Liberado 1º aterro sanitário em Sergipe

A Adema acaba de liberar o primeiro licenciamento prévio para um aterro sanitário em Sergipe. Na verdade é algo bem mais técnico e o que há de mais moderno no mundo, trata-se de um Centro de Gerenciamento de Resíduos que ficará localizado em Rosário do Catete com a capacidade de diária de processamento de mil toneladas de lixo. O investimento será de R$ 30 milhões é a meta é atender todo o Estado .

 

A empresa Estre Ambiental S/A, que pediu o licenciamento, tem centros de gerenciamentos de lixo em quatro municípios de São Paulo e dois na Argentina. A meta da empresa é transformar parte do lixo em gás, como também vender créditos de carbono.

 

O blog foi em busca de mais detalhes no site da empresa (www.estre.com.br)  que foi fundada em São Paulo em 1999 e hoje tem oito unidades de negócios: Estre Ambiental, Resicontrol, Água & Solo, Oxil, Estação Ecologia, Estrans, Pollydutos e Estre Petróleo e Gás. A Estre Ambiental que atua em Paulínea (SP) foi vencedora do Prêmio Excelência Empresarial 2009 na categoria melhor Projeto Social/Ambiental da Região Metropolitana de Campinas, conferido pelo Ciesp Campinas.

 

A Estre Ambiental de Paulínea é a maior do mundo em créditos de carbono e a direção da empresa que fazer um Centro de Gerenciamento igual em Sergipe, só que mais moderna e com uma melhor operacionalização. O Centro vai tratar até mesmo o chorume, que em quase sua totalidade será transformado em água.

 

Outro detalhe: enquanto alguns brigavam para fazer um aterro na região de São Cristovão, Socorro e até mesmo Aracaju, onde não tem uma área extensa e sem prejudicar o meio ambiente, a Estre Ambiental passou oito meses com estudos técnicos até localizar uma área de 150 hectares em Rosário do Catete.

 

É uma prova que quando se tem profissionalismo se resolve qualquer problema. No caso do aterro sanitário, que se arrasta há quase 10 anos, uma empresa brasileira com tecnologia mundial, chegou, estudou e encontrou um local adequado para implantar um Centro de Gerenciamento de Resíduos. Com certeza muita gente vai espernear, mas como tudo está dentro da lei, o esperneio será em vão.

 

Debate teve sucesso na Barra

O publicitário, jornalista e radialista, Carlos Montalvão está conseguindo uma grande audiência no programa de rádio que apresenta na Barra FM. O programa “A hora da verdade”, debateu ontem, 10, o meio ambiente com representantes das esferas federal, estadual e municipal. A idéia é realizar estes debates com temas importantes uma vez por mês.


Clinicas em Itabaiana

Ontem, 10, ao lerem as notas sobre as clinicas de saúde em Itabaiana e a denúncia do prefeito Luciano Bispo, feita ao Tribunal de Contas, fizeram alguns questionamentos pertinentes: Após 14 meses de mandato, Luciano Bispo vai ao TCE reclamar das clínicas em Itabaiana. E ainda se queixam por aí de lentidão no governo estadual. Se a obra com recursos estaduais não pode se levada adiante, o prefeito deveria investir com outra fonte de recursos, mas nunca deixar o cidadão itabaianense sem atendimento, não é?

 

Só em Itabaiana não presta

Outra indagação é que o governo está fazendo clinicas de saúde em todos os municípios e, por pura coincidência, o único que reclama do benefício é Luciano Bispo que insiste em polemizar com o governador quase toda semana pela imprensa. E o governo ainda responde ao rapaz. Uma sugestão: Déda deveria “pedir” para responder as críticas de Luciano o aliado Jackson Barreto e de quebra com o apoio do famoso Bocão. Não seria mais sensato? Já que Luciano e Jackson são do mesmo partido.

 

Advogado petista escalado

Não é que tem um advogado petista escalado para atender a todas ações de categorias contra o governo estadual. E de quebra ainda “ajuda” categorias contra o município de Aracaju.

 

Varca Scartena

Eram treze almoçando em um restaurante tramando contra o governo estadual. Mais detalhe impossível.

 

Telefone grampeado

A Polícia Federal está investigando a denúncia de que um telefone celular de um profissional da comunicação de Sergipe foi grampeado indevidamente. Se for comprovado o grampo vai abalar muita gente.

 

Usina Nuclear

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ontem, 10, ao governador Marcelo Déda que “não há decisão tomada sobre o local onde será construída uma usina nuclear”. Sergipe, disse o ministro, em seu gabinete em Brasília, está entre os estados candidatos. Na reunião, o governador expôs ao ministro as vantagens comparativas da construção da usina no estado. Lobão garantiu, também, que Sergipe será informada da tramitação da proposta e que a decisão será dele e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com base em informações técnicas.

 

Energia limpa

De acordo com a exposição do governador, trata-se de um empreendimento seguro, pois, com as novas tecnologias, os riscos das usinas termoelétricas são semelhantes aos das demais matrizes energéticas. Além disso, “é uma energia que não polui, é limpa, que não contribui com o efeito estufa, do aquecimento global. Por fim, se a usina for construída no eixo do rio São Francisco – em Pernambuco, Bahia ou Alagoas -, Sergipe já estaria exposto de qualquer jeito”.

 

Ampliação da Fafen

Antes, em audiência com o presidente Lula, Déda teve assegurada  que a duplicação da fábrica de fertilizantes Fafen/SE (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras) vai ao encontro da política do governo federal de buscar a autosuficiência na produção de adubos. Por isso, durante o encontro, telefonou para José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, e determinou a realização de reunião de trabalho entre o governador e o dirigente da estatal de petróleo, que ficou agendada para o próximo dia 18 de março.

 

Pra engessar 1

Deu na coluna Periscópio do Jornal da Cidade de ontem, 10:O secretário de governo de São Cristóvão, Valdione Sá, convidou o engenheiro Joelson Hora para assumir a Secretaria de Obras do Município. Detalhe: Hora, que deixou o comando da Cehop recentemente, é irmão do juiz da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto. Meses atrás, eles nomearam a professora Aglaé Fontes, que é prima de Costa Neto, como secretária de Cultura”.

 

Pra engessar 2

Continua a coluna: “O que se comenta à boca miúda no município, é que, a intenção de Valdione (considerado o primeiro-ministro, com legitimidade para exonerar e admitir quem quer) é engessar Costa Neto, uma vez que ele não terá, digamos, moral nenhuma para denunciar as mazelas administrativas que são tão comuns em São Cristóvão. Se Joelson Hora aceitar, vai promover na prática uma desestrutura no irmão magistrado, que faz um excelente trabalho na Comarca Sancristovense e não tem deixado de adotar as medidas jurídicas necessárias sempre que provocado”.

 

Pimenta só para os outros

Nota Informativa – PM – Unidas: A discussão generaliza-se e as opiniões se dividem acerca da terceirização do pessoal que atende o “190” da Policia Militar. È óbvio que o assunto é de interesse do cidadão, ou seja, da sociedade. Portanto, é preciso ouvir, como assevera o texto constitucional,  que segurança pública é de responsabilidade de todos.Dentro de tudo que já foi dito, uma coisa é certa, a percepção, o sentir, o tirocínio só é verdadeiramente sentido por quem tem a “experiência”, e no caso em questão, quem a tem é o profissional de segurança pública preparado e responsável. Dizer que atender um pedido de socorro, avaliar e distribuir a ocorrência dever ser de competência de um telefonista e não de um profissional, pois que, este estaria exercendo função administrativa, é, no mínimo, incongruente e extremamente simplista. A função é de grande relevância e o “erro” em si vai penalizar o estado. Lamenta-se, tão-somente, que por mais alta que seja a indenização do Sr. Eraldo de Jesus Santos, seus familiares não o terão de volta para o aconchego familiar”.

 

Problema que CIOSP não é o 190

Existe uma grande diferença do 190 para o CIOSP. O 190 tem o atendimento de um PM que direciona a ocorrência. Mas tem um detalhe importante: não existe nenhum controle das ocorrências. O CIOSP é algo bem maior,onde os veículos são monitorados por regiões e não podem sair delas. Se sair o sistema dá o alerta.  No sistema do CIOSP é controlado o início, o meio e o fim. Só é necessário que os atendentes estejam bem capacitados e que as escolhas sejam meramente técnicas e não por indicação política e parentesco. Quem tem medo do controle de todo o sistema? É preciso acabar com essa cultura de defender o quanto pior, melhor. A tecnologia está aí para beneficiar a todos. Defender que cerca de 100 policiais deixem as ruas para atender telefone é uma incoerência muito grande. Nos próximos dias o blog mostrará a eficiência do sistema com exemplos de outros estados.

 

Mudanças na PM

O coronel Sobrinho foi nomeado para comandar o pelotão militar do interior. Até aí nada demais se não tivessem retirando todos os coronéis dos comandos dos batalhões, para colocar tenentes-coronéis. E estes coronéis? Voltarão a ficar sem função, à disposição do gabinete do comandante? Mente parada é máquina de….

 

A Secult é a Política do Livro e da Leitura I

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) e o Banco de Sergipe (Banese) assinaram na última terça-feira, 09, o termo de Cooperação Técnica que visa a produção literária e o incentivo a circulação e formação de novos leitores, propondo para o Estado de Sergipe uma nova política editorial. O termo tem base em editais para a publicação de livros, que entrarão em categorias como Poesia, Conto, Crônica, Literatura Infanto-Juvenil e Livros Técnico Científicos. Durante a solenidade, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, enfatizou a importância da articulação entre os órgãos do Governo para melhorar e dinamizar a cultura de Sergipe. “O Banese e a Segrase sempre foram grandes parceiros da Secult, e hoje, mais do que nunca, firmamos esta parceria. Assim, assinamos este termo de cooperação e de compromisso, já com um desenho claro de como ele irá funcionar, quais são os critérios que serão utilizados e inclusive, uma data para publicar o primeiro edital, que está previsto para o início do mês de março”, completou.

 

A Secult e a Política do Livro e da Leitura II

E na mesma solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para a política editorial, a secretária Eloisa Galdino entregou mais de 500 novos livros ao acervo da Biblioteca Epifânio Dória. Há 22 anos a  Biblioteca não recebia livros comprados diretamente pelo Estado, vivendo de doações de instituições ou pessoas físicas. E as ações em prol da cadeia produtiva do livro continuarão nesse semestre, com o início da execução do projeto de modernização da Epifânio Dória, fruto de uma emenda parlamentar do deputado Iran Barbosa. É, parece que esse é realmente o ano da Cultura Sergipana.

 

Material escolar

Enquanto o parquímetro será prorrogado por falta de “tempo”, agentes de trânsito usam o veículo público para fins particulares. Ontem, 10, às 17 horas, um veículo Fiat de placa policial IAH 8795, com dois agentes estacionaram o veículo em frente a uma livraria situada na Rua Dom Bosco e logo após na Avenida Hermes Fontes (Casa do Estudante), entraram e fizeram compras de material escolar, um com a farda da SMTT, de cor marrom e outro com a farda da CPRV. A população aracajuana espera uma resposta por parte do senhor Antonio Samarone sobre o lamentável episódio.

 

Mobilização da Juventude Petista

A Juventude Petista de Sergipe esteve presente no Encontro Nacional da Juventude Petista realizado no último final de semana convocado para discutir as diretrizes do programa de governo do partido para as eleições 2010 voltadas para os jovens brasileiros. De Sergipe participaram  38 jovens, entre delegados e observadores. O Secretário Estadual Jefferson Lima, enfatizou a grande mobilização da JPT nacional, em especial a JPT de Sergipe. “Mais uma vez a Juventude do PT de Sergipe mostrou maturidade política e uma nova forma de construção, com maior dialogo e percepção das diferenças juvenis. A JPT mostrou neste encontro nacional que está pronta pro embate político de 2010, tanto na campanha, como na construção do programa de juventude na campanha de Dilma”, disse.

 

Nova diretoria da ABRH-SE toma posse dia 23

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Sergipe (ABRH-SE) realiza, no dia 23 de fevereiro, café da manhã de posse dos novos membros da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo, de Administração e Fiscal para a gestão 2010-2012.Na Diretoria Executiva, o administrador Igor Coelho Nunes, coordenador de gestão do trabalho da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe, ocupa a cadeira de presidente. No Conselho Deliberativo, a gerente de recursos humanos da Pisolar, Noemia Alves Lucas, toma assento na presidência. Entre os integrantes das diretorias de apoio há representantes do setor privado, serviço público estadual e federal, além de organizações não governamentais.

 

Integração e capacitação

Para Igor Coelho, o momento é de integrar a equipe, captar novos associados e trabalhar muito para consolidar e manter a boa imagem da instituição em Sergipe, construída ao longo dos 20 anos desde sua fundação. “Realizaremos eventos importantes para gestão de pessoas em Sergipe e fortaleceremos a nossa seccional junto ao Sistema Nacional ABRH”, disse. O café da manhã acontece no Hotel Aquários, na Orla de Atalaia, em Aracaju, e terá a presença de lideranças empresariais e associativas sergipanas, além de consultores e técnicos de gestão de pessoas e representantes do Sistema Nacional ABRH.

 

Informática do TRT aperfeiçoa serviço de atendimento ao usuário

O Tribunal do Trabalho de Sergipe, através da Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI), aperfeiçou o HelpDesk – Serviço de Atendimento ao Usuário. O objetivo é fornecer melhores condições de trabalho às unidades do Tribunal, com vistas à melhor prestação jurisdicional e à maior satisfação dos servidores. “Desenvolvemos um projeto para implantação dos serviços de HelpDesk baseados no ITIL – Information Technology Infrastructure Library®.  Contratamos empresa especializada nestes serviços e aplicamos metodologia para a sistematização e padronização dos procedimentos relativos ao registro, acompanhamento e resolução dos chamados técnicos de Informática, explica Euler do Prado Rocha, coordenador da CGTI. (Ascom/TRT/SE).

 

ESPECIAL STF

 

Declarados inconstitucionais dispositivos da Constituição de SE

 

 

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quarta-feira (10), a inconstitucionalidade de diversos dispositivos da Constituição do estado de Sergipe (artigos 14, V; 23, V e VI; 28; parágrafo único; 37, caput e parágrafo único; 46, XIII; 95, § 1º; 100; 106, § 2º; 235 §§ 1º e 2º e 274, além dos artigos 13; 42 e 46 do ADCT) que versam sobre o exercício dos cargos de prefeito e vice-prefeito; hipóteses de intervenção do Estado em município e vinculação de salários de servidores.A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 336, proposta em agosto de 1990 pelo então governador de Sergipe contra a Assembleia Legislativa daquele estado, que promulgou a Constituição, em outubro de 1989.

 

Liminar

Já em setembro de 1990, sendo relator o ministro Célio Borja (aposentado), o Plenário do STF concedeu liminar, suspendendo, até o julgamento de mérito do processo, os efeitos dos incisos V e VI do artigo 23, que autorizam o estado a intervir nos municípios em caso de prática de atos de corrupção na administração municipal e de não recolhimento, por seis meses consecutivos ou alternados, aos órgãos oficiais da Previdência Social, dos valores descontados em folha de pagamento dos seus servidores, bem como das parcelas devidas pela Prefeitura, conforme o estabelecido em convênios e na legislação.Essa decisão foi ratificada, nesta quarta-feira, com o julgamento do mérito da ADI pelo Plenário, nos termos do voto do atual relator, ministro Eros Grau, pelo fato de que o artigo 35 da Constituição Federal, de observância compulsória nos estados, não prevê tais hipóteses.

 

Vinculação

Em setembro de 1990, o Plenário da Suprema Corte havia suspendido, também, a vigência do artigo 100 da Constituição estadual de Sergipe, que prevê o reajuste da remuneração dos servidores do Poder Judiciário na mesma data do reajuste dos magistrados. De igual forma, esta decisão foi ratificada, hoje, no mérito, por conflitar com o artigo 37, inciso XIII, da Constituição Federal, que proíbe vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público. Os ministros observaram, ademais, que tal vinculação representa privilégio em relação às demais categorias de servidores estaduais.

 

Escrivães e magistrados

Pelo mesmo motivo foi também considerada inconstitucional a vinculação estabelecida no artigo 42 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição estadual. Ela prevê, para os escrivães, a fixação de proventos não inferiores a 25% do vencimento básico e representação do magistrado da entrância a que estiverem servindo. Os ministros consideraram, também, procedente a impugnação do artigo 37 da Constituição estadual, na redação vigente quando da proposição da ADI, que previa, para a Assembleia Legislativa estadual, um orçamento nunca inferior a 5% da receita estadual. A restrição dos ministros se referia ao fato de o dispositivo não estabelecer limite máximo ou mínimo. Entretanto, lei complementar estadual posterior consertou a deficiência, definindo o mínimo em 3% e o máximo em 5%, o que acabou sendo considerado constitucional pelos ministros. O mesmo ocorreu em relação ao artigo 95, parágrafo 1º, em sua redação anterior, que também estabelecia, para o Poder Judiciário estadual, gastos não inferiores a 5% da receita do estado, mas foi posteriormente consertado para um limite entre 5% e 7%.

 

Professores e delegados

Também por entender violação ao artigo 37 da CF, o Plenário, nesta parte, vencidos os ministros Marco Aurélio e Carlos Britto, considerou inconstitucional o disposto no artigo 274 da Constituição estadual sergipana, que previa, após a promulgação da Carta estadual, o enquadramento, no nível IV-S (superior), dos professores estatutários que tivessem qualquer curso superior.Pelo mesmo motivo, foi considerado inconstitucional o artigo 46 do ADCT da Constituição de Sergipe, que assegurava aos delegados de polícia, bachareis em Direito, investidos no cargo até a data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988), o direito de ingressar no cargo efetivo da respectiva carreira, mediante concurso interno de provas e títulos, desde que possuidores de vínculo funcional anterior com o Estado de Sergipe.

 

Perda de mandato

No julgamento desta quarta-feira, o Plenário do STF declarou, ainda, a inconstitucionalidade parcial do inciso V do artigo 14 da Constituição estadual. Tal dispositivo prevê a perda de mandato do prefeito que assumir outro cargo ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, estadual ou municipal, excetuada a hipótese de posse em virtude de aprovação em concurso público realizado antes de sua eleição.A Corte considerou inconstitucional a expressão “antes de sua eleição”, tendo em vista o fato de que não é vedado a prefeito participar de concurso público enquanto estiver no exercício do mandato. É que, a exemplo de concurso em que tenha sido aprovado anteriormente ao exercício do mandato de prefeito, se aprovado quando já no exercício do mandato, ele pode tomar posse do cargo e, posteriormente, licenciar-se para assumir a prefeitura, podendo optar pela remuneração mais favorável.

 

Impugnações rejeitadas

Por outro lado, a Suprema Corte rejeitou a impugnação de diversos dispositivos da Constituição estadual sergipana, uns porque o texto já foi modificado desde 1990, quando foi proposta a ação (nesse caso, diz-se que perdeu o objeto, ou seja não há mais razão para apreciar a questão uma vez que o dispositivo não está mais em vigor), outros porquanto o artigo questionado está em sintonia com a Constituição Federal. Entre essas está o artigo 235, parágrafo s 1º e 2º, que prevê a criação de um fundo estadual de apoio à ciência e pesquisa tecnológica, destinando a esta finalidade uma parcela da receita estadual não inferior a 0,5%. Os ministros entenderam haver correspondência desse dispositivo com o parágrafo 5º do artigo 218 da Constituição Federal, que faculta aos estados vincularem parte de sua receita orçamentária para essa finalidade.Outro caso foi o do artigo 13 da ADCT da Constituição estadual, que incluiu no quadro de servidores estáveis do serviço público aqueles servidores do Estado e dos municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas que estavam em exercício na data da promulgação da Constituição Federal há pelo menos cinco anos continuados, e que não tivessem sido admitidos na forma regulada no artigo 25 da Constituição estadual (ingresso mediante concurso público). A Corte considerou que houve, também neste caso, coincidência com dispositivo constitucional destinado a servidores federais. (Ascom/STF).

 

ESPAÇO DO CARNAVAL

 

Elba Ramalho é uma das atrações este ano do Rasgadinho

A partir desta sexta-feira, 12, o bloco Rasgadinho promete balançar os bairros Cirurgia, Suíssa e Centro ao som de muito frevo e marchinhas. Entre as atrações locais, Carla Izabela, Rogério e Los Guaranis. A folia também irá contar com convidados ilustres, a exemplo da paraibana Elba Ramalho, da Orquestra Spok Frevo do Recife, e do baiano Armandinho. Para Cesar Viana, um dos organizadores do Rasgadinho, a expectativa para esse ano é das melhores. “A cada ano o Rasgadinho vem crescendo, e esse ano não vai ser diferente. A expectativa é que o público dobre”, afirma. Ele destaca que a programação está bem diversificada, priorizando sempre o tradicional frevo, e traz nomes de peso, por conta disso deve reunir mais de 100 mil foliões por dia. Durante o dia, de sábado, 13, a segunda-feira, 15, haverá cortejo pelas ruas da cidade com concentração na Rua Riachão, no Clube do Rasgadinho. Após o cortejo, iniciam os shows no palco ‘Coração da Cidade’, montado na avenida Pedro Calazans. A entrada para conferir essa grande festa é gratuita. (Infonet).

 

Carnaval dos carnavais em São Cristovão

Este ano o município de São Cristovão terá mais uma edição do Carnaval dos Carnavais, festa que traz como tema ” O Abre Alas que São Cristovão vai Passar”  o tema é uma singela contribuição para levar a Praça São Francisco a se tornar patrimônio da humanidade, em junho deste ano na reunião da Unesco em Brasília. O carnaval começa no sábado com blocos de frevo pelas ruas da cidade a partir das 14hs, no domingo e na segunda feira tem o desfile do melhor e maior Bloco de Frevo da cidade “O Bloco João Bebe Todas” que sairá da praça da bandeira a partir das 16h30hs. Vale ressaltar que às 21hs terá na Praça da Matriz Bandas de frevo, Axé e Pagode para animar os foliões. 

 

Carnaval da VelhaCap

Aproveitando ai sobre o Carnaval de São Cristovão, os moradores da rua de 31 de março (Vila Nova), que a vinte e sete anos tem a tradicional festa de 1º de janeiro,  agora vamos entrar pela primeira vez na folia com o bloco Amigos da Vila Nova, que tem a frente a comissão organizadora formada por:  Dico, Junior, Manoel do (Taxi), Neuri e Biliu, que estará nas ruas da cidade nos dias 13 e 15/02, com camisa a preço de R$10,00 que pode ser adquirida na vila nova ou pelo tel. 9908 2761.

 

DO LEITOR

Dono da Verdade

Do leitor Sérgio Fontes: “Venho através deste, elevar votos pelo constante sucesso e aproveitar para expressar uma revolta quanto ao carnaval da “Caueira”. Saliento que na segunda-feira de carnaval a partir das 13:00h., na avenida de acesso a praia fica um sentido só, até que o Sr. César Mandarino (prefeito) e sua comitiva possa desfilarem pegando na mão de todos naquele trajeto, usando a rodovia para fins político. Só quero meu direito de ir e vir, que deixe um lado da pista livre para quem retorna da praia possa transitar, e não só liberar após o desfile as 19:00h”.

 

Cotas: Um absurdo

Do leitor Hugo Rocha: “Nunca na história deste país houve tanto desrespeito aos direitos do cidadão como agora. Estamos nos aproximando de um regime semelhante ao nefasto regime militar dos anos sessenta só que, agora, com a violência e a truculência do stalinismo e do castrismos. Dentre estas violações uma se destaca diante da inoperância do judiciário que, neste país, não sei para que serve. O sistema de cotas implantado pela UFS é de uma violência e de um desrespeito sem tamanho a jovens que perderam dias e mais dias “enfiados nos livros”, conseguiram pontuações dignas dos seus estudos, e, constatam revoltados e frustrados, suas vagas serem ocupados por outros que não tiveram o mesmo esforço. É bem verdade que tais alunos – os cotistas – não têm culpa da porcaria que se transformou o ensino público, no entanto, não é mascarando resultados que vamos transformar o ensino público. Lamentável é o governo estadual estampar em outdoors propaganda inverídica dos fatos atribuindo a aprovação de alunos a melhoria do ensino público. A quem se espera enganar? Agora o que chama a atenção mesmo são comentários como o que se segue: o reitor da UFS disse que o sistema de cotas democratiza o acesso a universidade. Democratiza? O que é democracia? Será que o reitor sabe que democracia está diretamente ligada a direitos iguais? Por favor, senhor Reitor, utiliza outro argumento mais convincente. Que tal trocar democracia por demagogia? Outra pérola foi publicada em uma coluna de um jornal da nossa cidade, coluna intitulada periscópio, onde o colunista faz uma comparação de arrepiar os cabelos. Compara a necessidade de implantação de cotas à libertação dos escravos. Haja demagogia. Na verdade, os únicos beneficiados com o sistema de cotas são os colégios particulares e cursinhos que acintosamente – já que neste país não tem lei – espalham outdoors pela cidade oferecendo vagas para cotistas e divulgam que tal curso, particular, aprovou tantos, no grupo A, tantos no grupo B e outros tantos no grupo C. Trouxeram para si um novo filão de clientes. Fica a questão: mas as cotas não eram destinadas aos alunos de rede pública. O que poderia amenizar é abrir para nós, pais de alunos de classe média baixa, que a duras penas, em face de deteriorização do ensino público, mantivemos nossos filhos nos colégios particulares, uma linha de crédito tipo pró-uni, para que pudéssemos custear os estudos de nossos filhos em universidades privadas. O futuro da qualidade do ensino das universidades federais é nebuloso, como também, é nebulosa, a qualidade dos profissionais que agora ingressam na universidade sem base. Como disse anteriormente, sem culpa nenhuma. Culpa de um país que vive não pela democracia e sim, pela demagogia.   Em tempo: estudei no Atheneu e na UFS, minha turma era composta por 25 alunos e, todos, vejam bem, todos, passaram no vestibular. Naquela época não tinha sistema de cotas tinha qualidade de ensino. Resgatem isto”.

 

Nervosismo político em Lagarto

Comentário de Luiz Santos: “Estamos perto de uma eleição majoritária, e os nervos de alguns políticos de Lagarto andam a flor da pele. Para começar o Prefeito algum tempo atrás chamou os seus eleitores de “fdp”, agora chama de ” ladrão”, porque acha que algumas pessoas não trabalham. Que vergonha! Será que o MP o TRE, não tomam providências dessa falação que só envergonha nossa Lagarto por ter um prefeito sem escrúpulo? Pensa que é o dono da razão, e a razão está com os eleitores que votaram nele e não os respeitam. Agora pergunto: Quem passou vários anos sem pagar a conta da água de sua residência  e a mesma foi pra leilão devido a não quitação junto a Deso no valor de mais de R$. 500.000,00? Isto é justo?Por parte dos outros políticos fica aquela tensão se vão ou não ser candidatos. Uns com processos e diz que não tem e vai se candidatar, outro sem ser aceito por parte de uma ala política do Governador. Pior que alguém de Lagarto não aceita, mas sua plAavra não vale nada, e tenta se contentar puxando o saco do prefeito para ver se pega uma secretária. Cuidado prefeito, que pode ser mais uma bomba em suas mãos, e você já tem muitas para explodir.  Quero fazer ciente ao TRE e MP que nos municípios sergipano anda uma caravana com pessoas, camionetas e mini-trio, cores amarelas e letras em vermelho, e mais com propaganda impressa pela gráfica do Senado. Isto pode? Será que não é campanha antecipada?”

 

Em política, quanto mais voto melhor

Do leitor Messias Gonçalves: “Costumamos dizer na roça que quanto mais vacas, mais bezerros, quanto mais galinhas, mais ovos. Na política partidária, essas máximas não são diferentes. É assim que funciona e também vence as eleições. O presidente Lula teve que amargar três derrotas para enfim chegar a presidência da república. Enquanto o PT radicaliza em não permitir alianças, não logravam êxitos nas disputas. Só ganhou em 2002, quando lugar radicalizou ao contrario, colocando o seu partido na parede. Ou aceitam as alianças, ou não seria mais candidato. Mesmo contrariando os saudosistas radicais, aqueles que não percebiam a diferença de partido político para movimento sindical, foram obrigados ao convencimento. Trouxe para compor a sua chapa um dos maiores empresários do país. E junto vieram a FIESP, entre tantos outros.Com a sabedoria e a soberania popular, as urnas revelam a vontade do povo. Deram-lhe o poder de governar, mas não a soberania no congresso nacional. É a contra partida. E sendo assim, entra uma coisa que também chateia os saudosistas, que é a tal da governabilidade. Que nada mais é do que o troca-troca de favores. Buscam-se aliados justamente nos recentes adversários. O governo dá-lhes cargos e direções de repartições publicas, em troca do apoio nas votações do congresso, no caso do governo federal, nas assembleias, nos casos dos governadores e nas câmaras municipais, nos casos dos prefeitos. Transpondo para a realidade de Sergipe, todos nós sabemos que se dependesse de Marcelo Déda, não teria feito parceria com vários deputados estaduais e o próprio grupo dos Amorins. Não teria passado pelo constrangimento de ter aceitado o acordo Ulices/Flávio Conceição. Lembram das urnas, pois bem, elas não lhe deram maioria absoluta.Competiria aos antigos aliados, primeiro respeitarem a vontade do eleitor expressada nas urnas. Segundo, não jogarem na lama, uma vida inteira de lutas. Não valeria a pena tantos sacrifícios, para alguns poucos macularem a imagem de um projeto. Ninguém é menino para não perceberem que os interesses são recíprocos. Ninguém está enganando ninguém. Todos já são bem grandinhos.Quanto aos que estão buscando se aproximarem do governador Marcelo Déda, para composições agora em 2010, merecem também o respeito. Primeiro porque perceberam que o projeto em se encontravam, ou seja, João Alves Filho está mais do que fracassado. Essa história de pesquisas favoráveis são peças inventadas nas cabeças dos que habitam o reino encantado do Pinóquio e Cia. João Alves Filho não é candidato ao governo em 2010. Venho dizendo isso há bastante tempo. Continuo apostando aquela moqueca. Leiam a entrevista de Jerônimo Reis neste final de semana em um jornal sergipano. Ele é categórico em afirmar que nem a que, João será candidato. Se uma peça importante como Jerônimo o é deixa escapar essa informação, é porque eles ainda esperam as definições no lado de deda. A única possibilidade na cabeça de João Alves em sair para governador é se os Amorins não ficarem com Déda. Somente nessa situaçÊ £o. Qualquer outra ele vai ao senado, com possibilidades reais de vitória. A chapa será Nilson Lima, ele João e Albano para o senado. A vice sobraria para Pedrinho Valadares. Segundo, porque está vendo um governador que não discrimina nenhuma cidade pelo fato do prefeito não ser seu aliado. Terceiro, pela própria população dos seus municípios que estão aprovando as obras em todas as cidades. Vejam que a oposição só tem a clinica de saúde de Itabaiana para as ladainhas matinais nos palanques montados nos programas de rádios.O que não podemos admitir e nem Marcelo Déda fará é entregar o governo para esses remanescentes. Tanto eles sabem as suas forças, como o próprio governador, saberá recompensá-los. Afinal de contas, vencemos sem eles, quando ainda não tínhamos realizado nem um décimo do que já foi realizado em obras pelo estado.Aos que ao longo desses três anos, mesmo na condição de aliados e militantes, contribuíram de certa forma para uma caída na imagem do governo, pensem bem e nunca se esqueçam do passado recente, quando a maneira de governar era totalmente parecida aos tempos feudais, coronelistas e até escravagistas. Se estiverem com saudades das chibatas, ai não tem o que fazer. Voltem pras senzalas. Porque nós continuaremos a recolher mais e mais rebanhos. Como diz aquele narrador, ganhar é bom. E ganhar de goleada, ainda no primeiro turno, é melhor ainda. E sozinho nunca chegaremos a lugar algum. Quem quiser que insistam nos erros do passado”. Messias Gonçalves.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”. Jean Jacques Rousseau.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais