Lei Maria do Pau

A mulher espancada que não levar o marido às barras da Justiça vai continuar caindo no cacete todos os santos dias. Pelo menos é o que se entende da decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por ela, o Ministério Público ficou desobrigado de investigar e pedir punição contra a violência doméstica se a vítima não solicitar isso oficialmente. Trocando em miúdos: para ver o seu agressor punido pela Lei Maria da Penha, a espancada terá que dar a cara à tapa, pois o marido violento ficará sabendo que foi ela quem o denunciou ao Ministério Público. Sabe qual é o resultado disso? A coitada vai levar, no mínimo, outra surra do brutamontes. Se, com medo, não denunciá-lo ao Ministério Público continuará caindo na madeira dia sim outro também. Em resumo: o STJ reeditou o velho e incorreto adágio popular de que ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’. Se é para a vítima tornar público que denunciou seu agressor, não seria melhor criar logo a Lei Maria do Pau?

Morre médico
Morreu às 23 horas de ontem, o médico Manoel Hugo de Araújo, vítima de complicações após ter se submetido a um cateterismo no Hospital São Lucas. Ele era pai dos amigos Huguinho, Olegário e Hortência. O corpo está sendo velado no cemitério Calina da Saudade, onde será sepultado às 10 horas desta sexta-feira.

Carira é capital
Durante toda esta sexta-feira a bonita cidade de Carira será a capital de Sergipe. A transferência simbólica será feita pelo governador Marcelo Déda (PT) como parte da programação da 15ª edição do Projeto Sergipe de Todos, que objetiva interiorizar os serviços e levar cidadania à população do interior sergipano. Esta é a oitava vez que o governo transfere simbolicamente a capital simbolicamente de Aracaju para outro município. Viram como a nossa Carira ficou importante?

Gramado ameaçado
Caso continuem ocorrendo jogos praticamente todos os dias no Batistão, em breve o gramado desaparecerá. Para se ter uma idéia, somente esta semana o estádio foi aberto cinco vezes para a realização de, no mínimo, 10 partidas de futebol, pois sempre ocorrem preliminares. É preciso deixar claro que a Secretaria estadual de Esporte e Lazer, que vem realizando um bom trabalho no setor, pouco pode fazer para impedir que acabem com o gramado da nossa principal praça de esporte. Os clubes pressionam para usar o Batistão e contam com o apoio da Federação Sergipana de Futebol. Depois estes mesmos atores vão reclamar do gramado.

Nova auxiliar
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), empossou ontem a advogada Lucivanda Nunes Rodrigues como secretária municipal de Administração. Ela substitui o pastor Daniel Fortes, que deixou o cargo para disputar as próximas eleições. Esta é a segunda vez que Lucivanda assume a Secretaria da Administração na gestão de Edvaldo, sendo que desta vez ela acumulará a função com a de secretária municipal de Controle Interno, pasta que dirige desde janeiro do ano passado.

Desemprego menor
O aumento da taxa de desemprego de 7,2% registrado em janeiro, quando comparado ao de dezembro do ano passado (6,9%), foi o menor dos últimos cinco anos. Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE. Janeiro é quando geralmente terminam as contratações temporárias do período do Natal. O que surpreendeu é que o aumento foi de apenas 0,4 ponto percentual em comparação com o do ano passado, que foi de 1,6%. O IBGE entende que o cenário econômico forte foi o principal fator para que o mercado tenha absorvido a mão de obra temporária com mais força que nos anos anteriores.

Muita ‘grana’
Em ato presidido pelo governador Marcelo Déda e com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith, foi assinado ontem termo de cooperação entre o Banese e BNB para repasse de R$ 73 milhões para o Estado. Os recursos serão aplicados em diversas operações de crédito pelo banco, alavancando a economia local. No evento, houve também assinaturas de contratos de financiamentos entre diversas empresas sergipanas (de micro, médio e grande portes) e o BNB e Banese, liberando recursos que totalizaram cerca de R$ 40 milhões.

Gripe suína
Adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias). A definição da nova faixa etária considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados.

Danos morais
Uma situação que há alguns anos era inimaginável começa a ganhar força na Justiça do Trabalho. Empregados que movem processos para pedir o pagamento de verbas a que teriam direito têm sido condenados a pagar indenizações por dano moral aos antigos empregadores. Entre as motivações das condenações estão a atribuição de fatos inverídicos à empresa, prejuízos à imagem da companhia ou mesmo danos financeiros. Portanto, pense duas vezes antes acusar o ex-patrão, pois se mentir pode ver o feitiço virar contra o feiticeiro.

Mais bonita
O prefeito Edvaldo Nogueira está sorrindo para o mundo. O motivo foi ouvir o locutor Luiz Roberto de Mucio, da Rede Globo, afirmar para todo o Brasil, durante a narração do jogo Flamengo e Universidade Católica, do Chile: “Tenho visitado Aracaju e a cidade está a cada dia mais bonita”. O prefeito ficou duplamente feliz: por assistir o Mengão vencer o jogo válido pela Copa Libertadores e por ouvir mais uma declaração de reconhecimento à qualidade de vida de Aracaju.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais