazer juízo de valor sobre as acusações feitas ao senador Renan Calheiros (PMDB). Não teve jeito. O discurso de defesa dele – após renunciar a presidência – foi um primor, parecia ter sido escrito pelo fiel escudeiro, o senador sergipano Almeida Lima (PMDB).

 

Ao tentar se defender das acusações de que usou laranjas para comprar alguns meios de comunicação em Alagoas, Renan Calheiros disparou sua metralhadora contra todos e disse que tudo não passa de uma orquestração dos seus adversários políticos. Depois Renan foi agraciado pelos seus colegas, com o acordo feito, sendo absolvido, abraçado e aclamado numa vergonha nacional. Foram 48 votos pela absolvição, 29 pela cassação e 4 abstenções.

 

Mas a coluna quer chegar a um laranjal que estão tentando semear em Sergipe. Foi aberto o edital para uma nova concorrência pública para um canal de TV aberta para Aracaju, canal 31. As propostas serão entregues até o dia 28 de fevereiro e o preço mínimo será de R$ 1,7 milhão. Porém a grande atração deste novo canal de televisão não será a programação, mas sim quem irá arrematar o referido canal. Como diz Albano, em Sergipe todo mundo se conhece e são poucos, os que têm R$ 1,7 milhão ou mais para comprar uma concessão pública. Aliás, neste caso, se tentarem usar laranja, o laranjal vai apodrecer antes de dar qualquer fruto, já que a Receita Federal e a própria PF acompanham de perto todo o processo. Nos bastidores do Senado Federal comenta-se que o canal de televisão é mais um dos “presentes” de um acordo feito recentemente.

 

Sergipe é um terreno fértil para laranjas, principalmente no ramo da comunicação. Quem não lembra do episódio de uma rádio, que virou rede, que ficou no nome de uma pessoa e depois um passou a perna em outro no período do governo Albano Franco. Sem falar na laranja lima e da terra, que são comuns no Estado. Como bem escreveu Fernando Bonassi em um recente artigo na FSP: “Laranjas são por natureza vegetais, mas há laranjas que adquirem contornos animais, especialmente em função daquilo que não são e fazem de conta que têm sido. Seriam meras frutas cítricas, mas que se tornaram ácidas, ávidas ou cínicas de acordo com as épocas envolvidas em suas polêmicas circunstanciais. Há, portanto, laranjas morais e normais para o deleite e a saúde da população, bem como laranjas de pendores venais para servirem-se amiúde de um padrão que muitos querem, mas só uns poucos podem sorver”.

 

Prêmio Inventor 2007: orgulho para Sergipe

Na última sexta feira, 30, a Petrobras realizou, no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do Prêmio Inventor 2007. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções “Riocidadenova” na avenida Paulo de Frontin, 01 Cidade Nova-Centro-Rio de Janeiro. De Sergipe, Zadson de Almeida Franco (Engepet) e o engenheiro Roberto Costa Luduvice Melo (Petrobras) receberam o “Prêmio Inventor 2007” pelo desenvolvimento e patenteamento da Processo de “Fraturamento Combinado Hidráulico-Ácido” conhecido na Petrobras como “Fraturamento LZ”. A Engepet faz parte da Rede Petrogas de Sergipe.

 

Governo vai anunciar três novas indústrias

Depois de anunciar dois empreendimentos industriais de porte em outubro (Crown Embalagens e Agroindustrial Campo Lindo), o governo cumpre a promessa de que anunciaria novas indústrias antes do final do ano. Desta feita, serão três novas fábricas que estão se instalando no interior do Estado e que vão gerar algumas centenas de empregos diretos. O ato vai acontecer na próxima sexta-feira, 7, no auditório da Federação das Indústrias, capitaneado pelo governador Marcelo Déda. A política industrial do governo é conduzida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, tendo à frente o empresário Jorge Santana que, com sua equipe somada a da CODISE, presidida pelo também empresário Ancelmo Oliveira, retoma a tradição de viabilizar novas indústrias para Sergipe.

 

PED: candidato de Déda perdeu em Sergipe

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 05: “Corpo mole. José Eduardo Cardozo perdeu nos três Estados onde governadores apoiaram sua candidatura à presidência do PT. Em Sergipe, de Marcelo Déda, ficou em quarto. Na Bahia, de Jaques Wagner, em terceiro. E no Pará, de Ana Julia, em segundo”.

 

Salva pelo gongo

Nos corredores do Tribunal de Contas do Estado circula abertamente o comentário de que uma servidora – filha de uma magistrada –  escapou de ser demitida, porque estava de licença, quando das declarações feitas pelo deputado Wanderlê Correia (PMDB), acusando o Conselheiro Carlos Pinna de improbidade administrativa, por utilizar-se do seu cargo de Presidente para favorecer politicamente seu filho, Pinna Junior, vereador em São Cristóvão, candidato declarado já de agora a prefeito daquele município. A mesma sorte não teve o outro filho de uma juíza, que foi sumariamente demitido, em represália ao despacho da magistrada, em ação de “lucros cessantes” pleiteada pela empresa que ficou “boiando” depois da construção da Ponte…

 

Sem tréguas

Por falar no deputado Wanderlê Correia, ele continua sem dar descanso à sua assessoria jurídica, e depois de ter encaminhado documentos ao Conselho Nacional de Justiça, reforçando suas acusações na tribuna da Assembléia contra o Conselheiro Presidente do TCE, Carlos Pinna, aguarda que o Ministério Público Estadual instaure um inquérito civil para a apuração de suas denúncias, e, ansiosamente, espera que o próprio TCE responda ao Poder Legislativo as solicitações contidas em seu requerimento, aprovado por unanimidade e já (?) encaminhado ao TCE. O deputado garante que o pedido de férias do Conselheiro Pinna foi uma manobra protelatória, mas que ele não vai lhe dar tréguas…

 

Empresário de Propriá será enterrado hoje

Toda a solenidade, que seria realizada ontem, 04, à noite, em Propriá foi cancelada por conta da morte do empresário Isaías Silva Aragão, de Propriá em um acidente automobilístico ocorrido. Isaías era vice-presidente do América de Propriá e tinha dois postos de gasolina no município. Começou como jogador no Propriá, passanto pelo Lagartense, Sergipe, Náutico e no Porto, de Portugal. Ao retornar para o Brasil jogou ainda no Cruzeiro, no Sport Recife, retornando ao exterior onde jogou na China. Ultimamente atuava também como empresário de novas revelações e alguns atletas de Propriá estão jogando em Portugal por intermédio dele. O corpo de Isaías Aragão foi velado no Osaf, em Aracaju e o enterro será hoje, 05, às 11h no cemitério paroquial, em Propriá.

 

Agências terão filiais em Sergipe

Das quatro agências vencedoras da concorrência realizada pelo Governo de Sergipe, duas são de Sergipe, Base e Insight Propaganda e as outras duas, – a PPR Profissionais de Publicidade e a Link/BAGG, – são respectivamente do Rio de Janeiro e da Bahia. Conforme o estabelecido no edital as duas agências já foram informadas pela secretária de Comunicação Social, Eloisa Galdino, que terão que montar filiais no Estado e não meramente alugar uma sala, como foi feito no passado recente.

 

Leitor indignado com o que leu na imprensa

De um leitor: “Permita-me então, usar este seu valoroso espaço para expressar a minha indignação, e por que não dizer, estupefação! No dia de ontem não controlei a minha emoção, ao ler num destes espaços escritos por colunistas, algumas comparações extremamente agressivas, torpes. Algo que eu não li, nem ouvi, até agora de nenhum adversário político, por mais acalorado que seja a discussão política. Comparar alguém com um “assaltante de alta periculosidade…” e ainda afirmar que a sociedade ainda ficaria à favor do “bandido”. E o que é pior meu caro jornalista. Comparar esta mesma pessoa com um “estuprador”. Sim! Ta lá no jornal. Um absurdo! Espero que as pessoas que realmente queiram defender os seus pontos de vista, o façam, mas tenham o devido cuidado de ao fazer, não venham a prejudicar ainda mais a imagem dos outros”.

 

Petistas comemoram vitória de Márcio em Simão Dias

Dos petistas: “Nós filiados que fazemos o Partido dos Trabalhadores do município de Simão Dias parabeniza o companheiro Márcio Macedo pela brilhante vitória, como também parabenizamos os companheiros que foram eleitos para assumirem a direção do Partido dos Trabalhadores do municipal de Simão Dias. São as verdadeiras forças que fazem política e que lutam por este partido, Denar, Esmeraldo, Chiquinho, Genivaldo, Jai, Denílson como também todos os filiados que fazem o partido em Simão Dias”.

 

Parceria do Governo com o ILBJ I

Importante o convênio assinado ontem, 04, pelo Governo de Sergipe, por meio da SEED, com o Instituto Luciano Barreto Júnior – ILBJ, para alunos da rede pública estadual. “Os projetos educacionais que são desenvolvidos no Instituto Luciano Barreto são as ações que precisam ser debatidas e implantadas nas escolas”, destacou José Fernandes de Lima, secretário de Estado da Educação. Ele explicou que os detalhes da parceria ainda serão definidos, mas as escolas da rede pública serão incentivadas a realizarem atividades semelhantes às do ILBJ. A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, ressaltou, na presença de alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior, o motivo da visita. “Nós viemos aqui firmar uma parceria para melhorar a qualidade de vida de vocês. Temos a certeza de que todas as pessoas podem alcançar o sucesso na vida e para isso é preciso agarrar as oportunidades. Essa parceria será muito importante para a construção de um Sergipe melhor”, frisou.

 

Parceria do Governo com o ILBJ II

De acordo com o engenheiro Luciano Barreto, o Instituto estará à disposição para o desenvolvimento de ações destinadas aos alunos. “Estamos de portas abertas para o Governo. Sabemos da preocupação que existe com a educação e o nosso propósito é contribuir para a melhoria do ensino”, informou. Segundo ele, a instituição surgiu com o objetivo de dar oportunidade aos cidadãos. “Queremos ampliar o conhecimento das pessoas”, destacou. Durante a visita ao Instituto Luciano Barreto Júnior, o secretário da Educação e a primeira-dama conheceram as instalações do prédio, como a biblioteca, equipada com computadores para pesquisa, e as salas de aula. Eles também visitaram a Feira de Informática, em que os alunos do ILBJ mostram a evolução do computador. (com ASN).

 

Quantos vão votar na eleição para desembargador?

Acabou na última segunda-feira, 03, o prazo para que os advogados ficassem adimplentes e aptos para votar na próxima sexta-feira, 07, na eleição que escolherá a lista sêxtupla para o novo desembargador do TJ. Ontem, 04, a coluna buscou o número exato mais a OAB/SE ainda não tinha. Deve divulgar hoje. Ao todo são 16 candidatos e o processo direto é uma conquista dos advogados de Sergipe que deve ser reforçado com a votação maciça na próxima sexta-feira. Para validar o processo é preciso que metade mais um dos advogados adimplentes participem do pleito. Para a lista sêxtupla é preciso que os candidatos tenham metade mais um dos votantes. Por isso é importante a somação de todos para que não seja necessário outro pleito, já que seis candidatos têm que conquistarem a metade dos votos. Como já deixou claro antes a coluna fará campanha para que o mais votado seja o escolhido pelo TJ e pelo governador do Estado.

 

Edmilson Pimenta referenda candidatura de Edson Ulisses

Uma polêmica que ocorre nesta disputa é o parentesco de Edson Ulisses com Marcelo Déda. Ontem, 04, mais uma vez o juiz federal Edmilson Pimenta, referendou a candidatura de Edson Ulisses num despacho de um processo ingressado pelo MPF. O juiz indeferiu o pedido de liminar, mantendo o nome de Edson Ulisses na disputa e indeferiu também o pedido para que o processo da eleição fosse suspenso ou qualquer ato do TJ ou do Governo de Sergipe sobre o referido processo. Entre alguns pontos o juiz escreveu: “A três, não sinto violação ao princípio da impessoalidade ou da finalidade pública da Administração, porque não se trata de mero ato administrativo o que ora se questiona, mas de ato complexo, de natureza constitucional, visivelmente político e onde, circunstancialmente, um candidato que preenche os requisitos constitucionais e legais não deve ser alijado na sua fase inicial, diga-se, em caráter liminar, face ao seu parentesco colateral – cunhado – com o Governador do Estado. Não há, portanto, em cognição sumária, violação à impessoalidade da Administração ou qualquer desvio da finalidade pública do ato”.

 

São Cristóvão participa de concurso da revista CARAS.

A revista CARAS está realizando um concurso para escolher as cidades que irão receber o título “As sete Maravilhas Brasileiras” e o município sergipano de São Cristóvão está concorrendo entre as 30 candidatas. O município foi a primeira capital de Sergipe e é considerado a quarta cidade mais antiga do Brasil. Muitos dos monumentos estão na praça São Francisco, no centro histórico da cidade, que foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1939. São Cristóvão desenvolveu-se segundo o modelo urbano de dois planos: cidade alta com sede do poder civil e religioso, e cidade baixa com o porto, fábricas e população de baixa renda. O concurso tem o incentivo do Ministério do Turismo. A ministra, Marta Suplicy, entende que a campanha irá ajudar a incentivar o turismo interno no país devido a sua divulgação entre um público da revista. Para votar, basta acessar o site.

 

Valadares diz que não mudou de posição I

O senador Valadares (PSB) reafirmou sua posição favorável à extinção da CPMF até  2011, já com a redução de dois pontos percentuais na alíquota da contribuição neste ano de 2008. “Em nenhum momento mudei minha posição; quem mudou foi o governo, que aceitou minha proposta de redução gradativa deste imposto e, em contrapartida, ainda nos garantiu mais recursos para a Saúde, na regulamentação da Emenda 29, que vai assegurar mais R$ 24 bilhões para este setor até 2011”, enfatizou Valadares, referindo-se a alguns rumores de que estaria defendendo simplesmente uma prorrogação da CPMF. “É a primeira vez em 10 anos que um governo admite a extinção da CPMF”, disse Valadares ao referir-se a sua proposta, apresentada em 13 de novembro passado na CCJ, como voto em separado. No dia seguinte ela foi aceita pelo ministro Guido Mantega, da Fazenda,  após reunião com os partidos que compõem a base aliada do governo.

 

Valadares diz que não mudou de posição II

Ao término do encontro Mantega anunciou à imprensa sua adesão à proposta de Valadares, com a queda da alíquota de 0,02%, ao ano. Assim, em 2008 a CPMF já cairá dos atuais 0,38%, para 0,36%; em 2009 será de 0,34%; em 2010 de 0,32% e, em 2011, de 30%, quando em 31 de  dezembro será extinta. O governo, por seu turno, comprometeu-se a enviar projeto de reforma tributária e a garantir mais recursos para a Saúde, através da regulamentação da Emenda 29. Minha intenção, com a redução gradativa, é proteger 140 milhões de brasileiros que não têm recursos para pagar planos de saúde particulares”, frisou Valadares, para quem neste período o governo terá tempo para encontrar formas alternativas de arrecadação que financiem os setores de saúde, previdência e combate à pobreza.

 

Análise sobre a atuação da SMTT

De um leitor: “Vejo particularmente na atuação do presidente da SMTT, Sr. Samarone, na maioria das ocasiões, querer jogar para a “platéia”. Quando tomou a decisão de limitar a velocidade na cidade toda em 60 km, não reuniu os mais diversos segmentos da sociedade para um debate consensual, no qual eu vejo erros. Por exemplo, a rodovia que liga para a Atalaia a partir do cruzamento da ponte da Coroa do Meio deveria manter os 80 km, como as Av. Tancredo Neves e Heráclito Rolemberg (na altura do Gonzagão) devem ser 70 km. Já concordo plenamente com os 60 km na Osvaldo Aranha, Hermes Fontes, Augusto Franco e João Ribeiro, pois se tratam de logradouros que existem grande movimento de lojas e pessoas, e nas curvas do Iate e da Pracinha da Atalaia. Seria de bom alvitre, que ao invés daquele sinal em frente da rodoviária José Rolemberg Leite que só contribui para engarrafamentos nos horários de “pico”, seria mais viável a colocação de uma passarela (não como fizeram no passado que ficava a uns 300 m) que tem um custo que não é oneroso e que embelezaria mais. Aliás, Aracaju é a capital mais desprovida de passarelas. Quero esclarecer ao comentarista que não sou incentivador de altas velocidades. Os que têm ocorrido é porque desenvolvem velocidades acima dos 100km e na grande maioria por jovens alcoolizados”.

 

Velocidade máxima em São Luís será de 60km/h

Matéria veiculada na imprensa de São Luís (MA): “Avenidas de São Luís devem ganhar fiscalização eletrônica para multar quem não respeitar o limite de 60 quilômetros por hora. A intenção da medida é combater uma das infrações mais comuns e mais perigosas no trânsito da cidade: o excesso de velocidade. A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que o projeto para limitação da velocidade está sendo feito e ainda não há previsão de instalação da fiscalização eletrônica”.

 

Péssima qualidade dos redutores da orla

De um leitor: “Ao ler sua coluna hoje, 04, sobre os abusos dos agentes de trânsito, multas e redutores gostaria de dizer: – Recorrer e ganhar na Junta da SMTT é sonho; – Sou morador da Atalaia e aqueles redutores como foi noticiado em sua coluna são nocivos aos veículos; – Tais redutores, pasmem, já estão ficando banguelos é só dar uma volta na orla. Ou seja, serviço e/ou equipamentos de péssima qualidade. Por fim uma pergunta: O Sr. Samarone tem o poder de sair multando por aí? O mesmo já foi flagrado fazendo isso. Já me disseram que ele não pode”.

 

Frase do dia

“O homem é feito visivelmente para pensar; é toda sua dignidade e todo o seu mérito.” Blaise Pascal.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais