Lula e Bolsonaro fazem mal à liberdade de imprensa

                                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Que os bolsonaristas odeiam a maioria significativa da imprensa brasileira e se pudessem instalavam uma ditadura no país todo mundo já sabe.


Agora, a declaração do ex-presidente Lula sobre a necessidade de regulação da mídia não passa de uma cortina de fumaça defendida há muito tempo por alguns setores do Brasil para tolher a liberdade de expressão. O blog entende que os meios de comunicação que disseminam fake news devem responder perante à lei e nada mais.

Criar conselhos e outros mecanismos para ditar o que o meio de comunicação deve divulgar é um retrocesso.

A cada dia que passa o blog tem a certeza que Lula e Bolsonaro fazem mal à liberdade de imprensa.

O Brasil precisa encontrar o caminho do diálogo e do respeito.

O retorno de Lula e a permanência de Bolsonaro não farão bem à democracia.

Os homens de bem deste país precisam, urgentemente, se unir…



Eleições 2022: Adailton diz que lideranças e o povo querem Valmir como candidato da mudança ao governo estadual O prefeito do município de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), afirmou que o nome do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) tem sido mencionado não só pelos itabaianenses, mas por todo o estado de Sergipe, como o representante da mudança na política sergipana. Segundo ele, o apelo das pessoas é para que Valmir dispute a eleição em 2022 como candidato a governador.

Sentimento “Pudemos compartilhar deste sentimento na região Sul e Sudeste de Sergipe, onde estivemos recentemente. Vimos de perto como as lideranças e o povo vêm se manifestando. Em Aracaju, esse sentimento do povo ficou claro no último final de semana quando Valmir tomou café da manhã no mercado do conjunto Augusto Franco, disse.

Gestor Para Adailton, Valmir reúne todas as condições para administrar Sergipe assim como administrou Itabaiana, o que fez com que a população entendesse que era preciso romper com o ciclo de um grupo que já estava no poder há mais de 30 anos. “O município estava sem nenhuma perspectiva de futuro. Valmir deu outra cara ao município. É chegada a hora de Sergipe também mudar o grupo que está dominando o estado no mesmo período de 30 anos”, frisou.

Caminho a seguir Ainda segundo Adailton, o ex-prefeito não descarta e nem afirma que pode ter um ligamento político em 2022 com o agrupamento governista, mas que acha difícil porque o grupo de situação tem a figura do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (MDB), que é seu opositor em Itabaiana. “Eu avalio essa aproximação como difícil devido ao governador Belivaldo Chagas ter Luciano como aliado ou até mesmo um irmão, como eles gostam de se tratar”, disse. Durante a entrevista, os ouvintes participaram e ressaltaram que para Valmir ter sucesso em 2022 é preciso seguir um caminho que não seja aliado com o governo que tem o atraso e o desemprego como marca.


Comissão Estadual da Verdade Paulo Barbosa de Araújo: Memória e Democracia A Universidade Federal de Sergipe, através do Observatório da Democracia, com o objetivo discutir o relatório da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo”, centrando-se nas políticas de memória e dos usos do passado no contexto da história recente de Sergipe, realizará nesta sexta-feira, 27, a partir das 17h, um debate com a participação do Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá (DHI/UFS), da Profa. Dra. Andréa Depieri (DDI/UFS) e do militante político e ex-vereador Marcélio Bonfim. Trasmissão pela TV UFS:

 

 

 

 



Parabéns Prefeitura de Aracaju, antes tarde do que nunca: Placa nova na frente da ALESE.  Já trocaram a placa colocando o endereço correto: Praça Fausto Cardoso. Agora é na frente da Câmara Municipal de Aracaju: Rua Itabaiana. Não seria o correto Praça Olimpio Campos? Uma cidade sem memória e sem referências não é nada, principalmente numa área frequentada pelos turistas.


Nota de Resposta – Eduardo Amorim

Prezado Cláudio Nunes, diante do seu comentário principal na coluna de ontem, tenho por obrigação esclarecer situações que foram levantadas por você e que merecem, como manda o bom jornalista, a divulgação dos fatos na visão de quem foi duramente criticado.

Desde 2006, quando resolvi disputar um cargo político e fui eleito deputado federal, nunca fiz da política uma profissão, como muitos fazem aqui! Sempre enxerguei e atuei na vida pública como um instrumento de justiça e alívio ao sofrimento social. E isso vem da minha criação, pois não nasci em nenhum berço da elite econômica, social ou intelectual do nosso Estado. Foi através de muito esforço, trabalho e estudo, morando às vezes em república universitária, que cheguei até aqui. E em toda a minha carreira, seja ela profissional ou política, não me faltam coragem, determinação e humildade, ingredientes das minhas vitórias e derrotas. Aliás, em Sergipe, não existe um único político só com vitórias em sua trajetória. E as perdas são importantes para o aprendizado e o amadurecimento, quando se aprende com os erros.

Carrego comigo os mesmos princípios e valores que adotei na minha vida. Sempre tive vontade própria e tomei minhas próprias decisões confiando na minha consciência e no meu caráter. Nunca fui um teleguiado ou algo parecido, porque ninguém nunca me obrigou a estudar ou lutar pelos meus objetivos. Faço aqui um parênteses para falar do meu irmão, Edivan Amorim. E sempre que o citam, o criticam, enxergo nele uma pessoa que foi duramente injustiçada por querer quebrar esse ciclo do poder no Estado. Uma das muitas vítimas do “marketing do mal”, este mesmo que você já denunciou várias vezes.

Ao longo dos meus mandatos e em todas as eleições que disputei, sempre agi moral e republicanamente. São 12 anos de vida pública sem manchas e que me credenciam a buscar mais uma oportunidade junto aos sergipanos. Agora deixo aqui uma pergunta: será que a máquina pública nunca foi escandalosamente utilizada no período eleitoral a favor dos seus mandatários? Rodovias e ruas asfaltadas (única obra que temos visto nos últimos anos em Sergipe), divisão de secretarias e distribuição de cargos para lideranças políticas são comuns em períodos pré-eleitorais. O Diário Oficial é a maior prova desse estelionato eleitoral, e até você próprio já denunciou isso várias vezes.

Quando você diz “divisão atabalhoada da oposição”, eu já tinha consciência que era quase impossível manter essa unidade e enfrentar os estragos da força desigual e uso não republicano da máquina estatal. Já tinha sido vítima desse esquema e cheguei a dizer isso a Valadares Filho. Estou convicto, focado e motivado para o propósito ao qual anunciei ao povo de Sergipe: ser mais uma vez candidato ao Senado.

Comentários cáusticos, injustos, não me inibem mais! Ninguém na história política recente do nosso Estado apanhou tanto como eu só porque defendeu mudanças profundas na gestão pública de Sergipe. Estou vivo e continuo querendo que o meu Estado seja muito melhor! Não sou covarde ou manipulado!

 Alese discutiu o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica Por iniciativa do deputado estadual Iran Barbosa, do PT, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) recebeu a psicóloga Camila Calaça, coordenadora do Grupo de Trabalho ‘Gênero e Diversidade Sexual’ do Conselho Regional de Psicologia; e Edinalva Monteiro, bacharela em Direito e presidenta do Movimento de Lésbicas de Sergipe (MOLS), que fizeram uma exposição sobre ‘O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica’, que será celebrado no dia 29 de agosto.

 Realidade Para o parlamentar, que é membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese, o debate sobre o tema proposto abre espaço, na Casa do Povo, para uma discussão mais ampla a respeito da realidade das mulheres lésbicas, a fim de se conhecer melhor as pautas e as necessidades dessa parcela da população que precisa de apoio, diante dos preconceitos que sofrem, e de políticas públicas que atendam as demandas da diversidade sexual.

 Caminhos “Agradeço aos colegas parlamentares que aprovaram o Requerimento de minha autoria que permitiu essa discussão. Certamente, se não fosse a pandemia, estaríamos aqui fazendo uma ampla Audiência Pública, aberta ao debate com a população; mas isso ainda não é possível. De sorte que abrimos este espaço para que lideranças do movimento pudessem vir aqui falar sobre o tema e dialogar com os parlamentares presentes, ajudando no processo de compreensão da realidade vivida por esta parcela da sociedade, que sofre muito preconceito, nos ajudando, também, a buscar caminhos para a promoção de políticas públicas que atendam as suas pautas e as suas necessidades enquanto cidadãs”, afirmou o deputado Iran Barbosa.

 Diálogos Iran também registrou que o debate foi provocado a partir de diálogos que a Secretaria LGBT do Partido dos Trabalhadores, que é coordenada por Matheus Pacheco, manteve com o seu mandato, propondo a discussão. “Agradeço ao companheiro Matheus, que vem desempenhando um belíssimo trabalho à frente da Secretaria LGBT do meu partido e tenho certeza que continuaremos atuando em conjunto em defesa da cidadania LGBTQIA+”, ressaltou o petista.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Desemprego e fechamento nas lojas da Avenida Nestor Sampaio Desabafo de um cidadão: A vereadora Sheyla Galba falou sobre o grande problema econômico e social provocado pela mudança no trânsito da Avenida Nestor Sampaio. A representante da população de Aracaju atenta para o fechamento de lojas na via, depois da transformação da via em mão única. Sheyla está certa: Mudar o trânsito da Nestor Sampaio está provocando desemprego e redução da atividade econômica. Culpa exclusiva da Prefeitura de Aracaju, que mudou tudo para atender interesses de amigos do poder que pouco pensam nos trabalhadores e empresários. A mudança deu errado para o trânsito da região e pra piorar, continuará fechando lojas, desempregando pessoas. Aracaju é a cidade do desemprego, graças à Prefeitura de Aracaju.”

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO



A Academia Gloriense de Letras (AGL), neste sábado, 28/08/21, às 13h30, via sala virtual no Google Meet, com transmissão pelo canal da Academia no YouTube https://www.youtube.com/c/AcademiaGloriensedeLetras/featured , realizará o VII Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), O tema desta edição será “Literatura: a escrita de mulheres sergipanas”.

O SALS busca proporcionar um diálogo entre as instituições congêneres existentes em Sergipe, estimulando a troca de experiências e a integração entre esses sodalícios. Nas seis edições anteriores, o SALS consolidou-se como um espaço de debate e reflexão sobre a Literatura produzida em Sergipe.
A programação desta edição será a seguinte:
13h30 – Abertura
14h – Mesa I – Literatura em Sergipe: ontem
Palestrantes:
Wagner Lemos (Academia Sergipana de Cordel / IFS / IHGSE)
Gustavo Aragão (Academia de Letras de Aracaju / MAC- ASL)
Mediadora: Jane Nascimento (Academia Sergipana de Letras)
15h30 – Mesa 2 – Literatura em Sergipe: hoje e amanhã
Palestrantes:
Iasmim Ferreira (Academia Gloriense de Letras / Leia Mulheres Glória)
Jane Guimarães (Academia de Letras de Aracaju / Academia de Educação de Sergipe / MAC-ASL)
Mediadora: Egicyane Lisboa (Academia Canindeense de Letras e Artes)

Os organizadores convidam as Academia Literárias e os amantes da Literatura de Sergipe para participarem deste espaço de discussão e construção literária.

Carlos Alexandre N. Aragão
Presidente da AGL




PELO TWITTER

www.twitter.com/BlogClaudioNun Sergipe Del Rey a terra do “tudo pode” Já achava que a prefeitura de Aracaju tratava os aracajuanos como idiotas. Agora eu tenho certeza depois deste magnífico vídeo:

 



Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.” Nelson Rodrigues morreu em 23 de agosto de 1912, faleceu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais