Lista Fachin abalará João, Maria e Amorim para 2018?/

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Sem entrar no mérito da abertura do inquérito no STF, a pedido da Procuradoria da República contra os senadores Eduardo Amorim e Maria do

 Carmo, por crime de falsidade ideológica (veja print ao lado com os detalhes), o blog entende que ainda é cedo para avaliar se este episódio abalará as possíveis candidaturas de Maria (fala-se em candidata a vice-governadora) e de Eduardo (ao governo) em 2018. E acrescenta-se também João Alves, “o branquinho”, que foi citado no processo como o responsável pelo pedido ao caixa 2 da Odebrecht.

O interessante é que Maria e Amorim não devem frequentar o mesmo palanque em 2018. Eduardo Amorim é oposição ao governo estadual e hoje o grupo de Maria e João Alves se aproxima a cada dia do governo estadual e até Machado, que quando vice-prefeito soltou “cobras e lagartos” numa gravação contra o então prefeito João, está conversando com o grupo da situação. Ou seja, Machado pode passar uma “pá de cal” nas denúncias do passado por conta das eleições 2018.

Ainda é cedo para avaliar porque não se sabe até onde irão todos os inquéritos da lista de Fachin. E mesmo com a afirmação do senador Eduardo Amorim que jamais autorizou a ninguém a pedir dinheiro em nome dele, a lista pública ficará será usada eleitoralmente. Ninguém duvide.

O problema é que em Sergipe se o grupo da situação ou o grupo da oposição forem falar da Lava Jato vai ter constrangimento nos palanques. Pelo andar da carruagem João e Maria estarão na situação e Amorim na oposição.

O silêncio sobre a Operação Lava Jato será o maior remédio para os dois grupos em 2018.

Blog retorna atualização na segunda, 17
Devido ao feriado da sexta-feira da Paixão, 14, feriado nacional, o blog só retorna a ser atualizado na próxima segunda-feira, 17. Um bom período reflexivo para todos.

Entrevista
Na quarta-feira, 12, o radialista George Magalhães, que comanda o Jornal da Fan entrevistou o senador Eduardo Amorim (PSDB), que explicou a citação de seu nome na lista do ministro do STF, Edson Fachin.

Sem autorização
"Não autorizei ninguém a pedir dinheiro a empresários e nem a outra pessoa qualquer em meu nome e se falasse eu não autorizaria. Quem tem que explicar é quem pediu o dinheiro. Eu não conheço nenhum desses nomes que me citaram. Meu sentimento é de dor porque esse tipo de agressão não condiz com o tipo de conduta que adoto", explicou Eduardo Amorim.

Explicações
O senador ainda disse não estar preocupado com entendimentos e sim com explicações. “Eu não estou preocupado com entendimento político ou com João Alves, gostaria sim de explicações. Não tenho medo de nenhum julgamento. A verdade é uma só", completou o senador.

Seed: dispensa de licitação  foi anulada
A dispensa de licitação número 01/2017 que o blog fez alguns questionamentos ontem, 11, foi anulada pelo secretário da Seed, Jorge Carvalho. A dispensa, no valor de R$ 2 milhões era elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, para as escolas de tempo integral, acessibilidade e segurança à SEED Aracaju.

Toda quarta-feira falta obstetra na maternidade do hospital de Propriá
E Thiago Reis, do blog Satirizando, denunciou pelas redes sociais que toda quarta-feira falta obstetra na maternidade do hospital de Propriá. “Neste exato momento temos duas gestantes em trabalho de parto, mas estamos sem obstetra. Até quando?”, postou na quarta pela manhã, disse cobrando uma providencia da secretaria da saúde.

Senhoras e Senhores Praças
Do coronel PMSE Henrique Alves da Rocha pelas redes sociais: Estamos torcendo para uma solução que beneficie os delegados da PC, mas que alcance igualmente a todos os PMs e BMs (Oficiais e Praças), todos os Agentes, Escrivães, Peritos e demais servidores da SSP.Todos nós somos importantes.Fiquemos vigilantes.

Netônio Machado na Emsurb
O prefeito Edvaldo Nogueira acertou neste momento em colocar o atual procurador geral do município Netônio Machado interinamente no comando da Emsurb. Um homem conciliador e que deve buscar neste momento o encaminhamento tecnicamente sem olhar a quem. É o momento da prudência!

CPI do Lixo: presidente da CMA notificado
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), recebeu na quarta-feira, 12, a notificação judicial solicitando a abertura da CPI do Lixo. Assim que recebeu o documento oficial, o presidente fez a leitura no Plenário.

Representantes
Após a leitura do documento, conforme previsto no Regimento Interno dá CMA, Nitinho estabeleceu o prazo de cinco Sessões para cada partido indicar quem será o seu representante na CPI. "Os partidos que possuem representantes nesta Casa terão esse prazo para discutir internamente e definir quem será o parlamentar que irá compor a Comissão Parlamentar de Inquérito".

Jurídico
Caberá à Mesa Diretora dá Casa Parlamentar escolher dentre os nomes apresentados, os cinco parlamentares que irão compor a CPI do Lixo. De acordo com o presidente da CMA, a Assessoria Jurídica estará analisando o documento durante este final de semana, para definir se o Parlamento vai recorrer dá decisão.

100 dias 
O deputado Valadares Filho (PSB) foi à tribuna da Câmara dos Deputados na quarta-feira,12,  para falar dos problemas que a cidade de Aracaju vem enfrentando desde que o atual prefeito, Edvaldo Filho, assumiu a prefeitura em janeiro deste ano.

Caos
O deputado destacou que a cidade de Aracaju está atravessando um verdadeiro caos.  “A coleta de lixo virou caso de polícia; a saúde está paralisada por uma greve sem precedentes; o cidadão vive com medo de sair às ruas por causa da violência urbana”.

Promessas
Valadares Filho citou algumas das promessas de campanha que deveriam ser cumpridas nos primeiros dias de governo. A primeira delas e também a mais básica, é a coleta de lixo. “A cidade está infestada de lixo, porque a prefeitura simplesmente não consegue gerir o contrato com a prestadora de serviço para coleta de resíduos sólidos”. 

Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial
O vereador de Aracaju, Professor Bittencourt parabenizou o Ministério Público Estadual (MPE), em especial ao Procurador-Geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, pela criação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

Fortalecimento
“Esta Coordenadoria é de grande importância para o fortalecimento da luta contra todo tipo de preconceito. Sem dúvida, é um avanço na construção de Políticas Públicas e de ações para a promoção da igualdade racial. Meus sinceros parabéns ao Ministério Público pela iniciativa”, afirmou Professor Bittencourt.

Respeito
A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial será dirigida pelo promotor de Justiça Luís Fausto Dias Valois Santos. “Trata-se de um grande profissional, o qual tenho profundo respeito e já tive diversos contatos, tanto no âmbito pessoal quanto no institucional, quando fui secretário Municipal de Educação. Já participamos de diversas discussões sobre as questões raciais”, afirmou o líder do prefeito na Câmara.

Produção industrial
Valor: A produção industrial cresceu em 9 dos 14 locais pesquisados em fevereiro, na comparação com janeiro, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal-Regional (PIM-Regional), divulgada pelo IBGE. Em fevereiro, na comparação com igual período do ano passado, houve queda em 9 de 15 locais. Entre janeiro e fevereiro, na média, a indústria brasileira cresceu 0,1%.

Produção industrial II
Na comparação com fevereiro do ano passado, houve recuo de 0,8% na produção nacional. A alta da produção em Santa Catarina, de 2,8% no confronto com janeiro, na série com ajuste sazonal, foi a maior do mês, segundo o IBGE, e o quarto mês seguido em que o Estado avançou. A Bahia também cresceu 2,8% no período e reverteu parte da perda de 4,2% verificada em janeiro.

São Miguel do Aleixo
E o início da administração de Everton Lima à frente da Prefeitura de São Miguel do Aleixo está sendo bastante dinâmica. Mesmo com a crise financeira a Prefeitura vem realizando obras e ações. E o mais importante: a transparência é uma constante não só no portal, mas também pelas redes sociais.

Semana Santa: confira programação em Laranjeiras
Infonet – A Semana Santa de Laranjeiras é uma das maiores festas religiosas do Estado e é neste período que a cidade fica repleta visitantes que, além de acompanharem os atos religiosos, aproveitam para apreciarem os detalhes da arquitetura barroca dos templos religiosos, dos grandes casarões, igrejas e museus do município. A Semana Santa do município já faz parte do circuito denominado ‘Laranjeiras Católica’, pelo setor turístico e será realizada de 09 a 16 de abril. Toda programação religiosa foi organizada pela igreja católica tendo o apoio da prefeitura e das secretarias municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.

Exposição
Além de seguir os diversos eventos para comemorar a Semana Santa, os peregrinos e turistas que visitarão Laranjeiras nesta semana, entre os dias 12 a 14 de abril, não podem deixar de passar na exposição, denominada:  “Os Penitentes”, que será apresentada apenas estes dias, das 18h às 22h, na Secretaria do Turismo Municipal de Laranjeiras, na Sala Cândido Aragonez de Farias.

Os Penitentes de Laranjeiras
A Procissão dos "Penitentes" é uma das mais antigas tradições do município de Laranjeiras e é o único do Brasil que é acompanhado por instrumentos musicais. Quem sabe pelo simbolismo, talvez pelo momento em que ela ocorre, ela causa nas pessoas uma emoção de intenso respeito e sempre acontece na Quaresma.

Homens vestidos de túnicas brancas
À meia-noite um grupo de homens vestidos de túnicas brancas se reúne na Igreja do Bomfim e percorre as ruas fazendo algumas paradas.   É também durante a caminhada que pedem perdão para as almas dos aflitos, como: suicidas, vítimas da violência, acidentados , entre outros.

Quinta-feira Santa (13/04) – Igreja Matriz – Laranjeiras 
19h– Missa instituição da eucarística e ato do lava pés
24h – Procissão do Fogaréu
Os Farricos saem exatamente à meia noite Na Colina Azulada do Senhor do Bomfim pelas ruas históricas – começa assim a tradicional Procissão Do Fogaréu que simboliza a procura de Jesus Cristo pelos romanos. A comunidade participa com tochas e ao som das matracas que durante o ato realiza a captura de Jesus, que é representada pela imagem do senhor da cruz saindo da igreja do São Benedito. O toque de silêncio dá o tom final à procissão.

Sexta-feira da Paixão (14/04) – Igreja Matriz – Laranjeiras 
15h Celebração da Paixao
16h –  Procissão Do Senhor Morto
A partir da apresentação do descimento da cruz do senhor morto aos presentes e a representação do calvário onde se encontra a imagem de nossa senhora das dores começa a solenidade da procissão que conta ainda com a presença de personagens bíblicos como: Madalena, Verônica, Samaritana e da guarda romana. A procissão é realizada com os acompanhamentos musicais do canto do “heu” e da filarmônica sagrada coração de  Jesus que segue em cortejo fúnebre pela cidade e é encerrada com a presença do grupo dos penitentes, que exultam o ofício das almas.

MPB – A Canção no Tempo
Este é o canal de vídeo no YouTube do nosso colaborador e pesquisador musical Ludwig Oliveira que trará sempre sua parcela de colaboração para o nosso Blog, será quase sempre dentro da linha de entretenimento músico cultural, neste vídeo de hoje ele comenta sobre o "Tango Argentino" e o grupo musical "Bajofondo", que aliás é de muito sucesso na Argentina. Clik no primeiro link abaixo para assistir aos comentários, já o segundo vídeo é para assistir ao grupo apresentando a música "Pide Piso".Inscreva-se em seu canal de vídeo no Youtube e receba cada vídeo lançado.https://www.youtube.com/watch?v=Dc7zA8xBSxE               https://www.youtube.com/watch?v=GnekEPW4Okg

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt  (Papa Francisco)  Dirijamos o olhar a Jesus, nesta Semana Santa peçamos a graça de compreender melhor o mistério de seu sacrifício por nós.

www.twitter.com/capsamuel   Corrupção:Logo chegaremos aos Meios de comunicação.Como justificar Bilhões de recursos públicos gastos com comunicação todos os anos?

www.twitter.com/gondimricardo   A corrupção é tão cretina no BR que militantes de diferentes partidos brigam porque seus prediletos tiveram 4 delações e os opositores, 5

www.twitter.com/alanbarretoso   Milagrosamente o maior escândalo da história política de Sergipe Del Rey, "Subvenções", continua parado!

www.twitter.com/oMarioSousa   Faça a sua parte. A dos outros deixem que os outros cuidem.

www.twitter.com/ahcor_sevla   Pela primeira vez na história o @jornalnacional é apresentado em capítulos, tamanha a lista de políticos envolvidos na lava jato.Continua…

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Venho externar minha solidariedade aos senadores sergipanos Maria do Carmo e Eduardo Amorim, que tiveram seus nomes expostos nacionalmente sem qualquer oportunidade de defesa prévia. Mesmo sendo oposição aos dois, faço questão em afirmar que conheço o caráter e a retidão de ambos, que sempre foram pautados pelo respeito e ética com a coisa pública. São também pai e mãe de família, que zelam pelo bem-comum dos seus familiares, e deles tem total respeito, amor e admiração. Lamento profundamente esse momento de angústia, até porque já senti na pele injustiças semelhantes, quando tive familiares expostos sem nenhum motivo justo. Tenho absoluta convicção de que a justiça será feita e a dignidade de ambos será restaurada em breve.

Deputado Federal Fábio Reis

DO LEITOR

Revolta com atendimento no Detran/SE
E-mail do leitor Jorge Ribeiro: “Quem precisa dos serviços do Detran é revoltante. Já paguei as taxas , fui no Ceac Rio Mar , impossível, só vão atender poucos e paralisam as 9:00 até 12:00, revoltante. Falta governo, lembro que Deda fez concurso para Detran e Ceacs , o edital era claro quanto era o salário , milhares fizeram , muitos dos Ceacs já pediram demissão , os do Detran conseguiram alguns benefícios mas querem sempre mais , tem que fazer nova lei , não é fácil diante da quebradeira do Estado , o Detran são os ovos de ouro do Estado , arrecadação fabulosa, banca até helicóptero da SSP, Getam, viaturas e carros alugados da PC, placas frias, um absurdo, não pode é cidadão que precisa e paga caro, sofrer para andar dentro da lei.”

Desabafo de uma samuzeira após reunião entre categoria e a nova gestão do Samu Sergipe
Pelas redes sociais: “Muda mais um Secretário de Estado da Saúde, mudam mais uma vez a administração do SAMU e mais uma vez alguém acha que vai impor mudanças no grito, LITERALMENTE, sem argumentação por parte de quem vive o serviço. Ontem houve uma reunião entre a nova direção do serviço e os enfermeiros e pasmem… Pensávamos estar diante de um ditador. A primeira impressão foi péssima, a pessoa fez questão de deixar claro que trabalha com Almeida Lima há 23 anos cumprindo suas ordens fielmente. E a ele foi dada uma missão que aparentemente cumprirá custe o que custar. Discutimos algumas decisões de forma técnica com pessoas que não conhecem o serviço e não sabem o valor que nosso macacão tem para cada um ali, pessoas que não conhecem nossa história de construção de um serviço tão valoroso. Não nos afrontem beijando nossa farda, nossa insignia e dizendo que já são "samuzeiros", pois vocês não sabem o que envolve este "estado de ser", vocês apenas estão! E vocês, mostraram que jamais serão.  E nem de longe entenderão o que fazemos por uma vida.
Então… Que fique o recado… Não  deixaremos nunca de argumentar quando o que estiver em discussão for a qualidade da nossa assistência e o aumento do risco de perdermos vidas.
Assim como não deixaremos que nos tirem direitos depois de tantos sofrimentos ao longo destes anos. Não estamos mortos pra ouvirmos calados e passivos. Não temos qualquer motivo político para agirmos diferente de ontem. Questionaremos sempre baseados na experiência adquirida ao longo dos anos. Preocupem-se mais em suprir as obrigações do Estado para com o serviço que já é muito. Nos dêem aquilo que vem sendo negado faz tempo… Condições de trabalho.
Surpreendente e intrigante como os prazos para melhorias, aquisições agora serão tão pequenos.
Teremos um novo serviço em 120 dias. Pasmem! Tou surpresa… Não havia recurso para nada, anos de luta, de pedidos negados, anos que os gestores correm atrás de tudo para melhoria do serviço e de repente teremos tudo em 120 dias, no máximo.
Alguma coisa tá errada… Ah, tá… Mas, neste aspecto estamos torcendo que se concretize, apenas teremos a certeza que o governo do estado sempre pode fazer, sempre pode melhorar o SAMU e não fez pq não quis. Enfim… Sigamos em frente.
Vamos ver no que vai dar… Mas, não cheguem tratorando os servidores como ontem, afinal, NÓS REPUDIAMOS este tipo de atitude e conduta e não somos, como foi bem dito ontem… Não somos idiotas.” #desabafo #nósrepudiamos #nãosomosidiotas #somostodossamu

Gestão que a população não esquece. Hospital Regional de Propriá
Por Geraldo Lima Feitosa: “Durante mais de três anos o Hospital Regional de Propriá, que atende a população daquele município e mais 16 cidades do baixo São Francisco, sob a Direção do ex-vereador Paulinho Campos obteve os melhores resultados da história da instituição, alcançando 70% de aceitação pela população atendida. Na exitosa gestão de Paulinho, os números de partos dobraram, o efetivo de médicos cresceu significadamente, foram implantadas cirurgias eletivas no total de 1.200, só na sede do município, diversas cirurgias ortopédicas foram realizadas a contento da população da região, 4 mutirões de catarata realizados e pterígio, na maternidade foram escalados dois obstetra de plantão, dentre outras importantes ações e incontáveis atendimentos básicos. A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e o próprio Governador Jackson Barreto fizeram publicamente várias referências positivas ao trabalho desenvolvido por Paulinho Campos e toda sua equipe, naquele período de administração.”

NOTA COLETIVA DE REPÚDIO

As entidades da sociedade civil, compostas por movimentos e organizações com atuação na área de Juventude em torno de temáticas políticas, sociais, sindicais, educacionais, culturais, religiosas, de direitos humanos e de meio ambiente, unidas pelo compromisso na defesa intransigente da participação, da democracia em busca da legitimidade da atuação do Conselho Estadual de Juventude do estado de Sergipe,  vem através desta, repudiar a postura antidemocrática e desorganizada que parte da Comissão Eleitoral da Eleição vem conduzindo o processo de eleição de conselheiros e conselheiras para o biênio 2017/2019.

Mesmo sendo adiado o II Encontro de Movimentos e Organizações de Juventude de Sergipe (espaço para a eleição da representação da Sociedade Civil) do mês de Março para o mês de Abril, por falta de publicidade ampla para a sociedade, permaneceu-se o mesmo erro, impossibilitando a participação de entidades que representam setores importantes e de grande atuação na defesa das bandeiras das juventudes e das Políticas Públicas de Juventude em nosso estado. Vemos com a despriorização de publicações abrangentes, uma clara tentativa de monopolização do processo, através de conduta arbitrária, tornando processo eleitoral divulgado apenas com os seus pares, quando deveria ser amplamente divulgado em toda sociedade, já que o CONEJUV é uma ferramenta pública que tem a função de promover a participação d@s jovens no acompanhamento e na elaboração de PPJ’s e defender os direitos da Juventude, com jurisdição em todo o território sergipano.

Declaramos a toda sociedade que as atitudes citadas a cima desrespeitam e ferem o objetivo principal do Conselho Estadual de Juventude, o qual necessita de representatividade diversificada para garantir que seja portador expressivo da voz das juventudes de Sergipe.

Prestamos solidariedade ao atual Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Nicolas Antunes. Jovem ativista, que sempre esteve do lado das juventudes sergipanas, com atuação movida pelo compromisso na conservação e na ampliação dos direitos da sociedade, foi denegrido de forma leviana pela comissão eleitoral. Afirmamos que repudiamos também este tipo de atitude.

Diante desses fatos, solicitamos posicionamento do governo estadual, para que empenhe-se no diálogo para construção de um processo legal, democrático, público e notório. E solicitamos ao Ministério Público, neste ato como fiscal da lei, que faça o devido acompanhamento do processo, conferência das documentações e da legitimidade, garantindo a segurança jurídica para sociedade civil.

Assinam esta nota:

Géssica Santana – Conselheira Estadual de Juventude
Michael Silva – Conselheiro Estadual de Juventude
Jorielton Oliveira – Conselheiro Estadual de Juventude
Fabiano Sant'Anna – Conselheiro Estadual de Juventude
Sivaldo Gomes – Suplente de Conselheiro de Juventude
Juventude do Partido dos Trabalhadores
Instituto Ganhamoroba
Organização Não Governamental Juventude Em Ação
Coletivo de Jovens Mulheres do PT
Coletivo Quilombo
Coletivo Contra Corrente
Coletivo Para Tod@s
Coletivo Fora da Ordem
USES – União Sergipana dos Estudantes Secundaristas
Grêmio Estudantil do C.E. Juscelino
Grêmio Estudantil do C.E. Leonor Teles
Grêmio Estudantil do C.E. Augusto Franco
Grêmio Estudantil do C.E. José Rollemberg Leite
Grêmio Estudantil do C.E. Jaime Araújo
Grêmio Estudantil do C.E. 17 de março
Grêmio Estudantil do C.E. Francisco Rosa
Grêmio Estudantil do C.E. Valadares
Grêmio Estudantil do C.E. Franklin
Grêmio Estudantil do C.E. Carlos Firpo
Grêmio Estudantil do C.E. Glorita Portugal
Grêmio Estudantil do C.E.  Gilberto Freire
Grêmio Estudantil do C.E. José Alves
Grêmio Estudantil do C.E. Paulo Freire
Grêmio Estudantil do C.E. Raimundo Vieira
Grêmio Estudantil do C.E. Dionísio Machado
Grêmio Estudantil do E.M.E.F Valadares
Grêmio Estudantil do C.E. Comendador Calazans
Grêmio Estudantil do C.E. Raimundo lima vieira
Grêmio Estudantil do C.E.  Olímpio Campos
Grêmio Estudantil do C.E. 28 de Janeiro
Grêmio Estudantil do C.E. Joana de Freitas
Grêmio Estudantil do C.E. Felisbelo
Companhia de Teatro Trapiche
Associação de Moradores do Povoado Areia Branca e Amigos da Gameleira
Bruna Santos – Diretora de Educação no Campo da UBES
Taíres Santos – 3• Vice-Presidenta da UNE
Jan Victor – Vice Presidente da UBES
Marcio Ângelo – Dir. De Políticas Públicas da UBES
Grêmio Estudantil Aldo Arantes
Grêmio Estudantil Carlos Drummond de Andrade
Grêmio Estudantil A voz é nossa
Grêmio Estudantil A Evolução é a agora
Grêmio Estudantil Marcelo Prata
Grêmio Estudantil O futuro é Agora
Grêmio Estudantil Silvio Romero 
Grêmio Estudantil o futuro chegou                      
Associação para o Desenvolvimento da Gestão Pública e Social – AGESPS
Comunidade Ojú Ifá
Centro Acadêmico da Licenciatura em Física – IFS
Fórum Social Estadual da Juventude

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“A liberdade do dinheiro é inimiga da liberdade das pessoas.”
Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, morreu em 13 de Abril de 2015 (n. 1940).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais